1ª QUESTÃO
De acordo com Mendes (2009, p. 76) “O apoio da história como um recurso pedagógico tem como principal
finalidade promover um ensino-aprendizagem da Matemática que busque dar uma ressignificação ao
conhecimento matemático produzido pela sociedade ao longo dos tempos. Com essa prática, considero ser
possível imprimir maior motivação e criatividade cognitiva às atividades de sala de aula durante nossa ação
docente, pois esse modo de conceber o ensino da Matemática pode constituir-se em um dos agentes
provocadores de ruptura na prática tradicional educativa vivida até hoje nas aulas de Matemática”.
Essa reflexão evidencia uma das justificativas para inserir a História da Matemática no processo de ensino
e de aprendizagem da Matemática, em todos os níveis de ensino. Segundo o autor,por meio da História da
Matemática é possível que haja motivação, criatividade, além do rompimento com práticas tradicionais de
ensino.
Com base nessa reflexão, sobre a inserção da História da Matemática como agente provocador de ruptura
na prática tradicional educativa, propomos a seguinte questão: Como você, como futuro(a) professor(a) de
Matemática, poderia integrar a História da Matemática de forma efetiva em suas aulas para promover a
ressignificação do conhecimento matemático e estimular a motivação, criatividade cognitiva e a superação
de práticas tradicionais?
Sua resposta deve conter de 15 a 30 linhas, confira todo seu texto antes de finalizar a atividade, pois não é
possível reenviá-la.
Referências:
MENDES, Iran Abreu. Investigação histórica no ensino da matemática. Rio de Janeiro: Editora Ciência
Moderna LTDA, 2009