ATIVIDADE 1 – PRÁTICA PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MAKER – 54/2023

1ª QUESTÃO
As tendências educacionais contemporâneas estão em constante evolução para se adaptarem às
necessidades cognitivas dos estudantes da geração nativa digital. Essa geração cresceu imersa em um
ambiente onde a criatividade, a experimentação e a tecnologia são elementos centrais, e eles estão
familiarizados com dispositivos eletrônicos, impressoras 3D, programação e mídias sociais desde cedo.
Nesse contexto, as práticas educacionais precisam alinhar-se com essa realidade e utilizar recursos maker
como ferramentas de ensino e aprendizagem.
Uma das tendências educacionais na Educação Maker aproveita a afinidade dos nativos digitais com a
tecnologia para utilizá-la como uma aliada nas atividades maker na sala de aula. Isso pode incluir o uso de
impressoras 3D, microcontroladores, ambientes de prototipagem e programação, que proporcionam uma
experiência de aprendizagem mais engajadora e conectada com a realidade dos estudantes. No entanto,
não basta simplesmente incorporar ferramentas maker no ambiente de ensino para garantir que o
estudante desenvolverá habilidades e competências necessárias para a construção de projetos significativos.
Os estudantes da geração nativa digital têm perfis e interesses variados, e as práticas educacionais na
Educação Maker buscam atender a essas demandas individuais.
Isso pode ser feito por meio da adaptação dos projetos e recursos maker às preferências e aos ritmos de
aprendizagem de cada estudante, permitindo que eles tenham um papel ativo na criação do seu
conhecimento. A personalização do ensino maker também considera as diferentes habilidades e interesses
dos alunos, proporcionando oportunidades de aprendizagem mais significativas e motivadoras.
Para exercitar a prática de planejamento sobre o uso de tendências educacionais na Educação Maker,
prepare-se para realizar esta atividade. Diante das reflexões apresentadas e da leitura previamente realizada
do material didático, você deverá redigir um texto dissertativo de 20 a 30 linhas, com o contexto indicado a
seguir.
Ao refletir sobre a importância da idealização de práticas inovadoras na Educação Maker contemporânea,
capazes de proporcionar aos estudantes uma aprendizagem visível, conectada, personalizada e ativa, discuta
como o uso das tecnologias maker pode ser uma ferramenta eficaz nesse processo. Quais são os benefícios
e desafios dessa abordagem? Além disso, explique como a personalização do ensino maker e a promoção
de uma aprendizagem ativa podem contribuir para uma formação mais significativa e engajadora dos
estudantes, considerando suas necessidades individuais e o contexto da geração nativa digital

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp