Paulo Freire, foi declarado Patrono da Educação Brasileira, por meio da Lei 12.612, de 13 de abril de 2012,
por autoria da Deputada Federal Luiza Erondina. Ele é um dos grandes nomes da educação no mundo, ficou
conhecido internacionalmente pela teoria que defende uma educação como caminho para a emancipação
do indivíduo, pois a partir dela será possível transformar a realidade do aluno pela sua reflexão crítica. Paulo
Freire (2010), defende ainda que a educação deve promover a autonomia, por meio dela este se torna um
ator social transformador. A Educação de Jovens, Adultos e Idosos sempre foi uma modalidade educacional
que tinha muita atenção de Paulo Freire, pois sempre defendeu a criação de Políticas Públicas, facilidade de
acesso e esforço para a permanência deste público na educação em busca da emancipação do cidadão.
Segundo Paulo Freire (2010), a educação deve ser emancipadora, não um sistema de opressão, e deve
pensar no protagonismo do aluno como um ator fundamental neste processo.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.
Psicopedagogia Aplicada para Educação de Jovens, Adultos e Terceira Idade. Priscila Freire Bondarenco Néia;
Elcio João Gonçalves Moreira; Fernanda Mendes Caleiro. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Considerando o exposto acima e os estudos da disciplina, disserte sobre a Educação de Jovens, Adultos e
Idosos no Brasil como uma modalidade de ensino. Apresente em seu texto como ela pode ser ofertada
e quais devem ser as abordagens estratégicas para mitigar a evasão escolar e manter o aluno motivado em
sala de aula.
Utilize de 15 a 20 linhas para elaborar a sua resposta.