1ª QUESTÃO
Em minha experiência profissional como psicóloga escolar e professora universitária para os cursos
vinculados à educação sempre fui questionada pelos profissionais desta área sobre os motivos pelos quais
era necessário aprenderem sobre os fundamentos da Psicologia da Educação. O qual sempre devolvi com a
seguinte pergunta: no exercício da sua profissão, o maior obstáculo é desenvolver metodologias de ensinoaprendizagem ou manejo com os indivíduos atendidos?
Ao se depararem com tal questionamento atentavam-se para a angústia desencadeada pelos alunos que
não aprendiam conforme o esperado, as dificuldades disciplinares enfrentada no manejo de turmas, a
suposta falta de interesse e comprometimento dos discentes com seus compromissos escolares.
Pois bem, os temas elencados evidenciam justamente algumas temáticas abordadas nesta disciplina, que se
constitui como fundamental para o exercício do profissional da educação de uma forma consciente e
efetiva.
Desse modo, proponho que sistematize em, no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, qual o objetivo da
Psicologia da Educação e a sua importância na práxis do profissional da educação.