“As pessoas resistem à ideia, mas a vida é só química”, disse o vencedor do Prêmio Nobel de Química, Roger
Kornberg, em 2006. Tudo que vê, e o que não vê, suas células, seu corpo, as plantas, a Terra, o ar, os
planetas, as galáxias…
Você já se perguntou por que choramos quando cortamos cebola? Por que utilizamos detergente para
limpar óleo das superfícies em vez de usar somente água? Como pode o grafite e o diamante serem tão
diferentes apesar de que ambos são feitos do mesmo elemento químico, o Carbono? Por que alguns insetos
andam sobre as águas? Como se descobre ou se caracteriza um fármaco?
A ciência surgiu na ânsia de se explicar questionamentos do dia a dia. É por meio de questionamentos que
ocorre a busca incessante de se conhecer, sempre mais a fundo, as estruturas, reações, elementos, galáxias
etc.
Com base nos modelos atômicos aprendidos e a distribuição eletrônica dos elementos na tabela periódica,
responda o que se pede. Lembre-se de apresentar todos os cálculos:
Um elemento hipotético A tem número de massa (8x) e número atômico (3x + 4), já o elemento hipotético B
possui número de massa (5x + 12) e número atômico (4x – 1). Sabendo-se que A é isóbaro de B, determine:
a) Defina os termos Isótopos, Isóbaros, Isótonos.
b) Qual o número de nêutrons para os elementos A e B?
c) Quais os elementos químicos representados pelas letras A e B?
d) Quantas camadas eletrônicas o elemento A possui e quais são elas?
e) Em qual família e período da tabela periódica se encontram esses elementos?