ATIVIDADE 1 – SSOC – ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL – 53/2023

O curso de Serviço Social, consolidou o rompimento com as amarras assistencialista na década de 1970,
período intenso de enfrentamentos e construção de novos rumos para a profissão, concomitante a luta
travada no país pela liberdade e democracia cerceados pelo regime ditatorial. A categoria profissional
discutia a necessidade de avançar em relação aos direitos dos indivíduos e seu acesso aos serviços e bens
produzidos socialmente como uma das formas para responder as angústias e demandas da sociedade.
Em 1979, assistentes sociais do Brasil todo reunidas em Congresso na cidade de São Paulo, conhecido
Congresso da Virada deram novos rumos ao projeto profissional do Serviço Social Brasileiro, intensificando
ainda mais a proximidade com a teoria social de Marx, que deu suporte ao Projeto Ético Político Profissional.
Esses novos rumos se consolidariam nos anos vindouros na formação de profissionais com condições
teóricas e práticas para atuar junto a questão social e suas expressões no cenário brasileiro.
Considerando esse cenário e seus avanços, as instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de
Serviço Social, pautam-se nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996, que trouxe uma nova lógica
curricular articulando três Núcleos de Fundamentos, que reúnem um conjunto de conhecimentos
constituintes para a formação profissional.
Para que este processo aconteça dentro da legislação vigente e diretrizes curriculares, assegurando a
formação de qualidade do profissional do serviço social, é necessária a consonância, articulação e
indissociabilidade desses núcleos de fundamentação.
CFESS-Conselho Federal de Serviço Social. Seminário nacional: 30 anos do Congresso da Virada/Conselho
Federal de Serviço Social. Brasília: CFESS, 2012.
Acesso em 23.08.2023. Disponível em:
https://www.cfess.org.br/arquivos/SEM30ANOSDAVIRADACFESSsite.pdf
CUNHA. Maria Cristina A. de Brito. E Sikorski. Daniela. Administração e Planejamento em Serviço Social.
Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. Reimp. em 2019.
Considerando o contexto apresentado, pesquise e cite os três núcleos indissociáveis para a formação
profissional do assistente social, e explique o que prevê cada um deles para o desenvolvimento do
profissional.

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