1ª QUESTÃO
Um produto deve ser visto e pensado como tudo aquilo que é colocado à disposição de um determinado
público, e que irá satisfazer suas necessidades e/ou desejos de consumo. Contudo, não basta vender um
produto, é também preciso conhecer, entender e avaliar a função e o tipo de produto que a empresa está
oferecendo a seus clientes no mercado.
Fonte: VIEIRA, M. C.; SHIMOHIGASHI, E. R. M. Administração de marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre os Produtos de Conveniência existentes no mercado, analise as afirmativas a seguir:
I. Os produtos comprados de maneira rotineira e com certa frequência pelos consumidores, sem muito
esforço, são denominados de Produtos de Compra Constante.
II. As compras planejadas pelos consumidores, e compradas de maneira rápida devido a incentivos das
empresas, encaixam-se na compra de Produtos de Impulso.
III. Os Produtos de Emergência são aqueles comprados de maneira planejada pelo consumidor, sendo que,
nesse caso, o preço do produto é visto como importante e relevante em sua escolha.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
2ª QUESTÃO
Leia o caso hipotético a seguir:
Joana possui uma empresa que oferece serviços de pesquisa e análise de mercado a outras organizações,
atuando em sua cidade e região, sendo essa uma ação e estratégia importante para a venda de produtos
e/ou serviços no mercado. Como sua empresa está crescendo a cada dia, Joana contratou uma nova equipe
que atuará na execução das pesquisas, porém necessita explicar a ela os tipos de estudos/pesquisas
existentes para que possam escolher a que melhor se encaixa com os problemas de seus clientes. Assim,
Joana apresentou em uma reunião os seguintes estudos: (1) Exploratórios, (2) Descritivos e (3)
Experimentais.
Sobre as explicações apresentadas por Joana, analise as afirmativas a seguir:
I. A análise do comportamento e das atitudes dos consumidores é estudada nos Estudos Descritivos.
II. O Estudo Exploratório busca analisar as características de um determinado mercado, com a identificação e
o mapeamento de um determinado problema.
III. Estudos que envolvem a degustação ou experimentação de um determinado produto por parte do
entrevistado referem-se aos Estudos Experimentais.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
3ª QUESTÃO
Muito se ouve falar sobre Marketing no mercado, porém nem todos conhecem realmente sua função e
importância para as empresas. Com Maria, não foi diferente. Ao ser abordada por uma agência de
comunicação e Marketing, que lhe ofereceu seus serviços, Maria não conseguiu entender como o Marketing
seria capaz de ajudar sua fábrica de calçados a aumentar suas vendas e continuar sendo competitiva no
mercado. Para isso, os responsáveis pela agência realizaram uma apresentação, explicando-lhe o que seria o
Marketing e como essa ferramenta é importante para as empresas no mercado.
Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. É função do Marketing realizar ações de comunicação que ofereçam aos consumidores da empresa de
Maria produtos que atendam às suas necessidades e aos seus desejos de consumo.
PORQUE
II. As ações de Marketing são mais do que uma venda ou propaganda, mas, também, uma forma de auxiliar
a empresa de Maria a realizar um processo de troca com seus consumidores.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
4ª QUESTÃO
Para a realização de uma Pesquisa de Mercado é preciso que sejam definidos os objetivos (geral e
específicos), além do problema a ser estudado. Tais pontos são essenciais, oferecendo um direcionamento
ao estudo que será feito, e servirão de base para que as próximas etapas sejam elaboradas. Porém, é preciso
compreender o que o problema e os objetivos da pesquisa buscam, e como devem ser formulados em uma
pesquisa.
VIEIRA, Marcelo Cristian; SHIMOHIGASHI, Ednar Rafaela Mieko. Administração de Marketing. Maringá:
UniCesumar, 2016.
Com base nessas informações, avalie as afirmativas a seguir:
I. O alcance do estudo a ser realizado e a natureza da informação a ser pesquisada serão definidos e
delimitados pelo Problema de Pesquisa.
II. Os Objetivos Específicos são determinados buscando responder o problema da pesquisa.
III. O Objetivo Geral serve de guia para que o instrumento de coleta de dados da pesquisa seja elaborado.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
5ª QUESTÃO
Atualmente, as organizações se deparam com um mercado altamente competitivo, e que demanda da
realização de análises constante de concorrência, mercado e do próprio produto e/ou serviço que está
sendo vendido. Uma das análises que as organizações podem e devem realizar, que está relacionado ao
macroambiente de mercado, envolve a compreensão do ambiente físico e dos recursos relacionados ao
clima, temperatura, escassez de matéria-prima, entre outros, e que são capazes de interferir na produção,
venda e desenvolvimento das empresas no mercado.
Fonte: VIEIRA, M. C.; SHIMOHIGASHI, E. R. N. Administração de marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.
Com base nas informações apresentadas anteriormente, assinale a alternativa correta que define o
ambiente, do macroambiente, citado na questão:
ALTERNATIVAS
Social.
Natural.
Econômico.
Tecnológico.
Demográfico.
6ª QUESTÃO
↵
Janaina, após um tempo de pesquisa e investimento em conhecimento de mercado, lançou uma marca de
bolsas em sua cidade. Contudo, antes de colocar seus produtos a venda, Janaina utilizou-se tanto da
Pesquisa de Mercado quanto do Sistema de Informação de Marketing. Com as informações coletadas pelo
uso dessas ferramentas, Janaina consegui traçar e realizar ações de lançamento e venda de seus produtos,
atingindo o público desejado e destacando-se no mercado em que atua.
Com base nas informações anteriores, sobre o Sistema de Informação de Marketing e a Pesquisa de
Marketing, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Ao utilizar-se do Sistema de Informação de Marketing, Janaina realizou pesquisas em busca de soluções
para um determinado problema que sua empresa poderia enfrentar no mercado.
PORQUE
II. A Pesquisa de Marketing é composta somente de informações internas que auxiliaram Janaina nas
decisões mercadológicas.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
7ª QUESTÃO
Além de conhecer seus consumidores e entender muito bem o produto que está vendendo no mercado, as
empresas têm a preocupação em se destacar frente a seus concorrentes. E, ao selecionar seu mercado,
posicionar-se de maneira correta e realizar ações de marketing, as organizações são capazes de promover
seus produtos e serviços, apresentando seus diferenciais e benefícios aos consumidores. Assim, as empresas
utilizam-se de critérios para se diferenciar no mercado.
Sobre os critérios usados pelas organizações para diferenciar e promover sua marca, produtos e/ou serviços
no mercado, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
O critério de Importância define a diferença entre um benefício considerado baixo pelos seus consideres frente a
seus concorrentes.
A diferença inferior entre os produtos e seus benefícios que os clientes podem obter com as diferentes ofertas
existentes no mercado relaciona-se ao critério de Superioridade.
Quando os consumidores não podem pagar por um determinado produto e/ou serviço, que está sendo vendido no
mercado, tornando-o acessível a todos, trabalha-se o critério da Acessibilidade.
No critério de Antecipação, os concorrentes são capazes de se antecipar e copiar facilmente os diferenciais dos
produtos e/ou serviços oferecidos pelas demais empresas existentes no mercado.
Quando os concorrentes não oferecem diferenças em seus produtos, ou a empresa é capaz de oferecê-los aos
consumidores de um ou mais modos diferentes, trabalha-se o critério da Distinguibilidade.
8ª QUESTÃO
As ações de marketing devem ser vistas como ferramentas que auxiliam as organizações a se desenvolverem
no mercado e, por isso, devem ser conhecidas pelas empresas. Além disso, ainda encontramos organizações
e profissionais que não compreendem o verdadeiro sentido, significado e função do marketing, o que pode
prejudicar o desenvolvimento de ações de mercado.
Fonte: VIEIRA, M. C.; SHIMOHIGASHI, E. R. M. Administração de marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Após diversos estudos e análises do marketing, sua definição passa a ser focada apenas na venda de
produtos e serviços no mercado, sem a preocupação com a criação e a comunicação com os consumidores.
PORQUE
II. O marketing deve ser visto como uma ação de mercado criada para apenas ajudar as empresas a
venderem mais no mercado, sem a realização do processo de troca entre consumidores e organizações.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
9ª QUESTÃO
As organizações contam com diversas ferramentas de marketing e comunicação, para que possam divulgar
sua marca e vender seus produtos e/ou serviços no mercado. Uma dessas ferramentas é a de Marketing
Direto, com o uso de técnicas e recursos direcionados ao público-alvo da empresa, pelo uso de ferramentas
como telemarketing, mala direta e e-mail marketing.
Fonte: VIEIRA, M. C.; SHIMOHIGASHI, E. R. M. Administração de marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.
Com base nas informações anteriores, sobre o Marketing Direto, avalie as asserções a seguir e a relação
proposta entre elas:
I. O Marketing Direto é uma ferramenta de resposta imediata às organizações pelo uso de ferramentas de
comunicação com o mercado.
PORQUE
II. Busca cultivar e criar relacionamento duradouros usando ações que envolvam o uso de ferramentas que
realizem a comunicação direta com seus consumidores.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
10ª QUESTÃO
O mercado está cada dia mais competitivo, o que leva as organizações a se destacarem e se diferenciarem
de diversas maneiras, sendo uma dessas por meio do posicionamento de mercado. Assim, pensando nesse
mercado competitivo, uma rede de lojas que atende a todo o país busca se diferenciar de seus concorrentes
oferecendo produtos que apresentem o melhor valor, sendo esse analisado e percebido pelo consumidor
com base na relação do custo x benefício pelos seus consumidores. Essa é a sua estratégia de
posicionamento de mercado.
Fonte: VIEIRA, M. C.; SHIMOHIGASHI, E. R. M. Administração de marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre a estratégia de posicionamento de mercado escolhida pela rede de lojas no mercado, assinale a
alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Posicionamento por usuário.
Posicionamento por concorrente.
Posicionamento por qualidade ou preço.
Posicionamento por utilização/aplicação.
Posicionamento por categoria de produto