1ª QUESTÃO
No que tange ao campo de intervenção em Psicologia do Esporte, o qual se nutre do conhecimento gerado
pela pesquisa para discutir e solucionar problemas relacionados ao comportamento humano no contexto
esportivo – verifica-se uma grande carência de profissionais, uma vez que a intervenção requer a formação
em Psicologia, com conhecimento das Ciências do Esporte e do Esporte.
Fonte: VIEIRA, Lenamar Fiorese; NASCIMENTO JUNIOR, José Roberto Andrade; VIEIRA, José Luiz Lopes. O
estado da arte da pesquisa em Psicologia do Esporte no Brasil. Revista de psicología del deporte, v. 22, n.
2, p. 501-507, 2013.
Sobre a disciplina de Psicologia do Esporte e Exercício nos cursos de graduação, assinale a alternativa
correta:
ALTERNATIVAS
Mesmo não encontrando tanto profissionais atuantes com a área, a Psicologia do Esporte geralmente está incluída
nos cursos de graduação de Psicologia.
Nos cursos de Educação Física a realidade é um pouco diferente, sendo encontrada como uma disciplina eletiva, na
maioria dos casos.
A principal tática que pode ser realizada para desenvolver a área é a criação de novos laboratórios.
A Psicologia do Esporte é uma corrente teórica e não uma ciência, por isso a dificuldade de ser inserida em
contextos acadêmicos.
Existem três funções elementares que balizam as principais atividades dos atuantes na Psicologia do Esporte:
pesquisador, professor e consultor.
2ª QUESTÃO
Você é treinador de uma equipe de natação sub-17. Nos treinos, você consegue notar os diferentes tipos de
motivações que os/as atletas possuem para dedicarem grande parte das horas da semana para o
treinamento esportivo.
Fonte: OLIVEIRA, L. P. de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
Uma aluna em especial chamou sua atenção. Em todos os treinamentos seu irmão mais velho está presente.
Ele acompanha, busca incentivar, mas quer que a irmã continue na modalidade porque ele também é atleta
de natação. No final de um treino você parou para conversar com a aluna e ela relata que não para de
treinar porque não quer deixar o irmão triste.
Neste sentido, qual classificação de motivação essa aluna apresenta?
ALTERNATIVAS
Motivação Extrínseca de Regulação Externa.
Motivação Extrínseca de Regulação Introjetada.
Motivação Extrínseca de Regulação Identificada.
Motivação Extrínseca de Regulação Integrada.
Motivação Extrínseca de Regulação Interna.
3ª QUESTÃO
A imagem abaixo apresenta o modelo de Bronfenbrenner:
Fonte: Google Imagens (2022).
Sobre os quatro componentes envolvidos no desenvolvimento humano, analise as asserções abaixo:
I. Para o autor, no processo, as interações entre os sujeitos e o ambiente são relevantes, porém, só a partir
de regularidade se mostram eficazes.
PORQUE
II. As características psicológicas e biológicas já são determinadas, mas também existem características que
surgem com o meio ambiente. Essa associação está direcionada para a pessoa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
4ª QUESTÃO
Assim como no contexto do treinamento desportivo, a intervenção da Psicologia do Esporte e do Exercício
apresenta algumas etapas a serem respeitadas durante o processo. Esta intervenção precisa ser estruturada
respeitando as características da modalidade e também dos atletas, o que leva o profissional da psicologia a
iniciar seu trabalho pensando nestes fatores.
Fonte: OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar,
2018.
Assinale a alternativa correta quanto a estas etapas de intervenção psicológica:
ALTERNATIVAS
Etapa 1: Contato inicial; etapa 2: levantamento das necessidades; etapa 3: programa de intervenção; etapa 4:
avaliação dos resultados.
Etapa 1: Contato inicial; etapa 2: avaliação dos resultados; etapa 3: pré trabalho; etapa 4: resultados.
Etapa 1: Avaliação dos atletas; etapa 2: programa de intervenção; etapa 3: avaliação dos resultados; etapa 4:
agradecimento.
Etapa 1: Observação; etapa 2: entrevistas; etapa 3: intervenção; etapa 4: avaliação.
Etapa 1: Canalização; etapa 2: Imputação; etapa 3: programa de intervenção; etapa 4: avaliação dos resultados.
5ª QUESTÃO
Um dos fatores presentes no contexto esportivo é a ocorrência de lesões. Algumas são bem características
de esportes específicos, mas é praticamente impossível um atleta passar a carreira toda sem algum tipo de
lesão. Há lesões mais simples e há lesões mais sérias que exigem um período maior de recuperação e até
mesmo intervenções cirúrgicas, o que afeta não apenas a questão física mas também outros componentes
como o fator psicológico.
Fonte: OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar,
2018.
Assinale a alternativa correta quanto aos outros fatores da lesão no esporte:
ALTERNATIVAS
Além das questões físicas, o atleta lesionado precisa lidar com as dificuldades sociais e psicológicas da lesão, tendo
em vista a necessidade de pausa na prática, além da necessidade de manter o foco na recuperação.
Apesar do período de lesão ser um momento difícil, os atletas conseguem não levar em consideração a avaliação da
torcida sobre sua lesão.
Enquanto lesionado o atleta tem a capacidade de abstração acerca da dor, ou seja, só pensa no sucesso sem se
preocupar com a lesão.
Um atleta lesionado precisa ter consciência de que sua lesão pode ter sido consequência de seus pensamentos ruins.
Manter o foco na recuperação e no sucesso faz com que todo atleta lesionado volte a competir em alto nível.
6ª QUESTÃO
A Grécia Antiga é tida como o berço da Psicologia Esportiva, pois ali alguns filósofos, como Aristóteles e
Platão, especularam sobre a função perceptual e motora do movimento por meio dos conceitos de corpo e
alma.
Fonte: VIEIRA, Lenamar Fiorese et al. Psicologia do esporte: uma área emergente da psicologia. Psicologia
em estudo, v. 15, p. 391-399, 2010.
Acerca dos aspectos históricos da Psicologia Esportiva, analise as afirmações a seguir:
I. Ao chegar nas universidades como disciplina acadêmica, a Psicologia do Esporte se garantiu como
laboratório e estudo isolado.
II. Nos primeiros anos, até 1920, os Estados Unidos da América se destacaram como pioneiros nos estudos
da área.
III. O desenvolvimento dos primeiros laboratórios marcou também a criação dos institutos de Psicologia do
Esporte.
As afirmações I, II e III, são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
F, V, V.
V, F, V.
V, V, F.
V, V, V.
F, F, V.
7ª QUESTÃO
Algumas características psicológicas são mais constantes, por exemplo a personalidade. Mas há algumas
características que variam de acordo com o momento e a situação envolvida. Entre estas variáveis estão o
humor, a ansiedade e os sintomas de estresse, que são dependentes da estrutura psicológica do indivíduo.
Fonte: OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar,
2018.
Sobre o humor, considere V para verdadeiro e F para falso:
( ) O humor pode ser caracterizado como a variável que reflete tanto os estados emocionais quanto os
corporais e comportamentais do atleta.
( ) Avaliar o humor dos atletas pode ser uma importante ferramenta a ser utilizada no contexto esportivo
durante o processo de intervenção psicológica.
( ) A variação ou a estabilidade do humor estão diretamente relacionados com as experiências e vivências
da pessoa.
( ) As alterações de humor estão ligadas apenas a fatores internos do indivíduo.
Assinale a sequência correta.
ALTERNATIVAS
V, V, V e F.
V, F, V e F.
V, V, V e V.
F, F, V e F.
F V, V e F.
8ª QUESTÃO
Entre as teorias que discutem a liderança no contexto esportivo o Modelo de Liderança no Esporte de
Chelladurai é um dos que melhor representa a compreensão deste processo que envolve 5 grandes
dimensões: Comportamento Treino-Instrução, Comportamento de Suporte Social, Comportamento de
Feedback Positivo (Reforço), Comportamento Autocrático e o Comportamento Democrático.
Fonte: OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar,
2018.
Assinale a alternativa correta quanto à dimensão Comportamento de Reforço:
ALTERNATIVAS
É o comportamento do técnico que visa apenas a melhora do desempenho técnico e das habilidades esportivas dos
atletas.
É o comportamento do técnico quando se preocupa com o bem-estar dos atletas fora do contexto esportivo.
É o comportamento de feedback positivo que o técnico realiza, elogiando e recompensando os atletas por um
comportamento positivo.
É o comportamento do técnico que visa dividir com os atletas as decisões acerca de estratégias que serão traçadas.
É o comportamento do técnico que visa tomar as decisões sem levar em consideração a opinião dos atletas.
9ª QUESTÃO
A Psicanálise Freudiana é uma das teorias mais conhecidas por não psicólogos, principalmente pela
capacidade de explicar o desenvolvimento da personalidade. No entanto, há diferentes formas de pensar a
personalidade, como por exemplo o Modelo Big 5 que ao invés de discutir etapas de desenvolvimento
descreve 5 traços específicos: Extroversão, Amabilidade, Conscienciosidade, Neuroticismo e Abertura para
Experiências.
Fonte: OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar,
2018.
Sobre o traço de personalidade Conscienciosidade, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Pessoas com este traço tem como ponto alto a característica de perfeccionismo, são confiáveis, organizadas e
comprometidas com seus relacionamentos.
Conscienciosidade significa sempre respeitar as ideias das outras pessoas, altruísta.
São pessoas expansivas e com baixo foco nas atividades do dia a dia.
Conscienciosidade leva a pessoa a ser mais calma e insegura.
Pessoas com este traço de personalidade tendem a se tornar atletas profissionais.
10ª QUESTÃO
A moralidade é uma preocupação presente desde os filósofos gregos, passando pelos filósofos modernos e
chegando à Sociologia. Os estudos de Piaget (1932) sobre desenvolvimento moral foram aprofundados por
Lawrence Kohlberg que confirmou e consolidou a tese do paralelismo entre lógica e moral, a teoria dos
estágios e a universalidade dos processos cognitivos e morais.
Fonte: POLLI, Gislei Mocelin et al. Excesso de velocidade no trânsito: análise sob a perspectiva da
moralidade. Psicologia: ciência e profissão, v. 30, n. 1, p. 85-97, 2010.
Relembrando sobre os Estágios de Desenvolvimento, Níveis de Consciência Moral e Noção de Justiça, avalie
as asserções a seguir:
I. São exemplos de noção de justiça no nível pós-convencional: princípio racional de legitimação do direito e
ordem social (os mais fracos devem obediência).
II. A noção de justiça de perspectiva de manutenção da lei e da ordem pertence ao nível de consciência de
orientação “lei e ordem”.
III. O estágio pré-convencional envolve dois níveis de consciência: orientação instrumental-relativista e
orientação “bom-moço”.
IV. A principal característica do estágio pós-convencional é que o indivíduo busca agir de acordo com os
princípios da moralidade.
V. A polidez é uma noção de justiça do estágio de desenvolvimento pré-convencional.
As afirmações I, II, III, IV e V, são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, F, V, F, V.
F, F, V, V, F.
F, V, F, V, V.
V, V, F, V, F.
V, F, F, V, F