1ª QUESTÃO
“O sistema monetário brasileiro é um sistema complexo e em constante evolução. Ele é formado por uma
série de instituições e instrumentos que regulam o uso da moeda no país. A moeda oficial do Brasil é o real,
que foi adotado em 1994. O real é dividido em 100 centavos. O Banco Central do Brasil é o órgão
responsável pela emissão da moeda e pela condução da política monetária. O sistema monetário brasileiro
tem como objetivos promover a estabilidade econômica, facilitar o comércio e o investimento, e proteger o
poder de compra da moeda”.
O autor (2023).
Baseando no fragmento de texto exposto acima, é importante ressaltar que atualmente, o sistema
monetário é baseado em:
ALTERNATIVAS
Moeda padrão sendo qualquer moeda, dinheiro ou ativo semelhante a dinheiro que seja gerenciado, armazenado ou
trocado principalmente em sistemas de computador digital, especialmente pela Internet.
Moeda fiduciária que é a base do sistema monetário mundial, sendo emitida pelos governos e bancos centrais e seu
valor é aceito como forma de pagamento porque é apoiada por respaldo governamental.
Moeda fiduciária onde não tem valor intrínseco, pois não é feito de um metal precioso ou de outro material valioso e,
seu valor, é estabelecido por lei e é aceito como forma de pagamento porque é apoiado pelo governo brasileiro.
Moeda fidejussória que é uma forma de moeda que existe desde a antiguidade feitas de metais preciosos, como
ouro ou prata e com o desenvolvimento da economia, passaram a ser feitas de materiais como papel ou plástico.
Moedas fidejussórias que são uma forma de moeda que é amplamente utilizada no mundo moderno oferecendo
vantagens em relação às moedas com valor intrínseco, mas também apresentam alguns riscos.
2ª QUESTÃO
“As relações econômicas com os Estados Unidos são estratégicas para o Brasil, especialmente para a
indústria brasileira, e têm importante impacto na atividade econômica do país. Os Estados Unidos figuram
atrás da China e da União Europeia no ranking de destinos de exportações totais do Brasil, considerando os
países do bloco europeu em conjunto. No entanto, as exportações para os Estados Unidos têm maior
impacto na atividade econômica brasileira em comparação com as vendas externas para a União Europeia e
consideravelmente maior em relação às exportações para o país asiático”.
CNI. CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Análise de Política Comercial. Ano 2. Número 8. Junho,
2023. Disponível em: < https://static.portaldaindustria.com.br/media/filer_public/74/31/7431fb7a-a341-
4eb4-8fb5-5618bfa0b1e7/apc_8_analise-v4.pdf>. Acesso em: 01, out. 2023.
Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo:
I. A política comercial brasileira é responsável por implementar medidas como subsídios às exportações,
barreiras tarifárias e não tarifárias às importações.
PORQUE
II. Essas medidas visam a aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional e a
proteger a indústria doméstica da concorrência estrangeira.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
3ª QUESTÃO
Comércio internacional e comércio exterior são dois conceitos que estão intimamente relacionados, mas
que possuem algumas diferenças importantes. Comércio internacional é o intercâmbio de bens e serviços
entre países. É um conceito amplo que abrange todos os tipos de transações comerciais entre países,
incluindo importações, exportações e reexportações. Comércio exterior é um conceito mais restrito que se
refere às transações comerciais entre um país e o resto do mundo. É um conceito que se concentra nas
atividades comerciais de um país com outros países, excluindo as atividades comerciais que ocorrem dentro
do país.
O autor (2023).
Corroborando com o fragmento, as principais instituições internacionais que promovem o comércio
internacional, são:
ALTERNATIVAS
Organização Mundial do Comércio (OMC), Fundo Monetário Internacional (FMI) e Organização do Tratado do
Atlântico Norte (OTAN).
Organização Mundial do Comércio (OMC), Fundo Monetário Internacional (FMI) e Organização para Cooperação e
Desenvolvimento Econômico OCDE.
Fundo Monetário Internacional (FMI), Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e Banco Internacional para
Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).
Organização Mundial do Comércio (OMC), Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e Banco Internacional
para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).
Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento
(BIRD) e e Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
4ª QUESTÃO
“Foi publicada no Diário Oficial da União em 30/12/2021 a lei que cria o novo Marco Legal do Mercado de
Câmbio. A Lei 14.286, de 2021, permite que bancos e instituições financeiras invistam no exterior recursos
captados no Brasil ou fora do país, além de facilitar o uso da moeda brasileira em transações
internacionais. O texto reforça que compete ao Banco Central regulamentar quem pode deter conta em
moeda estrangeira no Brasil e quais são os requisitos. O BC também pode pedir informações de residentes
no Brasil para a compilação de estatísticas macroeconômicas oficiais”.
Agência Senado. Novo Marco Legal do Câmbio é sancionado. 2021. Disponível em: <
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/12/30/novo-marco-legal-do-cambio-e-sancionado>.
Acesso em: 01, out. 2023.
A partir dessas considerações e a respeito do novo marco legal para mercado de câmbio, análise as
seguintes afirmações:
I. A consolidação que estava vigente desde a década de 1920 com mais de 40 regulamentos, reúne em um
único texto, temas importantes sobre mercado de câmbio brasileiro.
II. O novo marco legal oferece maior segurança jurídica ao mercado, pois incorpora recentes inovações
tecnológicas, como o comércio eletrônico e a inteligência artificial.
III. Atende às necessidades da economia do Mercosul, como a promoção da competitividade junto a China e
a defesa do interesse do bloco econômico.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
5ª QUESTÃO“Os acontecimentos que vêm se manifestando no último quarto de século parecem indicar que a era
keynesiana – os anos dourados do crescimento capitalista – foi sucedida, desde o começo dos 70, por
turbulências e instabilidades que a história poderá revelar tão formidáveis quanto as que irromperam nas
décadas de 20 e 30. O fato é que o conjunto das relações comerciais, produtivas, tecnológicas e financeiras
que nasceu do acordo de Bretton Woods e prosperou sob a liderança americana, não resistiu ao próprio
sucesso. Os Estados Unidos e sua economia cumpriram, durante os primeiros vinte anos do pós-guerra a
função hegemônica que decorria de sua supremacia industrial, financeira e militar. Sob o manto desta
hegemonia foram reconstruídas as economias da Europa e do Japão e criadas as condições para o avanço
das experiências de industrialização na periferia do capitalismo”.
BELLUZZO. L. G. M. O declínio de Bretton Woods e a emergência dos mercados “globalizados”. 2016.
Economia e Sociedade. v. 11 n. 1. Disponível em:
<https://www.eco.unicamp.br/images/arquivos/artigos/421/01-BELLUZZO.pdf>. Acesso em: 01, out. 2023.
Em janeiro de 1976, os acordos da Jamaica ratificaram o fim do sistema monetário de Bretton Woods, que
havia sido estabelecido em 1944.. Nesse contexto, três sistemas de taxas de câmbio então surgiram, sendo
eles:
ALTERNATIVAS
Novo padrão ouro, taxa de câmbio estabilizada e taxa de flutuação gerenciada.
A taxa de câmbio estabilizada, taxa gerenciada e as bandas cambiais.
Dolarização, a taxa de câmbio estabilizada e taxa de flutuação gerenciada.
Novo padrão ouro, taxa de câmbio estabilizada e ancoragem cambial.
Dolarização, a taxa de flutuação estabilizada e taxa over.
6ª QUESTÃO
“A política cambial é o conjunto de medidas que define o regime de taxas de câmbio – flutuante, fixo,
administrado – e regulamenta as operações de câmbio. Dessa forma, a política cambial define as relações
financeiras entre o país e o resto do mundo, a forma de atuação no mercado de câmbio, as regras para
movimentação internacional de capitais e de moeda e a gestão das reservas internacionais. A condução da
política cambial afeta diretamente a vida do cidadão, mesmo que não tenha transações com exterior. A taxa
de câmbio reflete nos preços dos produtos que o país importa e exporta, influenciando assim os demais
preços da economia”.
BC. BANCO CENTRAL DO BRASIL. Política cambial. 2023. Disponível em:
<https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/politicacambial>. Acesso em: 27, set. 2023.
Considerando a conceitualização acima e, embasado no conteúdo estudado, então análise as afirmações
abaixo sobre regimes cambiais.
I. No regime de câmbio flutuante, a taxa de câmbio é determinada pelo mercado, sem interferência do
Banco Central, exceto para garantir o funcionamento adequado do mercado.
II. Quando a taxa de câmbio é determinada pela oferta e a demanda por moeda estrangeira, sem
intervenção do Banco Central é uma característica do regime de câmbio flutuante.
III. No regime de câmbio fixo acontece quando a moeda nacional é livremente negociada no mercado de
câmbio, permitindo a variação da moeda nacional em relação às outras.
IV. A política de câmbio fixo acontece muito em países que sofrem uma baixa interferência governamental.
Para que ele aconteça, é necessário que o país possua uma pequena reserva de moeda estrangeira.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas
II e IV, apenas
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
7ª QUESTÃO
“A taxa de câmbio é frequentemente apontada tanto como uma das principais causas do fraco desempenho
da indústria brasileira no comércio mundial quanto o principal caminho para alcançar uma maior
competitividade internacional. O governo brasileiro tem colocado a questão dos impactos de
desalinhamentos cambiais sobre o desempenho comercial no centro do debate de política econômica,
enfatizando o uso, por países como a China e os Estados Unidos, da política cambial como instrumento de
política comercial, dando origem à expressão “guerra cambial” para designar o que, do ponto de vista do
governo brasileiro, consiste em práticas abusivas e desleais de concorrência por meio da manipulação da
taxa de câmbio”.
IPEA. INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. A Influência da Taxa de Câmbio sobre os Fluxos
de Comércio Exterior. 2014. Texto para discussão. Disponível em:
<https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3128/1/TD_1967.pdf>. Acesso em: 27, set. 2023.
A partir desse contexto, analise as asserções abaixo sobre a sobre o atual sistema de taxas cambiais.
I. O sistema atual de taxas de câmbio é o pilar fundamental da globalização.
PORQUE
II. Sua implementação foi marcada por uma série de decisões judiciais contestadas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
8ª QUESTÃO
A história do sistema monetário brasileiro é longa e complexa. O Brasil já adotou vários padrões monetários
ao longo de sua história, incluindo o padrão ouro, o padrão prata e o padrão fiduciário. O padrão ouro foi
adotado no Brasil em 1847 e vigorou até 1857. Nesse período, o valor do real era definido em função do
valor do ouro. O padrão prata foi adotado no Brasil em 1875 e vigorou até 1933. Nesse período, o valor do
real era definido em função do valor da prata. O padrão fiduciário foi adotado no Brasil em 1933 e é o
padrão monetário vigente no país até hoje. Nesse período, o valor do real não é definido em função de um
metal precioso, mas é apoiado pelo governo brasileiro. O sistema monetário brasileiro tem passado por
várias reformas ao longo dos anos. A última reforma significativa foi realizada em 1994, quando o real foi
adotado como moeda oficial do Brasil.
O autor (2023).
Considerando o texto apresentado avalie as afirmações a seguir sobre o sistema monetário brasileiro:
I. No cerne do sistema monetário está o Conselho Monetário Nacional (CMN), responsável operacional do
sistema de valores imobiliários e a fixação da taxa Selic.
II. A confiança no sistema monetário se baseia na confiança no banco central, que é responsável pela
emissão de dinheiro e pela manutenção de suas funções centrais.
III. É fato que o BC não opera isoladamente, pois instituições financeiras de serviços de pagamento realizam
a maioria dos pagamentos, oferecendo serviços direcionados aos seus clientes.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
9ª QUESTÃO
“O Plano Real foi, indiscutivelmente, extremamente bem-sucedido em seu principal propósito: o combate à
inflação. Após anos de um processo inflacionário crônico e de sucessivos e fracassados planos econômicos,
finalmente o país atingiu a tão sonhada estabilidade. A política cambial constituiu o eixo central do Plano e
foi objeto de profunda discussão. O debate em torno do regime cambial mais adequado à economia
brasileira continua, mesmo após a mudança de regime ocorrida no início deste ano”.
MELO, M. F. O atual regime cambial brasileiro. Formação Econômica, Campinas, (4): 69-83, dez. 1999.
Disponível em: <https://www.eco.unicamp.br/images/arquivos/artigos/3428/05marcelofonseca.pdf>. Acesso
em: 01, out. 2023.
A partir dessa perspectiva, podemos definir a política cambial no Brasil como sendo:
ALTERNATIVAS
É uma ferramenta importante para o governo para influenciar a sua economia junto ao União Europeia.
Mecanismo que regula as relações comerciais e financeiras entre um país e o resto do mundo.
Usada para estimular o crescimento econômico, conter a inflação, reduzir o desemprego ou reduzir o déficit
orçamentário.
Conjunto de medidas que o banco central toma para afetar a economia de um país, alterando a oferta de moeda e a
taxa de juros.
Instrumento para estimular o crescimento econômico, conter a inflação ou manter a estabilidade financeira.
10ª QUESTÃO
“A Conferência Monetária Internacional de Bretton Woods reuniu representantes de 44 nações aliadas entre
1º e 22 de julho de 1944 no Hotel Monte Washington, uma construção do início do século XX. O luxuoso
hotel pouco tinha a ver com mansões mal-assombradas, mas naquele verão muitos fantasmas circulavam
por seus corredores, trazidos na bagagem de seus principais delegados. As duas figuras principais da
conferência eram Harry White, Secretário Assistente do Tesouro norte-americano, presidente da Comissão I,
que discutia o fundo monetário, e John Keynes, assessor do Tesouro Britânico e Diretor do Banco da
Inglaterra, colocado à frente da Comissão II, encarregada de preparar a criação do banco multilateral”.
COZENDEY, Carlos Márcio B. Instituições de Bretton Woods: desenvolvimento e implicações para o
Brasil / Carlos Marcio B. Cozendey. – Brasília: FUNAG, 2013. Disponível em:
https://funag.gov.br/loja/download/1079-instituicoes-de-bretton-woods.pdf. Acesso em: 29, set. 2023.
Com base nos acontecimentos ligados a esse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I. O sistema monetário e financeiro internacional atual é muito diferente do sistema de Bretton Woods. Os
regimes cambiais adotados pelos países são mais flexíveis e o sistema é menos regulado.
II. A política cambial era baseada em taxas de câmbio fixas, mas que podiam ser alteradas em caso de
necessidade.
III. As taxas de câmbio fixas visavam evitar a volatilidade das taxas de câmbio flutuantes, e prevenir
depreciações competitivas.
IV. O sistema de taxas de câmbio fixas permitia a flexibilidade suficiente para ajustar-se à desequilíbrios
fundamentais sob supervisão internacional.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e V, apenas.
I, II, III e IV