1ª QUESTÃO
Sabemos que as vitrines determinam os conceitos e as mensagens por meio de decorações cênicas, as quais
são irreverentes e distintas. Como exemplo, temos as vitrines da Louis Vuitton, que exploram todo o espaço
em sua dimensão, utilizando-se de conceitos e comunicação, além de criar cenografias e experiências
sensoriais, gerando emoções e desejos aos espectadores. As suas decorações são modificadas
pontualmente a cada mês, seguindo um calendário e com a mesma temática em todas as lojas pelos países.
Elaborado pelo professor.
A partir dos estudos a respeito das Vitrines da Louis Vuitton, analise as asserções a seguir.
I – A vitrine Avestruz construiu um cenário objetivando a criação de um espaço em que se contraste a
realidade e o imaginário de maneira humorística e com sofisticação.
II – As vitrines da Louis Vuitton são uma auto referência dos produtos e da marca, dissimulam a inovação e
tradição, bem como ocultam um mundo paralelo para elevar o valor da marca no inconsciente do
consumidor.
III – A vitrine Flecha é simples, uma vez que possui efeito visual e conceitual, definindo uma temática
sequencial por meio da repetição de elementos em movimento, além de o cenário ser composto por flechas
coloridas posicionadas ao redor do produto, formando um dégradé de cores fortes.
IV – As vitrines da Louis Vuitton não são modificadas pontualmente a cada mês e exploram todo o espaço
em sua dimensão, por meio de conceitos e comunicação, criam cenografias e experiências sensoriais,
gerando poucas emoções e desejos aos espectadores.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
2ª QUESTÃO
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A arquitetura efêmera é uma parte antiga do nosso património arquitetônico que remonta as obras
vernáculas das culturas nómadas. No entanto, a ideia de arquitetura como algo permanente cresceu em
proeminência quando os seres humanos mudaram para uma sociedade agrícola e permaneceu como modo
de pensamento dominante desde então. O interesse atual pelo efémero, na cultura e arquitetura,
contemporâneas está relacionado com a evolução da tecnologia digital. E que está, também, relacionado
com as novas formas de pensar sobre o espaço e as situações cotidianas.
SILVA, D. A proliferação da arquitectura efêmera. Blog MEER, 09 ago. 2017. Disponível em:
https://goo.gl/zNXgvg.
A respeito da arquitetura efêmera, avalie as afirmações a seguir:
I – A arquitetura efêmera, hoje, limita-se a abrigar o homem, restringindo de certa forma a área de atuação
dos profissionais nesse sentido.
II – Podemos citar, como exemplo de habitações dessas culturas nômades, os iglus e as tendas no deserto.
III – Em arquitetura efêmera, temos, também, a arquitetura emergencial, um exemplo disso é o contêiner
metálico.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
3ª QUESTÃO
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Quando falamos sobre projetar ou desenvolver um produto, seja ele digital seja impresso seja físico,
pensamos em quem vai usar esse produto. Sempre devemos nos perguntar qual a relação que a pessoa que
entrar em contato com o nosso produto terá, se há repertório para entender e interagir, se está adequado a
idade, classe social, princípios, cultura, vivência e quanto mais específico e fechado for esse grupo de
pessoas, menos acessível será o projeto. Nesse sentido, podemos dar o exemplo de quando um deficiente
visual sai de casaar pa ir a um restaurante: ele depende de diversos produtos e ambientes, desde o
transporte público até o menu do estabelecimento e tais produtos devem estar preparados para que esse
consumidor tenha o mínimo de problemas no seu passeio.
DESIGN CULTURE. Acessibilidade Como o design pode ser a chave para um mundo mais acessível. Blog
Design Culture, 09 set. 2016. Disponível em: https://goo.gl/5CmrYA.
Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir:
I – A ideia de um ambiente acessível se refere, também, aos espaços artísticos, como os museus, entre
outras exposições efêmeras.
II – Os espaços que respeitam essas diversidades acolhem, oferecendo informação e acessibilidade e
tornam-se mais atrativos para todos os seus frequentadores.
III – Muitos museus e exposições são visuais e não palpáveis, para a conservação das obras, porém já
existem instituições que promovem esse acesso por meio de uma política pública de inclusão cultural.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
4ª QUESTÃO
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No contexto contemporâneo, pós-guerra, o intercâmbio globalizado fez com que se misturassem as culturas
e diminuíssem as distâncias, melhorando os âmbitos sociais e políticos. A tecnologia, além dessa
universalização, também nos permitiu, como profissionais, expandir nossa maneira de representar e de se
comunicar com as pessoas, tornando flexível, dinâmico e efêmero o trabalho.
Adaptado de: GALLETTE, S. R. R.; OLIVEIRA, B. A. de. Design Efêmero. Maringá: Unicesumar, 2020.
Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir.
I. Apesar disso, atualmente, o consumo acelerado e efêmero causa grandes quantidades de lixo. Desse
modo, o mesmo pensamento de consumo também deve atrelar o pensamento de consciência e cuidados
com o meio externo, ou seja, a sustentabilidade.
II. Hoje, com a globalização, existem muitas barreiras no âmbito do design, quem domina são as culturas
locais com maior poder de representatividade e de economia.
III. Nesse contexto, é fundamental criar uma relação positiva para com o meio externo, preocupando-nos
com as futuras gerações, e preservando o meio ambiente em que vivemos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
5ª QUESTÃO
Quando tratamos de arte e design, no âmbito urbano e da efemeridade, podemos citar como exemplo as
intervenções. A arte como intervenção teve início como manifestos a partir da década de 1960, com a nova
geração de artistas que buscava aproximar a arte e a realidade, envolvendo questões políticas, culturais e
sociais, das quais surgem os espaços públicos e urbanos como cenário e os lugares não físicos, como os
livros, o rádio, a televisão, a internet, os jornais e outros.
Adaptado de: GALLETTE, S. R. R.; OLIVEIRA, B. A. de. Design Efêmero. Maringá: Unicesumar, 2020.
Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir:
I. Entende-se como intervenção a ação de expressar, de modo escrito ou artístico, um ponto de vista,
acrescentando argumentos ou ideias.
II. O Brasil tem, como precursor das intervenções, o artista Flávio Carvalho (1899-1973); este foi um dos
primeiros artistas a manifestar expressões nas ruas por meio da provocação, psicologia e vestimentas.
III. Comumente, as intervenções urbanas, por estarem nas ruas em espaços abertos, não geram grande
impacto nos transeuntes que por elas passam.
É correto o que se afirma em:
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ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
6ª QUESTÃO
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O mundo contemporâneo, diante dos nossos sentidos, está cada dia mais complexo, intenso e diversificado.
Essas relações moldam a realidade e nelas nos posicionamos. Sem notarmos, estamos imersos neste
sistema, por meio da percepção que nos conecta ao mundo a nossa volta. Pouco a pouco, vamos fazendo
parte dele, compondo-o, ao mesmo tempo em que ele também faz parte de nós. Nesse sentido, podemos
afirmar que uma grande conexão entre nós e esse mundo que percebemos é estabelecida por meio da arte.
GALLETTE, S. R. R.; OLIVEIRA, B. A. Design Efêmero. Maringá:Unicesumar, 2017.
Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir.
I – Essa percepção mencionada no texto pode se dar por meio de todos os sentidos: visão, audição, olfato,
paladar e tato.
II – O encontro do efêmero com o público, obrigatoriamente, produz significados ao se deparar, por
exemplo, com uma obra de arte todos se relacionam da mesma maneira.
III – A imagem apresenta uma performance de Marina Abramovic com diferentes pessoas, esse contato
visual tornou-se uma experiência sensorial para ambos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
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7ª QUESTÃO
Os questionamentos enfrentados pelas artes visuais, a partir de 1960, favorecem o rompimento de
condicionamentos históricos e inauguram uma nova forma de valores e práticas estéticas como expressão
artística. Nesse contexto, a arte contemporânea entra em discussão sobre o papel e sua localidade,
ocasionando a saída dos espaços idealizados e das instituições, situando-se nos espaços públicos e
convertendo-se em estratégias de aproximação e de realidade com o público. Desse modo, a arte conquista
autonomia como obra e artista, tendo a possibilidade de se expressar no meio urbano, como estudamos no
título anterior.
Adaptado de: GALLETTE, S. R. R.; OLIVEIRA, B. A. de. Design Efêmero. Maringá:Unicesumar, 2020.
Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir.
I- Podemos citar, nesse contexto, o grafite. Este, apesar de ser considerado uma expressão artística, consiste
em uma manifestação anônima, sem formas técnicas.
II- Um exemplo disso é a arte urbana que contempla manifestações, que acontecem nos espaços públicos,
como gestos, intervenções, eventos, instalações, espetáculos, arquitetura entre outros.
III- Potencialmente, às obras de caráter temporário urbano podem configurar-se em impactos, como a
negação, subversão ou questionamento de valores.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
8ª QUESTÃO
Ao longo do dia, você visita diferentes locais e reflete: quantos deles exibem composições temporárias? É
notável que o efêmero está presente em diversos espaços, manifestando-se em elementos como design
gráfico, design de produtos, arquitetura e urbanismo, comunicação visual, arte, moda, eventos, intervenção
urbana, promoções sociais, publicidade, corporativismo, e outros. Esses conhecimentos podem se combinar
ou permanecer independentes, influenciando a forma como percebemos os lugares ou criando novos
espaços.
Fonte: adaptado de: GALLETTE, S. R. R.; OLIVEIRA, B. A. de. Design Efêmero. Maringá: Unicesumar, 2020.
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. Um exemplo de efemeridade na arte são os eventos de datas comemorativas.
II. Pode-se dizer que um exemplo de efemeridade na moda consiste nos projetos de vitrines.
III. Os grafites espalhados pelas cidades, efêmeros, são um exemplo de intervenção urbana.
É correto o que se afirma em:
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ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
9ª QUESTÃO
A arquitetura efêmera tem data antiga e sempre esteve presente por meio do mundo, porém consolidada
de forma independente, por meio de técnicas primitivas herdadas. Os povos precisavam se locomover em
busca de alimento e melhores condições; assim, surgiam, como exemplo de efemeridade, às habitações
nômades, os iglus ou as tendas no deserto. Hoje, as necessidades de arquiteturas que se desmontam vão
além de abrigar o homem, criando, assim, para o profissional, um amplo campo de trabalho,
exigindo interação com outros profissionais, investigadores e, até mesmo, conhecimento de novas
tecnologias. Podemos citar como exemplos atuais a arquitetura de emergência, a de representação, a de
acontecimentos sociais e a de espetáculo ou de festa.
Adaptado de: GALLETTE, S. R. R.; OLIVEIRA, B. A. de. Design Efêmero. Maringá: Unicesumar, 2020.
Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir:
I. Pode-se citar como um exemplo de arquitetura de espetáculo os shows musicais em estádios e parques.
II. Um exemplo de arquitetura de emergência consiste nos circos com suas tendas e moradias itinerantes.
III. Abrigos temporários feitos para atender vítimas de fenômenos naturais são considerados arquitetura de
representação.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
10ª QUESTÃO
Para alguns, a rua é só um espaço de passagem, de uso temporário; já para outros, ela pode significar mais
que um caminhamento itinerário, podendo ser espaços de convívio e descanso. Contudo, para que isso
aconteça, deve-se receber estruturas, equipamentos e segurança, criando qualidade ambiental. Um exemplo
disso são os Parklets.
Adaptado de: GALLETTE, S. R. R.; OLIVEIRA, B. A. de. Design Efêmero. Maringá: Unicesumar, 2020.
Com relação ao conceito e às funções dos Parklets, assinale a alternativa correta:
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ALTERNATIVAS
São contêineres que funcionam como galerias de arte em espaços abertos das cidades.
Áreas de lazer adaptadas em construções abandonadas nas regiões centrais das cidades.
Consistem em parques improvisados em áreas abertas como estacionamentos abandonados.
Consistem em hortas localizadas em espaços vazios das cidades como, por exemplo, canteiros centrais de avenidas
e ruas.
São áreas contíguas às calçadas, onde são construídas estruturas a fim de criar espaços de lazer e convívio, onde,
anteriormente, havia vagas de estacionamento de carros