1ª QUESTÃO
Os autores que trabalham com inovação descrevem-na como uma postura ou, ainda, como uma filosofia
que as empresas devem incorporar. As inovações estão geralmente ligadas à melhoria de um produto ou à
invenção de algo novo. Existem inovações incrementais e disruptivas.
Sobre as inovações disruptivas, analise as afirmativas a seguir:
I. Invenção dos vidros elétricos.
II. Invenção do airbag.
III. Invenção do carro autônomo.
IV. Invenção da Netflix.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
2ª QUESTÃO
O modelo de desenvolvimento do cliente parte do princípio de que se deva descobrir o cliente, suas
necessidades, sua disposição para pagar por determinado produto ou serviço, se o canal de distribuição é
apropriado para ele.
MAGNO NETO, W.B. Empreendedorismo. Maringá, UniCesumar, p. 265, 2018.
Sobre o processo de desenvolvimento do cliente identifique como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as
seguintes afirmativas:
( ) Primeiro passo descoberta do cliente: a visão do fundador sobre o negócio deve ser comprovada pelos
clientes, ou seja, os fundadores devem sair da empresa e juntar-se aos clientes para testar as hipóteses do
modelo de negócio.
( ) Segundo passo, geração de demanda: Por se tratar de um processo de ensaio e erro, nesta fase, deve-se
verificar se aquelas hipóteses apresentadas ao cliente na fase de descoberta são replicáveis e se podem ser
empreendidas em escala.
( ) Terceiro passo, geração de demanda: Esta fase é caracterizada pela aprendizagem. Os fundadores
transmitem suas visões e, a partir dela, são estabelecidas as hipóteses para o modelo de negócio e que
serão testadas juntos aos clientes.
( ) Quarto passo, estruturação da empresa: Para isso, deve-se ter uma grande liderança para estruturar a
empresa que deverá ser ágil e economicamente viável. A seleção do pessoal, capacitação e desenvolvimento
de valores serão os grandes desafios.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
ALTERNATIVAS
F – V – V – F.
V – F – F – V.
V – V – F – F.
F – V – V – V.
V – F – V – F.
3ª QUESTÃO
As empresas estão sempre buscando inovar e competir no mercado. Um dos princípios das empresas para
se manterem competitivas é o lançamento de novos produtos. Sabemos que para o lançamento tradicional
de um produto existem quatro fases, como podemos ver na figura do diagrama seguir:
Figura – Diagrama
Fonte: Magno Neto (2018, p.46).
No diagrama exposto, temos as fases: fase 1) conceito ou pré-operação; fase 2) desenvolvimento do
produto; fase 3) conceito ou pré-operação; e fase 4) lançamento da primeira remessa. Com base nesse tipo
de lançamento de produto, assinale a alternativa correta:
Fonte da figura: MAGNO NETO, W. B. Empreendedorismo. Maringá-Pr: Unicesumar, 2018.
ALTERNATIVAS
O modelo da figura deve ser utilizado para as empresas que já têm algum tempo no mercado e que conhecem seus
clientes e necessidades. O modelo é possível para negócios que conseguem definir as características do produto e
quando há conhecimento da vantagem competitiva da empresa.
O modelo da figura deve ser utilizado para as empresas que ainda não foram criadas e estão em fase de
planejamento. O modelo é possível para negócios que conseguem definir as características do produto e quando há
conhecimento da vantagem competitiva da empresa.
O modelo da figura deve ser utilizado apenas para startups que estão em fase de plano de negócios. O modelo é
possível para negócios que conseguem definir as características do produto e quando há conhecimento da vantagem
competitiva da empresa.
O modelo da figura deve ser utilizado para as empresas que já têm algum tempo no mercado e que não conhecem
seus clientes e estão buscando conhecer as suas necessidades. O modelo é possível para negócios que conseguem
definir as características do produto e quando há conhecimento da vantagem competitiva da empresa.
O modelo da figura deve ser utilizado para as empresas que já têm algum tempo no mercado e que conhecem seus
clientes e necessidades. O modelo é utilizado pelas empresas que ainda não conseguem definir seus clientes e estão
procurando definir as características do produto.
4ª QUESTÃO
Holland (1997), aponta que os empreendedores se sustentam em um formato hexagonal, contendo 6 tipos
de personalidades. Leia o trecho abaixo e faça o que se pede:
“Antes de entrar no curso de biomedicina, eu já tenho muitos planos e estou colocando em ação. Meus pais,
são proprietários de um terreno com 360 metros quadrados, já disse que se eu quiser usar para montar a
minha clínica de estética, está à disposição. Então pensei, em montar, no térreo, um salão de beleza com
SPA para noivas, no segundo andar a minha tão sonhada clínica de estética e no terceiro piso uma
residência para mim. Vejo também a possibilidade de trabalhar com Dermatologistas e Cirurgiões Plásticos.”
Elaborado pelo professor, 2021.
Diante do posicionamento empreendedor, assina a alternativa correta quanto à personalidade que mais se
aproxima ao caso:
ALTERNATIVAS
Social
Artístico
Realista
Investigativo
Convencional e Empreendedor
5ª QUESTÃO
Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades,
desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade.
Um empreendedor de sucesso tem algumas características muito próprias. Segundo Dornelas (2017), são 16
estas características.
Fonte: MAGNO NETO, W. B. Empreendedorismo. Maringá: UniCesumar, 2018.
Sobre essas características empreendedoras, analise as afirmativas a seguir:
I. Sabem fazer a diferença, pois conseguem agregar valor aos produtos e aos serviços que oferecem para
seus clientes.
II. São organizados e, assim, conseguem atingir os objetivos do negócio, captando e alocando pessoas,
recursos tecnológicos e financeiros.
III. Não assumem riscos calculados, sendo esta uma característica muito evidente do empreendedor. Ele não
precisa identificar o risco, pois não será ele quem vai gerenciar os problemas.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV