ATIVIDADE 2 – ESPORTES COMPLEMENTARES – 54/2023

1ª QUESTÃO
Como em qualquer prática esportiva, o profissional de educação física deve proporcionar momentos, nas
suas aulas de skate, em que os alunos possam refletir sobre o que aprenderam, bem como, que os mesmos
possam expor o que sabem e não apenas repetir o que lhes é colocado.
ARMBRUST, I.; LAURO, F. A. A. O Skate e suas possibilidades educacionais. Motriz, v. 16, n. 3, p. 799-
807, 2010.
O texto acima discute uma das formas de trabalhar o ensino do skate. Nesse sentindo, tendo como base o
aluno iniciante, analise as afirmativas abaixo sobre as possibilidades de trabalho com o skate.
I. Assim como em qualquer prática, no ensino do skate é importante realizar um levantamento do
conhecimento prévio dos alunos a respeito da modalidade, antes de iniciar a prática.
II. No ensino do skate, faz parte dos primeiros encontros o reconhecimento dos componentes do skate, por
meio de atividades que permitam ao aluno a exploração do mesmo.
III. São indicadas brincadeiras que buscar auxiliar a assimilação do posicionamento (bases) sob skate, bem
como, a familiarização do aluno com o próprio skate.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II e III.
I e II apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
I apenas.

2ª QUESTÃO
Quando um indivíduo entra em um ambiente aquático, se envolve com as forças da-quele meio. Seu corpo
está se relacionando com a água e se gerar propulsão suficiente para vencer o arrasto, está nadando, seja à
superfície ou abaixo dela. Nadar pode ser entendido como se locomover de forma independente na água.
Para nadar de forma segura e independente, este mesmo indivíduo precisa estar ambientado com o meio
aquático, estabelecer relação seguraentre o seu corpo e a água.
FIORI, Júlia Mello et al. Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para
crianças. Pensar a Prática, v. 22, 2019.
Acerca dos conhecimentos adquiridos na disciplina e de acordo com o livro didático, relacione os estilos de
nado de acordo com uma característica correspondente:
ESTILO DE
NADO
CARACTERÍSTICA
1. Peito
( ) O momento de recuperação da braçaca deste estilo de nado é durante a fase aérea, o
qual deve ser o mais relaxado possível.
2. Crawl
( ) Este estilo deve ser realizado em decúbito ventral. A pernada e a braçada são divididas em
3 fases.
3. Borboleta
( ) Na linha dos ombros, na fase aquática, uma das mãos deve realizar o apoio após a
entrada na água.
4. Costas
( ) O movimento da pernada neste estilo acontece no sentido vertical e deve ser simultâneo
e contínuo.
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
ALTERNATIVAS
4, 2, 3, 1
1, 3, 4, 2
4, 1, 2, 3
2, 4, 1, 3
2, 1, 4, 3

3ª QUESTÃO
Vicente é professor de Educação Física e em conversa com seus alunos, decidiu ensinar o conteúdo de
Esportes Radicais para a turma de 8º ano. O docente decidiu então organizou uma tabela com as diferenças
entre esportes de ação e aventura e levou algumas imagens para que os alunos pudessem conhecer melhor
as modalidades, bem como a classificação e o meio em que acontecem.
Criado pela autora.
A primeira imagem que Vicente apresentou para seus alunos foi a figura abaixo:
Fonte: Google Imagens
Desta maneira, assinale a alternativa que apresenta a modalidade disposta na imagem, bem como a sua
classificação frente aos esportes radicais.
ALTERNATIVAS
Montanhismo, esporte de aventura
Trekking, esporte de ação
Montanhismo, esporte de ação
Trekking, esporte de aventura
Escalada, esporte de aventura

4ª QUESTÃO
No contexto mundial, o órgão responsável por regulamentar o esporte “Natação” é a Federação
Internacional de Natação (FINA). Já no Brasil, a natação é regida pela Confederação Brasileira de Desportos
Aquáticos (CBDA), que organiza o esporte, desde as regras relacionadas ao estilos de nado (Crawl, Costas,
Peito e Borboleta) até as normas dos campeonatos nacionais. (COB, 2019).
Comitê Olímpico Brasileiro. Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. Disponível em:
<https://www.cob.org.br/pt/confederacoes/CBDA>. Acesso em: 20 abr. 2019.
Considerando as regras básicas da natação, analise as afirmativas abaixo e assinale “V” para verdadeiro e “F”
para falso:
I. O árbitro geral fará a saída de cada uma das provas durante todo o evento, com equipamento eletrônico
ou apito.
II. Uma das provas oficiais da natação é o nado livre, onde a maioria dos nadadores utiliza o nado crawl para
competir.
III. Em competições oficiais, as piscinas devem apresentar necessariamente o tamanho olímpico de 50
metros de comprimento.
IV. É responsabilidade do juiz da partida garantir o bom andamento do evento, sendo este um campeonato
ou apenas um festival.
V. Semelhantemente aos estilos peito, borboleta e medley, a partida nas provas de estilo livre inicia-se com
o apito longo do árbitro geral e os nadadores se posicionam no bloco de partida.
As afirmações I, II, III, IV e V são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
F, V, F, F, V.
F, V, F, F, F.
V, F, V, V, F.
V, V, F, F, V.
V, V, F, V, V.

5ª QUESTÃO
Luiza é professora de Educação Física do Colégio Estadual Paulo Gustavo e leciona para as turmas de 1º, 2º
e 3º anos do Ensino Médio. Em seu planejamento anual, Luiza organizou que no segundo bimestre, iria
ministrar conteúdos sobre Práticas Corporais Alternativas. Ao realizar uma enquete com os alunos, ficou
decidido que o assunto a ser ensinado seria sobre Slackline, pois era de grande curiosidade dos alunos.
Criado pela autora.
Ao iniciar a prática do Slackline com seus alunos, Luiza percebeu que os mesmos não estavam seguindo os
quatro passos essenciais do esporte. Assinale a alternativa que apresenta quais são esses passos.
ALTERNATIVAS
Manter os braços abertos bem como a coluna ereta; semiflexionar a ponta dos pés e o calcanhar; Manter olhar fixo à
frente em momentos de atenção; Flexionar os joelhos.
Permanecer com a coluna ereta e os braços semiflexionados; Manter a ponta dos dedos e o calcanhar na fita; Olhar
para um ponto fixo; Estender os joelhos.
Semiflexionar os joelhos e os braços; Manter olhar fixo à frente; Sustentar a coluna ereta; Arquear os dedos dos pés
na fita, juntamente do calcanhar.
Manter a coluna ereta e os braços abertos; Focar em um ponto fixo; Flexione os joelhos; Mantenha a ponta dos
dedos bem como o calcanhar na fita.
Manter os braços abertos; Estender os joelhos; Manter o pé inteiro na fita; Focar em um ponto fixo.

6ª QUESTÃO
No contexto escolar, a nova forma de pensar a educação física está procurando explorar as possibilidades
da prática corporal, para além dos esportes tradicionais. Uma dessas possibilidades é a vivência dos
esportes não tão conhecidos ou que não apresentam um trabalho sistematizado no contexto escolar. Dentre
esses esportes, estão aqueles que possuem uma rede divisória, como o Badminton, o Tênis de mesa e o
Tênis de campo (FLORES et al., 2019).
FLORES, Patrick P. et al. Esportes complementares. Maringá: UniCesumar, 2019.
Considerando a discussão acerca da exploração dos elementos da cultura corporal e na utilização de
esportes com rede divisória na escola, associe as duas colunas, relacionando as orientações didáticas com
suas respectivas formas de desenvolver a aula.
( 1 ) Questionar os alunos sobre os
conceitos técnicos e táticos da
modalidade.
(
)
Intervir para que não ocorra discriminação de participação, não
permitindo que ninguém fique de fora da aula.
( 2 ) Utilizar materiais mais leves.
(
)
Aproveitar o que os alunos sabem sobre a modalidade para
incorporar e aprofundar.
( 3 ) Adaptar os locais/ambientes para as
práticas das modalidades.
(
)
Possibilitar a adaptação dos espaços da quadra, flexibilizando as
dimensões oficiais da quadra e da rede.
( 4 ) Resgatar os conhecimentos prévios
dos alunos.
(
)
Usar, nas primeiras aulas, bolas/petecas e/ou raquetes mais
leves que as oficiais, para contribuir com o processo de ensino e
aprendizagem.
( 5 ) Valorizar a participação e a
integração de todos.
(
)
Refletir junto aos alunos quais são os movimentos necessários e
quais as ações devem ser pensadas para alcançar os objetivos
do jogo.
A sequência correta desta classificação é:
ALTERNATIVAS
5, 4, 3, 2, 1.
1, 2, 3, 4, 5.
5, 4, 2, 3, 1.
1, 2, 4, 3, 5.
1, 2, 5, 3, 4.

7ª QUESTÃO
Parkour é uma palavra francesa que significa percurso, é um esporte não competitivo, relativamente novo,
que começou a ser praticado na França no final do século XX, e se caracteriza por movimentos de transição,
saltos e aterrissagens. Seu criador, o francês David Belle, praticante de algumas modalidades de ginástica
desde a infância, se inspirou em seu pai Raymond Belle, que atuava como oficial da elite de bombeiros, em
Paris.
FLORES, P. P. et al. Esportes Complementares. Maringá-PR.: UniCesumar, 2019.
Sobre a história do Parkour, analise as asserções abaixo:
I. Indivíduos provindos de Brasília e São Paulo iniciaram a prática do Parkour por conta da instituição
da Associação Brasileira de Parkour (ABP), organizada no ano de 2004.
PORQUE
II. Por meio da ABP foram estipuladas as regras da modalidade, afim de que o Parkour mantivesse suas
características iniciais de liberdade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

8ª QUESTÃO
O processo de ensino-aprendizagem de habilidades aquáticas deve primar pela efetiva qualidade do ensino.
Isto consegue-se pelas qualidades infraestruturais e materiais do local onde ocorrem as atividades
(nomeadamente das piscinas), mas está muito dependente das habilidades do professor. De fato, qualidades
do docente, como a motivação, a pontualidade, a verbalização simples e concisa, a coerência entre os
conteúdos transmitidos e os avaliados, e a boa relação com os formandos, contribuem decisivamente para
melhorar a qualidade da relação pedagógica.
FERNANDES, R. J.; SOARES, S. Pedagogia da natação: estratégias e técnicas de ensino para a aquisição
de habilidades aquáticas. Salvador: Edufba, 2020.
O ensino do conteúdo natação pode acontecer mediante à três correntes de ensino. Deste modo, avalie as
afirmações abaixo:
I. O método de ensino o qual não exigia a presença de professor e defendia que o ser humano se adaptava
ao contexto por conta do instinto animal é a corrente global.
II. A corrente analítica é organizada em três unidades básicas, bem como desenvolvida pelo erro e tentativa.
III. A corrente moderna busca considerar o conhecimento interdisciplinar no ensino da natação.
IV. A corrente moderna organiza as dificuldades e fragilidades dos alunos de forma sucessiva.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II e III, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

9ª QUESTÃO
O Rugby é um esporte de invasão, marcado pelo contato físico, representado, principalmente, pelo
movimento defensivo denominado “tackle”, que é utilizado para derrubar o adversário em posse da bola e
impedir que este avance pelo campo. Contudo, existem variações do Rugby que permitem seu ensino e
aprendizagem de forma segura no âmbito escolar, como o Touch Rugby.
ANDRADE, J. L. O Rugby para além dos campos: possíveis contribuições para o desenvolvimento das
funções psicológicas superiores em escolares do segundo ciclo. Trabalho de Conclusão de Curso
(Especialização em Teoria Histórico-Cultural) – Universidade Estadual de Maringá – UEM, 2016.
Considerando o texto acima e as características do Touch Rugby, analise as afirmativas abaixo:
I – O touch Rugby é jogado com o mínimo de contato físico, sendo que a única forma de contato permitida
é o “touch”, que consiste em tocar no jogador em posse da bola.
II – Apesar de uma variação do Rugby tradicional, com regras diferentes, o touch Rugby não pode ser
jogado de forma mista, justamente pelo contato físico do esporte.
III – As pontuações, no touch Rugby, acontecem quando o jogador atravessa a linha de meta adversária e
apoia a bola no chão, realizando o try, que vale cinco pontos.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
ALTERNATIVAS
I apenas.
II apenas.
III apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.

10ª QUESTÃO
O Rugby é um esporte com muito contato físico, que teve suas origens nas escolas Inglesas, chegando anos
mais tarde em território brasileiro. Apesar de não ser tão popular no Brasil, é um dos esportes mais
praticados em países, como a Inglaterra, África do Sul, Nova Zelândia, Austrália, França e também na
Argentina.
FLORES, P. P. et al. Esportes complementares. Maringá: UniCesumar, 2019.
A partir do excerto acima e considerando as principais características do Rugby, analise as afirmativas abaixo
e assinale (V) para verdadeiro e (F) para Falso:
I – O Rugby é caracterizado como um esporte de invasão, pois em sua dinâmica, é necessário avançar pelo
campo adversário transportanto a bola, em suas mãos, com o objetivo de apoiá-la dentro da linha do gol.
II – O contato físico é uma característica forte do Rugby e é representado, principalmente, pelo movimento
defensivo utilizado para derrubar o adversário e impedir que este avance, denominado “Punt”.
III – No Rugby, para a progressão no campo é permitido ao atleta passar a bola somente para frente ou para
o lado ou, então, chutá-la para trás.
IV – A linha de impedimento no Rugby é delimitada de acordo com o posicionamento da bola.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente.
ALTERNATIVAS
V, F, F, V.
F, V, V, F.
V, F, V, V.
V, V, F, V.
F, F, F, V

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