1ª QUESTÃO
Ciclo em que o conhecimento organizacional é revertido para o benefício concreto da organização. O saber
disseminado é empregado na resolução de problemas, na promoção da inovação e no aprimoramento de
procedimentos. Esta fase fecha o ciclo ao converter o conhecimento em ações práticas.
Fonte: Disponível em: https://www.santabiblioteconomia.com.br/dicas/dicas-de-estudo/resumo-sobregestao-do-conhecimento/. Acesso em: 23 abr. 2024. BIAZON, Victor Vinicius. Estudo Contemporâneo e
Transversal: Gestão do Conhecimento. Florianópolis, SC: Arqué, 2024 (adaptado).
Assinale a opção correta que indica a etapa do ciclo da gestão do conhecimento correspondente à
descrição do texto acima:
ALTERNATIVAS
Criação.
Captura.
Aplicação.
Preparação.
Compartilhamento.
2ª QUESTÃO
Envolve a aquisição de fato do conhecimento organizacional. O conhecimento pode ser proveniente de não
só de fontes externas, mas também das internas à organização; neste ponto inclui-se a transição do
conhecimento individual dos membros para conhecimento organizacional. Na presente etapa, o
conhecimento é reconhecido e obtido a partir de uma variedade de fontes, incluindo documentos, vivências
práticas e especialistas.
Fonte: Disponível em: https://www.santabiblioteconomia.com.br/dicas/dicas-de-estudo/resumo-sobregestao-do-conhecimento/. Acesso em: 23 abr. 2024. BIAZON, Victor Vinicius. Estudo Contemporâneo e
Transversal: Gestão do Conhecimento. Florianópolis, SC: Arqué, 2024 (adaptado).
Assinale a opção correta que indica a etapa do ciclo da gestão do conhecimento correspondente à
descrição do texto acima:
ALTERNATIVAS
Criação.
Captura.
Aplicação.
Preparação.
Compartilhamento.
3ª QUESTÃO
As estratégias para a gestão do conhecimento são abordagens planejadas e sistemáticas que uma
organização adota para criar, compartilhar, armazenar e utilizar o conhecimento de forma eficaz. Essas
estratégias visam melhorar a tomada de decisões, inovação, eficiência e desempenho geral da organização.
Fonte: Estudo Contemporâneo e Transversal: Gestão do Conhecimento. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Considerando as estratégias para a gestão do conhecimento, avalie as afirmações a seguir:
I. Comunidades de prática são grupos formados por colaboradores que compartilham interesses diferentes,
mas que se reúnem ocasionalmente para discutir questões específicas relacionadas ao seu trabalho.
II. A mentoria e a tutoria consistem em programas formais ou informais onde profissionais mais experientes
compartilham seu conhecimento com aqueles menos experientes.
III. A gestão de documentos é uma estratégia que visa ordenar, guardar e assegurar o acesso eficiente a
documentos, manuais e informações importantes, tornando mais fácil o compartilhamento de
conhecimento.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
4ª QUESTÃO
Os modos de conversão fazem parte dos estudos e trabalhos voltados para a área de Gestão do
Conhecimento. Os principais responsáveis pela criação deste conceito, que também pode ser chamado de
Espiral do Conhecimento, são os professores Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi, que falaram bastante sobre
o tema em seu livro “The Knowledge-Creating Company”.
Esta teoria, que também é conhecida como modelo SECI, apresenta, basicamente, o resultado da interação
que acontece entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito.
Assim, é possível dizer que existem quatro modos diferentes de conversão do conhecimento que são:
externalização, combinação, internalização e socialização.
Fonte: Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/vida-profissional/quatro-modos-conversaodo-conhecimento-auxilia-na-empresa/. Acesso em: 24 abr.2024.
Considerando os estudos da disciplina e as informações do texto acima, avalie as afirmações a seguir:
I. Socialização: de conhecimento tácito para tácito, esse processo ocorre através de interações sociais,
debates e compartilhamento de vivências.
II. Externalização: do conhecimento explícito para o tácito, durante esta fase, o conhecimento explícito é
internalizado pelos indivíduos, ou seja, é assimilado em seu repertório de conhecimento tácito pessoal por
meio de prática e vivência.
III. Combinação: conhecimento explícito em explícito, nesta etapa são combinados distintos conjuntos de
conhecimento explícito com o intuito de gerar novos conhecimentos. Tal processo pode englobar a
integração de dados, informações ou conceitos já existentes.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
5ª QUESTÃO
O que é o capital intelectual de uma empresa?
O influente pensador na área de gestão empresarial e responsável por difundir o conceito, Thomas Stewart,
definiu o capital intelectual como “A soma de tudo o que todas as pessoas na sua empresa sabem, que lhe
dá uma vantagem competitiva no mercado”.
Portanto, trata-se de todo o nível de conhecimento, criatividade e inteligência de seus colaboradores. Ao
longo da vida, os profissionais passam por diversas experiências sociais, pessoais e profissionais que vão
sendo aprimoradas e desenvolvidas.
Dentro das empresas, essas experiências individuais são um importante ativo imaterial e têm a capacidade
de gerar inovações e conhecimentos na empresa. Isso contribui para o desenvolvimento corporativo,
representando um diferencial competitivo.
Fonte: Disponível em: https://blog.solides.com.br/capital-intelectual/. Acesso em: 24 abr. 2024.
Considerando o texto acima e os estudos da disciplina sobre o capital intelectual, avalie as afirmações a
seguir:
I. As diversas dimensões do capital intelectual desempenham um papel crucial no êxito das corporações,
fomentando estímulos à inovação.
II. Ao longo do tempo, o conceito de capital intelectual evoluiu, emergindo como um recurso de substancial
valor para as empresas.
III. O capital intelectual representa o acervo de conhecimento presente dentro de uma organização, passível
de ser empregado para gerar uma vantagem competitiva em seu favor.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
6ª QUESTÃO
A eficaz gestão do conhecimento requer uma abordagem equilibrada entre os tipos de conhecimento,
reconhecendo as vantagens de cada um e facilitando sua interação. O ciclo da gestão do conhecimento não
apenas torna o conhecimento acessível, mas também fomenta a cultura de aprendizado constante,
alavancando os ativos intelectuais da organização.
O processo de criação do conhecimento organizacional, segundo Nonaka e Takeuchi (2008), envolve quatro
modos de conversão do conhecimento, que acontecem em um ciclo dinâmico: externalização, combinação,
internalização e socialização.
Fonte: BIAZON, Victor Vinicius. Estudo Contemporâneo e Transversal: Gestão do Conhecimento.
Florianópolis, SC: Arqué, 2024 (adaptado).
Considerando os estudos da disciplina e as informações do texto acima, avalie as asserções a seguir e a
relação proposta entre elas:
I. Na fase da internalização, o conhecimento explícito é absorvido pelos indivíduos, isto é, é integrado ao
seu conhecimento tácito pessoal através da vivência e da prática.
PORQUE
II. Na externalização, o conhecimento explícito é convertido em conhecimento tácito através da expressão
em formas tangíveis, como analogias e hipóteses.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
7ª QUESTÃO
Envolve a distribuição ativa do conhecimento que está sendo acumulado, de maneira a garantir que ele
atinja de fato os membros da organização. Note-se que distribuir o conhecimento ativamente é diferente de
permitir passivamente que ele seja acessado. Nesta fase, o conhecimento é compartilhado entre os
integrantes da instituição, seja por meio de encontros, capacitações, plataformas digitais ou outros canais
de comunicação.
Fonte: Disponível em: https://www.santabiblioteconomia.com.br/dicas/dicas-de-estudo/resumo-sobregestao-do-conhecimento/. Acesso em: 23 abr. 2024. BIAZON, Victor Vinicius. Estudo Contemporâneo e
Transversal: Gestão do Conhecimento. Florianópolis, SC: Arqué, 2024 (adaptado).
Assinale a opção correta que indica a etapa do ciclo da gestão do conhecimento correspondente à
descrição do texto acima:
ALTERNATIVAS
Criação.
Captura.
Aplicação.
Preparação.
Compartilhamento.
8ª QUESTÃO
O sucesso de uma empresa depende de muitos fatores, alguns mais óbvios, como investimentos, produtos
ou serviços de qualidade e bons vendedores. Outros, mais estratégicos e profundos, garantem a
sustentabilidade e longevidade da empresa no mercado. Ter uma eficiente gestão do conhecimento é um
destes fatores que solidificam a base para que um negócio cresça e se desenvolva de forma contínua.
A gestão do conhecimento deve ser desenvolvida e aprimorada para que uma empresa nunca dependa de
um grupo limitado de colaboradores para crescer como negócio, para ganhar produtividade ou para aplicar
as melhores práticas de produção, de comunicação e de vendas.
Fonte: Disponível em: https://www.trecsson.com.br/blog/educacao/gestao-do-conhecimento. Acesso em: 24
abr. 2024.
Considerando os estudos da disciplina sobre gestão do conhecimento, avalie as afirmações a seguir:
I. A relevância da gestão do conhecimento é ressaltada pela sua capacidade de impulsionar o processo de
aprendizagem dentro da organização, facilitar a ágil solução de desafios complexos e promover a tomada
de decisões fundamentadas.
II. A gestão do conhecimento consiste em um processo em constante fluxo, envolvendo a geração, a
partilha, a aplicação e a atualização do conhecimento organizacional.
III. A gestão do conhecimento vai além da simples transmissão de informações, estimula a inovação e
proporciona vantagem competitiva.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
9ª QUESTÃO
A gestão do conhecimento é vital para otimizar o potencial intelectual das organizações. Suas etapas
essenciais – captura, criação, compartilhamento e aplicação – formam um ciclo contínuo de transformação
do conhecimento. Este ciclo contribui para melhorar constantemente a inteligência organizacional, imagine
um ciclo contínuo em que cada fase se conecta à próxima, formando um loop de constante aprendizado e
melhoria.
Fonte: Estudo Contemporâneo e Transversal: Gestão do Conhecimento. Florianópolis, SC: Arqué, 2024
(adaptado).
Considerando o ciclo da gestão do conhecimento, avalie as afirmações a seguir:
I. Na etapa da criação o conhecimento é empregado na resolução de problemas, na inovação e no
aprimoramento de processos, convertendo o conhecimento em ações práticas.
II. Durante a etapa de compartilhamento do conhecimento, ocorre a disseminação deste entre os
integrantes da instituição.
III. A etapa de aplicação do conhecimento se concentra em identificar e extrair informações de fontes
diversas.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
10ª QUESTÃO
O modelo de gestão por competências leva em consideração as habilidades dos colaboradores. São os
requisitos que fazem com que os profissionais evoluam e cresçam dentro da organização. Mas, você sabe o
que é uma competência? Trata-se de um conjunto de habilidades, atitudes e conhecimentos que a pessoa
precisa ter para conseguir executar uma determinada tarefa.
Fonte: Disponível em: https://blog.solides.com.br/conheca-o-modelo-de-gestao-por-competencias/. Acesso
em: 24 abr. 2024.
Considerando os estudos da disciplina, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A gestão por competências valoriza a relevância das habilidades, conhecimentos e atitudes dos
colaboradores para o êxito da organização, porém na gestão por competências não se promove o
aprimoramento constante das habilidades dos colaboradores.
PORQUE
II. Na gestão por competências, são estabelecidos os objetivos e metas da empresa, e são identificadas as
competências necessárias para atingi-los.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas