ATIVIDADE 2 – FSCE – FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E ÉTICA I – 51-2024

1ª QUESTÃO
Considere a seguinte situação fictícia:
A convivência em sociedade para ser harmoniosa é necessário pensar no coletivo de maneira que as ações
no individual não dificultem a vida do outro. Ser responsável para que haja uma dinâmica social mais
empática prepara a sociedade para conseguir possibilidades de acordos e resolução de problemas. Esse
pensamento é pertencente à forma de conviver em sociedade de Eduardo que durante sua comemoração
de aniversário teve a festa interrompida por uma vizinha de seu condomínio. A senhora contatou o síndico
acerca da falta de respeito do barulho, alegando doença, idade avançada e que necessitava dormir cedo. O
síndico, mesmo ciente que a festa seguia as diretrizes do condomínio, prontamente entrou em contato com
Eduardo explicando a situação e pedindo para que os convidados fizessem menos barulho, apesar de não
ser o horário máximo estipulado pelo condomínio, o aniversariante conversou com os presentes e a festa
continuou, no entanto, a senhora exigiu a presença da polícia para encerrar a festa. Como agentes sociais é
essencial coexistir de forma pacífica, efetiva e harmoniosa para garantir apenas a sobrevivência como grupo,
contribuindo para o nosso bem-estar.
A respeito desses conceitos e de termos correlatos, leia a unidade II do Livro Digital e assinale a opção
correta.
ALTERNATIVAS
O caso expõe uma situação de desrespeito de convivência em sociedade de todos os indivíduos envolvidos.
O caso relata que a comemoração estava com o som demasiadamente alto e o horário máximo extrapolado pelo
aniversariante.
O aniversariante rejeita as normas sociais de convivência a serem respeitadas ao comemorar seu aniversário num
condomínio.
Eduardo agiu de forma antiética, pois a situação hipotética demonstra a falta de comprometimento do aniversariante
em relação aos demais.
A atitude da senhora citada no caso é incondizente com uma dinâmica social mais empática de maneira que
contribui com a sociedade para conseguir possibilidades de acordos e resolução de problemas.

 

 

2ª QUESTÃO
Leia o texto.
RENANCIO. Charge. Disponível em: https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1674410130164405-
charges-sobre-democracia. Acesso em: 15 jan. 2024.
Com base na charge e nos conceitos relacionados à democracia apresentados na Unidade 2 – Interesse
social – ética, democracia e cidadania, analise as afirmações a seguir:
I. Na imagem, a caixa de texto questiona se o usuário do computador tem certeza que deseja sair do regime
democrático e perder todos os direitos conquistados, destacando a importância desses direitos para a
manutenção da democracia e sugerindo que abandonar o regime democrático teria consequências
negativas.
II. A mensagem presente na imagem ressalta que a democracia é um sistema político baseado na garantia
de direitos e liberdades individuais, onde os cidadãos têm o poder de escolher seus representantes e
participar ativamente no processo político.
III. A imagem sugere que a democracia é um regime político frágil, suscetível a ser abandonado pelos
cidadãos sem uma compreensão adequada de suas consequências, evidenciando a importância da
educação política e do engajamento cívico para a manutenção da democracia.
IV. O questionamento presente na imagem destaca que a democracia é um sistema político que se baseia
na participação ativa e consciente dos cidadãos, alertando para as consequências de um eventual abandono
desse sistema e a perda dos direitos conquistados.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II apenas.
III e IV apenas.
I e III, apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.

 

 

3ª QUESTÃO
Discutir democracia no âmbito da prática e da teoria política contemporâneas implica lidar com um
evidente paradoxo: ao passo que a democracia é uma forma de governo valorizada como “positiva”, ela se
distancia de seu conceito original, relacionado a participação popular direta.
GIMENES, Éder. R. Interesse Social – Ética, Democracia e Cidadania. Formação Sociocultural e Ética I.
Unicesumar: Maringá, 2024.
A partir do estudo da Unidade 2 – Interesse social – ética, democracia e cidadania, leia as alternativas a
seguir e assinale a opção correta sobre oparadoxo discutido no texto em relação à democracia
contemporânea.
ALTERNATIVAS
A democracia contemporânea se aproxima de seu conceito original de participação popular direta, mas não é
valorizada como positiva.
A democracia contemporânea é desvalorizada como negativa e se distancia de seu conceito original de participação
popular direta.
A democracia contemporânea é valorizada como positiva, mas não se distancia de seu conceito original de
participação popular direta.
A democracia contemporânea é desvalorizada como negativa, mas se mantém fiel ao seu conceito original de
participação popular direta.
A democracia contemporânea é valorizada como positiva, enquanto se distancia cada vez mais de seu conceito
original de participação popular direta.

 

 

4ª QUESTÃO
Considere a seguinte situação fictícia:
Uma nova moradora, Maria, propõe a criação de uma horta comunitária em um terreno baldio. A princípio,
alguns moradores hesitam, mas Maria os convence com seu entusiasmo. A horta se torna um ponto de
encontro, promovendo integração, união e bem-estar na comunidade. As pessoas se unem para trabalhar
juntas, cultivar alimentos e fortalecer seus laços. A história da horta demonstra o poder do interesse social
para criar mudanças positivas e construir um mundo melhor.
Relacionando a situação hipotética com os conhecimentos sobre Interesse social, Ética, Democracia e
Cidadania, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
A horta comunitária desde sempre foi aceita pelos moradores.
A horta comunitária gerou lucro significativo para todos os envolvidos.
A horta comunitária resolveu todos os problemas sociais da comunidade.
A participação na horta era obrigatória para todos os moradores da comunidade.
A iniciativa da horta comprova como a ação conjunta, impulsionada pelo desejo de melhorar a comunidade, pode
gerar transformações positivas.

 

 

5ª QUESTÃO
Leia o texto.

a ética se coloca, portanto, como um comprometimento de cada indivíduo com relação aos demais,
permeando e delimitando a vida em sociedade por meio de nossas ações, comportamentos, falas,
posicionamentos e julgamentos. Assim, a ética implica em nossa responsabilidade com relação à vida
coletiva e cotidiana e deve se pautar pela preocupação com a maneira correta ou adequada de nos
portarmos, no sentido de que a liberdade e os direitos de cada um têm, no seu semelhante, o seu limite.
GIMENES, Éder. Interesse social: ética, democracia e cidadania. Formação Sociocultural e Ética I.
UniCesumar: Maringá, 2023.
Com base na leitura do texto e dos conteúdos presentes na unidade 2 do Livro Digital, analise as afirmações
a seguir.
I. A moral, unicamente, permeia e delimita a vida em sociedade.
II. A ética é uma responsabilidade individual de cada um viver de acordo com o que acredita.
III. A ética é o engajamento de cada indivíduo como componente de uma sociedade com relação aos
demais.
É correto o que se afirma em
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II, III, apenas.
I, II e III.

 

 

6ª QUESTÃO
Ainda que possamos assumir diversos papéis sociais – como filho, cônjuge, empregado, colega de trabalho,
usuário de política pública ou eleitor, por exemplo – é pertinente considerar que nossos valores e modo de
lidarmos com a sociedade, em geral, não se alteram.
GIMENES, Éder. Interesse Social: ética, democracia e cidadania: formação sociocultural e ética I.
Unicesumar: Maringá, 2024.
A partir da leitura da Unidade 2, do Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O estudo sobre questões de interesse social dizem respeito a temas do nosso cotidiano mesmo, como
ética, democracia e cidadania.
PORQUE
II. Ética, democracia e cidadania são três pilares fundamentais à nossa conformação como indivíduos
posicionados como agentes de transformações sociais de modo a contribuir com a melhoria da vida em
coletividade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

 

 

7ª QUESTÃO
As primeiras reflexões sistematizadas sobre o conceito de “democracia” se encontram nas discussões da
teoria política clássica sobre formas de governo. Apesar de não negar a existência de sociedades
democráticas anteriores à Grécia Antiga, o primeiro governo denominado “democrático” de que se tem
registro e que se tornou referencial para o pensamento contemporâneo corresponde ao governo de Atenas.
GIMENES, Éder. Interesse social: ética, democracia e cidadania. Formação Sociocultural e Ética I.
UniCesumar: Maringá, 2024.
A partir da leitura do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A concepção grega de democracia rejeitava a ideia de representação como forma democrática, assim, o
processo associado à democracia, em Atenas, ocorria por meio do sorteio para preencher os cargos que não
exigissem aptidão ou experiência específicas.
PORQUE
II. A eleição de representantes era considerada como um método composto por uma classe social formada
por nobres que detinham privilégios e poder, pois se tratava de uma escolha na qual os cidadãos teriam
diferentes probabilidades de vencer, uma vez que possuíam capacidades diferentes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

 

 

8ª QUESTÃO
Leia o texto.
ARIONAURO CARTUNS. CHARGE DENGUE. Disponível
em:http://www.arionaurocartuns.com.br/search/label/cidadania. Acesso em: 14 fev 2024.
Após a leitura do texto, analise as afirmações a seguir.
I. A dengue é uma preocupação que atinge a ordem pública e a sociedade, o cidadão que é consciente de
seu dever e sua responsabilidade diante da coletividade, evita a disseminação do mosquito Aedes aegypti.
II. A cidadania plena consiste em viver e agir pautado em comportamentos que conduzam a uma
convivência civilizada enquanto parte integrante da coletividade, pois o objetivo coletivo além do bem
comum é a qualidade de vida.
II. Acumular lixo em residência ou em espaço público, não descartar objetos como pneu em local
apropriado podem ser considerados como práticas antiéticas, pois são capazes de redundar em doenças
que afetam a terceiros, evoluindo até para um grave problema de saúde pública.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

 

 

9ª QUESTÃO
. . .
A necessidade de tomada de consciência por parte de cada um com relação ao etnocentrismo e à
necessidade de estimular em si a prática da alteridade é salutar ao desenvolvimento das relações sociais,
uma vez que a ética consiste no caráter coletivo e mutável de funcionamento mais adequado de uma
sociedade; a democracia implica a conformação de arranjos sociais e políticos em que diferentes grupos
sejam considerados para as tomadas de decisões e a cidadania só se efetiva plenamente quando os
diferentes são tratados de maneira equânime ou se busca a redução de disparidades sociais.
GIMENES, Éder. Interesse social: Ética, Democracia e Cidadania. Formação Sociocultural e Ética I.
UniCesumar: Maringá, 2024.
A partir da leitura do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O texto destaca a insignificância da ética como um conjunto de valores que desnorteiam o funcionamento
adequado da sociedade.
PORQUE
II. A cidadania só se realiza completamente quando todos os indivíduos são considerados iguais em direitos
e oportunidades.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

 

 

10ª QUESTÃO
Ainda que seja mais corriqueiro ouvirmos falar sobre ética no âmbito de atuações profissionais – como a
ética médica, a ética empresarial, a ética pública, a ética profissional etc. -, é necessário destacar que a
prática ética se coloca a todos que vivem numa determinada sociedade, independentemente de ocupação
profissional ou outros marcadores sociais, uma vez que o termo ética é de origem grega e remete a caráter,
já que ethos diz respeito ao modo de ser de um indivíduo.
GIMENES, Éder. R. Interesse Social – Ética, Democracia e Cidadania. Formação Sociocultural e Ética I.
Unicesumar: Maringá, 2024.
Com base na leitura da unidade 2 do Livro Digital, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A ética pode ser definida como sendo o conjunto de proibições e regras, ou seja, trata-se de um código de conduta
que os cidadãos de uma comunidade devem seguir.
Na sociedade atual, o princípio da ética foi alterado e pode ser visto como sendo individualista, de modo que, cada
cidadão pode seguir os valores que pensa ser coerente.
Com o surgimento da tecnologia, formular juízo de valor referente à ética é ultrapassado e distorce o costume
adquirido na sociedade pós-moderna, sobre o qual se constitui o consciente coletivo.
O estudo da ética pode ser considerado sem aplicabilidade ao mundo capitalista, tendo em vista que é próprio do ser
humano lutar por sua independência financeira mesmo que se utilize do exagero em detrimento de outrem.
A ética é um dos ramos de estudos da Filosofia que se constitui como forma de conhecimento pautada pela busca da
compreensão da vida social por meio do estabelecimento de relações entre a reflexão e a ação para o
estabelecimento de práticas sociais ideais

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