1ª QUESTÃO
Leia o texto a seguir:
“Em termos estruturais, as bactérias são muito simples e, mesmo assim, são capazes de realizar os processos
necessários à vida. As bactérias são seres unicelulares e estão entre os menores organismos existentes. A
maioria mede de 0,5 a 2,0 µm (micrômetros) de diâmetro, sendo em torno de 10 vezes menores que as
células humanas.”
Fonte: BESSON, Jean Carlos Fernando; BONI, Sara Macente. Fundamentos da Microbiologia e Imunologia.
Maringá – PR: Unicesumar, 2022. P. 244. ISBN: 978-85-459-2265-0
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta referente as bactérias:
ALTERNATIVAS
Os ribossomos bacterianos são os responsáveis pela locomoção da bactéria.
Tanto a membrana celular eucariótica quanto a procariótica apresentam esteróis.
cocos, bacilos e em espiral.
independente do cromossomo bacteriano.
nuclear separando citoplasma e núcleo.
2ª QUESTÃO
Geralmente, as bactérias apresentam três formas básicas, podendo ser encontradas, especialmente, na forma de
Os nucleoide têm como função conferir resistência aos antibióticos e são capazes de se replicar de forma
As células eucariontes, das quais as bactérias fazem parte, são mais rudimentares, não apresentam membrana
Os fungos representam um grupo de organismos ubíquos. Todos os fungos podem existir como
heterotróficos, simbiontes, comensais, ou como parasitas. Embora as bases moleculares e genéticas da
patogênese bacteriana e viral sejam bem conhecidas, nosso entendimento sobre a patogênese das
infecções fúngicas ainda é limitado.
Sobre os fungos, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Os fungos são organismos que se nutrem de materiais mortos ou em decomposição, salvo alguns grupos que podem
fazer fotossíntese.
Os fungos podem ser unicelulares ou multicelulares. O agrupamento mais simples baseado em sua morfologia são
bolores e fungos filamentosos.
Quando os fungos se reproduzem de forma sexuada, não ocorre mitose. No ciclo sexuado, como são células
eucariontes, quando ocorre a fusão dos gametas, gerando uma célula diploide (zigoto), este se multiplica por
meiose.
A produção dos esporos pelos fungos ocorre apenas quando há a reprodução assexuada. Os esporos que germinam
produzem células individuais ou tubos germinativos. Os tubos germinativos são estruturas filamentosas que brotam
a partir da parede enfraquecida do esporo, que se desenvolve em hifas.
A reprodução dos fungos pode ser tanto sexuada quanto assexuada. A reprodução assexuada sempre envolve uma
divisão celular mitótica. A reprodução sexuada ocorre de diversas maneiras. Em uma delas, os gametas haploides
unem-se, e os seus citoplasmas se misturam em um processo denominado plasmogamia.
3ª QUESTÃO
A esterilização é muito importante quando falamos em produtos para laboratório e pesquisa. Para alguns
protocolos, é necessária a utilização de produtos estéreis, garantindo qualidade e resultados exatos, sem a
interferência de microrganismos.
Existem vários métodos de esterilização, porém o objetivo principal consiste na eliminação das formas de
vida microbiana (bactérias, fungos, vírus e esporos). Considera-se um artigo estéril quando a probabilidade
de sobrevivência dos microrganismos contaminantes é menor do que 1:1.000.000. A escolha do método
mais eficiente dependerá do tipo de produto utilizado e podem ser físicos, químicos ou uma combinação de
ambos.
Hoje com todo avanço tecnológico, os métodos de esterilização são muito diversificados, cada um com sua
eficiência e particularidade.
Disponível em: https://kasvi.com.br/metodos-esterilizacao-produtos-laboratorio/. Acesso em: 11 abr. 2023.
Considerando as informações apresentadas e seu conhecimento sobre o tema, avalie as afirmações a seguir.
I. Calor seco é um método que utiliza ar quente em temperaturas elevadas para esterilização, sendo mais
adequado para materiais sensíveis à umidade.
II. Calor úmido é um método que utiliza vapor saturado sob pressão para esterilização, sendo eficiente na
destruição de microrganismos termorresistentes.
III. Pasteurização é um método utilizado para soluções e gases termolábeis, quando atravessam superfícies
filtrantes com poros bem pequenos, como velas porosas, discos de amianto, filtros de vidro poroso, de
celulose, e filtros “millipore” (membranas de acetato de celulose ou de policarbonato).
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
4ª QUESTÃO
“As respostas imunes são mediadas por uma variedade de células e por moléculas que estas células
expressam. Os leucócitos são as células que desempenham as principais ações, mas outras células, que se
encontram nos tecidos, também participam da resposta imunitária, enviando sinais e recebendo estímulos
dos leucócitos. As células que participam do sistema imunitário se originam na medula óssea, onde muitas
evoluem para a fase adulta. A partir da medula, e por meio de vasos sanguíneos, elas migram junto com
todos os elementos celulares do sangue”.
Fonte: MOLINARO, Etelcia Moraes. Conceitos e métodos para a formação de profissionais em
laboratórios de saúde. Cap. 1. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2013. E-book. v. 4. ISBN 978-85
98768-41-0. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/cap1.pdf Acesso em: 13 mar.
2024.
Considerando as células mediadoras da resposta imune, assinale a alternativa que indica a célula e sua
funcionalidade correta:
ALTERNATIVAS
Macrófagos: Fábricas de anticorpos.
Neutrófilos: Células apresentadoras de antígeno.
Eosinófilos: Envolvidos na defesa contra parasitas e na resposta alérgica.
Plaquetas: Liberam histamina, promovem resposta alérgica, são antiparasitárias.
Células Natural Killer (NK): Liberam fatores de coagulação, peptídeos antimicrobianos, quimiocinas e citocinas
quando da ativação.
5ª QUESTÃO
“De forma geral, a transcrição do genoma do vírus de DNA ocorre no núcleo, usando as polimerases e
outras enzimas da célula do hospedeiro para a síntese do RNAm viral. Os diferentes vírus de DNA controlam
a duração, o tempo e a quantidade da síntese de gene viral e proteínas de formas diferentes. Além disso,
alguns vírus de DNA podem inibir a função de importantes proteínas supressoras de tumor celular.”
Fonte: BESSON, Jean Carlos Fernando; BONI, Sara Macente. Fundamentos da Microbiologia e Imunologia.
Maringá – PR: Unicesumar, 2022. P. 244. ISBN: 978-85-459-2265-0
Assim, com base nessas informações, analise as asserções abaixo:
I- A replicação e a transcrição dos vírus de RNA são processos diferentes, porque os genomas virais são
usualmente um RNAm (RNA de fita positiva) ou um molde para o RNAm (RNA de fita negativa).
PORQUE
II- Esses vírus são considerados únicos em suas estratégias replicativas, uma vez que suas enzimas são as
únicas na natureza que sintetizam moléculas de RNA a partir de moldes de RNA.
A respeito dessas asserções, é correto o que se afirma:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
6ª QUESTÃO
Sobre a reprodução fúngica, leia:
“Alguns fungos reproduzem-se sexuadamente por acasalamento e formação de esporos sexuados, que se
originam da fusão de estruturas diferenciadas com caráter de sexualidade de duas linhagens opostas de
cruzamento de uma mesma espécie do fungo. Os núcleos haploides fundem-se e misturam seus
citoplasmas, em um processo denominado plasmogamia. Posteriormente, por divisão meiótica, originam-se
quatro ou oito núcleos haploides, alguns dos quais se recombinarão geneticamente”
Fonte: BESSON, Jean Carlos Fernando; BONI, Sara Macente. Fundamentos da Microbiologia e Imunologia.
Maringá – PR: Unicesumar, 2022. P. 244. ISBN: 978-85-459-2265-0
Assim, com base nessas informações, analise as asserções abaixo:
I- A reprodução sexuada entre os fungos contribui, por meio da recombinação genética, para a variabilidade
necessária ao aperfeiçoamento da espécie. Os esporos sexuais são formados a partir das hifas aéreas de
diferentes maneiras, dependendo da espécie.
PORQUE
II- Os fungos são classificados de acordo com a natureza do estágio sexual em seu ciclo de vida. Em geral,
os fungos com reprodução sexuada produzem, em determinadas fases de seu ciclo, estruturas assexuadas,
os conídios, que asseguram a sua disseminação
A respeito dessas asserções, é correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
7ª QUESTÃO
Os agentes de doenças infecciosas humanas pertencem a cinco principais grupos de organismos: bactérias,
fungos, protozoários, helmintos e vírus. As bactérias pertencem ao reino dos procariotos, os fungos e os
protozoários são membros do reino protista e os helmintos (vermes) são classificados no reino animal. Os
vírus são bastante distintos dos demais organismos – não exibem natureza celular, mas só conseguem
replicar-se no interior de células.
Fonte: LEVINSON, W. Microbiologia médica e imunologia. 10 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Sobre os microrganismos, analise as assertivas, a seguir, e assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Os fungos, assim como os vírus, podem apresentar estruturas de material genético denominadas de plasmídeo.
Os ribossomos bacterianos, locais em que ocorre a síntese de proteínas, são iguais aos ribossomos em células
eucariontes.
Os fungos são eucariontes, ou seja, apresentam núcleo delimitado por carioteca, e podem ser unicelulares ou
multicelulares.
O formato dos vírus é determinado de acordo com os capsômeros, que são estruturas extremamente simples e
facilmente cultivados em laboratórios em meios artificiais.
Uma das principais características das células procariontes é a ausência de um núcleo envolto por membrana
nuclear, por tanto o material genético bacteriano fica enovelado em proteínas do tipo histonas.
8ª QUESTÃO
A coloração de Gram é um passo muito importante na caracterização e classificação inicial das bactérias.
Afinal, esse método de coloração permite que as bactérias sejam visualizadas no microscópio óptico, uma
vez que sem a coloração é impossível observá-las ou identificar sua estrutura.
O método de coloração de Gram recebeu esse nome em homenagem ao patologista dinamarquês Hans
Christian Joachim Gram que realizou a descoberta em 1884 e, aliás, até hoje continua sendo a mais utilizada
nos laboratórios de análises clínicas e microbiologia. Através da coloração é possível identificar e diferenciar
os dois principais grupos de bactérias, sejam Gram-positivas ou Gram-negativas.
Em suma, o procedimento de coloração de Gram permite que as bactérias retenham a cor com base nas
diferenças nas propriedades químicas e físicas da parede celular. De fato, o uso dos corantes permite
aumentar o contraste e evidenciar a estrutura bacteriana.
Disponível em: <https://kasvi.com.br/bacteria-gram-positiva-gram-negativa/>. Acesso em: 10 abr. 2023.
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. As bactérias Gram-positivas são mais suscetíveis a corantes de Gram do que as bactérias Gram-negativas.
PORQUE
II. As bactérias Gram-positivas possuem uma parede celular mais espessa e rígida, composta principalmente
por peptidoglicano, que retém o corante de cristal violeta durante o processo de coloração.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
9ª QUESTÃO
“O crescimento de bactérias no laboratório exige um conhecimento de suas necessidades nutricionais, bem
como a capacidade de fornecer as substâncias necessárias ao meio de cultura. Detendo esses
conhecimentos, é preparado um material nutriente para o crescimento de microrganismos, chamado de
meio de cultura, para a realização do isolamento do microrganismo. Um meio deve fornecer uma fonte de
energia, assim como fontes de carbono, nitrogênio, enxofre, fósforo e quaisquer outros fatores orgânicos de
crescimento que o organismo seja incapaz de sintetizar”
Fonte: BESSON, Jean Carlos Fernando; BONI, Sara Macente. Fundamentos da Microbiologia e Imunologia.
Maringá – PR: Unicesumar, 2022. P. 244. ISBN: 978-85-459-2265-0
Sabendo disso, assinale a alternativa que indica como podemos classificar os meios de culturas, com base
na sua composição e consistência:
ALTERNATIVAS
Bacteriológica e Imunológica.
Gram-negativos ou Gram-positivos.
Agar-agar, biofilme e meios sintéticos.
Teste Elisa, teste de Western Blotting e fagotipagem.
Meios sintéticos, meio complexo, Meios enriquecidos não seletivos, meios seletivos e meios diferenciais.
10ª QUESTÃO
O Ministério da Saúde anunciou que há uma epidemia de sífilis no Brasil. Nos últimos cinco anos, foram 230
mil novos casos, um aumento de 32% somente entre 2014 e 2015. Por que isso aconteceu? Primeiro,
ampliou-se o diagnóstico com o teste rápido para sífilis realizado na unidade básica de saúde e cujo
resultado sai em 30 minutos. Aí vem o segundo ponto, um dos mais negativos, que foi o desabastecimento,
no país, da matéria-prima para a penicilina. O Ministério da Saúde importou essa penicilina, mas por um
bom tempo, não esteve disponível, e isso fez com que mais pessoas se infectassem. O terceiro ponto é a
prevenção. Houve, nos últimos dez anos, uma redução do uso do preservativo, o que aumentou, e muito, a
transmissão.
Entrevista com Ana Gabriela Travassos, presidente da regional baiana da Sociedade Brasileira de Doenças
Sexualmente Transmissíveis.
Disponível em: <https://agenciapatriciagalvao.org.br/mulheres-de-olho/dsr/as-mulheres-ainda-sao-as-mais
vulneraveis-sifilis-diz-especialista-ao-portal-tarde/>. Acesso em: 25 jul. 2017 (adaptado).
Sobre a descoberta e produção do medicamento utilizado no tratamento da sífilis, citado no texto, assinale
a opção correta.
ALTERNATIVAS
A penicilina foi descoberta por Carlos Chagas ao observar que em organismos contaminados pelo fungo Penicillium,
o protozoário Trypanosoma cruzi não se desenvolvia.
A penicilina, produzida por fungos do gênero Peniccilium, foi descoberta por Louis Pasteur, através de observações
em vidros contendo caldo nutritivo em que esse fungo estava presente e não desenvolviam bactérias.
A penicilina foi descoberta por Edward Jenner, a partir da utilização de bactérias do gênero Penicillium, por
observação da contaminação de ubre de vacas pela varíola, que não desenvolvia na presença da bactéria.
A penicilina foi descoberta por Raymond Jacques Adrien Sabouraud a partir de protozoários do gênero Penicillium,
após observação da ausência do crescimento de fungos na presença do protozoário.
A penicilina foi descoberta por Alexander Fleming a partir do fungo Penicillium, por meio de observações de colônias
desse bolor que impediam o desenvolvimento de bactérias