ATIVIDADE 2 – GESP – GESTÃO DA COMUNICAÇÃO – 54/2023

1ª QUESTÃO
A sociedade da informação tem relação direta com revolução tecnológica – especialmente a Internet. A rede
mundial de computadores trouxe em seu bojo consequências para todas as esferas da sociedade, tendo
sido, talvez, uma das maiores revoluções da coletividade contemporânea. Nunca antes houve maior
circulação de informações, dados e conhecimento do que na atualidade, desta forma, apruma-se a
importância do acesso à informação, princípio basilar de direito constitucional brasileiro e por outros
elementos normativos da esfera internacional.
Disponível: https://bit.ly/2OWZlOV. Acesso 07 de abr de 2019.
Assim, a sociedade da informação pode estar parametrizada sob a ótica do ciclo informacional. Desta forma,
analise as afirmações a seguir que constituem o ciclo informacional.
I. Informação.
II. Conhecimento.
III. Reparametrização.
IV. Desenvolvimento.
É correto o que se afirma em.
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

2ª QUESTÃO
A Comunicação Empresarial de hoje tem o seu foco central voltado para o que é o negócio da empresa.
Para Bueno (2009, p. 46), “os desafios que a ‘nova economia’ impõe às organizações -entidades, associações,
etc. – resvalam, sempre em questões afetas ao bom desempenho da comunicação”.
Fonte: Disponível em: SILVA, Victor Andrei da. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá:
Unicesumar, 2017.
Considerando este assunto e os estudos da disciplina, a seguir, avalie as situações propostas e assinale (V)
para verdadeiro e (F) para falso:
I. Nos anos 90, o conceito de comunicação empresarial se refinou: ela passou a ser considerada estratégica,
estritamente vinculada ao negócio.
II. A comunicação empresarial de nossos dias usufrui da pressa que novas tecnologias exigem para
maximizar a interface entre as empresas e a sociedade.
III. A comunicação empresarial atualmente possui novos atributos que a tipificam como insumo estratégico,
caminhando para a comunicação integrada.
IV. Na década de 70 a comunicação empresarial ganhou status e passou a se constituir em um campo de
trabalho profícuo, atraindo profissionais de todas as áreas.
As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente.
ALTERNATIVAS
V, V, V, F
V, F, V, F.
V, V, F, F.
V, F, F, F.

V, V, V, V.

3ª QUESTÃO
Para atingir o objetivo de comunicar algo a alguém, existe uma grande variedade de ferramentas utilizadas
pela comunicação em uma organização.
SILVA, Victor Andrei da. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá: Unicesumar, 2019.
Analise, dentre as afirmativas abaixo, qual é a comunicação que cuida, principalmente, da imagem pública
da organização e sua relação com a sociedade na qual está estabelecida, transmitindo sua ideia de negócio
por meio da missão, visão e valores da empresa.
ALTERNATIVAS
Comunicação externa.
Comunicação interna.
Comunicação institucional.
Comunicação mercadológica.
Comunicação administrativa.

4ª QUESTÃO
A negociação não termina quando um acordo é fechado entre as partes. Uma negociação representa o
início de um relacionamento que, se bem-sucedido, pode perdurar durante muitos anos e beneficiar ambas
as partes.
Fonte: Disponível em: SILVA, V. A. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá: UniCesumar, 2018.
(adaptado).
Assim, com base nesta informação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Uma relação permanente e duradoura entre os negociadores gera confiabilidade, reduz o estresse que
envolve todo o processo e, com isso, contribuiu para maior fluidez da negociação.
PORQUE
II. A negociação fundamentada em relacionamentos sempre beneficia ambas as partes interessadas na
negociação. Portanto, durante o processo de negociação, o negociador deve usar sua empatia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

5ª QUESTÃO
Para que a comunicação seja considerada um sucesso eficiente e atinja seus objetivos comunicacionais, irá
depender de alguns pontos fundamentais que, em funcionamento pleno, atuarão conjuntamente para que a
comunicação seja a mais assertiva possível. Torquato (1996, pg. 40) diz que a comunicação de
sucesso deverá apresentar alguns fatores clássicos para o seu pleno funcionamento.
Fonte: Disponível em: TORQUATO, G. Cultura, poder, comunicação e imagem: fundamentos da nova
empresa. São Paulo: Pioneira, 1996.
Sendo assim, analise as alternativas e assinale a opção que melhor representa o sucesso de uma
comunicação defendida pelo o autor.
ALTERNATIVAS
A comunicabilidade é mais importante que a comunicação.
É mais importante que a mensagem seja dita do que entendida.
Os principais responsáveis pelo sucesso da comunicação são o emissor e o receptor.
Apenas a utilização de uma linguagem escrita e bem elaborada pode fazer toda a diferença no resultado final da
comunicação.
Para quem emite a mensagem, ter e desenvolver habilidades comunicativas fará toda a diferença no desempenho da
comunicação.

6ª QUESTÃO
Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis,
que diferencia uma organização das demais. Quanto mais você entender a cultura da sua empresa, maior a
chance de sobrevivência no mercado.
Disponível: https://bit.ly/2yXdoy1. Acesso em: 07 de abr de 2019.
Sendo assim, dentro do contexto de cultura organizacional, analise as afirmativas a seguir sobre os
conceitos de cultura.
I. Pode ser considerada como uma rede de comportamentos concretos, definidos e exatos.
II. Pode ser considerada como a somatória das entradas técnicas misturadas às cargas psicossociais.
III. Pode ser considerada como um processo de construção de significados por meio da interação social.
IV. Pode ser considerada como um conjunto de mecanismos que incluem controles, planos, receitas, regras
e instruções que governam o comportamento.
É correto o que se afirma em.
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

7ª QUESTÃO
A missão básica da comunicação é contribuir para o desenvolvimento e a manutenção de um clima positivo,
favorável ao cumprimento das metas estratégicas da organização e ao crescimento continuado de suas
atividades e serviços. Essa missão só será atingida pela realização de alguns objetivos.
Fonte: Disponível em: SILVA, Victor Andrei da. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá:
Unicesumar, 2018.
A respeito desses objetivos, avalie as afirmações a seguir:
I. Contribuir para alavancagem dos potenciais humanos e cristalizar os ideais de inovação e mudanças.
II. Criar climas favoráveis à mudança de realidade e apoiar novos conceitos que impregnam o modelo de
gestão.
III. Motivar e integrar o corpo funcional na cadeia de mudanças organizacionais.
IV. Oferecer menos transparência aos objetivos e às metas da organização.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

8ª QUESTÃO
A liderança em pessoas torna-se fundamental como pilar de sustentação da liderança tecnológica e de
mercado, uma vez que acesso a tecnologia e métodos é feito com o aporte do conhecimento, ação e
postura das pessoas. A própria liderança tem se modificado nos últimos tempos em função desse cenário.
Segundo Ancona (2005), a liderança atual exercida em tempos de incerteza é caracterizada por ser
distribuída, ou seja, ela permeia toda a organização, por ser pessoal e que pode ser desenvolvida, com
líderes exercitando suas melhores aptidões no dia a dia e procurando, continuamente, melhorar e
desenvolver habilidades e por ser um processo de criação de mudança, de fazer acontecer, criando um
ambiente no qual as pessoas estejam energizadas e motivadas para desafios e resultados.
OLIVEIRA, M. A. de.; POSSAMAI, O.; DALLA VALENTINA, L. V. O. Perfil e tendências da liderança em uma
empresa brasileira líder mundial de mercado. Production, v. 25, n. 2, p. 379-390, 2015.
Com a evolução da sociedade e da economia, a liderança em negociação conquistou uma importante
posição dentro das organizações, e as pessoas dentro de uma empresa se tornaram mais participativas no
processo do negócio da organização. Nesse sentido, os líderes dentro das organizações, assumem um papel
relevante na empresa, como o cargo de gerente de vendas, supervisor ou até mesmo de um vendedor mais
experiente.
Elaborado pelo professor, 2019.
Considerando o texto apresentado e os estudos da disciplina, assinale a opção correta em relação às
contribuições que um líder pode dar em uma negociação, bem como as características que o mesmo deve
possuir, segundo Chiavenato (2002).
ALTERNATIVAS
Dialogar, resolver problemas gerados pelo serviço, reflexão e aproximação da equipe, ser cuidadoso, pontual,
incorruptível, caridoso e ajudar sempre ao outro.
Fazer diagnóstico correto da negociação, visão de curto prazo, distinção entre o resultados, construção de um
resultado sustentável, realizar mudança de estratégias, ser prático, ágil, habilidoso e ter perfil de chefe.
Influenciar os demais envolvidos, incentivar as pessoas a explorarem seu potencial, direcionar as pessoas para
tomarem ações corretas, ser maduro emocionalmente, ser autoconfiante, ser naturalmente motivado, ser íntegro.
Ter perspectiva de líderes e de liderados, consultar seus seguidores com frequência, ser estratégico, dar
credibilidade aos seus funcionários, tomar cuidado nas decisões, ser paciente nas negociações, ser benevolente.
Buscar aprimoramento profissional sempre que necessário, gestão de recursos e processos, reconhecer as
singularidades multidimensionais do cliente, saber controlar medos e ansiedades, buscar sempre estímulos, ser
humilde e ter satisfação profissional.

9ª QUESTÃO
A comunicação integrada surgiu nas organizações como forma de aproximar os conteúdos dos diversos
setores dentro de uma empresa. Com isso, foi necessário que profissionais de comunicação, publicitários,
relações-públicas, designers e jornalistas, dentre outros, passassem a trabalhar em conjunto,
complementando as várias competências das habilidades distintas. A união das comunicações institucional,
mercadológica e interna deu origem ao que hoje chamamos de composto de comunicação organizacional e
tornar sua aplicação correta é fundamental para que as empresas desenvolvam ações integradas para
atender a diferentes públicos.
Disponível: https://bit.ly/2SXmhiB. Acesso 09 abr. 2019.
Neste contexto, avalie as afirmativas a seguir referentes à Comunicação Integrada.
I. A visão de comunicação e a forma de se comunicar evoluem e se adequam com o tempo.
II. Os públicos integrados devem estar segmentados em diferentes processos de comunicação de maneira
coordenada.
III. É um processo que integra todas as funções que se relacionam com públicos ou que fazem algum tipo
de comunicação.
IV. A Comunicação Integrada é uma arma estratégica para a sobrevivência e o desempenho de uma
organização em uma realidade complexa.
É correto o que se afirma em.
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

10ª QUESTÃO
A importância da área da comunicação nas organizações cresce na medida em que se descobrem as
possibilidades, potencialidades e oportunidades dela advindas. Observe a imagem a seguir:
Fonte: Disponível em: https://goo.gl/FayBbd. Acesso em: 06 jun. 18.
Conforme a imagem apresentada, torna-se fundamental que toda empresa construa sua comunicação de
forma coerente e coesa. Sendo assim, a seguir, avalie as situações propostas e assinale (V) para verdadeiro
e (F) para falso
I. A má comunicação traz desgastes nas relações, agressões verbais, perda de tempo com retrabalho, mal
entendidos, suscetibilidades afetadas, perda de motivação e estresse.
II. Entender a comunicação como ferramenta estratégica e potencializar sua atuação pode trazer muitos
benefícios para a organização, além de torná-la referência.
III. Para potencializar e melhorar a efetividade da comunicação é necessário torná-la mais consistente, clara,
frequente, instantânea e completa.
IV. A utilização de uma página no Facebook é essencial, em tempos de grande alcance da internet, mesmo
que não exista uma equipe preparada para trabalhar com o Facebook, sendo mais importante possuir
presença na rede social.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente.
ALTERNATIVAS
V, F, V, F.
V, V, V, F.
F, V, V, F.
V, V, V, V.
V, F, V, V

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp