1ª QUESTÃO
O banco de dados é um grupo de informações sobre consumidores atuais ou em potencial,
que sempre deve estar atualizado, acessível, além de ser prático e organizado para fins mercadológicos. O
uso de banco de dados para o mercado imobiliário é um processo de construir, manter e usar os bancos de
dados de clientes e outros registros (produtos, fornecedores e revendedores) para efetuar contatos e
transações e para construir relacionamento com o cliente”. É importante não confundir lista com banco de
dados, a lista é apenas uma lista com nomes, endereços e números de telefones, já o banco de dados
contém muitas outras informações, que são vitais para a empresa tomar ações, sendo um processo
relacionado a análise dos dados.
Adaptado de: KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12. ed. São Paulo:
Pearson Prentica Hall, 2007.
Com base no texto apresentado, analise as afirmações a seguir:
I. O banco de dados possui informações mais complexas que a lista.
II. A lista pode ser utilizada como meio de manter contato com clientes, fornecedores etc.
III. O banco de dados oferece informações mais completas, que garantem o sucesso de vendas da empresa.
IV. A lista irá coletar os dados, que irá gerar informações sobre o objeto de pesquisa que a empresa se
interessa.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
2ª QUESTÃO
A correta caracterização de uma variável é de extrema importância. Dependendo do tipo de variável, tabelas,
gráficos e análises distintas podem ser realizadas. As variáveis podem ser diferenciadas entre duas
categorias, e cada categoria também possui duas “classes”.
Elaborado pelo professor, 2021.
Analise as variáveis, a seguir, e assinale a alternativa que contém sua classificação na ordem correta:
• Número de funcionários de uma empresa;
• Valor do salário dos funcionários;
• Estado civil dos funcionários.
ALTERNATIVAS
Quantitativa Contínua, Qualitativa Ordinal, Qualitativa Nominal.
Qualitativa Ordinal, Quantitativa Contínua, Quantitativa Contínua.
Qualitativa Contínua, Qualitativa Nominal, Quantitativa Contínua.
Quantitativa Discreta, Qualitativa Nominal, Quantitativa Discreta.
Quantitativa Discreta, Quantitativa Contínua, Qualitativa Nominal.
3ª QUESTÃO
No contexto das pesquisas, não é sempre que todos os dados coletados são corretos e úteis para a produção dos relatórios e tomadas de decisões.
Eventualmente, pesquisadores se deparam com questionários mal preenchidos, ou respondidos de forma incorreta.
Adaptado de: SUGUIURA, T. P. S. Pesquisa Imobiliária e Métodos Estatísticos. Maringá: Unicesumar, 2021.
Em relação ao texto de apoio, analise as seguintes asserções.
I. A tomada de decisão não é a meta final da pesquisa de mercado.
PORQUE
II. O papel da pesquisa de mercado e de toda a análise estatística realizada é construir uma base sólida de informações com as quais tais gestores
possam ter certa garantia de que a decisão escolhida seja a menor possível.
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
4ª QUESTÃO
Não é sempre que uma pesquisa precisa envolver números, tabelas e gráficos. Entender tais qualidades
dificilmente parte da análise de questões fechadas somente com coleta de dados.
SUGUIURA, T. P. S. Pesquisa Imobiliária e Métodos Estatísticos. Maringá: Unicesumar, 2021.
Considerando as informações apresentadas no excerto, analise as afirmativas a seguir.
I. Em uma pesquisa qualitativa estuda-se as qualidades do objeto ou fenômeno.
II. Em uma pesquisa qualitativa apresenta-se bastante medições e testes.
III. Em uma pesquisa qualitativa, as amostras são mais abrangentes para a produção de resultados
generalizados.
IV. Pesquisa qualitativa oferece uma descrição da realidade.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
5ª QUESTÃO
Considere a situação hipotética a seguir:
“Em um bairro recém criado, o valor médio das casas gira em torno de $100.000 reais, sendo que muitos
terrenos estão desocupados ou construindo, a possibilidade do aumento do valor médio nesta
região, dependerá da construção de imóveis mais caros, dessa forma a média terá um aumento.”
Considerando as informações apresentadas e seus conhecimentos sobre média, interprete as afirmações a
seguir:
I. A construção de um novo imóvel, com valor abaixo de $100.000, irá diminuir o valor da média.
II. A construção de um imóvel, que custe exatamente $100.000, irá manter o valor médio dos imóveis.
III. O valor médio não significa que o valor das casas neste bairro irá aumentar, mas sim que um novo
imóvel mais valorizado foi construído.
IV. A hipótese de que haja 10 casas neste bairro, e finalize a construção do 11º imóvel que custe $150.000,
irá aumentar o valor médio para $104.545.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
6ª QUESTÃO
Um questionário muito longo pode ser cansativo e gerar respostas não condizentes com a realidade. Ao se
cansarem, as pessoas respondem de qualquer maneira, ou simplesmente não respondem às questões. No
entanto, pode haver eventos em que haja necessidade de que o questionário seja longo para a obtenção da
resposta. Neste caso, deve-se formulá-lo da maneira mais agradável possível. Questionários curtos demais
representam um risco de investimento com baixo retorno. Um questionário destes pode não conter as
perguntas necessárias para responder ao objetivo da pesquisa, isso não significa que um bom questionário
não possa ser curto.
MELO, W. V. et. al. Discutindo estratégias para a construção de questionários como ferramenta de
pesquisa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 8, n. 3, p. 43-59, 19 ago. 2015.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Disponível
em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1946. Acesso em: 13 jan. 2022.
Considerando o excerto anterior, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
O uso de questionários curtos, tendem a ser eficazes caso o público alvo seja muito grande.
O uso de questionários muito extensos, tendem a ser mais efetivos do que questionários curtos.
O uso de questionários longos, apresenta ser um investimento melhor do que questionários curtos.
O uso de questionários curtos ou longos demais, dependerá de situações especiais, ou da formulação das questões.
O uso de questionários longos ou curtos demais, apresentam falhas em seu uso, mas ambos não devem ser
descartados.
7ª QUESTÃO
Após a elaboração do questionário, que é a ferramenta utilizada para a coleta das informações, é preciso
colocá-lo em prática. Essa etapa da pesquisa de mercado é, geralmente, a parte mais cara de toda pesquisa.
É uma parte que, além de custosa, geralmente é demorada e está sujeita a erros que podem ser cruciais em
todo o processo de pesquisa.
SUGUIURA, T. P. S. Pesquisa Imobiliária e Métodos Estatísticos. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021.
Quanto aos principais métodos de coleta de dados, analise as afirmações a seguir:
I. A Entrevista Pessoal é o melhor método para garantir qualidade nas respostas.
II. Tanto a Entrevista pelo Correio como a Entrevista pela Internet possuem um baixo índice de respostas.
III. A Entrevista por Telefone possui como desvantagem a baixa garantia de que se está entrevistando a
pessoa correta.
IV. A Entrevista Pessoal deve ser realizada sempre em um mesmo local quando a entrevista for realizada na
rua.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
8ª QUESTÃO
A garantia de dados corretos e de procedência concreta é crucial para o bom desenvolvimento de uma
pesquisa. Em vista disso, dados secundários que já foram coletados, tabulados e analisados em pesquisas
anteriores e se encontram publicados e disponíveis podem fornecer uma base para futuras pesquisas.
Adaptado de: SUGUIURA, T. P. S. Pesquisa Imobiliária e Métodos Estatísticos. Maringá: Unicesumar, 2021.
Considerando as informações apresentadas no excerto, assinale a alternativa correspondente ao principal
provedor de informações geográficas e estatísticas do país.
ALTERNATIVAS
FIPE.
IBGE.
SECOVI.
ABRAREC.
Conselho Regional de Economia.
9ª QUESTÃO
As amostras são diversificadas e decididas de acordo com o objetivo específico de cada pesquisa de modo
singular, tendo em vista a quantidade de elementos, por exemplo (SUGUIURA, 2021).
Adaptado de: SUGUIURA, T. P. S. Pesquisa Imobiliária e Métodos Estatísticos. Maringá – PR.: UniCesumar,
2021.
Em vista do excerto apresentado, analise as seguintes asserções.
I. Decisões e informações a respeito do conjunto de elementos que tem pelo menos uma característica em
comum, isto é, a população, podem ser obtidas por meio de amostras.
PORQUE
II. As amostras são subconjuntos de elementos da população e a representam.
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
10ª QUESTÃO
Qualquer gestor precisa se munir de informação atualizada para melhor planejar as estratégias da sua
empresa. Decisões assertivas dependem, assim, de uma boa pesquisa e coleta de dados prévia. Mas qual
averiguação é a mais adequada para a sua situação? No Brasil, pesquisa de marketing e pesquisa de
mercado são termos que terminaram se confundindo ao longo do tempo.
Disponível em: https://ggvinteligencia.com.br/pesquisa-de-marketing-e-pesquisa-de-mercado/. Acesso em
10/09/2021
Baseando no texto citado e nos estudos realizados, analise as afirmações a seguir e a relação entre elas:
I. Uma Pesquisa de Mercado não pode ser uma Pesquisa de Marketing, mas o contrário é válido.
PORQUE
II. O conceito de Pesquisa de Marketing é mais amplo do que a Pesquisa de Mercado. Enquanto a Pesquisa
de Mercado foca na investigação de um determinado mercado consumidor, a Pesquisa de Marketing aborda
todas as possíveis investigações relacionadas com essa área.
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
As asserções I e II são falsas