1ª QUESTÃO
Para promover uma melhoria nos processos do fluxo de materiais e informações identificados dentro de um
sistema de produção, pelo mapeamento de processos, o analista responsavel deve encontrar os problemas
existentes nos mesmos (SHINGO, 2010). Para a identificação, tratamento e resolução de problemas de
sistemas produtivos o autor indica a metodologia de melhoria contínua dos processos, conhecido, também,
como kaizen. De acordo à metodologia, após reconhecer um problema, é preciso conhecer em detalhes
suas características. O problema deve ser descrito com informações obtidas de fatos, e não de opiniões
sobre o problema. Assim, uma das formas de descrever problemas é identificando seus cinco elementos
básicos; quem, o quê/qual, quando, onde e o como.
SHINGO, S. Kaizen: a arte do pensamento criativo. Porto Alegre: Bookman, 2010. Adaptado
Considerando o texto anterior e as características dos cinco elementos básicos, avalie as afirmações a seguir:
I. O qual, refere-se ao sujeito envolvido no problema.
II. O quem, refere-se ao objeto envolvido no problema.
III. O como, refere-se ao método envolvido no problema.
IV. O onde, refere-se à dimensão de espaço envolvida no problema e o quando na dimensão de tempo.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
2ª QUESTÃO
Toda organização possui atividades agregadoras de valor, que são aquelas em que o cliente está disposto a
pagar pela mesma, e aquelas que não agregam valor ao cliente, ou seja, o cliente não está disposto a pagar
pela mesma (SORDI, 2017). Nesse sentido, o Lean Manufacturing (LM) aborda os 7 desperdícios de
desempenho, que são consideradas atividades que não agregam valor aos processos produtivos, ou seja, o
mapeamento de processos deve os identificar para a eliminação, fazendo com que a organização alcance
seus objetivos e metas.
SORDI, J. O. de. Gestão por processos. Saraiva Educação SA, 2017.
Considerando o texto anterior, os desperdícios de desempenho e as atividades que agregam ou não valor
ao cliente, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
O desperdício de transporte refere-se ao excesso de movimentação de materiais sem agregar valor ao produto final.
O desperdício de espera ocorre quando os processos de produção estão em constante movimento, sem interrupções.
A movimentação dos operadores na linha de produção não é considerada um desperdício, visto que a mesma
contribui para aumentar a produção.
O estoque é um mal necessário para a empresa, sendo necessário para garantir uma produção contínua, portanto,
não sendo considerado um desperdício de desempenho
A superprodução ocorre quando o setor de produção produz itens acima da quantidade real demandada pelo cliente,
ou quando o setor de produção produz itens antes do tempo que deve ser realmente entregue, porém, isto é
considerado uma atividade que agrega valor ao cliente, não podendo ser chamado de desperdício.
3ª QUESTÃO
A metodologia 5S teve origem na década de 50 no Japão, no período pós-guerra. A mesma possui este
nome devido às palavras japoneses que possuem às iniciais com S, sendo que cada palavra possui seu
significado distinto: Seiri – Seiton – Seiso – Seiketsu – Shitsuke. O programa ficou amplamente conhecido e
atualmente é utilizado em grande parte das instituições, independente do foco de atuação, sendo utilizado
desde a organização de uma residência até grandes organizações.
NATALI, M. Praticando o 5S: na indústria, comércio e vida pessoal. São Paulo: Editora STS, 1995. 101p.
Sobre o exposto e com base no 5S, analise as afirmativas a seguir.
I. O “5S” refere-se a cinco palavras japonesas que significam: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso
(limpeza), Seiketsu (padronização/saúde) e Shitsuke (autodisciplina).
II. 5S é uma sigla que representa as cinco fases de um processo de produção industrial.
III. A metodologia 5S enfatiza apenas a limpeza e organização, negligenciando a padronização e
autodisciplina.
IV. O senso Seiketsu nos sensibiliza à manutenção do padrão alcançado com a aplicação dos sensos
anteriores.
V. O senso Seiton nos sensibiliza a ter disciplina individual em nossas atividades, buscando o cumprimento
de deveres básicos.
É correto o que se afirma em
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.
4ª QUESTÃO
Dentro de Mapeamentos de Processos é utilizado diversas ferramentas e metodologias, entre elas encontrase o gráfico de fluxo de processos que nada mais é do que o mapa de processos representado por meio de
fluxograma. Esta ferramenta é essencial para representar visualmente as etapas de um processo, permitindo
uma leitura rápida do processo e fornecendo informações úteis como: tarefas desenvolvidas, operações,
recursos, decisões, fluxos etc. Assim, estas informações são representadas por textos e símbolos.
BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempos. Tradução da 6ª edição americana. 9ª reimpressão. São
Paulo: Edgard Blücher, 2004.
Considerando o texto apresentado e os símbolos utilizados pela American an Society of Mechanical
Engineers (ASME) para a elaboração dos gráficos do fluxo de processos, examine as afirmações a seguir.
I. O círculo representa uma decisão a ser tomada pelo operador, sendo responsável por mudar a ordem do
processo.
II. O quadrado representa uma inspeção, que é necessária para verificar se o item atende às especificações
de qualidade.
III. O triângulo representa a formação de estoque do item em processo
IV. O símbolo no formato da letra “D” representa uma operação, que é a responsável por modificar, física ou
quimicamente, o produto em processo.
É correto o que se afirma em
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I, II, III e IV.
5ª QUESTÃO
Os desperdícios podem ser originados por situações variadas, como por exemplo, problemas de
planejamento da produção com produção de unidades em excesso, ou problemas de organização do
estoque no almoxarifado causando movimentações desnecessárias ou tempos perdidos na procura de itens
no estoque.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A falta de organização das áreas organizacionais e também a falta de padronização das rotinas de trabalho
são causas de desperdícios.
PORQUE
II. Esses desperdícios podem ser classificados em: espera, transporte, movimentação, excesso de estoque e
produção, defeitos ou super processamento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
6ª QUESTÃO
Criar um mapa para representar visualmente as etapas envolvidas na produção e fornecimento de produtos
e serviços aos clientes pode ser valioso para qualquer tipo de negócio. Mapas de fluxo de valor (MFV) são
criados com uma variedade de símbolos únicos. Cada símbolo é usado para representar o fluxo de
informações, de inventário e dados gerais dentro de um sistema de fabricação enxuto. O gerente de fluxo
de valor encarregado pela elaboração do MFV tem a responsabilidade do conhecimento de cada símbolo,
para comunicar determinados aspectos de um processo. Contanto que a equipe que trabalha na melhoria
do sistema compreenda os símbolos usados, o mapa será uma ferramenta eficaz.
SILVEIRA, C. B. Fluxo de Valor com Mapeamento. 2013, acessado em 31 de janeiro de 2022, disponível em
https://www.citisystems.com.br/mapeamento-fluxo-valor-1/. Adaptado.
Considerando o texto anterior e os símbolos usados na elaboração de MFV, avalie as afirmações a seguir:
I. O quadro porta Kanban indica um local para a coleta de sinais ou cartões Kanban.
II. A Raia FIFO representa um sistema “Primeiro que entra, Primeiro que sai”, que limita a entrada de
inventário.
III. A Célula de Trabalho é usada para mostrar que vários processos estão integrados a uma célula de
trabalho de manufatura.
IV. O Estoque de Segurança é dimensionado para cobrir as variações na demanda, ou seja, estoque de
caráter permanente, para evitar problemas em caso de falhas no sistema.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
7ª QUESTÃO
A figura a seguir representa a linha do tempo de uma indústria de usinagem que realizou um mapeamento
de fluxo de valor atual:
Fonte: autora (2024)
Considerando os dados apresentados na figura, assinale a alternativa que representa o Lead Time do
processo de usinagem:
ALTERNATIVAS
O Lead Time do processo analisado é de 183s.
O Lead Time do processo analisado é de 0,5 dias
O Lead Time do processo analisado é de 12 dias.
O Lead Time do processo analisado é de 14 dias.
O Lead Time do processo analisado é de 275 dias.
8ª QUESTÃO
O mapa de processo é uma ferramenta de ilustração gráfica representadas por textos e símbolos que mostra
uma série de eventos que produzem um resultado. Cada ilustração fornece informações úteis sobre um
processo: tarefas envolvidas, operações, recursos, materiais, decisões, fluxos etc. Embora para os analistas
seja usado principalmente para identificar quem e o que está envolvido, revelando áreas onde um
determinado processo deve ser melhorado, ou seja, definir as etapas que agregam valor e aquelas que não
agregam.
CASADO, F et. al. Guia de mapeamento de processos. Santa Maria: UFSM. 2017. Adaptado.
Considerando o texto anterior e os símbolos usados no mapeamento de processos, examine as afirmações a
seguir:
I. Um retângulo é usado para representar uma atividade do processo.
II. Um losango é usado quando existe uma decisão envolvida no processo.
III. Um retângulo com cantos arredondados representa o início e o final do processo.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
9ª QUESTÃO
Kaizen é uma palavra de origem japonesa que representa uma filosofia/ metodologia de melhoria contínua,
para resolução de problemas, que busca mudar para algo bom, consequentemente melhor que o estado
atual (SHINGO, 2010). Nesse sentido a metodologia Kaizen, hoje é amplamente utilizada na gestão de
processos de produção, se destacando por sua abordagem de melhoria contínua.
SHINGO, S. Kaizen: a arte do pensamento criativo. Porto Alegre: Bookman, 2010. (adaptado)
Com base no exposto, assinale a alternativa correta sobre a metodologia Kaizen.
ALTERNATIVAS
Kaizen é uma estratégia estática que não se adapta às mudanças nas demandas do mercado.
Kaizen enfatiza a ideia de grandes transformações em intervalos regulares para otimizar a produção.
Kaizen é uma técnica de produção em massa que busca maximizar a eficiência em curtos períodos de tempo.
Kaizen é uma metodologia exclusivamente voltada para redução de custos, negligenciando aspectos de qualidade.
Kaizen preconiza a busca constante por pequenas melhorias graduais em processos, produtos e ambientes de
trabalho.
10ª QUESTÃO
A Toyota chefiada pelo Fujio Cho, definiu o desperdício como “tudo além da mínima quantidade de
equipamento, itens, partes e trabalhadores que são absolutamente essenciais à produção”. Identificando
sete tipos de desperdício que precisam ser eliminados de todos os processos de produção. São eles:
desperdício de produção em excesso, desperdício de tempo de espera, desperdício de transporte,
desperdício de estoque, desperdício de processamento, desperdício de movimentação e desperdício de
produtos defeituosos.
SLACK, N.; BRANDON-JONES, A.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
Adaptado
Sobre os sete tipos de desperdício e sua eliminação ou redução nos processos de produção, assinale a
opção correta:
ALTERNATIVAS
A superprodução ou subprodução são barreiras para alcançar uma combinação exata entre suprimento e demanda.
Os produtos ou serviços defeituosos causados pela má qualidade, são corrigidos no processo final, julgando o
produto final como bom ou ruim.
O estoque sem importar o tipo deve tornar-se alvo de eliminação. Mesmo sem importar as causas com o suprimento
inexato ou com fluxo irregular.
O desperdício pelo transporte pode ser reduzido por mudanças do arranjo físico que distanciem os processos, assim
como a organização do local de trabalho.
A sincronização perfeita significa o fluxo regular e uniforme através de processos, operações e redes de
fornecimento. As barreiras que impedem o fluxo simplificado incluem a entrega antecipada ou atrasada e a pouca
confiabilidade do equipamento