1ª QUESTÃO
Segundo Maria Graham (1990):
“Todas as casas desta longuíssima rua são depósitos de escravos. Passando pela rua
. . .
vi na maior parte delas bancos colocados rente às paredes, nos quais filas de jovens criaturas estavam
sentadas com as cabeças raspadas, os corpos macilentos, tendo a pele sinal de sarna (doença) recente. Em
alguns lugares as pobres criaturas jazem em tapetes, evidentemente muito fracas para sentar-se” (GRAHAM,
1990, p. 274).
GRAHAM, Maria. Diário de uma viagem ao Brasil: e uma estada nesse país durante parte dos anos de
1821, 1822 e 1823. São Paulo: Edusp, 1990.
Tendo por base a interpretação do excerto e o contexto escravista do Brasil Colonial, analise as afirmações
abaixo:
I. O trecho destaca a situação dos indígenas que eram capturados pelos bandeirantes e levados para os
mercados de escravos, onde eram negociados e vendidos, principalmente aos Senhores de Engenho.
II. A autora chama atenção para a fragilidade dos escravizados que adoeciam devido as condições insalubres
que eram submetidos durante as viagens da África para o Brasil.
III. É possível observar que os depósitos de escravos eram comuns no Brasil Colonial e isto se explica devido
a grande procura dos colonizadores por cativos africanos.
IV. O terror desses africanos aumentava quando percebiam que seriam separados de seus familiares e
amigos durante a negociação dos compradores.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
I, II e III apenas.
II e III apenas.
II, III e IV apenas.
III e IV apenas.
I, II, III e IV.
2ª QUESTÃO
Segundo os apontamentos realizados por Luciano Figueiredo (2013), durante o século XVI, o Brasil era
conhecido nos mapas como Terra dos Papagaios, em referência às belas aves que aqui se encontravam, ou
Terra dos Canibais. Ao banalizar as cenas de canibalismo, os europeus pretendiam comprovar que índios e
negros agiam como os piores animais e necessitavam da intervenção de povos mais “civilizados” para
promover a paz no território.
FIGUEIREDO, Luciano. História do Brasil para Ocupados: os mais importantes historiadores apresentam de
um jeito original os episódios decisivos e os personagens fascinantes que fizeram o nosso país. Rio de
Janeiro: Casa da Palavra, 2013.
Partindo desta referência, analise as afirmações:
I. Os indígenas praticavam a antropofagia contra as tribos inimigas para vingar seus antepassados e
consolidar a passagem do guerreiro para a vida adulta.
II. Os rituais de antropofagia aconteciam especificamente com a autorização das mulheres mais velhas, pois
elas eram responsáveis em preparar o banquete.
III. Podemos considerar a antropofagia praticada pelos indígenas como um dos traços culturais mais difíceis
de serem combatidos pelos jesuítas.
IV. As crianças indígenas não podiam participar dos rituais de antropofagia por serem consideradas
inocentes e puras pelos pajés.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
I e III apenas.
I, II e III apenas.
II e III apenas.
II, III e IV apenas.
III e IV apenas.
3ª QUESTÃO
Analise o excerto abaixo:
As reivindicações, apesar dos desentendimentos, consistiam na propagação da liberdade econômica, no
reconhecimento do papel do indivíduo na sociedade e o fim da discriminação conforme a etnia ou função
social e na abertura dos portos. No universo político, buscando o fim do domínio europeu, pregavam um
governo republicano “democrático, livre e independente”.
Elaborado pelo Professor, 2023.
Considerando o trecho em destaque e as Revoltas, Conjurações, Guerras e/ou Motins que ocorreram na
América Portuguesa, assinale a alternativa que condiz com este cenário de reivindicações:
ALTERNATIVAS
o fim do domínio português no Brasil era uma das pautas da Guerra dos Mascates.
a busca pela implementação de um governo republicano está ligado a Revolta de Felipe dos Santos.
o lema “democrático, livre e independente” condiz com a bandeira de reivindicações levantada pelos emboabas.
o reconhecimento do papel do indivíduo na sociedade e o fim da discriminação foram pautas da Conjuração Baiana.
tanto o fim da discriminação conforme a etnia ou função social e a abertura dos portos, foram reivindicações de dois
movimentos separatistas: Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana.
4ª QUESTÃO
Segundo Menezes (2015), em 1549, Tomé de Souza, o primeiro Governador Geral, que veio administrar a
Colônia em nome do Rei, chegou ao Brasil, sobrepondo-se, mas não extinguindo, as capitanias e os capitães
donatários. Com Tomé de Souza, chegou o primeiro grupo de jesuítas, dentre os quais se destaca Manuel da
Nóbrega. A partir deste momento D. João III, Rei de Portugal, inicia de fato um plano de colonização de suas
terras na América.
MENEZES, Sezinando Luiz. Antônio Viera: o império do outro mundo e o império deste mundo. Maringá:
Eduem, 2015.
Nesta premissa, analise as afirmações na sequência:
I. A falta de recursos financeiros de alguns donatários, a grande extensão de terras a serem administradas e
a resistência dos indígenas à ocupação de suas terras podem justificar o fracasso das capitanias hereditárias.
II. A vinda de Tomé de Souza para a América Portuguesa condiz com a fragilidade administrativa do sistema
de capitanias hereditárias que enfrentavam muitos problemas em sua organização.
III. A chegada do primeiro grupo de jesuítas na colônia tinha por finalidade a catequização dos negros da
terra, mesmo que isso resultasse em conflito com os colonizadores lusitanos.
IV. Tomé de Souza se fixou na Bahia e transformou a cidade na primeira capital do Brasil, pois ao lado de
Pernambuco foram as únicas capitanias que prosperaram neste momento.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
I, II e III apenas.
I, II e IV apenas.
I e IV apenas.
II e III apenas.
I, II, III e IV.
5ª QUESTÃO
O escorbuto é uma doença resultante da falta de vitamina C, que foi o grande flagelo dos marinheiros nas
longas viagens em que comiam basicamente carne salgada e bolacha. O problema só começou a ser
controlado quando o limão foi incluído nas rações de bordo. Tendo por referência as expedições marítimas
portuguesas realizadas durante o século XV, analise as afirmações a seguir:
I. Os marinheiros portugueses eram homens brancos adultos selecionados criteriosamente pelos capitães
das expedições marítimas.
II. No âmbito das Grandes Navegações o cargo de marinheiro era muito disputado, pois era uma chance
real de ascender socialmente.
III. As embarcações portuguesas não eram ocupadas exclusivamente por marinheiros. Nestas viagens era
comum a presença de cartógrafos, escrivães e até padres da Igreja Católica.
IV. Um dos problemas existentes no contexto da expansão marítima portuguesa em meados do século XV
era a recusa dos homens em participar das viagens ultramarinas, devido a incerteza de retorno para casa.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
I e II.
III e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
6ª QUESTÃO
Durante muito tempo, a América Portuguesa foi descrita como um grande canavial escravista voltado
exclusivamente para venda de açúcar à Europa. Segundo essa premissa, a economia colonial não tinha uma
dinâmica própria, pois dependia das vendas para o exterior. Todavia, alguns pesquisadores atualmente
defendem a tese de que a economia colonial era diversificada e possuía uma dinâmica própria.
Elaborado pelo Professor, 2023.
Baseado nesta premissa, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. a criação de gado começou nas proximidades dos engenhos, sendo utilizado como força motriz ou
mesmo no transporte de produtos. Contudo, a tendência das terras mais férteis para o cultivo da cana foi
empurrando os criadores para o interior, possibilitando a ampliação das áreas de pastagens.
II. a plantação de mandioca era tão relevante para a economia colonial que chegou até virar lei. Além do seu
alto consumo na colônia, a farinha de mandioca era utilizada tanto para alimentar os escravizados trazidos
da África, como ajudava a financiar a compra dos mesmos.
III. nos engenhos da América Portuguesa a produção não ficou restrita ao açúcar. A cachaça também teve
seu espaço garantido, pois tinha tanto um mercado interno consolidado, como um mercado externo
africano.
IV. a colônia também exportava outros produtos, como o fumo, que chegou a ser tão relevante quanto o
açúcar e ainda servia de moeda de troca para obtenção de africanos escravizados.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, V, V.
V, V, V, F.
F, F, V, V.
F. F, V, V.
F, V, V, V.
7ª QUESTÃO
De acordo com as reflexões realizadas por Azevedo (2009, p. 10), a história do Brasil dos primeiros séculos
confunde-se com a história do açúcar. Foi no engenho que se formou a sociedade patriarcal açucareira, da
qual uma das sínteses pode ser representada pelo binário casa-grande e capela. Os engenhos eram grandes
complexos arquitetônicos com edificações que cumpriam funções diferenciadas e imbricadas entre si. Desde
o século XVI, há notícias de engenhos que se destacavam por reunir casas de moendas, cozimento e purga,
além da casa-grande e capela, todas construídas em pedra e cal. Havia ainda construções mais simples,
como as casas de trabalhadores livres e senzalas, construídas em taipa ou adobe e recobertas com palha.
AZEVEDO, Esterzilda Berenstein. Engenhos do Recôncavo Baiano. Brasília: Iphan: Programa Monumenta, p.
9-14, 2009. (Roteiros do Patrimônio, 7).
Neste âmbito, podemos considerar que:
I. os colonizadores portugueses atuaram como grandes mestres do açúcar, mesmo em um universo tão
hostil ao cultivo da cana-de-açúcar devido ao grande volume de chuvas e um solo arenoso e pobre de
nutrientes.
II. os portugueses já tinham experiência com a indústria açucareira desde o século XV nas Ilhas Atlânticas,
juntamente com a escravização dos africanos que já eram utilizados como mão de obra pelos lusos.
III. em um engenho colonial podíamos observar tanto a existência de indígenas e africanos em condição
escrava, como de trabalhadores assalariados e especializados no preparo do açúcar.
IV. a atividade açucareira implantada na América Portuguesa no século XVI foi a primeira esfera econômica
que colocou o Brasil em evidência.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
I, II e III apenas.
II e III apenas.
II, III e IV apenas.
III e IV apenas.
I, II, III e IV.
8ª QUESTÃO
A Companhia de Jesus foi criada em 1534 por iniciativa de Inácio de Loyola (1491-1556), sendo um modelo
de ordem religiosa nascida da Contrarreforma. Enquanto na Europa, procuravam reforçar o catolicismo por
meio do ensino. Nas conquistas ultramarinas ibéricas, procuravam expandi-lo pela catequese das
populações locais.
Elaborado pelo Professor, 2023.
Tomando por referência a obra catequética realizada pelos inacianos na América Portuguesa, analise as
opções abaixo:
I. A primeira estratégia catequética utilizada pelos jesuítas na colônia portuguesa foi os aldeamentos, onde
uma ou várias nações indígenas eram confinadas em uma única aldeia, vivendo conforme os costumes
europeus.
II. Um dos grandes obstáculos enfrentados pelos filhos de Loyola nos trópicos era a influência negativa de
outras ordens religiosas católicas e a conduta dos colonizadores lusitanos que insistiam em escravizar os
nativos.
III. Os jesuítas visitavam as aldeias indígenas e tentavam convencê-los primeiramente por meio do diálogo
que seus costumes eram pecaminosos e deveriam ser reprimidos em favor de uma conduta religiosa cristã.
IV. Os membros da Companhia de Jesus tinham estratégias de catequização muito bem organizadas, uma
delas era evangelizar primeiramente as crianças indígenas e por meio delas, os adultos das tribos.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
I, II e III apenas.
II e III apenas.
II, III e IV apenas.
III e IV apenas.
I, II, III e IV.
9ª QUESTÃO
Leia os excertos documentais abaixo:
“
. . .
estes povos andam quase sempre sem qualquer espécie de roupa a cobri-los, exceto uma pele de cabra
cortada em forma de calções que usam para esconder as partes secretas. Mas os senhores e as autoridades
usam camisas de algodão; este país produz quantidade desta matéria, que as mulheres fiam
. . .
” ( CADAMOSTO, op. cit., 1455-57).
“
. . .
andam nus, sem cobertura alguma. Não fazem o menor caso de encobrir ou de mostrar suas vergonhas; e
nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto
. . .
” (CAMINHA, op. cit., 1500).
Tais excertos foram retirados de registros realizados por navegadores europeus no contexto das Grandes
Navegações Portuguesas. Tendo por referência este momento histórico, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
no primeiro registro observamos o relato de navegadores portugueses ao se depararem com os nativos da América
espanhola.
nos dois excertos documentais visualizamos as impressões dos lusitanos mediante a presença dos naturais da terra
que ocupavam os trópicos.
devido a estranheza despertada nestes encontros com povos desconhecidos, era comum que a estratégia utilizada
pelos portugueses fosse as trocas de objetos e os conflitos armados.
no primeiro excerto concluímos que os homens descritos pelos navegadores eram povos que habitavam o continente
africano, enquanto no segundo trecho documental percebemos registros diante dos povos indígenas brasileiros.
o primeiro relato condiz com os povos que habitavam as Ilhas do Atlântico, já o segundo registro é sobre os
impactos que a nudez indígena provocava diante dos europeus.
10ª QUESTÃO
De acordo com os apontamentos realizados por Roberto Simonsen (1969, p. 81): “Não nos parece razoável
que a quase totalidade dos historiadores pátrios acentuem, em demasia, o aspecto feudal do sistema de
donatárias, chegando alguns a classificá-lo como um retrocesso em relação às conquistas políticas da época
. . .
Sob o ponto de vista econômico, que não deixa de ser básico em qualquer empreendimento colonial, não
me parece razoável a assemelhação desse sistema ao feudalismo”. Estas observações são imprescindíveis
para compreendermos as análises que foram formuladas pela historiografia brasileira no que tange a
compreensão das características relacionadas ao processo de colonização portuguesa na América. Nessa
premissa, leia as asserções abaixo:
SIMONSEN, Roberto. História Econômica do Brasil (1500-1820). Ed. São Paulo: Companhia das Letras,
1969.
I – O autor menciona não ser válida a afirmação de que no momento da colonização das terras brasílicas se
sistematizou uma retomada do sistema feudal europeu, pois, para ele os capitães donatários eram
motivados em obter uma melhoria em sua condição social, ou seja, almejavam enriquecimento.
PORQUE
II – O regime de divisão de faixas de terras por meio do sistema de Capitanias Hereditárias e a distribuição
de sesmarias refletiam uma mentalidade permeada por privilégios feudais, assegurando ao donatário status
e potencializando a sua influência comercial na colônia portuguesa.
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições falsas