ATIVIDADE 2 – HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO MODERNA E CONTEMPORÂNEA – 51-2024

1ª QUESTÃO
Uma crítica contundente ao funcionalismo é que ele enfatiza demais a contribuição de grandes
personalidades criativas e negligencia o papel do coletivo na cultura e na transformação das cidades. O
International Style, surgido em 1932 com uma exposição organizada por Philip Johnson e Henry Russell
Hitchcock, é considerado uma expressão desse movimento funcionalista. Esse estilo, caracterizado por
geometria simplificada e ausência de ornamentação, tornou-se amplamente difundido e influente,
especialmente após a Segunda Guerra Mundial, simbolizando modernidade e industrialização em todo o
mundo. Ao longo dos anos, o Estilo Internacional sofreu variações, mas manteve suas ideias propagadas
pelos Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna (CIAM).
BENEDETT, Jociane Karise. História da Arquitetura Moderna e Contemporânea. Maringá – PR:
Unicesumar, 2022. (adaptado)
Considerando o texto, aponte qual foi uma das críticas ao funcionalismo mencionada.
ALTERNATIVAS
Valorizava exclusivamente a ornamentação na arquitetura.
Promovia a diversidade arquitetônica e o estilo individualista.
Defendia a predominância da forma sobre a função na arquitetura.
Negligenciava o papel das grandes personalidades criativas na cultura.
Enfatizava demais a contribuição do coletivo na transformação das cidades.

 

 

2ª QUESTÃO
Oscar Niemeyer foi aluno de Lúcio Costa e, com o fruto de seu trabalho, se tornou o arquiteto brasileiro
considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. A influência de Le
Corbusier é notável nas primeiras obras de Niemeyer, que adota o vocabulário moderno como seu.
Contudo, pouco a pouco o arquiteto adquire sua marca exclusiva: leveza nas formas curvas, criando espaços
que transformam o programa arquitetural em ambientes únicos. Através de sua obsessiva originalidade e
suas adaptações, que o arquiteto produziu explorando as possibilidades construtivas e plásticas do concreto
armado, possibilitaram experiências formais com volumes espetaculares. Houve um reconhecimento externo
imediato e entusiástico das primeiras obras destes dois arquitetos, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Em 1939,
os visitantes do Pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova York, projetado por eles, testemunharam o
primeiro exemplar no exterior das inovações nacionais, em seguida, no ano de 1943, o MOMA apresentou
um panorama mais amplo dessas inovações na exposição Brazil Builds (COHEN, 2013). Ainda nesse período,
a Arquitetura Moderna já havia se tornado a contribuição mais valiosa do país à cultura contemporânea
(BRUAND, 1991).
BENEDETT, Jociane Karise. História da Arquitetura Moderna e Contemporânea. Maringá – PR:
Unicesumar, 2022. (adaptado)
Considerando o texto analise as alternativas e aponte qual representa um dos marcos que evidenciam o
reconhecimento externo e entusiástico das primeiras obras de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa na Arquitetura
Moderna internacional.
ALTERNATIVAS
A participação na Bienal de Veneza em 1947.
O projeto do Museu Guggenheim em Nova York.
A participação na Feira Mundial de Paris em 1939.
A construção do Museu de Arte Moderna (MOMA) em 1943.
A apresentação do Pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova York em 1939.

 

 

3ª QUESTÃO
O Expressionismo, resultante da vanguarda artística alemã e austríaca nas primeiras décadas do século XX,
destacou-se por volumes incomuns e formas distorcidas, orgânicas ou biomórficas. Utilizando concreto,
tijolo e linhas fragmentadas, o movimento expressava emoções de maneira violenta e sobrecarregava suas
obras com simbolismo. O observatório de Potsdam, projetado por Mendelsohn, foi uma exceção realista,
incorporando ideias biomórficas e utópicas. Inspirado nas ideias de Einstein sobre matéria e energia,
Mendelsohn buscava unir ciência, natureza e vida em seus projetos. O Neoexpressionismo, posterior ao
movimento inicial, surgiu nas décadas de 1950 e 1960, fundindo características da arquitetura orgânica e
brutalista. Arquitetos expressionistas e neoexpressionistas notáveis incluem Günther Domenig, Hans
Scharoun, Rudolf Steiner, Bruno Taut, Erich Mendelsohn, Hans Poelzig, Walter Gropius e Eero Saarinen.
BENEDETT, Jociane Karise. História da Arquitetura Moderna e Contemporânea. Maringá – PR:
Unicesumar, 2022. (adaptado)
Considerando o texto, aponte qual das seguintes afirmações é verdadeira sobre o Expressionismo na
arquitetura.
ALTERNATIVAS
Expressava emoções de maneira sutil e contida.
Utilizava principalmente materiais como vidro e aço.
Surgiu como uma reação ao movimento neoclássico.
Incorporava ideias biomórficas e utópicas em suas obras.
Caracterizou-se pelo uso predominante de formas geométricas regulares.

 

 

4ª QUESTÃO
O movimento estético tardomodernista-brutalista, conhecido como “estética da verdade”, caracterizou-se
por expor brutalmente o conteúdo técnico-construtivo das edificações, incluindo revestimentos, fiações,
tubulações e outros elementos. Além disso, inseriu aspectos funcionais urbanos em seus projetos, como
divisão de espaços públicos e privados, áreas de circulação e multifuncionalidades. O arquiteto Paulo
Mendes da Rocha ficou reconhecido como o “Brutalista Brasileiro”.
BENEDETT, Jociane Karise. História da Arquitetura Moderna e Contemporânea. Maringá – PR:
Unicesumar, 2022. (adaptado)
Considerando o texto, aponte qual dos seguintes aspectos também foi discutido como parte da influência
do Brutalismo na arquitetura.
ALTERNATIVAS
Inovações estruturais e formas orgânicas.
Ênfase na ornamentação e detalhes decorativos.
Desprezo pela função social dos espaços urbanos.
Valorização do caráter disciplinar do papel do arquiteto.
Abordagem pós-modernista, focada em clientes individuais.

 

 

5ª QUESTÃO
Os arquitetos anfitriões da escola acreditavam que o mundo precisava ser fundamentalmente repensado,
que o homem para o qual se produzia a arquitetura era o homem ideal. Para eles, um bom design requer
simplicidade e pureza geométrica, que partem da racionalização da matéria, dos materiais e da demanda.
Geralmente, os edifícios da Bauhaus tinham telhados planos, fachadas lisas, envidraçadas e formas cúbicas,
volumes puros e abstratos, plantas transparentes e estruturadas (era perceptível como trabalhavam cada um
dos componentes estruturais e suas solicitações e forças atuantes). As cores eram branco, cinza, bege ou
preto. As plantas baixas eram abertas e os móveis funcionais. Os métodos de construção eram os populares
da época, tanto na arquitetura residencial quanto comercial – estrutura de aço com paredes de cortina de
vidro, concreto armado. Mais do que qualquer estilo arquitetônico, no entanto, o Manifesto da Bauhaus
promoveu princípios de colaboração criativa – planejamento, projeto, desenho e construção como tarefas
iguais dentro do coletivo de construção. Arte e artesanato não deveriam ter diferença. A Bauhaus
impulsionou o design e depois se espalhou pelo mundo. Um dos mais conhe- cidos ícones do design da
Bauhaus foi a cadei- ra desenhada por Marcel Breuer, Cantilever (Figura 8), inspirada na tubulação de aço de
uma bicicleta, que acabou sendo o primeiro item em metal tubular produzido em massa. Inspiração hoje em
dia, as influências da Bauhaus podem ser vistas em todos os lugares, desde sinais de trânsito, design gráfico,
edi- toriais, moda etc. Muitas vezes, há confusão quando se fala em Modernismo Internacional ou estilo
internacional (sobre o qual falaremos adiante) e a aplicação americana da arquitetura da Bauhaus. Walter
Gropius usou as ideias da Bauhaus quando construiu sua própria casa monocro- mática em 1938, perto de
onde lecionou, na Harvard Graduate School of Design, quando exilado. A histórica Gropius House, em
Lincoln, Massachusetts, está aberta ao público que deseja conhecer a arquitetura da Bauhaus.
BENEDETT, Jociane Karise. História da Arquitetura Moderna e Contemporânea. Maringá – PR:
Unicesumar, 2022. (adaptado)
Os arquitetos da Bauhaus buscavam uma reconsideração fundamental do mundo, enfatizando que a
arquitetura deveria atender ao homem ideal. Defendiam que um bom design derivava da simplicidade e
pureza geométrica, com ênfase na racionalização da matéria, materiais e demanda. Considerando o texto,
assinale a alternativa que representa as características fundamentais dos edifícios da Bauhaus.
ALTERNATIVAS
Estrutura de madeira e paredes coloridas.
Estrutura de concreto e janelas pequenas.
Telhados inclinados e fachadas decorativas.
Plantas baixas fechadas e móveis ornamentados.
Telhados planos, fachadas lisas e envidraçadas, formas cúbicas.

 

 

6ª QUESTÃO
Os arquitetos da Bauhaus acreditavam na necessidade de repensar fundamentalmente o mundo, com foco
no homem ideal como destinatário da arquitetura. Eles valorizavam simplicidade e pureza geométrica em
seus edifícios. A Bauhaus promoveu princípios de colaboração criativa, eliminando a distinção entre arte e
artesanato. Seu legado se estende pelo design, incluindo a icônica cadeira Cantilever de Marcel Breuer. As
influências da Bauhaus podem ser vistas em diversas áreas, como design gráfico, moda e arquitetura. A
aplicação americana desses princípios é evidente na casa de Walter Gropius em Massachusetts, uma
construção monocromática que reflete os ideais da Bauhaus. Ludwig Mies van der Rohe, colega de Walter
Gropius na Bauhaus, introduziu um novo pensamento em design com sua abordagem minimalista, expressa
pela famosa frase “menos é mais”. Mies aplicou esses ideais no Pavilhão de Barcelona em 1929, destacando
uma arquitetura limpa e descomplicada, livre de referências históricas e usando tecnologia moderna. O
pavilhão, destinado a receber a realeza espanhola, era uma declaração audaciosa sobre a Alemanha
contemporânea, com um telhado de mármore aparentemente flutuante sobre uma estrutura de aço e vidro
que fundia interior e exterior. Apesar da precisão das linhas, o edifício não parecia frio, demonstrando como
novas tecnologias podiam ser empregadas para criar espaços elegantes e funcionais.
BENEDETT, Jociane Karise. História da Arquitetura Moderna e Contemporânea. Maringá – PR:
Unicesumar, 2022. (adaptado)
Os arquitetos da Bauhaus buscavam uma reconsideração fundamental do mundo, enfatizando que a
arquitetura deveria atender ao homem ideal. Defendiam que um bom design derivava da simplicidade e
pureza geométrica, com ênfase na racionalização da matéria, materiais e demanda. Considetrando o texto e
os conhecimentos adquiridos, aponte qual é uma característica fundamental dos edifícios da Bauhaus.
ALTERNATIVAS
Estrutura de madeira e paredes coloridas.
Estrutura de concreto e janelas pequenas.
Telhados inclinados e fachadas decorativas.
Plantas baixas fechadas e móveis ornamentados.
Telhados planos, fachadas lisas e envidraçadas, formas cúbicas.

 

 

7ª QUESTÃO
Nas décadas de 1950 e 1960, após a Segunda Guerra Mundial e com os EUA dominando a economia global,
o cenário cultural passou por transformações significativas. A ascensão da Guerra Fria, a Revolução Chinesa,
a Guerra da Coreia e os movimentos de libertação na Índia e na Indochina criaram um contexto que exigiu
uma reorientação ideológica na arquitetura, questionando a neutralidade ideológica do modernismo.
Enquanto isso, o ensino acadêmico nos Estados Unidos permaneceu moderno até meados dos anos 1960,
influenciado pela imigração de mestres europeus com viés socialista. Nesse período, surgiram posturas pósmodernistas que rejeitavam o modernismo. O Team X, formado por arquitetos jovens, provocou uma divisão
entre aqueles que buscavam uma nova orientação e os que defendiam o racionalismo funcionalista. No
CIAM de 1959, o grupo declarou o fim do Modernismo e propôs explorar novas possibilidades plásticas e
materiais. A arquitetura tardomodernista, uma extensão do modernismo contemporâneo ao pósmodernismo, manteve-se fiel à linguagem restrita dos modernistas, inspirada na sociedade industrial.
Enquanto os pós-modernistas buscavam aproximar-se dos usuários por meio de simbolismos, os
tardomodernistas mantiveram uma abordagem pragmática e tecnocrática, respeitando os princípios dos
predecessores. Essa desagregação do Modernismo foi observada nas décadas de 1940 e 1950, influenciando
as novas tendências pluralistas da arquitetura moderna.
BENEDETT, Jociane Karise. História da Arquitetura Moderna e Contemporânea. Maringá – PR:
Unicesumar, 2022. (adaptado)
Considerando o texto, aponte qual das seguintes alternativas caracteriza melhor o “tardo modernismo” na
arquitetura.
ALTERNATIVAS
Uma resposta ao pós-modernismo, caracterizado por formas orgânicas e inovações estruturais.
Um movimento que precedeu o modernismo, destacando-se pelo uso abundante de ornamentos.
Um estilo arquitetônico que valoriza a simetria e a ornamentação, surgido no início do século XX.
Uma abordagem arquitetônica focada em materiais brutos e exposição crua, influenciando o brutalismo.
Desenvolvimentos arquitetônicos que ocorreram nas décadas de 1960 e 1970, incorporando maior diversidade
estilística.

 

 

8ª QUESTÃO
Entre a segunda metade do século XIX e a primeira do século XX, considerado como o início da
modernidade “Moderna”, as cidades passaram por um abrangente processo de industrialização e
urbanização, transformando-se em verdadeiros laboratórios de modernização e reformas urbanas. As
mudanças estruturais desse período foram responsáveis pelo surgimento do urbanismo como disciplina
científica, pautada no aprendizado racional, na busca pela “prática correta” e no uso de modelos, como
resposta aos desafios de crescimento desordenado, aumento populacional e condições insalubres. As
teorias e propostas para novas configurações urbanas proliferaram, abrangendo desde a criação de
ambientes completamente distintos até a abordagem específica de problemas e a mitigação de
inconvenientes. Dentro desse contexto, os teóricos empenharam-se em concretizar uma visão de cidade
ideal, incorporando valores como eficiência científica, equidade social e embelezamento. Inspirados por
intervenções urbanísticas notáveis, esses teóricos desenvolveram regulamentações relacionadas à higiene e
novas instalações, fundamentando a legislação urbanística moderna e suas formulações teóricas, propostas
e realizações urbanísticas inovadoras.
Fonte: adaptado de: BENEDETT, J. K. História da arquitetura moderna e contemporânea. Maringá:
UniCesumar, 2022.
Sobre o plano urbanístico que propôs uma visão utópica, destacando arranha-céus, espaços verdes elevados
e zonas segregadas para veículos e pedestres, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Ville Radieuse, de Le Corbusier.
Plano Agache, de Alfred Agache.
Cidade Jardim, de Ebenezer Howard.
Cidade Linear, de Arturo Soria y Mata.
Plano de Chicago, de Daniel Burnham.

 

 

9ª QUESTÃO

Arquitetura Moderna no Brasil nasce de um equilíbrio entre o bom senso das tradições e as constantes
mudanças condicionadas pelas características de um país ainda em construção, que ouvia histórias sobre as
novas ideias europeias e americanas e somava a sua própria realidade, encontrando, assim, sua expressão
artística própria, ou seja, apesar de buscar ao máximo seguir as normativas estilísticas europeias, a
arquitetura nacional tinha de se curvar a certas imposições locais, sociais e culturais. Essas imposições locais
ao movimento inter- nacional não se deram somente no Brasil, por exemplo, em locais onde havia riscos de
terremotos era raro o uso de pilotis, ou ainda, devido às exigências climáticas, abandonar varandas ou
telhados cerâmicos, em águas, era muito difícil, os revestimentos em azulejos, culturalmente, eram muito
tradicionais para serem descartados. A ideia geral é que muitos arquitetos iberoamericanos queriam ser
“modernos” e não “europeus”, por isso, preferiam se adaptar às condições socioeconômicas, técnicas e
culturais de seus países, que, muitas vezes, eram radicalmente distintas das europeias. Essa realidade local
impôs limites às aspirações modernistas e fez com que surgis- sem grandes concepções regionalistas. O que
foi mais difícil na busca desse equilí- brio entre conjuntura local e espírito moderno foi adaptar prática e
técnica de um sociedade ainda pré-industrial com um rico espólio cultural sem que se produzissem
folclorismos e indigenismos, comuns ao Ecletismo do período anterior. Ou seja, entender a complexa
mestiçagem cultural e a permeabilidade às influências externas no estudo da arquitetura nacional é
importante para enten- dermos quais influências se enraizaram e como e com quais outras se
recombinaram. A arquitetura modernista brasileira se desenvolveu com a construção de casas unifamiliares,
um campo que permitia experimentações mais facilmente; a construção de obras públicas que eram
representativas politicamente e voltavam-se para a infraestrutura social; e a construção de edifícios
comerciais para empresas privadas. Além disso, dois pontos contribuíram decisivamente para a formação da
Arquitetura Moderna Brasileira: primeiro, as preocupações com as questões de insolação e clima, que se
traduziram no uso de grandes cortinas de vidro, protegidas por brises-soleil (quando necessários); segundo,
a produção de técnicas avançadas para o uso de concreto armado, como o desenvolvimento de ossatura e
cascas, o que resultou em estruturas leves e elegantes, plantas livres, térreo aberto com o uso de pilotis e na
economia, em relação aos custos de construção com material em outros países. Nesse cenário, podemos
dizer que a arquitetura moderna nacional foi construída em concreto armado, ferro e vidro.
BENEDETT, Jociane Karise. História da Arquitetura Moderna e Contemporânea. Maringá – PR:
Unicesumar, 2022. (adaptado)
Considerando o texto, analise as alternativas e aponte qual delas representa um dos pontos decisivos para a
formação da Arquitetura Moderna Brasileira, de acordo com o trecho fornecido.
ALTERNATIVAS
A predominância do uso de telhados cerâmicos.
A adaptação às condições socioeconômicas, técnicas e culturais locais.
A manutenção do uso de varandas em resposta às exigências climáticas.
A ênfase na construção de obras públicas voltadas para a infraestrutura social.
A resistência dos arquitetos brasileiros em seguir as normativas estilísticas europeias.

 

 

10ª QUESTÃO
A construção da cidade de Brasília como nova capital do Brasil, na década de 1950, foi um marco para o
país, pois buscou transferir o governo para um novo local centralizado, longe do Rio de Janeiro, antiga
capital do Brasil – na costa atlântica, ligada ao seu passado colonial. A oportunidade de começar de novo
em um local subdesenvolvido também representou uma oportunidade de elevar a imagem global do Brasil
como uma nação a par das potências ocidentais tradicionais. A arquitetura e o planejamento de estilo
internacional da nova capital foram vistos como a cristalização visual dessa ascensão, e confiados aos
arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, ambos admiradores de Le Corbusier, que deram as boas-vindas a
ele na década de 1930. O plano de Costa e Niemeyer para Brasília (ver Figura 13) foi o ganhador do
concurso dentre sete outros concorrentes, todos com projetos embasados na carta de Atenas, com
características como solo como propriedade pública; zoneamento funcional; superquadras (não mais o lote
urbano privado e restrito), dentro das superquadras unidades de vizinhança; fim das ruas tradicionais;
formas urbanas racionais; geométricas; densas e dispersas como uma cidade parque e limites físicos de
crescimento. O projeto ganhador foi traçado usando dois grandes eixos, um correndo aproximadamente
leste- -oeste – ao longo do qual correm os prédios governamentais – e outro curvado como um C reverso
que cruzava o primeiro eixo no centro, ao longo do qual corria o comercial e distritos residenciais. O layout,
portanto, parecia o corpo de um avião visto de cima, adequado para uma cidade nascida no início da era do
jato e acessível ao mundo, além, principalmente, de avião (o aeroporto foi colocado na extremidade sul do
eixo curvo). Arranha-céus prismáticos de aço e vidro cercados por um amplo espaço verde caracterizam
quase a totalidade do programa de construção, de habitação a ministérios do governo. O júri entendeu que
o projeto de Lúcio Costa e Niemeyer era o único que tinha uma conexão muito forte com a topografia, as
outras propostas parecem muito esquemáticas, desconexas ao lugar.
BENEDETT, Jociane Karise. História da Arquitetura Moderna e Contemporânea. Maringá – PR:
Unicesumar, 2022. (adaptado)
Com base no texto, aponte qual foi um dos critérios que levaram o projeto de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer
a ser escolhido como o plano vencedor para a construção de Brasília.
ALTERNATIVAS
Zoneamento funcional restrito.
Adoção de formas urbanas desconexas.
Conexão forte com a topografia do local.
Uso predominante de arranha-céus prismáticos.
Localização do aeroporto na extremidade norte do eixo curvo

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