ATIVIDADE 2 – LET – ESTÁGIO SUPERVISIONADO: TEORIA E PRÁTICA – 54/2023

1ª QUESTÃO
O trabalho com projetos, se bem elaborado, discutido e conduzido, pode envolver operações essenciais para
aquisição do saber, gerando uma transformação qualitativa e quantitativa no desenvolvimento do aluno, tanto na
parte cognitiva quanto social. Para tanto, é necessário haver um propósito, o professor precisa estar ciente com o que
vai trabalhar e, principalmente, que conceitos, procedimentos e atitudes pretende que o aluno desenvolva
trabalhando com o projeto (SAMPAIO, 2012, p. 9).
Fonte:
https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID12655_26092019224858.pdf.
Acesso em: 15 fev. 2021.
Sobre o trabalho com projetos, analise as afirmativas a seguir:
I. Os projetos de leitura, escrita e análise da linguagem são estruturados como uma série de atividades desenvolvidas
em torno de um eixo temático ou tarefa prática.
II. É uma proposta de trabalho com objetivos previamente delineados e ações planejadas a serem realizadas de forma
colaborativa.
III. São avaliados tanto o processo como o produto final do projeto aplicado.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.

2ª QUESTÃO
Para Silva, Souza e Silva (2019), a organização dos planos em termos de projetos didáticos apresenta-se como uma
nova perspectiva para a comunicação dos gêneros textuais: o ensino não é mais visto apenas como transmissão de
conteúdos.
Fonte:
https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID12655_26092019224858.pdf.
Acesso em: 15 fev. 2021.
Sobre esse tema, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. Os projetos são apenas mais uma estratégia curricular para trabalhar com produção de textos.
II. Os projetos são como uma concepção de educação e escola, que permite que o indivíduo tome consciência do seu
processo de aprendizado.
III. O projeto permite aprimorar várias competências dos alunos, tornando-os um ser ativo.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, V.
V, V, F.
F, V. V.
V, F, V.
F, V, F.

3ª QUESTÃO
Os pesquisadores Jaciane, Valdemir e Andréa (2019) nos apontam que é essencial formar cidadãos capazes de ler
criticamente o mundo através de suas múltiplas formas de expressão e diferentes expressões linguísticas. A utilização
de programas ministrados em português parece bastante viável, uma vez que esses programas fornecem condições
reais para a escrita de textos. Um projeto educacional em língua portuguesa ou em outra área do conhecimento
envolve um trabalho de leitura, texto e contextualização, e o produto final exigirá o conhecimento da diversidade de
tipos de texto.
Fonte:
https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID12655_26092019224858.pdf.
Acesso em: 15 fev. 2021.
Dessa forma, vimos que o trabalho com projetos de ensino ajuda o professor a:
ALTERNATIVAS
Ser o único disseminador de conhecimento.
Levar em consideração o uso da língua apenas em contextos formais.
Permitir que o aluno reflita apenas sobre seus erros e comportamentos.
Criar um ambiente de aprendizagem e facilitar o processo de desenvolvimento intelectual dos alunos.
Oferecer falsas condições de produção de textos escritos, para conhecer o maior número de gêneros possíveis.

4ª QUESTÃO
Ramos, Cardoso e Dias (2021) apontam o PPP como um mecanismo pelo qual as comunidades escolares
podem refletir democraticamente sobre a finalidade da escola, as formas como a escola desenvolve seu
papel na sociedade e identificar práticas pedagógicas que levem à democratização do conhecimento.
Fonte: RAMOS, M. Y. C.; CARDOZO, M. J. P. B.; DIAS, A. S. Projeto Político Pedagógico: por uma escola que
democratiza o conhecimento. Revista Cocar (on-line), v. 15, p. 1-22, 2021. Disponível em:
https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4506. Acesso em: 15 fev. 2022.
Sobre o Projeto Político Pedagógico, analise as afirmativas a seguir:
I. As decisões que norteiam a organização do seu trabalho devem ser baseadas no conceito de escola e não
no conhecimento que a escola tem da comunidade escolar.
II. Este documento constitui o plano global da instituição, que sistematiza uma linha de ação comum para
todos os setores da escola.
III. O processo de implementação do PPP proíbe a comunidade escolar de refletir sobre conceitos sociais,
educacionais e escolares, assim como direcionar a organização de atividades educacionais de acordo com
seus interesses.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.

5ª QUESTÃO
O projeto temático, segundo os manuais de orientação do sistema de ensino já anunciado, consiste em um
sistema organizacional de trabalho de ensino e de aprendizagem que possibilita ao educador planejar e
antecipar ações pedagógicas de qualidade com o grupo de alunos, e envolvê-los nas produções e
compromissos.
Fonte: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3094. Acesso em: 15 fev.
2022.
Sobre o esquema do projeto temático, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
ALTERNATIVAS
Reflexão linguística, apresentação do gênero, caraterização, produção e revisão.
Reflexão linguística, apresentação do gênero, produção, caraterização e revisão.
Apresentação do gênero, reflexão linguística, caracterização, produção e revisão.
Apresentação do gênero, caracterização, produção, reflexão linguística e revisão.
Caracterização, apresentação do gênero, reflexão linguística, produção e revisão

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp