ATIVIDADE 2 – LHIST – HISTÓRIA DO BRASIL: IMPÉRIO E REPÚBLICA – 54/2023

1ª QUESTÃO
A vinda da família real para o Brasil trouxe investimentos que contribuíram para a melhoria das condições
econômicas e sociais de diferentes setores da sociedade, contudo, isso não foi o suficiente para acalmar as
ideias distintas presentes no país. Dom João VI ainda precisou lidar com o antagonismo presente entre
Brasil e Portugal, até que em 1821, diante da pressão das cortes lisboetas, voltou a Portugal, deixando como
regente do Brasil seu filho Dom Pedro que, gradativamente, deixou-se influenciar pela ideia da emancipação
política do Brasil.
Elaborado pelo Professor, 2023.
Após a partida de Dom João VI uma grande crise se instalou no Brasil, acentuando o discurso pela
independência do país. Considerando os diferentes interesses entre Brasil e Portugal, o que o fortalecimento
e a defesa das ideias e dos movimentos emancipatórios ao longo desse período nos apresenta?
ALTERNATIVAS
O apego ao governo colonial português.
A centralização do poder que aglutinava e desarticulava as capitanias.
A estabilização das relações políticas e ideológicas entre a colônia e a metrópole.
Os investimentos que desempenharam um papel na melhoria das condições econômicas e sociais.
O medo presente no Brasil de uma possível retomada da exploração por parte de Portugal e do atraso resultantes da
condição de colônia do país.

2ª QUESTÃO
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Acerca da imigração europeia para o Brasil, observe a imagem propagandística a seguir:
Figura 1 – La Veloce Navigazione Italiana a Vapore, 1924
Fonte: https://italianismo.com.br/a-historia-de-la-veloce-navigazione-italiana-avapore/#:~:text=A%20Veloce%20come%C3%A7ou%20como%20uma,e%20a%20Am%C3%A9rica%20do%20Sul. Acesso
em: 29 set. 2022.
Traduzindo a imagem, de baixo para cima, lemos: A veloz / Serviço muito rápido / Com vapor / Muito Elegante /
Iluminação Elétrica / Tratamento de primeira classe para o passageiro / Navegação italiana com sede em Gênova. A
propaganda anterior foi divulgada durante o início do século XX, com o intuito de atrair europeus, a fim de migrarem
para o trabalho assalariado no Brasil, principalmente nas lavouras.
Com base na imagem anterior, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Como podemos observar no cartaz de propaganda, as chamadas para atrair imigrantes europeus ao Brasil
costumavam ser atrativas.
PORQUE
II. No trajeto era prometida uma viagem confortável, digna de primeira classe, atraindo a atenção das pessoas e
famílias que procuravam por um futuro melhor.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

3ª QUESTÃO
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Texto 1.
“As importações de escravos aceleraram-se consideravelmente durante a primeira metade do século,
sobretudo depois que a expansão da produção de café ganhou ritmo. Segundo um estudo muito citado,
cerca de 1,1 milhão de escravos entrou no Brasil entre 1811 e 1850, e supõe-se que mais de 1,3 milhão
tenha sido importado ao longo do século XIX. À luz das estimativas disponíveis, também é razoável supor
que a população escrava representasse pelo menos 30% da população total do país até aproximadamente
1850, quando o tráfico de escravos africanos foi extinto.”
DO LAGO, Luiz Aranha Corrêa. Da escravidão ao trabalho livre: Brasil, 1550-1900. Editora Companhia das
Letras, 2014.
Texto 2.
“O Nordeste tornou-se o grande centro abastecedor de escravos. Em 1860, o barão do Pati dizia que a
abundância de braços cativos era um dos entraves ao desenvolvimento do trabalho assalariado. Dez anos
depois de cessado o tráfico, a lavoura cafeeira ainda se apoiava, na sua quase totalidade, no braço escravo.
Estes foram deslocados de outras atividades para a lavoura de café. Reduziu-se o plantio de gêneros de
primeira necessidade. Os escravos vindos de outras áreas: das províncias do Norte ou Sul, entraram em
massa nas zonas cafeeiras.”
DA COSTA, Emília Viotti. Da senzala à colônia. Unesp, 2006.
Com base nos textos 1 e 2 analise as afirmativas a seguir:
I – O período Imperial teve como um de seus elementos característicos a consolidação da cafeicultura como
o carro-chefe da economia do país, com o desenvolvimento desta economia, o tráfico de escravizados
aumentou significativamente.
II – A manutenção da produção cafeeira assentava-se na mão de obra escravizada, que representava para os
barões do café um investimento mínimo comparado ao uso da mão de obra assalariada, aumentando sua
margem de lucro.
III – Mesmo após o fim do tráfico de escravizados, a escravidão persistiu no país e se intensificou na lavoura
de cafeeira. Neste contexto houve o deslocamento de escravizados para regiões produtoras de café, para
atender a demanda da indústria.
IV – Os textos 1 e 2 abordam a questão da escravidão no Brasil e a sua contribuição para o desenvolvimento
da economia cafeeira, no século XIX. Os autores sugerem que a transição do Nordeste para um grande
centro de fornecimento de escravizados foi uma decisão benéfica e bem-sucedida à medida que excluía a
necessidade de trabalho assalariado.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

4ª QUESTÃO
23/11/2023, 14:51 Unicesumar – Ensino a Distância
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Sobre o Estado Novo, analise o texto a seguir:
“Em novembro de 1937, por meio de uma aliança entre as forças armadas e os governadores, Getúlio Vargas
dá um golpe de estado e fecha a Câmara dos Deputados e o Senado, instaurando o Estado Novo. Esse
período será caracterizado por traços como nacionalismo, autoritarismo e centralização de poder, sendo
parte constituinte na história da Era Vargas. No Manifesto à Nação, Vargas já mostrou a direção do que
estaria por vir: ‘reajustar o organismo político às necessidades econômicas do país’.
. . .
existem muitas facetas presentes no Estado Novo, tais como autoritarismo, fascismo, populismo,
paternalismo e desenvolvimentismo. Em ‘Proclamação ao Povo Brasileiro’ contida em Vargas (1938), Getúlio
argumenta que o aparelho governamental não estava compatível com a vida nacional e dificultava seus
movimentos, pois tanto os comunistas como os oligarcas locais estariam prejudicando a força do Estado, o
que esterilizava seu poder e eficiência. Assim, é perceptível que, para ele, a eficiência estatal era propiciada
por meio do intervencionismo e planejamento econômico.”
JESUS, C. V.; MENDONÇA, E. F. L.; KIRSTEN, M. B. Estado Novo (1937-1945): a concepção, o funcionamento
estatal, as políticas econômicas e o seu legado para o desenvolvimento do Brasil. Anpec, 2017. Disponível
em: https://www.anpec.org.br/sul/2017/submissao/files_I/i1-ee2299c1c9832241a019300ac380088a.pdf.
Acesso em 03 out. 2022.
Com base no texto, analise as afirmações a seguir e considere V, para o que for verdadeiro e F, para o que
for falso.
( ) O Estado Novo foi instituído por um golpe de Estado.
( ) O nacionalismo era uma característica do Estado Novo.
( ) Intervencionismo e planejamento econômico eram medidas econômicas do Estado Novo.
( ) Autoritarismo e centralização de poder eram atitudes políticas de Getúlio Vargas no Estado Novo.
Considere a alternativa que possua a sequência correta:
ALTERNATIVAS
V, V, V e V.
V, V, V e F.
V, V, F e V.
F, V, V e F.
F, F, F e F.

5ª QUESTÃO
23/11/2023, 14:51 Unicesumar – Ensino a Distância
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Leia o excerto de texto a seguir:
O fim das relações coloniais entre Portugal e Brasil foi analisado sob vários ângulos e aspectos, o que
significa que o processo de emancipação política do Brasil recebeu inúmeras interpretações, que variavam –
e ainda variam – de acordo com o momento histórico em que foram elaboradas”.
PEREIRA, Luciene Maria Pires. História do Brasil: Império e República. Maringá: Unicesumar, 2021 p. 22.
Com relação às interpretações acerca do processo de emancipação política do Brasil no século XIX,
considere a alternativa que corresponde a uma das vertentes de pensamento defendidas logo após o
processo de independência do Brasil.
ALTERNATIVAS
As análises atuais adotam um viés que ressalta a importância de D. Pedro I para a idealização de um novo país, algo
heroico contínuo.
Não houve a ideia de fortalecimento da imagem de D. Pedro I ao longo da busca historiográfica de entendimento da
sociedade brasileira.
Uma nova corrente de intelectuais pós década de 1860 defendia que a independência do Brasil ocorreu de fato com
a chegada da família portuguesa em 1808.
José Bonifácio se tornou descrente da ideia de que o marco fundador do país fosse a independência do Brasil
realizada sob o regime monárquico de um herdeiro dos Bragança.
O liberal e amigo próximo da família imperial, Joaquim Manuel de Macedo considerou o processo e a independência
do Brasil como um período de criação de uma nação como memória coletiva e idealizada.

6ª QUESTÃO
“Em Frase que se tornou famosa, Aristides Lobo, o propagandista da República, manifestou seu
desapontamento com a maneira pela qual foi proclamado o novo regime. Segundo ele, o povo, que pelo
ideário republicano deveria ter sido protagonista dos acontecimentos, assistira a tudo bestializado, sem
compreender o que se passava, julgando ver talvez uma parada militar. Não nos interessa aqui discutir em que
medida a observação correspondia à realidade, isto é, em que medida o povo participou ou não da
proclamação da República. Há versões contraditórias à espera de uma análise crítica (…). Interessa-nos, sim, o
fato de que um observador participante e interessado tenha percebido a participação do povo dessa maneira;
interessa-nos o fato de que três dias após a proclamação este observador já tenha percebido e confessado o
pecado original do novo regime”.
CARVALHO, J. M. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. 3 ed. São Paulo: Companhia
das Letras, 1987. p. 09.
Após a análise do excerto, considere a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
23/11/2023, 14:51 Unicesumar – Ensino a Distância
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O documento acima refere-se ao momento de ruptura entre o Brasil e Portugal, na primeira metade do século XIX.
O movimento republicano, do qual trata o documento, não contou com a participação de setores da sociedade além
do exército.
Segundo o documento apresentado, o ideário republicano diz respeito à ideia de que a participação política do povo
no novo regime deveria ser limitada.
De acordo com o documento e o contexto histórico ao qual se refere, o pecado original do novo regime foi não ter
possibilitado a ampliação da participação política da sociedade como um todo.
O excerto aponta para o fato de que a Proclamação da República, em 1889, permitiu uma ampla reforma política,
que teve, como consequência, a vitória dos interesses das camadas mais baixas da sociedade.

7ª QUESTÃO
A respeito do Movimento Abolicionista no Brasil, analise o texto a seguir:
“A abolição da escravidão é desses eventos raros na história do país; divide águas, seja como fato, seja como
símbolo. Em 1988, centenário da Lei Áurea, houve uma troca de ícone e data comemorativa da liberdade
africana no Brasil: do 13 de Maio para o 20 de Novembro, da liderança da princesa ao protagonismo dos
cativos, de Isabel para Zumbi. Estudiosos e ativistas do movimento negro contestaram a relevância da casa
imperial para o fim da escravidão e ressaltaram a resistência dos escravos.”
ALONSO, Angela. O Abolicionismo como Movimento Social. Novos Estudos, n. 100, 2014. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/nec/a/CrVbxyNKtm7vCZWxXgRz6qg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 set. 2022.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir, considerando V (para as verdadeiras) e F (para as
falsas):
( ) A Princesa Isabel foi peça importante do Movimento Abolicionista.
( ) Zumbi não teve expressividade no processo de abolição da escravidão.
( ) Os negros escravizados no Brasil assistiram atônitos o processo do Movimento Abolicionista.
( ) No Brasil, desde 1988, há a constante busca da troca de expressividade da figura da Princesa Isabel no
processo de abolição da escravatura e atribuição a um protagonismo maior a Zumbi do Palmares.
A sequência correta é:
ALTERNATIVAS
V, F, F e V.
V, F, V e F.
V, F, F e F.
F, F, F e V.
F, F, F e F.

8ª QUESTÃO
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TEXTO 1
Figura 1 – Guerra do Paraguai: Batalha de Itororó
Fonte: Disponível em: http://acervo.bndigital.bn.br/sophia/index.asp?codigo_sophia=61411
TEXTO 2
A imagem abaixo retrata o episódio da passagem e tomada da ponte sobre o arroio Itororó, no dia 6 de
dezembro de 1868, durante a Guerra do Paraguai. Este conflito marcou o governo de D. Pedro II na medida
em que representou o maior conflito armado ocorrido durante o Segundo Reinado.
Analise as afirmativas acerca da Guerra do Paraguai:
I – Vários foram os fatores que contribuíram para o início da Guerra do Paraguai, dentre eles podemos
destacar as relações conflitantes entre Brasil e Uruguai no início da década de 1860 e as disputas em torno
dos rios Paraguai e Uruguai.
II – Para o Brasil, a postura do Paraguai ameaçava a sua ideia de promover a livre navegação na bacia do
Prata, o que representava uma alternativa de comunicação mais viável entre as províncias do Centro-Oeste,
Mato Grosso e Rio de Janeiro.
III – O Uruguai enfrentava uma fase de turbulência interna, com uma divisão entre dois grupos principais: os
“blancos”, compostos por proprietários rurais que desconfiavam da influência das potências europeias no
país, e os “colorados”, aliados dos comerciantes e que defendiam os ideais liberais e o fortalecimento das
relações com as nações europeias.
IV – Os efeitos da Guerra do Paraguai para o Brasil influenciaram no processo de fim da escravidão (1888) no
país e da Proclamação da República em 1889.
Está correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
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I e II, apenas.
I e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

9ª QUESTÃO
O governo de D.Pedro I foi marcado por uma intensa agitação no país que refletia os anseios dos brasileiros
e, também, a influência dos acontecimentos externos no âmbito político, econômico e cultural. Nesse
contexto instalou-se um cenário de insatisfação com o governo e com a figura do monarca, sendo o ponto
de partida para a sua abdicação em 1831.
Elaborado pelo Professor.
Analise as afirmativas a seguir:
I – Com a morte de D. João VI, D. Pedro I assumiu o comando de Portugal e a elite política brasileira passou
a o acusar de dedicar mais atenção às questões que envolviam a sucessão do trono português do que aos
problemas internos do Brasil.
II – A noite das garrafadas levou ao extremo as relações entre o imperador, os liberais e os demais
brasileiros, representando o auge das diferenças entre brasileiros e portugueses e a crescente oposição a D.
Pedro I.
III – A influência da Inglaterra, ao longo de todo o Primeiro Reinado, gerou desconfiança e preocupação por
parte das elites brasileiras, que temiam que o imperador cedesse à pressão inglesa pelo fim da escravidão
no Brasil, colocando em risco seus interesses privilégios.
IV – Os liberais exaltados defendiam o fim da escravidão e a redução do poder de D. Pedro I em benefício
do poder da Assembleia.
Acerca dos eventos que agitaram o país e contribuíram para a abdicação de D. Pedro I é correto o que se
afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.

10ª QUESTÃO
23/11/2023, 14:51 Unicesumar – Ensino a Distância
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“Ora, sendo o estabelecimento das bibliotecas públicas um dos meios mais aptos e eficazes para o
progresso da literatura, aumento das artes, e difusão das ciências,
. . .
que benefício, que máximo benefício, não é o que Sua Alteza Real fez aos habitantes do Rio de Janeiro,
franqueando a sua Real Biblioteca, e mandando abrir em benefício dos seus vassalos esta inexaurível fonte
de conhecimentos, este inapreciável tesouro de riquezas intelectuais?”
SANTOS, Luís Gonçalves dos. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz. A longa viagem da biblioteca dos reis:
do terremoto de Lisboa à independência do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 261.
Considerando essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Essa nova condição da colônia exigiu uma série de investimentos na criação de uma estrutura condizente
com uma nova realidade que suscitou o debate acerca da relevância do país diante do cenário que se
desenhava.
PORQUE
II. A transferência da família real portuguesa contribuiu para o estabelecimento de uma conjuntura que
incentivou a busca por emancipação no qual o Brasil adquire status de sede do governo imperial.
A respeito dessas asserções, considere a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas

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