1ª QUESTÃO
A entrega de valor ao cliente é algo decisivo para a conquista da vantagem competitiva. Quando o produto
transita em uma cadeia de abastecimento, não deve apenas compor o custo de cada participante para
o custo final do produto, mas deve compor o valor para o produto, e este valor é um valor voltado para o
cliente. O cliente não está disposto a pagar por uma ineficiência no processo logístico de uma cadeia de
abastecimento, pois, qualquer ineficiência deve ser eliminada, como a falta de uma simples informação ou
toda uma burocracia para processos administrativos, ou operacionais de uma empresa.
Fonte: PAIÃO, L. S. Logística Empresarial. Indaial-SC: Arqué, 2023. p. 45-46.
Partindo do fragmento apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O produto na cadeia de abastecimento é voltado a entrega de valor basicamente no custo final do
produto, é neste custo que se define o valor para o cliente.
PORQUE
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
II. Na entrega de valor é onde está a ineficiência no processo logístico, desde a falta de informação e a
burocracia em processos administrativos ou operacionais.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
2ª QUESTÃO
Num empreendimento, existem vários fatores que afetam a logística afinal como já vimos
a logística engloba uma cadeia de processos, e isso também atinge o e-commerce. Neste caso, tanto os
produtos como a área de atuação, plataforma, gerenciamento de processos e pessoas são capazes de
influenciar na qualidade do transporte das mercadorias.
Fonte: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/conheca-os-fatores-que-afetam-a-logistica-do-e
commerce,cfae8c8dccf07810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 7 ju. 2023.
Partindo do fragmento, tem-se a importância da logística no comércio eletrônico. Essa importância se revela
por diversas atividades e processos logísticos. Sabendo disso, analise as opções a seguir sobre as principais
atividades e processos logísticos que ocorrem em um comércio eletrônico:
I. Rastreamento e devoluções.
II. Contabilidade e apuração de resultados.
III. Recebimento e conferência dos produtos.
IV. Estocagem e movimentação dos produtos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
3ª QUESTÃO
A ideia dos indicadores-chave de desempenho é a de mostrar o resultado parcial ou total de determinada
ação da empresa. Podem ser diversas informações que são condensadas para apurar um resultado.
Normalmente, os indicadores estão atrelados aos objetivos empresariais e estratégicos.
Fonte: PAIÃO, L. S. Logística Empresarial. Indaial-SC: Arqué, 2023. p. 105.
O fragmento revela informações sobre os indicadores de desempenho. Sobre alguns indicadores de
desempenho com seu objetivo e sua devida característica, analise as sentenças a seguir.
I. Inovação: o indicador de desempenho é o número de novos produtos e serviços criados por ano.
II. Crescimento do negócio: o indicador de desempenho é o grau de fidelização do cliente ou o seu nível de
satisfação.
III. Participação do mercado: o indicador de desempenho é o faturamento da empresa dividido pelo
faturamento do setor.
IV. Competitividade no mercado: o indicador de desempenho é o faturamento por empregado ou vendas
por metro quadrado.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
4ª QUESTÃO
O iFood identificou que poderia crescer e gerar satisfação e valor a seus clientes através da logística. Ao
passo que a empresa era o contato direto entre os clientes e restaurantes as reclamações, críticas e
sugestões também eram processadas pela empresa. Dessa forma, o iFood identificou uma oportunidade
através de uma avalanche de reclamações relacionadas aos trâmites dos pedidos.
Fonte: https://saclogistica.com.br/a-logistica-do-ifood/. Acesso em: 7 jul. 2023.
No fragmento é possível identificar a busca da entrega de valor na operação do iFood, partindo dos
diferenciais que é relatado no fragmento, determine o que está sendo conquistado na empresa do caso:
ALTERNATIVAS
Vantagem logística.
Vantagem financeira.
Vantagem de entrega.
Vantagem competitiva.
Vantagem operacional.
5ª QUESTÃO
A grande característica do transporte aéreo é a velocidade, oferecendo tempo em trânsito mais rápido que
qualquer outro modal. Para a maioria das empresas aéreas o tráfego de cargas era consequência do de
passageiros e isso por muito tempo inibiu o crescimento do segmento de cargas neste modal. Com a
criação de áreas específicas para cargas, as empresas aéreas demonstram a intenção de disputar esse
mercado com os outros modais.
Fonte: ARBACHE, F. S.; et al. Gestão de logística, distribuição e trade marketing. Rio de Janeiro: Editora
FGV, 2011. p. 69.
Tendo como princípio o fragmento sobre o modal aéreo, avalie as afirmações a seguir que revela essas
vantagens desse modal .
I. Menor capacidade de carga.
II. Valor do frete mais elevado em relação aos outros modais.
III. Possibilita redução de estoques via aplicação do just in time.
IV. Os aeroportos normalmente estão localizados próximos dos centros de produção.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
6ª QUESTÃO
A logística representa o elo entre todas as expectativas geradas pelos demais departamentos, sejam eles
Vendas, Marketing, Finanças, Custos, Pesquisa e Desenvolvimento, Produção ou todos os setores que,
somados, visam a um mesmo objetivo, o sucesso de suas metas, e através da expertise nos conhecimentos
logísticos a integração de todos permite o crescimento organizado e sustentável.
Fonte: CAXITO, F. (coord.). Logística: um enfoque prático. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2014. p. 2.
Partindo do fragmento apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O crescimento organizacional e sustentável de uma empresa pode ocorrer através da expertise nos
conhecimentos logísticos e sua integração.
PORQUE
II. A integração ocorre quando o setor de logística opera de maneira isolada dos demais setores da
empresa, sendo Vendas, Marketing, Finanças, Custos, Pesquisa e Desenvolvimento e Produção.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
7ª QUESTÃO
Se a competição de mercado, de um lado, busca o aumento da eficiência e a melhoria dos níveis de serviço
ao cliente, de outro, obriga a uma redução contínua nos custos. O ciclo evolutivo da logística pode ser
dividido em quatro fases, que variam de uma atuação totalmente desintegrada até o conceito de
gerenciamento da cadeia de suprimento (SCM).
Fonte:ARBACHE, F. S. et al. Gestão de logística, distribuição e trade marketing. Rio de Janeiro: Editora
FGV, 2011. p. 87.
A cadeia de abastecimento desenvolveu a sua evolução em quatro principais fases. Sendo assim, assinale a
alternativa que revela a sequência correta das quatro fases da evolução da cadeia de abastecimento.
ALTERNATIVAS
Visão departamental, visão funcional, visão da cadeia interna, visão da cadeia logística integrada.
Visão funcional, visão departamental, visão da cadeia interna, visão da cadeia logística integrada.
Visão da cadeia interna, visão funcional, visão departamental, visão da cadeia logística integrada.
Visão da cadeia logística integrada, visão departamental, visão da cadeia interna, visão funcional.
Visão da cadeia interna, visão da logística integrada, visão funcional, visão departamental.
8ª QUESTÃO
A logística faz-se presente em todos os momentos, sejam eles profissionais ou pessoais, armazenando,
transportando, distribuindo objetos, recursos, informações, suprimentos, produtos acabados, semiacabados,
matérias-primas, um simples e-mail ou telefonema. Todas as áreas de uma empresa têm suas metas e fases
a serem desenvolvidas e a logística permite o desenvolvimento de todas elas.
Fonte: CAXITO, F. Logística: um enfoque prático. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2014. p. 4.
Partindo do fragmento apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A logística se faz presente apenas em ambientes e momentos profissionais é ela que permite o
desenvolvimento da empresa.
PORQUE
II. Através da logística se desenvolve todas as demais áreas da empresa, sendo armazenando,
transportando, distribuindo objetos, recursos e outras atividades.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
9ª QUESTÃO
Corresponde a uma aplicação na logística o conjunto de processos requeridos para obter materiais,
agregar-lhes valor de acordo com a concepção dos clientes e consumidores e disponibilizar os produtos
para o lugar (onde) e para a data (quando) que os clientes e consumidores os desejarem.
Fonte: BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 4. ed. São
Paulo: Saraiva Educação, 2020. p. 3.
A frase anterior relata as características de uma aplicação na logística que é essencial para o elo de todo o
fluxo logístico. Aponte e assinale qual é essa aplicação:
ALTERNATIVAS
Cadeia de venda.
Cadeia de compra.
Cadeia de operação.
Cadeia de produção.
Cadeia de abastecimento.
10ª QUESTÃO
A empresa Faz Bem Ltda. está com problemas nas operações logísticas, por esse motivo acabou de
contratar uma empresa terceirizada para atuar na sua operação logística com o foco na movimentação de
cargas, transporte e distribuição, isso tem feito com que o seu resultado operacional obtivesse um ganho
em todos os aspectos.
Ao interpretar o caso hipotético da empresa Faz Bem Ltda., é possível identificar e classificar a empresa
terceirizada contratada pela Faz Bem Ltda. no tipo de serviço que ela oferece. Determine essa classificação:
ALTERNATIVAS
Operador logístico.
Operador financeiro.
Operador aduaneiro.
Operador de cargas.
Operador de movimentação