ATIVIDADE 2 – MDIG – CRIAÇÃO E PRODUÇÃO EM MÍDIAS DIGITAIS – 52-2024

1ª QUESTÃO
A teoria de Shannon foi desenvolvida com o mesmo objetivo que os profissionais de comunicação, design e
marketing utilizam atualmente, que é de melhorar o processo de comunicação dos nossos clientes para o
seu mercado. A grande diferença daquela época para a de hoje, é que o processo de comunicação não é
mais um processo de transmissão unilateral (PAASCH, 2024).
Fonte: PAASCH, Marcio Rodolfo. Criação e Produção em Mídias Digitais. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Diante do trecho exposto em relação aos objetivos da teoria de Shannon e a comunicação, avalie as
asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Pode-se dizer que o conceito de comunicação é o mesmo que transmissão de uma mensagem, onde há
um receptor e um transmissor, apenas.
PORQUE
II. A comunicação em marketing não evolui para um conjunto de instrumentos de comunicação que auxilia
as organizações no diálogo junto aos diferentes públicos, nem criando uma relação com o mercado.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

2ª QUESTÃO
Para Kotler e Armstrong (2006, apud PAASCH, 2024), profissionais de marketing necessitam entender de
forma profunda os processos e as funcionalidades da comunicação por meio de diversos modelos e
métodos que têm como ponto central a transmissão de mensagens de um emissor a um receptor.
Fonte: PAASCH, M. R. Criação e Produção em Mídias Digitais. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Diante do exposto, pode-se perceber que:
ALTERNATIVAS
A comunicação em marketing não evoluiu, pois seus processos ficaram cada vez seletivos em relação com o
mercado.
A comunicação em marketing evoluiu para um conjunto de instrumentos de comunicação que busca reduzir o
diálogo junto aos públicos, não criando relação com o mercado.
A comunicação em marketing evoluiu para um conjunto de instrumentos de comunicação que auxilia as
organizações no diálogo junto aos diferentes públicos, criando uma relação com o mercado.
A comunicação em marketing regrediu para um conjunto de instrumentos de comunicação que auxilia as
organizações no diálogo junto aos diferentes públicos, criando uma relação com o mercado.
A comunicação em marketing evoluiu para um conjunto de instrumentos de comunicação que não auxilia as
organizações no diálogo junto aos diferentes públicos, criando uma relação com o mercado.

 

 

3ª QUESTÃO
As estratégias de marketing normalmente são desenvolvidas de acordo com o comportamento do
consumidor, demanda do mercado, oportunidades etc. nesse sentido, o marketing de conteúdo é uma
estratégia utilizada pelas organizações para atrair os consumidores com a criação de conteúdos que,
quando bem desenvolvidos, ajudam a resolver problemas do consumidor, utilizando de diferentes recursos,
como vídeos, e-books, postagens em redes sociais, textos e tantos outros, para entregar ao seu público-alvo
informações que ajudam a conectar seus produtos e serviços com as necessidades desses usuários (PAASCH,
2024).
Fonte: PAASCH, M. R. Criação e Produção em Mídias Digitais. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Sobre o marketing de conteúdo e suas estratégias, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre
elas:
I. Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017, apud PAASCH, 2024) apontam que o conteúdo criado deve sobressair o
produto ou serviço, como um convite à experiência da empresa, estando ainda, alinhada às demais
documentações estratégicas.
PORQUE
II. Os conteúdos criados devem ser atraentes para o consumidor, ter relevância com o produto ou serviço
ofertado, representar a marca, e devem ainda apresentar perguntas e respostas convidando à interatividade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

4ª QUESTÃO
As mídias digitais são ferramentas, espaços de interação entre pessoas e organizações, permitindo a
cocriação e compartilhamento de dados e informações entre seus membros. Com isso, é importante
conhecer as especificidades de cada tipo de mídia para assim adaptar as estratégias corretas de
comunicação de acordo com elas e realizar, campanhas assertivas, com uma linguagem adequada para um
público adequado que está conectado 24 horas por dia e vai receber essa mensagem (PAASCH, 2024).
Fonte: PAASCH, Marcio Rodolfo. Criação e Produção em Mídias Digitais. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Assim, quanto as vantagens das mídias digitais, analise as afirmações a seguir.
I. O investimento em mídias digitais é muito maior se comparado à mídia tradicional.
II. Devido a união de diferentes softwares e hardwares, como o próprio smartphone, permite que as
organizações e seus profissionais criem conteúdos de forma ágil e sem a necessidade de grandes
investimentos ou treinamentos da equipe.
III. As mídias digitais permitem entregar o conteúdo correto para o público-alvo da campanha, gerando
maior chance de engajamento, pois a informação é criada com base no perfil do usuário.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.

 

 

5ª QUESTÃO
As mudanças ocorridas na sociedade e em todos os seus níveis, quando olhamos para o contexto cultural e
econômico, foram os propulsores das evoluções culturais a partir de 2000. Estas mudanças são tratadas
dentro da perspectiva do marketing por Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017, apud PAASCH, 2024), quando
trazem o conceito do marketing 4.0.
Fonte: PAASCH, Marcio Rodolfo. Criação e Produção em Mídias Digitais. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Assim, referente à revolução digital e do seu impacto no processo de comunicação, pode-se afirmar que:
ALTERNATIVAS
Dentro do ambiente da cultura digital, a comunicação ocorre apenas entre o mercado e os consumidores.
Dentro do ambiente da cultura digital, as organizações passam por diversos momentos, diferente das pessoas
físicas, que não passam por transformações.
Dentro do ambiente da cultura digital, não estão inclusos, público interno das organizações, comunidade em geral,
fornecedor, acionistas e diretores.
A evolução do marketing começa principalmente pela retirada do poder dos consumidores e passa para um objeto de
diálogo vertical que parte da marca e vai para o consumidor.
Dentro do ambiente da cultura digital, as organizações passam por diferentes momentos, da mesma forma que as
pessoas físicas passam por transformações, de carreira, de comportamento.

 

 

6ª QUESTÃO
Para Paasch (2024), as Mídias digitais, são ferramentas com uma variedade de possibilidades de uso, é
comum e muito recomendado que todos os tipo de organizações façam uso de várias mídias em suas
estratégias. Como limitação para o uso temos o orçamento, valor destinado para investimento em mídia, ou
capacidade de monitoramento e resposta, atrelando isso à equipe social mídia ou à tecnologia Bots, que
monitoram e interagem com os usuários.
Fonte: PAASCH, Marcio Rodolfo. Criação e Produção em Mídias Digitais. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Assim, se tratando de mídias digitais, analise as afirmações.
I. As mídias digitais são divididas em: mídia paga, mídias digitais próprias, mídias orçamentária, mobilidade,
transmídia, e rede remota.
II. As mídias digitais próprias exigem muita atenção com o conteúdo e respostas aos usuários, sua
organização detém completo controle sobre conteúdo, design e até mesmo a tecnologia utilizada.
III. A transmídia é uma estratégia utilizada pelo Marketing para levar uma informação ao público-alvo de
forma efetiva. Esta estratégia tenta burlar a grande quantidade de informação que impacta diariamente nas
pessoas. Não é uma estratégia nova, porém está ganhando forma.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.

 

 

7ª QUESTÃO
Paasch (2024), traz o entendimento de que temos que compreender que a transformação digital é diferente
de somente criar uma presença digital em uma rede social. Nesse contexto, pode-se dizer que, quando
criamos uma página na web ou um atendimento por uma ferramenta digital para a nossa empresa, nós
criamos uma estratégia de digitalização de um processo.
Fonte: PAASCH, Marcio Rodolfo. Criação e Produção em Mídias Digitais. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Assim, referente à transformação digital e as estratégias, analise as afirmações.
I. A transformação digital é um processo de gestão que, quando bem feita é utilizada pelo marketing em
suas estratégias de comunicação.
II. Para que haja realmente uma transformação digital, a empresa precisa digitalizar, conectar e analisar as
informações.
III. O termo transformação digital recebe pouco peso, pois ele é definido como a aplicação estratégica de
tecnologia para diminuir a eficiência nos processos de comunicação.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.

 

 

8ª QUESTÃO
Os seres humanos têm por natureza, a necessidade de criar e manter redes de relacionamento e na era
digital essa necessidade foi ampliada. Esse comportamento criou o que chamamos de redes sociais on-line,
que potencializam a conexão entre pessoas e organizações (PAASCH, 2024).
Fonte: PAASCH, Marcio Rodolfo. Criação e Produção em Mídias Digitais. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Diante do trecho exposto e dos estudos sobre as redes sociais, avalie as asserções a seguir e a relação
proposta entre elas.
I. Redes sociais são tecnologias ou plataformas em ambiente digital, que são usadas como ambiente de
troca de informação pelos usuários, podendo listar como banners em sites, anúncios pagos através do
Facebook, comerciais, que antecedem vídeos no Youtube, Links Patrocinados, Anúncios no Instagram,
Facebook, TikTok etc.
PORQUE
II. As redes sociais, como por exemplo, família, vizinhos, grupos de classe foram transferidos para o meio
digital, criando, assim, redes sociais digitais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

9ª QUESTÃO
Planejar significa pensar e observar todos os pontos e de forma sistemática criar ações que possam atingir
os objetivos propostos. O consumidor passa por constantes mudanças, acrescentamos a isso as mudanças
econômicas, mudança das leis e, principalmente, para nós criadores de mídias digitais, as mudanças
tecnológicas. Todas estas mudanças nos dão a certeza de que precisamos estudar sempre, planejando,
executando e avaliando. Assim, pode-se considerar o planejamento de mídia digital como um instrumento
capaz de direcionar todas as ações de marketing digital junto aos objetivos da organização (Paasch, 2024).
Fonte: PAASCH, M. R. Criação e Produção em Mídias Digitais. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Diante do trecho exposto e dos estudos relacionados ao planejamento para criação de mídias digitais, avalie
as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O briefing é o passo inicial de qualquer planejamento e precisa ser muito bem elaborado, sendo definido
como um conjunto de informações transmitidas em uma reunião para auxiliar no desenvolvimento.
PORQUE
II. O briefing é um documento no qual informações e objetivos da organização são registrados como,
contendo neles, história de empresa; identidade da marca; posicionamento da marca; público-alvo; produto
ou serviço a ser divulgado; canais; concorrentes; orçamento; entre outros.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

10ª QUESTÃO
A evolução da comunicação acompanha a evolução da sociedade. Nesse sentido, quanto mais a
comunicação evolui, mais a sociedade evolui e, podemos dizer que quanto mais a sociedade evolui, mais a
comunicação evolui (PAASCH, 2024).
Fonte: PAASCH, Marcio Rodolfo. Criação e Produção em Mídias Digitais. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Diante do trecho exposto e dos estudos da evolução da comunicação, avalie as asserções a seguir e a
relação proposta entre elas.
I. A comunicação é um processo com características subjetivas, como ações estratégicas e intencionais, cujo
objetivo é a transmissão de uma mensagem, uma ideia.
PORQUE
II. A comunicação é toda forma de troca de informação entre comunidade ou indivíduos, com o objetivo de
expor ideias, posicionamentos, experiências, informações etc., potencializando, assim, a evolução de uma
sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas

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