1ª QUESTÃO
Philip Kotler (2017) apresenta o conceito de horizontalização no processo de inovação em seu
livro Marketing 4.0, no qual comenta que, por conta da globalização, que foi fortemente carregada pela
tecnologia, o processo de inovação se transformou em horizontal. Anteriormente, os métodos de inovação
costumavam surgir de dentro para fora nas grandes organizações, onde se investia alto em pesquisa e
desenvolvimento, no chamado modelo vertical.
Fonte: ORSOL, F.; OTOMURA, A. M. Analytics Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre o modelo horizontal, no contexto do Marketing 4.0 de Philip Kotler, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Neste modelo, as empresas fornecem as ideias e o mercado as transforma em negócios.
Reflete a tendência de que as empresas dependerão cada vez menos dos dados externos de mercado, fechando-se
em sua própria realidade.
Nele, o profissional de métricas é importante, pois levanta dados estratégicos do mercado, fornecendo condições
para que as empresas transformem essa inteligência em negócios.
É um modelo ultrapassado, de quando empresas investiam em pesquisas para entender melhor seus mercados, com
a finalidade de investir em publicidade de maneira mais assertiva.
Este modelo diz respeito à capacidade de vender mais para os melhores clientes, de acordo com a capacidade de
compra de cada indivíduo, identificada pelo profissional de métricas.
2ª QUESTÃO
O e-mail desempenha um papel importante no marketing digital porque ajuda a mover os leads de um
estágio da jornada de compra para o próximo de uma forma que rende alto retorno sobre o
investimento. Isso porque o e-mail é eficaz em termos de custo e tempo, sem mencionar que é um dos
primeiros canais que a maioria dos clientes utiliza, e que geralmente produz os melhores
resultados. Existem tipos diferentes de e-mails marketing que as empresas enviam, que podem ser
promocionais, relacionais e transacionais. Os e-mails promocionais são os e-mails de marketing mais
comuns, eles apresentam uma oferta, divulgam um novo produto ou serviço, entre outros. Os relacionais
visam agregar valor aos clientes, fornecendo conteúdo e informações gratuitas, como boas-vindas ao
assinante, boletins informativos, pesquisas de opinião. E os transacionais que são aqueles enviados aos
leads já convertidos, em resposta a uma ação que este realizou com a marca, como exemplo as
confirmações de transações, notificação de entrega e código de descontos. Mas a chave para o sucesso no
marketing por e-mail é empregar o tipo certo de e-mail na hora certa.
DIAMOND, S. Digital marketing all-in-one for dummies. John Wiley & Sons, 2019 (adaptado).
Com base no texto apresentado a respeito do e-mail marketing e seus tipos, analise as afirmações a seguir
I. O envio de um e-mail marketing com o assunto “o seu pedido foi aprovado” compreende um exemplo de
e-mail relacional.
II. O envio de um e-mail marketing com o conteúdo de artigo de blog da empresa compreende um exemplo
de e-mail marketing transacional.
III. O envio de e-mail marketing possibilita um melhor relacionamento com os clientes, além de
ser fundamental no processo de nutrição de leads.
IV. O e-mail marketing permite trabalhar os leads de forma detalhada, o que possibilita conhecelos melhor, para então enviar o tipo de e-mail certo no momento ideal para torná-lo um cliente.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
3ª QUESTÃO
A teoria da Cauda Longa diz que nossa cultura e economia estão mudando do foco: de um relativo pequeno
número de produtos que estão no topo da curva de demanda para um grande número de nichos na cauda.
“Em uma era sem problema de espaço nas prateleiras e sem gargalos de distribuição, produtos e serviços
segmentados podem ser economicamente tão atrativos quanto produtos de massa” (RAVACHE, 2006, online).
Fonte: ORSOL, F.; OTOMURA, A. M. Analytics Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre o o conceito da Cauda Longa, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
No que diz respeito ao Analytics Marketing, esse conceito tem pouca importância em uma operação de negócios.
Ele apresenta a ideia de nicho, que é um fator importante na criação de um produto ou modelo de negócio, e
também nas ações de marketing de uma empresa.
Não faz diferença para equipes de desenvolvimento de produtos, pois elas serão responsáveis diretas pelas entregas
do que depois será adquirido pelos compradores.
Este conceito não pode ser identificado através de buscas no Google e nas redes sociais, pois nestes lugares não dão
informações sobre a maneira como as pessoas utilizam esses canais.
A análise das palavras-chave nas buscas do Google não auxilia na compreensão do mercado, pois os tipos
de pesquisas realizadas não estão relacionados com características e comportamentos do público com relação ao
nicho da empresa.
4ª QUESTÃO
Ao longo do tempo, o tráfego orgânico ganhou importância no impulsionamento do crescimento saudável
das empresas que lidam com os meios digitais, fazendo com que termos como SEM (Search Engine
Marketing) e SEO (Search Engine Optimization) fossem criados e ganhassem relevância também, com o foco
de estar nas primeiras posições dos resultados de busca e, portanto, aumentando a chance da organização
ser encontrada por novos clientes.
ORSOL, Felipe; OTOMURA, André Martins. Analytics Marketing. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021.
Sobre estes dois termos (SEO e SEM), analise as afirmativas a seguir:
I. Com o SEO, procura-se construir e configurar páginas, para que elas fiquem mais amigáveis aos
mecanismos de busca, resultando em resultados melhores de tráfego orgânico.
II. Há uma fórmula definida para trabalhar com SEO e SEM, pois os algoritmos de ranqueamento são sempre
claros e bem conhecidos pelos profissionais da área.
III. O SEM busca trabalhar em ferramentas voltadas para anúncios pagos, também focando no objetivo de
estar mais visível a possíveis clientes.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
5ª QUESTÃO
Há diversas áreas no marketing que precisam trabalhar juntas para que se possa obter os melhores
resultados. O papel do profissional de Analytics Marketing é o de trazer as ferramentas de análise de dados
para o dia a dia da operação do setor de Marketing, contribuindo com a observação crítica de informações
do mercado. Portanto, Analytics Marketing é a junção de processos e tecnologias, que têm o objetivo de
auxiliar o gestor da área de Marketing na avaliação dos resultados das ações, a partir de análises de dados,
que indicarão os indicadores mais importantes para determinada estratégia.
ORSOL, Felipe; OTOMURA, André Martins. Analytics Marketing. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021.
Sobre Analytics Marketing, selecione a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A horizontalização do processo de inovação acontece de dentro para fora da empresa, ou seja, as inovações vêm do
departamento de P&D.
No modelo vertical de inovação, não é necessário buscar conhecimento analítico, pois o sucesso da empresa
depende do investimento na busca interna por inovação.
A rapidez da informação faz com que os custos do processo de ação e aprendizagem aumentem, pois a empresa
precisa estar constantemente analisando novos dados.
Espera-se que o profissional desta área una conhecimentos fundamentais de marketing, com conhecimentos de
estratégias de negócios, mas não que interprete os dados sobre os clientes, concorrência e mercado de atuação.
“Democratização do marketing” significa redução significativa nos custos das tecnologias e dos processos de ação e
aprendizagem das empresas, possibilitando que pequenas empresas tenham acesso aos dados de suas campanhas e
tomem decisões com agilidade.
6ª QUESTÃO
A equipe que desenvolve as campanhas de e-mail deve conhecer a fundo a base de contatos, utilizando os
dados provenientes dessas análises para categorizar e qualificar os leads, montando fluxos de automação
adequados aos diferentes perfis de contato. Desse modo, a estratégia de segmentação aumenta as chances
de sucesso das mensagens enviadas e ajuda a melhorar a imagem da empresa, uma vez que um e-mail
indesejado pode fazer com que o usuário tenha uma percepção negativa e se arrependa de ter cadastrado
seu contato, optando por se descadastrar.
Fonte: ORSOL, F.; OTOMURA, A. M. Analytics Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.
Você deve avaliar uma landing page para captação de leads para uma marca de artigos esportivos. Um dos
objetivos é coletar dados para segmentar os contatos segundo seus interesses,
para que eles recebam e-mails mais personalizados. Com base nessa situação, avalie as asserções a seguir e
a relação proposta entre elas:
I. Seria indispensável coletar no formulário pelo menos as informações de nome, e-mail e esportes que mais
pratica, para atingir o objetivo proposto.
PORQUE
II. A coleta de pelo menos um dado sobre as preferências de esporte possibilitará a segmentação dos leads.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
7ª QUESTÃO
As empresas procuram a sua agência por conta dos resultados positivos alcançados frequentemente, e isso
tem trazido clientes mais especializados e exigentes, e um deles mandou um e-mail solicitando as seguintes
informações após receber seu relatório do último trimeste:
Olá estamos avaliando o relatório e queriamos saber qual é a categoria de anúncios de mídia paga em que a
cobrança é feita após o usuário realizar o cadastro no formulário da nossa landing page e os custos envolvidos
na aquisição de clientes, dividido pelo total de clientes conquistados no último trimestre.
Diante das perguntas do cliente no e-mail, quais indicadores você sugere que ele veja respectivamente no
relatório?
ALTERNATIVAS
Custo por Clique (CPC) e Custo por Lead (CPL)
Custo por Lead (CPL) e Custo por Clique (CPC)
Custo por Clique (CPC) e Custo Por Aquisição (CPA)
Custo por Lead (CPL) e Custo Por Aquisição (CPA)
Custo Por Aquisição (CPA) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
8ª QUESTÃO
Um dos objetivos principais para qualquer negócio digital é atrair pessoas para uma loja virtual, um blog ou
uma rede social da marca. Isso pode ser feito por meio de campanhas de publicidade ou pela criação de
conteúdos interessantes para o público-alvo.
Fonte: ORSOL, F.; OTOMURA, A. M. Analytics Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre outbound marketing, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Outbound Marketing também pode ser chamado de marketing de interrupção.
PORQUE
II. Faz com que as pessoas sejam obrigadas a assistir uma propaganda, mesmo que ela não seja do seu
interesse.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
9ª QUESTÃO
Analytics Marketing pode ser definido como “a junção de processos e tecnologias que auxiliam o
profissional na avaliação dos resultados das atividades de marketing, a partir de análises de dados que
indicarão as métricas mais importantes para determinada estratégia realizada” (ORSOL; OTOMURA, 2021, p.
14).
Fonte: ORSOL, F.; OTOMURA, A. M. Analytics Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre a análise de dados no contexto do Analytics Marketing, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Medir dados não faz parte da rotina de Analytics Marketing e, portanto, não afeta a escolha dos profissionais de
marketing e vendas.
A análise de dados é fundamental para que os profissionais de marketing tomem decisões a respeito das
estratégias que serão colocadas em prática.
O Analytics Marketing depende de estudos superficiais das realidades do cliente, possibilitanto a previsão
de qualquer situação sem conhecimento profundo dos seus dados.
As métricas de marketing são importantes para oferecer suporte às tomadas de decisões relacionadas às estratégias
de marketing, mas têm pouco efeito nos resultados das vendas.
A análise de métricas é importante para os resultados de uma empresa, mas as empresas ainda dependem pouco
dessa atividade, pois os resultados de marketing dependem mais da intuição de seus profissionais do que dos dados.
10ª QUESTÃO
Após desenvolver o método Growth Hacking, Ellis foi convidado a assumir a diretoria de marketing da
empresa Dropbox. Com base em seu método Ellis propôs que, em vez de gastar mais com publicidade,
fossem realizados testes para achar outras maneiras de explorar todo o potencial da empresa. O segundo
passo foi mergulhar nos dados dos usuários. Entre as análises verificou-se, por exemplo, que um terço deles
tinha chegado por indicação de alguém que já usava o serviço. No entanto, embora o boca a boca fosse
alto, não era o suficiente para que a empresa crescesse à velocidade necessária. Após um brainstorming foi
decidido criar um programa de indicação que dava 250 megabytes de espaço extra para o usuário que
indicasse o serviço a alguém, que também receberia 250 megabytes a mais. Quando o programa foi
lançado, o número de convites enviados por e-mail e redes sociais imediatamente disparou, levando a um
aumento de 60% na adesão por indicação. No início de 2010, os usuários do Dropbox estavam mandando
mais de 2,8 milhões de convites por mês para os amigos, e a empresa passara de apenas 100 mil usuários à
época do lançamento para mais de 4 milhões. Tudo isso em apenas 14 meses e sem gastar nada com
marketing tradicional.
ELLIS, S.; BROWN, M. Hacking growth: A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento
mais rápido. 1. ed. São Paulo: HSM, 2017 (adaptado).
Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos a respeito do Growth Hacking, analise as
afirmações a seguir:
I. A estratégia adotada resultou em um grande benefício para a marca a partir do benefício de seus clientes.
II. A estratégia de Growth Hacking pode ser usada na inovação e no aprimoramento constante de produtos,
bem como para ampliar a base de clientes.
III. A estratégia adotada exemplifica a proposta do método de Growth Hacking em promover o crescimento
acelerado da empresa a partir da profunda análise de dados.
IV. A estratégia do Dropbox transformou todos os usuários em anunciantes gratuitos da marca, não sendo
necessário investir recursos financeiros no marketing tradicional.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV