1ª QUESTÃO
Diferente das estratégias tradicionais de marketing, em que a comunicação é direcionada para uma massa,
com o objetivo alcançar o maior número de pessoas com uma única mensagem, o Marketing Digital utiliza
diferentes estratégias, mídias e formatos, com ações direcionadas a públicos muito mais específicos. As
ações utilizam mensagens que, ao invés de serem direcionadas de forma massiva, são segmentadas em um
formato de funil, que refina a quantidade de consumidores em potencial de cada uma de suas etapas. A
metodologia é conhecida como funil de marketing.
Fonte: ZONETTI, A. M. F. Marketing Digital e Social Media. Unicesumar: Maringá-PR, 2020.
O Funil de Marketing é dividido em três partes: topo de funil, meio de funil e fundo de funil. Cada uma delas
tem objetivos e ações bem específicas. Considerando o Funil de Marketing a seguir, analise as afirmações:
I. O possível cliente, toma a sua decisão de compra no meio do funil, pois ela já conhece profundamente a
empresa e o produto.
II. Ao realizar suas pesquisas e encontrar uma empresa por meio de mecanismos de busca, redes sociais ou
indicações, o possível cliente ainda não está inserido no funil.
III. É somente no fundo do funil que temos um público qualificado. É nesta etapa que oferecemos o produto
de forma mais direta, com uma promoção ou condição exclusiva de compra.
IV. Existe, no topo do funil, um possível cliente que ainda não conhece a empresa ou marca e ainda não tem
informações suficientes para saber se aquele produto ou serviço pode ajudá-lo a resolver um problema.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
2ª QUESTÃO
O Marketing 4.0 é revolucionário e desafiador, por entender que a interação com o consumidor ocorre em
um universo on-line e off-line, que trabalha de forma integrada. Para Kotler (2017), é justamente a
conectividade o agente transformador mais importante do marketing e do comportamento do consumidor,
já que uma nova espécie de consumidor jovem e urbano, que preza pela mobilidade e conectividade forte e
veloz, também começa a desenhar um novo cenário de consumo importante para o mercado.
Fonte: KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Editora Sextante,
2017.
Considerando um consumidor conectado e ações estratégicas de marketing, avalie as afirmações abaixo.
I) Mesmo com o avanço de uma população jovem e conectada, o foco do mercado está em uma população
mais madura e com maior poder aquisitivo.
II) A conexão e resposta instantânea, possibilitou o desenvolvimento de produtos e serviços em um tempo
mais rápido e sem a necessidade de estruturação de uma marca no mercado.
III) As novas formas de conexão reduziram as fronteiras geográficas, mas aumentaram significativamente os
custos de interação e produção entre fornecedores, funcionários e empresas.
IV) A conectividade nos faz questionar o que já conhecemos, como teorias e pressupostos em relação ao
consumidor, mercado e ações estratégicas, apresentando novos cenários e possibilidades
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
3ª QUESTÃO
Para Kotler (2017), a evolução do marketing caminha junto com as mudanças no comportamento do
consumidor e a revolução tecnológica. Neste sentido, nossas estratégias de marketing avançam de acordo
com as necessidades e desejos que surgem a partir do consumidor e do consumo de novas tecnologias. Até
o que conhecemos hoje como Marketing 4.0, nossos objetivos e estratégias foram pautadas em diferentes
perspectivas e estudos, que caminham do Marketing 1.0 até o 4.0.
Fonte: KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Editora Sextante,
2017.
Assim, é correto afirmar que
ALTERNATIVAS
O foco do Marketing 1.0 está nos desejos e necessidades do consumidor.
Somente no 3.0 o Marketing começa a direcionar sua atenção para os consumidores.
O Marketing 2.0 direciona seus esforços para oferecer produtos e serviços que despertem desejos e necessidades.
No Marketing 3.0 começamos a pensar em jornadas de compra e na criação de um relacionamento próximo ao
consumidor.
O marketing 4.0 revoluciona ao manter a proposta do 3.0, mas propondo novas formas de ação, onde o universo
on-line e off-line caminham juntos.
4ª QUESTÃO
Segundo um levantamento da Semrush, em 2021, 47% das agências de marketing, empresas e organizações
entrevistadas pela instituição investiram em uma produção anual de marketing de conteúdo. A estimativa é
maior que os 38% apresentados em 2019. Um conteúdo atrativo e relevante é resultado de ações
estratégicas com objetivos claros, afinal o foco do marketing de conteúdo consiste em produzir e propagar
conteúdo relevante para o público-alvo, no momento em que ele mais precisa, influenciando sua decisão de
compra e construindo um relacionamento com a marca, por isso, deve abranger diferentes plataformas e
formatos.
EMRUSH. Estatísticas de Marketing que você precisa saber para 2021. Disponível
em: https://pt.semrush.com/blog/eststisticas-de-marketing-de-conteudo/. Acesso em: 19. ago. 2022.
Sobre o planejamento e produção de conteúdo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O Instagram é a maior plataforma de mídia social, graças à possibilidade de postar vídeos.
PORQUE
II. Formatos de vídeos são eficientes para todas as mídias e não precisam de grandes produções.
Assim, é possível afirmar que:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
5ª QUESTÃO
A Brand Persona que significa Persona de Marca, é um guia de atributos que vai dar ideias a equipe
responsável pela marca nos canais de comunicação. Esse Personagem social criado pela empresa é o que vai
dar nome a marca, é importante detalhar a linguagem que será vista por todos.
ZONETTI, Aryadne Marina Figueiredo. Marketing Digital e Social Media. Maringá-PR: UniCesumar, 2020
(adaptado).
Considerando as informações e personagem social, avalie as afirmações a seguir.
I. A Lu do Magalu, tornou-se a garota propaganda e representa os valores e visão.
II. A Lu do Magalu, foi criada e inserida em canais digitais, site, aplicativos e canais offline.
III. A estratégia de usar um personagem vai depender dos objetivos e necessidades da marca.
IV. A Personagem Social é uma regra, principalmente para produtos ou serviços que precisam de
explicações de recursos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
6ª QUESTÃO
Definir a estratégia é o primeiro passo para iniciar a produção de conteúdo que alimentará as plataformas
de mídias. Ter muito claro quais são os objetivos do seu negócio e de como as mídias sociais serão
utilizadas para alcançá-los, são pontos essenciais para criar um guia que ajudará na execução de todas as
ações propostas.
ZONETTI, A. M. F. Marketing Digital e Social Media. Unicesumar: Maringá-PR, 2020.
Com as estratégias bem definidas, começamos o calendário e editorial de conteúdo, criando e organizando
toda a produção de conteúdo que será utilizada nas mídias sociais. Sobre esta etapa do processo é correto
afirmar que:
ALTERNATIVAS
É muito importante fazer o mapeamento de todas as datas comemorativas relevantes para o seu negócio.
O calendário é fixo e não utiliza memes ou assuntos do momento.
A produção de conteúdo é realizada de forma anual.
O conteúdo produzido é igual para todas as plataformas.
Conteúdo Gerado Pelo Usuário (UGC) não faz parte das estratégias de produção de conteúdo.
7ª QUESTÃO
Por conta da pandemia, isolamento social e mudanças no comportamento do consumidor nos últimos anos,
o comércio online passou por grandes transformações. Segundo os dados do índice MCC-ENET,
desenvolvido pela Câmara Brasileira da Economia Digital, as vendas do e-commerce no Brasil, fecharam o
ano de 2020 com alta de 73,88%, em relação ao ano anterior. O crescimento apresenta um cenário ainda
mais positivo para os próximos anos, colocando a venda online no centro das nossas estratégias de
marketing nas mídias sociais. A venda on-line necessita de atenção e uma forma de atendimento
diferenciada, já que o cliente realiza suas compras 24h por dia e 7 dias por semana, bem diferente da loja
física. Novas tecnologias e a ciência de dados podem apresentar soluções interessantes para auxiliar na
venda e estar disponível para o atendimento, quando necessário.
E-COMMERCE BRASIL. E-commerce brasileiro cresce 73,88% em 2020, revela índice MCC-ENET.
Disponível em:<https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commerce-brasileiro-cresce-dezembro/>
Acesso em: 21 set. 2021.
A partir das informações apresentadas acima, analise as assertivas a seguir e relação proposta entre elas:
I. A utilização de chatbots e automação de atendimento por meio da inteligência artificial e e-commerces
são estratégias eficientes para monitorar a jornada do cliente em uma perspectiva de SAC 4.0. No entanto, o
profissional de marketing deve estar atento, pois esta tecnologia está em constante transformação.
PORQUE
II. A Machine Learning é considerada uma substituta da Inteligência Artificial, pois seus algoritmos
possibilitam uma análise mais profunda dos dados proporcionando resultados mais assertivos e leitura
rápida de um grande volume de dados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
8ª QUESTÃO
O termo SEO, ou Search Engine Optimization, foi utilizado pela primeira vez em 1997. Em português, pode
ser definido como Engenharia de Otimização de Busca e tem como principal função reunir um conjunto de
técnicas que possibilitam posicionar melhor um site ou blog nos resultados das páginas de busca, como
Google, Yahoo, Bing e tantos outros. As mídias sociais também possuem um sistema de busca, o Social
Media Optimization, ou SMO. Um pouco diferente do SEO, o buscador utiliza algoritmos, por isso é
importante fazer a otimização dentro das plataformas para aumentar as chances de sua marca ou empresa
ser encontrada nas mídias sociais
ZONETTI, A. M. F. Marketing Digital e Social Media. Unicesumar: Maringá-PR, 2020.
. Sobre as técnicas de SMO, ressalta-se que:
ALTERNATIVAS
A utilização de palavras-chaves só é relevante para SEO.
Ainda não é possível aplicar técnicas de SMO em buscas por voz.
As técnicas de Social Media Optimization são iguais em todas as plataformas.
Tags e Hashtags têm a mesma função e estão presentes em todas as mídias sociais.
As técnicas de SMO possibilitam que o algoritmo compreenda melhor os temas de conteúdo, melhorando os
resultados na busca.
9ª QUESTÃO
Um relatório apresentado pela FleishmanHillard, em janeiro de 2021, projeta que os orçamentos em
marketing de influência aumentarão em 2021. Segundo a agência, esse fenômeno acontece porque o
público está cada vez mais cauteloso em quem confiar, e neste cenário, os produtores de conteúdos se
apresentam como mais confiáveis e com maior poder de relevância. Entre as principais tendências para o
marketing de influência no futuro, está o foco na micro influência, nas empresas especializadas em
agenciamento de influenciadores e nas discussões sobre a informação e desinformação na produção de
conteúdo e notícias.
MEIO E MENSAGEM. Tendências do marketing de influência para 2021. Disponível em:
<https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2021/01/11/tendencias-do-marketing-deinfluencia-para-2021.html> Acesso em: 21 set. 2021.
As tendências apresentadas pela FleishmanHillard apontam para a relevância de incluir o marketing de
influência nas ações propostas no plano de marketing. Desta forma, em relação ao poder da influência,
analise as assertivas a seguir e relação proposta entre elas:
I. O consumidor cada vez mais conectado busca nas mídias sociais pessoas e conteúdos que proporcionem
a sensação de familiaridade e identidade. Muito mais que a quantidade de seguidores ou fama, o
consumidor busca influenciadores em que possa confiar e que compartilhe informações que são relevantes
para ele.
PORQUE
II. Uma celebridade pode apresentar um grande número de seguidores, mas não ser relevante na produção
de conteúdo, e um criador de conteúdo com um número reduzido de seguidores pode ser uma autoridade
no tema proposto e influenciar muito mais pessoas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
10ª QUESTÃO
A prática de usar o Bots, conhecido como os Robôs é comum nas mídias sociais e vem agregando muito
valor e benefícios para o marketing e como para o cliente e para a empresa, usando o Messenger com
orientações o desenvolvimento da mensagem com uma conversa que concede uma
condição mas humana, vem ajudando no desenvolvimento do cliente a querer prosseguir com a conversa e
não desistir.
ZONETTI, Aryadne Marina Figueiredo. Marketing Digital e Social Media. Maringá-PR: UniCesumar, 2020
(adaptado).
Considerando as informações, os benefícios dos Bots para o cliente e a empresa são:
I. Autoatendimento, Escalabilidade e Economia.
II. Presença multicanal e Atendimento imediato.
III. Engajamento com o público e personalização do relacionamento de compra.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III