1ª QUESTÃO
A Psicologia foi se especializando em diferentes disciplinas mediante a necessidade de compreensão dos
processos biopsicossociais múltiplos que os indivíduos apresentam. Um exemplo disso é a Psicologia do
Desenvolvimento, que só se tornou necessária quando identificaram a infância como um momento em que
a criança requer suportes diferentes das demais faixas etárias.
Considerando os pressupostos e o objeto de estudo da Psicologia do Desenvolvimento, assinale a
alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Desenvolvimento, por isso o tempo é considerado uma variável desta disciplina.
processos intraindividuais e ambientais.
A análise da passagem do tempo é o principal eixo a ser estudado quando pensamos em Psicologia do
A Psicologia do Desenvolvimento manifesta pouco interesse em compreender as mudanças evolutivas em função dos
A Psicologia do Desenvolvimento objetiva compreender a criança e o adolescente por meio da descrição e exploração
das mudanças biopsicossociais que se apresentam em função da idade cronológica.
Os parâmetros sistematizados como marcos do desenvolvimento e comportamentos típicos de cada faixa etária são
levantados somente em condições de laboratórios, para garantir a fidedignidade dos dados obtidos.
A Psicologia do Desenvolvimento dedica-se ao estudo do desenvolvimento normal, portanto não fornece parâmetros
para identificar os comportamentos atípicos ou distúrbios de quaisquer ordens.
2ª QUESTÃO
Na atualidade há o aumento progressivo de queixas relacionadas sobre alterações de atenção concentrada
em crianças por parte da comunidade escolar. Neste sentido, cientistas tem se debruçado sobre o tema
realizando pesquisas buscando entender o que tem motivado esse quadro. Segue um viés a ser analisado.
As crianças compõem um dos maiores grupos de consumidores de tecnologia. Um estudo recente do
Massachusetts Aggression Reduction Center descobriu que, na quinta série, 40% das crianças têm telefones
celulares. Os pais relataram que a finalidade de um telefone nessa idade é por motivos de segurança ou
para manter contato com a família, mas muitos pais dão aos filhos um telefone para manter contato com
amigos da escola.
O recente surgimento de brinquedos eletrônicos e tablets para crianças oferece novas oportunidades de
aprendizagem, mas também pode ter consequências inesperadas no desenvolvimento motor, atividade,
atenção e sono. Algumas dessas implicações para a saúde podem não se manifestar até o final da
adolescência ou na idade adulta. De fato, vários estudos identificaram repercussões na saúde associadas ao
aumento do uso de tecnologia em adolescentes em idade universitária, incluindo diminuição da qualidade
do sono, aumento da desatenção e aumento do índice de massa corporal (IMC). (FULLER, C., et al. (2017).
Excerto disponível em: <https://scioeducation.com/artigos/o-impacto-da-tecnologia-no-sono-das
criancas/>.
Considerando o exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I – O cansaço, o estresse e a falta de uma boa noite de sono interfere na qualidade da atenção,
consequentemente na aprendizagem.
PORQUE
II – O sono apresenta diferentes níveis durante a noite e caso o indivíduo não alcance os níveis de sono
profundo, o organismo não se recupera do cansaço e do estresse do cotidiano. Assim, não consegue manter
níveis de atenção em concentração pertinentes a uma boa aprendizagem.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
3ª QUESTÃO
Ao observar uma criança brincando de ciranda durante o intervalo de aula, é possível analisar diferentes
aspectos de seu desenvolvimento. A forma como socializa pode ser o objeto da avaliação, bem como
a destreza motora, a capacidade de compreensão etc. E, nesse processo de busca de entendimento acerca
do desenvolvimento infantil, podemos encontrar diferentes teorias que norteiam a observação a ser
realizada, como uma espécie de filtro tomado como parâmetro para a avaliação do desenvolvimento da
criança.
Considerando as teorias do desenvolvimento abordadas na disciplina, analise as afirmativas a seguir:
I. A Teoria da Aprendizagem afirma que o ambiente propicia situações que modelam o comportamento dos
indivíduos, tanto no quesito ação quanto crenças que norteiam o organismo modificado pela experiência.
II. A Teoria Cognitiva pressupõe que o desenvolvimento das habilidades cognitivas ocorrem de forma
aleatória, portanto, sem uma sequência pré-estabelecida, dependendo unicamente das experiências
propiciadas pelo ambiente.
III. A Teoria Contextualista ou Bioecológica compreende a relação entre sujeito e ambiente como sendo
indissociáveis, de tal modo que as experiências vividas em diferentes contextos afetam a expressão do
comportamento desde aspectos mais íntimos até os mais amplos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
4ª QUESTÃO
Psicologia do desenvolvimento ou psicologias do desenvolvimento? Compreender o desenvolvimento
humano é uma tarefa árdua, dado que dentre todas as especíes existem, somos sem dúvida a mais
complexa. Para pensarmos o desenvolvimento humano temos diferentes linhas teóricas que elegem um
determinado aspecto a ser explorado, sendo ele a personalidade, a inteligência, a linguagem enfim,
propondo a partir de pressupostos teórico filosóficos especificos a explicação sobre algum fenômeno
humano.
Elaborada pelo professor, 2023.
Considerando os aspectos gerais das teorias exploradas na disciplina de psicologia do desenvolvimento,
analise as afirmativas a seguir.
I. As teorias da aprendizagem compreendem as causas do desenvolvimento a partir da relação do indivíduo
com o ambiente, sendo representada pelo behavorismo.
II. O foco das teorias cognitivas consiste na interação organismo x ambiente, dando ênfase ao aspecto
biológico, e é representada pela epistemologia genética.
III. A teoria contextualista pressupõe que a relação entre sujeito e ambiente são indissociáveis, pois os
múltiplos meios em que se relacionam afetam o seu desenvolvimento, sendo representada pela teoria
bioecológica.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
5ª QUESTÃO
João e Tereza estavam casados há um bom tempo e decidiram ter filhos. Ambos com mais de 40 anos, com
histórico de sedentarismo, alimentação com pouco valor nutricional e com consumo de álcool regularmente.
Quando passaram a tentar engravidar, optaram por melhorar a alimentação e iniciar um programa de
exercícios, além de diminuir a ingesta de álcool. Meses após o início do processo obtiveram o positivo e
estavam demasiadamente felizes, mas nos primeiros exames de imagem foi detectada uma alteração na
formação do feto sugerindo Síndrome de Down.
Elaborado pelo professor, 2023.
Considerando o exposto e tendo por referência os estudos acerca das mutações genéticas abordados em
nossa disciplina, analise as afirmativas a seguir.
I. Podemos inferir que o exame de imagem referido no estudo de caso é o de transluscência nucal, pois nele
se identifica uma alteração na prega do pescoço, características de sujeitos com esta síndrome.
II. O melhor, e menos arriscado, exame genético para verificar com exatidão o diagnóstico de mutações
genéticas como a síndrome de down é a amniocentese, pois colhe o material por meio de uma agulha fina
introduzida no ventre materno.
III. O NIPT é um exame de sangue realizado pela gestante após a nona semana de gestação, portanto não
coloca em risco a gestação e possibilita o rastreio de alterações genéticas como a síndrome de down.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
6ª QUESTÃO
Antônio tem 2 anos e é tido como uma criança tranquila, com funções biológicas regulares e que se adapta
bem a novas situações. Quem convive com ele afirma que esse padrão de comportamento ocorre porque
seus pais são sujeitos harmoniosos, que evitam conflitos desnecessários e buscam conviver em comunidade
de forma cooperativa.
“O termo temperamento refere-se a características individuais que supostamente têm base biológica ou
genética, e que determinam as reações afetivas, motoras e de atenção em variadas situações. Por exemplo,
o temperamento pode afetar o humor e as emoções de crianças pequenas, a forma com que abordam e
reagem a situações, seu nível de medo, frustração, tristeza, desconforto etc. Essas respostas exercem
também um papel nas interações sociais subsequentes e no funcionamento social. Uma tendência do
temperamento refere-se a um perfil específico de sentimentos e comportamentos que se originam na
biologia da criança, e aparecem no início do desenvolvimento” (CEECD, 2011, p. 5).
Fonte: https://www.enciclopedia-crianca.com/pdf/complet/temperamento. Acesso em: 18 jun. 2024.
Considerando o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A compreensão de que Antônio é uma criança tranquila em razão dos pais é coerente se analisarmos a
afirmação sob a perspectiva da herdabilidade do temperamento.
PORQUE
II. O temperamento remete às características individuais que possuem base biológica ou genética, e que
determinam as reações afetivas, motoras e de atenção em situações diversas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
7ª QUESTÃO
Erik Erikson foi o percussor dos estudos do desenvolvimento psicossocial. Quando rompeu com a
psicanálise freudiana, afirmou que o desenvolvimento do ego se estenderia por toda a vida do sujeito,
levando-o a ser considerado o primeiro psicanalista a defender a concepção de ciclo da vida.
Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/homem-homem-de-negocios-6874913/. Acesso em: 18 jun. 2024.
Considerando os pressupostos da teoria do desenvolvimento psicossocial e a imagem apresentada, analise
as afirmativas a seguir:
I. A teoria do desenvolvimento psicossocial sistematiza oito estágios marcados por conflitos específicos, os
quais a resolução promove o desenvolvimento da personalidade dos sujeitos.
II. A imagem apresenta um homem com aproximadamente 40 anos, em um ambiente de escritório
trabalhado. Podemos inferir que a imagem sugere um sujeito vivenciando a fase da produtividade X
estagnação, na qual o conflito é a necessidade de estabilidade emocional e financeira.
III. O reconhecimento de si e da comunidade é fundamental neste estágio do desenvolvimento, pois se não
ocorrer os sentimentos de fracasso e estagnação se fazem presentes comprometendo o bem estar do
indivíduo.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
8ª QUESTÃO
A Psicologia enquanto ciência autônoma é considerada ainda jovem, pois tornou-se independente da
filosofia e da fisiologia em 1879, com a criação do Laboratório de Psicologia experimental em Leipzig, na
Alemanha, por Wundt, desenvolvendo estudos acerca de como os indivíduos apreendem as sensações e
sentimentos. Entretanto, as bases filosóficas foram e ainda são fundamentais para a análise das teorias
psicológicas, por fornecerem as primeiras indagações sobre o processo de desenvolvimento individual e
subjetivo do homem.
Fonte: SCHULTZ, D. P.; SCHULTZ, S. E. História da psicologia moderna. São Paulo: Thompson Learning
Edições, 2006.
Considerando os modelos propostos por Locke e Rousseau, avalie as asserções a seguir e a relação proposta
entre elas:
I. John Locke é o filósofo fundador do modelo organicista, no qual se afirma que os marcos de
desenvolvimento são universais independente de condições externas a que os indivíduos fossem
submetidos.
PORQUE
II. A proposição do autor era de que os indivíduos nasciam sem quaisquer habilidades, interesses ou
tendências, sendo influenciados exclusivamente pelos valores e interesses estabelecidos pela sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
9ª QUESTÃO
No contexto escolar, são atendidas centenas de crianças que, apesar de terem a mesma faixa etária,
apresentam comportamentos e ritmos de aprendizagem singulares, evidenciando a heterogeneidade que
compõe até mesmo uma turma com a mesma idade. Podemos analisar esse fenômeno considerando os
fatores que influenciam o desenvolvimento humano.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. O desenvolvimento humano apresenta padrões universais identificados em todos os sujeitos, mas são
impactados por questões tanto ambientais quanto culturais.
II. Podemos identificar como características singulares: altura, peso, gênero, temperamento, personalidade e
padrões de reações emocionais.
III. Aspectos relacionados à comunidade, como acesso a espaços de lazer e cultura, bem como os
relacionamentos estabelecidos nestes contextos, pouco influenciam no desenvolvimento.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
10ª QUESTÃO
Uma conversa na sala do café em seu ambiente de trabalho chama a sua atenção.
A leitura da seguinte matéria esta acontecendo:
Quando seu bebê chega às 28 semanas de gestação, ele consegue ouvir os batimentos cardíacos, sentir o
calor do líquido amniótico e até perceber sabores, mas como ele percebe o mundo por meio de cada
sentido depois de nascer?Após o nascimento, seu bebê começa a perceber o mundo e seu sistema nervoso
recebe tantas informações que ele se cansa rapidamente, o que lhe dá sono. Enquanto dorme, seu cérebro
processa todas as novas informações e é por isto que os recém-nascidos adoram dormir o tempo todo!
Fonte: Como o mundo é percebido: os 5 sentidos do seu bebê. MAIS ABRAÇOS. 03 set. 2020. Disponível
em: https://www.maisabracos.com.br/bebe/recem-nascido/como-o-mundo-e-percebido-com-cada
sentido.html. Acesso em 12 mai. 2023
Na sequência outra pessoa se manifesta afirmando:
A crença de que o recém-nascido não sente dor como os adultos foi desmistificada a partir de estudos
realizados pela Universidade de Oxford (Reino Unido) em abril de 2015. Foram realizadas ressonâncias
magnéticas em bebês e adultos sendo expostos a um estímulo doloroso equivalente a espetar o dedo em
um lápis bem apontado. Neste estudo comprovou-se que as mesmas áreas cerebrais acionadas no adulto o
são nos bebês.
Fonte: BEBÊS sentem dores como os adultos. Revista Veja, 25 abr. 2015. Disponível em:
https://veja.abril.com.br/saude/bebes-sentem-dores-como-os-adultos/. Acesso em: 12 mai. 2023
Atenta a conversa, por avaliar como importante o tema, você percebeu que ao explanarem sobre as
condições perceptivas do bebê ao nascer somente uma das afirmações estava correta. Assim sendo,
assinale a alternativa correta quanto ao desenvolvimento sensorial do bebê.
ALTERNATIVAS
O tato é aperfeiçoado conforme o contato que a criança tem com seus cuidadores.
O paladar só será desenvolvido quando for iniciada a introdução alimentar do bebê por volta dos 6 meses de idade.
A audição do recém-nascido é perfeita ao nascimento. Ao nascer, o bebê é, inclusive, capaz de reconhecera voz da
mãe.
O olfato é pouco desenvolvido ao nascer e é construído a partir das experiências olfativas que são disponibilizadas
ao bebê.
A visão é o sentido mais desenvolvido ao nascer, sendo o bebê humano capaz de reconhecer cores e objetos de
forma nítida