ATIVIDADE 2 – SSOC – PRÁTICAS FORMATIVAS EM EXTENSÃO – 54/2023

1ª QUESTÃO
A Extensão propicia ao processo de formação acadêmica uma significação ímpar, na medida em que são
espaços inteiramente articulados à realidade social e que favorecem o desenvolvimento das potencialidades
e habilidades dos discentes em diferentes dimensões: planejamento, investigação, avaliação, sistematização,
articulação interinstitucional, atendimento e organização de serviços à população (FACEIRA, 2013). A partir
dos estudos realizados acercadas ações de extensão universitária, compreendemos que tais ações produzem
efeito direto não apenas sobre os discentes participantes dos programas e projetos, visto que a produção
de conhecimentos é socializada para todos os discentes do curso através de seminários, oficinas e
conteúdos incorporados às disciplinas.
FACEIRA, Lobelia da Silva. O Processo de Formação Profissional em Serviço Social e a Extensão
Universitária: Avanços e Desafios. Revista Raízes e Rumos, Rio De Janeiro, v. 1, n. 1, p. 44 – 98, jun.2013.
Sobre o exposto analise as afirmações a seguir:
I – As ações de extensão podem potencializar organizações comunitárias, evitando o estímulo em excesso
acerca da participação política e a sensibilização quanto à necessidade de participarem em espaços de
controle social
II – A extensão contribui para a mudança da sociedade e que, juntamente com o ensino e a pesquisa, é
capaz de provocar mudanças significativas e deveras impactante na vida das pessoas.
III – A extensão é uma via de mão dupla, pois todos são capazes de agir e interagir em prol da construção
do conhecimento alinhado à realidade, ao concreto e ao vivido.
A partir da análise das afirmações acima, é correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
II e III apenas.
I e III, apenas
I, II e III.
2ª QUESTÃO
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A função extensionista da universidade deve ser realizada de maneira articulada com outras esferas da
dinâmica social, contribuindo para a consolidação do projeto profissional do Serviço Social, enfatizando a
capacidade de formulação de respostas sociais da profissão, além de contribuir para a construção de
projetos societários contra-hegemônicos.
FACEIRA, Lobelia da Silva. O Processo de Formação Profissional em Serviço Social e a Extensão
Universitária: Avanços e Desafios. Revista Raízes e Rumos, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 44 – 98, jun.2013, p.
07.
A partir do exposto e considerando os conceitos básicos acerca da extensão universitária, analise as
afirmações a seguir:
I – A atividade extensionista não deve constituir um apêndice das atividades de ensino e pesquisa.
II – A extensão universitária realiza a aplicabilidade do ensino e da pesquisa em benefício da comunidade.
III – A atividade de extensão é o caminho básico para a universidade descobrir o mundo e para o mundo
descobrir a universidade.
IV – A extensão universitária contribui para a perspectiva interdisciplinar a troca de saberes que se
complementam para que a garantia dos direitos sociais e humanos.
A partir da análise das afirmações, é correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
3ª QUESTÃO
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No âmbito acadêmico, a eficácia da formação profissional se manifesta por meio dos três pilares
fundamentais: ensino, pesquisa e extensão. Tanto a pesquisa, quanto a extensão representam esferas de
atuação docente essenciais para assegurar que o ensino seja de alta qualidade e permaneça
constantemente atualizado.
Nesse contexto, considere o caso:
Em uma universidade muito reconhecida, o curso de serviço social possui um colegiado engajado e
comprometido com diferentes pesquisas em diversas áreas do conhecimento. Em um dado momento, os
estudantes sinalizaram que as disciplinas ministradas não estavam totalmente contextualizadas com a
realidade social e profissional, logo, os professores do curso de Serviço Social, reconhecem que a pesquisa é
importante para se manterem atualizados e informados sobre as tendências e fundamentos da profissão,
mas entendem que o ensino e a extensão são igualmente importantes para garantir que os alunos possam
compreender a práxis. Com isso, os professores decidem incorporar mais atividades práticas e projetos de
extensão em suas disciplinas, visando conectar a teoria à prática e proporcionar aos alunos a oportunidade
de aplicar, em situações reais, o que aprenderam. Com essa abordagem, o curso Serviço Social consegue
promover a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
A partir do exposto e dos estudos realizados, no que se refere à importância da indissociabilidade entre
ensino, pesquisa e extensão na formação profissional, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A relação entre ensino, pesquisa e extensão na formação profissional é importante apenas nos níveis escolares
superiores.
A relação entre ensino, pesquisa e extensão na formação profissional é importante apenas para a formação de
professores.
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na formação profissional é importante apenas para a carreira
acadêmica.
A relação entre ensino, pesquisa e extensão na formação profissional não é fator determinante e deve ocorrer de
forma espontânea.
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na formação profissional é fundamental para uma formação
crítica e reflexiva do estudante.
4ª QUESTÃO
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. . .
quando o indivíduo-cidadão, sabendo-se que ele está condicionado pelo meio, pelas estruturas e processos
sociais, pela ação dos outros indivíduos-cidadãos, consegue criar uma história pessoal, unir subjetividade e
objetividade, dar um sentido ao conjunto de experiências da sua vida, combater os poderes e domínios que
lhe afetam, integrar o vivido, o percebido e o imaginado, ele se transforma num sujeito. Ou seja, alguém
dotado de autonomia e liberdade, com capacidade de fazer escolhas. (WANDERLEY, 2000)
A partir da citação de Wanderley (2000), analise as afirmações a seguir como verdadeiras (V) e falsas (F).
I. Há indissociabilidade entre o processo educativo, formal e informal.
II. A educação formal e informal são necessárias para formação do ser social.
III. Que por meio da extensão universitária é possível partilhar o saber local.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, V.
V, F, V.
V, V, F.
F, V, F.
F, F, V.
5ª QUESTÃO
Para o desenvolvimento das populações da base da pirâmide é necessário direcionar um olhar respeitoso
para o território que acolhe a população e considerar algumas ações.
Sabendo disso, analise as afirmações a seguir com (V) para verdadeiras e (F) para as falsas.
I. Melhoria as condições de vida de quem vive na comunidade;
II. Proposições com estratégica baseada nas especificidades do território;
III. Respeito pelos valores locais;
IV. Ampliação de renda
V. Possibilidade de acesso ao consumo de bens e serviços.
As afirmações I, II, III, IV e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
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V, V, V, V, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, F.
6ª QUESTÃO
A partir da perspectiva da extensão universitária pode-se considerar programa
ALTERNATIVAS
o conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente integrando as ações de extensão,
pesquisa e ensino.
a ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, planejada e organizada de modo
sistemático.
a ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural e científico ou tecnológico, com objetivo específico
e prazo determinado.
a ação superior a 30h, em formato presencial, que contempla treinamento e qualificação profissional.
a ação vinculada a um núcleo de ações e extensão universitária.
7ª QUESTÃO
Quanto a principal preocupação educacional da Universidade de Berlim, considere o texto a seguir: Tida
como uma universidade moderna, enquanto centro de pesquisa. A instituição universidade tem sua origem
na Idade Média, e sua versão moderna tem como referência a Universidade de Berlim, criada em 1810 por
Humboldt. A novidade da universidade humboldtiana é a incorporação da atividade de pesquisa à prática
pedagógica.
Fonte: MOTA, Ronaldo. De Humboldt ao mundo da inovação. Folha de São Paulo, 28/02/ 2011. Disponível
em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2802201108.htm. Acesso em: 01 out. 2023.
A partir do contexto apresentado, e dos estudos realizados, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A Universidade de Berlim se preocupava, principalmente, com sua imagem quanto a formação de cidadãos
autômatos e não críticos.
Preocupava-se com a preparação do ser humano para descobrir, formular e ensinar ciência, levando em conta as
transformações da época.
Preocupava-se com a inclusão social a partir de elementos sócio interacionista burguês, os quais levavam em conta
as ideias de Paulo Freire.
A atenção da Universidade estava na transmissão do conhecimento através da abordagem tecnicista e inserção do
aluno no mercado de trabalho formal.
A Universidade de Berlim tinha como preocupação principal o ensino a partir de técnicas historicamente validadas
pelos teóricos burgueses contemporâneos.
8ª QUESTÃO
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O processo de ensino-aprendizagem é enriquecido quando professores e alunos participam ativamente da
pesquisa. Isso promove uma abordagem mais dinâmica e envolvente para a educação, permitindo que
todos os envolvidos contribuam para a construção e o aprimoramento do conhecimento. A formação não se
limita apenas à sala de aula, mas estende-se a uma busca contínua por melhores práticas e melhores
resultados na educação..
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação propostas entre elas:
I. Só o homem voltado para a pesquisa pode realmente ensinar.
PORQUE
II. Do contrário, ele reduz seu trabalho a transmitir um pensamento inerte, mesmo sendo pedagogicamente
ordenado, no lugar de comunicar a vida do pensamento.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
9ª QUESTÃO
O eixo fundamental das universidades brasileiras se baseiam em um tripé previsto pela Constituição Cidadã
de 1988: ensino, pesquisa e extensão, que se amparam em um único princípio que reflete a qualidade do
trabalho acadêmico, favorecendo a aproximação entre sociedade, universidade e prática dos estudantes.
Essa tríade é essencial para o funcionamento das universidades brasileiras e reflete a missão de fornecer
uma educação de qualidade, produzir conhecimento relevante e contribuir para o desenvolvimento social e
econômico do país. A integração harmoniosa desses três pilares é um desafio constante para as instituições
de ensino superior no Brasil.
A partir do exposto no texto, no que apresenta o princípio destacado na Constituição Cidadã de 1988,
assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Neutralidade.
Imparcialidade.
Intersetorialidade.
Indissociabilidade.
Interdisciplinaridade.
10ª QUESTÃO
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Considere os textos a seguir:
Texto 01:
Texto 02:
A chegada dos Jesuítas em 1549 ao Brasil marcou o início das primeiras ações de educação formal no país.
Os Jesuítas, membros da Companhia de Jesus, eram uma ordem religiosa católica que desempenhou um
papel crucial na expansão do cristianismo e na educação em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Eles
tinham finalidades e propósitos bem definidos em sua abordagem educacional.
Considerando os textos acima e os estudos realizados acerca da educação no início do Brasil, analise as
afirmativas a seguir:
I. O objetivo da educação consistia em civilizar os “nativos” que habitavam o Brasil.
II. O objetivo da educação jesuíta visava integrar os índios aos padrões europeus da época.
III. O objetivo consistia em civilizar os nativos que aqui se encontravam, bem como fiscalizar e defender a
colônia, arrancando dela todas as riquezas possíveis.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III

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