1ª QUESTÃO
Um ponto importante no processo de desenvolvimento de pessoas nas organizações é o treinamento, pois
o mesmo possibilita suprir pontos não explorados nas aptidões individuais. Outro fator relevante é
conscientizar as pessoas que elas podem ser mais para a empresa, agregando valor ao seus trabalhos,
afetando diretamente na produtividade, na qualidade dos serviços e reduzindo custos e acidentes.
FILLIPIN, Marcelo; SILVA, Patrícia Rodrigues da; KOYAMA, Renata Emy. Administração de Conflitos e
Relacionamentos. Maringá – PR.: UniCesumar, 2018.
Considerando os estudos sobre a disciplina e os possíveis resultados de treinamentos, julgue as afirmações
a seguir:
I. Crescimento dos níveis de informações dos colaboradores.
II. Não há dados relevantes sobre melhorias de habilidades individuais nos desenvolvimento dos processos.
III. Conscientização sobre maus comportamentos que possibilitem mudanças para novas posturas
comportamentais.
IV. Ampliação dos níveis de abstração dos colaboradores para assim desenvolverem ideias e conceitos
baseados em novas formas de pensamento.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I apenas.
I e II apenas.
III e IV apenas.
I, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
2ª QUESTÃO
A evolução da gestão de recursos humanos no Brasil reflete um percurso marcado por mudanças
significativas ao longo das décadas. Inicialmente, centrada em aspectos operacionais e burocráticos, a
função de RH evoluiu para um papel estratégico nas organizações. A gestão de recursos humanos hoje no
Brasil está fortemente alinhada à busca por ambientes de trabalho inclusivos, inovadores e sustentáveis,
reconhecendo o papel fundamental das pessoas no sucesso organizacional (Pereira, 2023).
Fonte: PEREIRA, A. C. Administração de Conflitos e Relacionamento. Maringá: Unicesumar, 2023.
A respeito das fases dos recursos humanos (RH) no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F
para as falsas:
( ) A fase contábil do RH brasileiro ocorreu através da criação do Ministério do Trabalho e Indústria em
1930 através da gestão do presidente Getúlio Vargas, tendo a consolidação das leis trabalhistas (CLT) como
o seu principal marco.
( ) Os aspectos burocráticos e operacionais do RH ganhou papel importante na gestão empresarial
durante a fase administrativa, pois a implantação das indústrias automobilísticas durante a década de 1950
exigiu um aprimoramento da gestão de pessoas.
( ) A fase estratégica atende ao cenário atual de mercado, pois leva em consideração o desenvolvimento e
permanência em longo prazo do colaborador, a motivação e o desenvolvimento do profissional ganham
preocupações centrais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
ALTERNATIVAS
V, F, V.
V, V, F.
V, V, V.
F, F, V.
F, V, V.
3ª QUESTÃO
Ao longo do tempo, as teorias administrativas têm contribuído para o aprimoramento das práticas de
gestão, promovendo uma melhor alocação de recursos, tomada de decisões mais fundamentadas e o
desenvolvimento de ambientes de trabalho mais produtivos. Isso não apenas beneficia as organizações em
si, mas também impacta positivamente a qualidade de vida dos cidadãos, promovendo o crescimento
econômico, a geração de empregos e a entrega de serviços públicos mais eficientes (Pereria, 2023).
Fonte: PEREIRA, A. C. Administração de Conflitos e Relacionamento. Maringá: Unicesumar, 2023.
A respeito dos princípios de administração e conforme o texto, classifique V para as sentenças verdadeiras e
F para as falsas:
( ) Henry Ford no final do século XX consagrou-se como importante estudioso dos princípios da
administração, tendo em vista que defendeu suas ideias da Organização Racional do Trabalho (ORT).
( ) A organização racional do trabalho (ORT) foi duramente criticada devido à elevada automatização dos
empregados que estavam no chão de fábrica, pois eles mais pareciam máquinas ou continuação das
engrenagens do maquinário fabril.
( ) A abordagem humanista elevou o debate sobre o papel do empregado ao analisar não somente a
adaptação do trabalhador ao trabalho, mas também considerou a adaptação do trabalho ao profissional em
suas várias necessidades de atuação dentro de um empreendimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
ALTERNATIVAS
V, F, V.
V, V, F.
V, V, V.
F, F, V.
F, V, V.
4ª QUESTÃO
A terceira edição do estudo “Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho”, da Robert
Half e The School Of Life, trouxe à tona dados surpreendentes que apontam uma mudança significativa nas
motivações por trás dos pedidos de demissão. Uma das descobertas mais marcantes do estudo é que,
atualmente, os ambientes de trabalho tóxicos são o principal motivador para pedidos de demissão,
superando a busca por maior remuneração ou reconhecimento no trabalho. Isso indica uma mudança
profunda na maneira como os colaboradores percebem seu ambiente de trabalho e o impacto direto que
ele tem em sua saúde mental e bem-estar (Moura, 2023).
Fonte: https://rhpravoce.com.br/colunistas/inteligencia-emocional-desafios-rh/. Acesso em: 19 fev. 2024.
A respeito da inteligência emocional e conforme o texto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F
para as falsas:
( ) A compreensão de que o ambiente de trabalho é um lugar tóxico está relacionada à percepção das
emoções, pois ela se refere à identificação da emoção exata que o indivíduo está sentindo assim que
começa a senti-la.
( ) Viver em um ambiente tóxico requer gerenciamento adequado das emoções, pois esse gerenciamento
se refere à forma como a pessoa capta e compreende as variações das emoções, de forma que possa
dimensionar o tamanho desse sentimento.
( ) O raciocínio por meio das emoções está relacionado à forma como a pessoa utiliza as informações
ligadas às emoções para compreender melhor o ambiente ao seu redor, como forma de evitar maiores
distorções sobre o seu local de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
ALTERNATIVAS
V, F, V.
V, V, F.
V, V, V.
F, F, V.
F, V, V.
5ª QUESTÃO
Ao longo dos anos, pesquisadores têm explorado e identificado diferentes tipos de inteligência que vão
além daquela medida pelo tradicional Quociente de Inteligência (QI). A teoria das múltiplas inteligências
desafia a visão convencional de que a inteligência é uma única e unitária capacidade, reconhecendo que
cada indivíduo pode ter talentos e habilidades distintas em diferentes áreas. Cabe ao indivíduo reconhecer
quais são seus pontos fortes e utilizar melhor seu tipo de inteligência (Universo de negócios, 2023).
Fonte: adaptado de: https://universodenegocios.com.br/tipos-de-inteligencia-saiba-as-caracteristicas-dos9-tipos/. Acesso em: 20 fev. 2024.
Considerando o texto e os estudos sobre os tipos de inteligência, analise as afirmativas a seguir:
I. Durante muito tempo a inteligência lógico-matemática foi a principal a ser verificada, pois está ligada à
habilidade de desenvolver raciocínios lógicos e equações matemáticas relacionadas às ciências exatas.
II. O profissional contemporâneo precisa desenvolver outros tipos de inteligência além daquela que já
possui maior afinidade, como é o caso da inteligência linguística, tendo em vista a necessidade de todos os
profissionais se comunicarem bem.
III. Grandes atletas, dançarinos e atores possuem uma elevada inteligência espacial, pois esse tipo de
inteligência está ligado à maneira como a pessoa controla o corpo e executa os mais variados movimentos,
tendo em vista que possui excelente controle do seu corpo.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
6ª QUESTÃO
No mundo empresarial de hoje, onde as organizações buscam constantemente uma vantagem competitiva,
o verdadeiro diferencial está nas pessoas. Reconhecer e investir no potencial humano pode ser a chave para
impulsionar o crescimento e o sucesso de uma empresa. O investimento em pessoas pode impactar
positivamente os resultados de uma organização e ainda promove um ambiente de trabalho mais
produtivo, inovador e satisfatório. De forma que os valores dos funcionários impactam de forma
significativa nos resultados organizacionais (Mundo RH, 2023).
Fonte: https://www.mundorh.com.br/o-impacto-do-investimento-em-pessoas-nas-organizacoes/. Acesso
em: 14 dez. 23.
Considerando o contexto apresentado e os estudos sobre os valores terminais e instrumentais, analise as
afirmativas a seguir:
I. Os valores instrumentais estão relacionados às metas que um colaborador pretende alcançar no decorrer
de um período, algo que é desejado para a maioria das pessoas.
II. Os valores terminais por sua vez ratificam a dedicação ao trabalho que um colaborador vai desenvolver
ao longo de sua carreira, assim como ter polidez, cortesia e boas maneiras em seu ambiente de trabalho.
III. Os valores instrumentais estão relacionados de forma direta ao comportamento que o indivíduo precisa
desenvolver para alcançar as metas dos valores terminais, como é o caso de ter uma competência elevada
em seu ambiente de trabalho.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
7ª QUESTÃO
Em diversas situações cotidianas temos ações voltadas a disputa de interesses pessoais e profissionais, onde
devemos defender nossos idealismos pautados em análises lógicas. Quando focamos essa afirmação para
um contexto comercial, temos momentos que desejamos um determinado produto ou serviço, porém
identificamos que o valor é relativamente elevado para nossa realidade econômica. Considerando que os
vendedores tem interesse no lucro da venda desse item, inicia-se um processo de barganha que, baseado
em comportamentos diplomáticos, vai adequar-se a padrões que supram as necessidades de ambos.
FILLIPIN, Marcelo; SILVA, Patrícia Rodrigues da; KOYAMA, Renata Emy. Administração de Conflitos e
Relacionamentos. Maringá – PR.: UniCesumar, 2018.
No que diz respeito a negociação, analise as afirmativas a seguir.
I. A negociação é fundamentada na lógica de disputa de interesses.
II. Neste processo ambas as partes tem o interesse de sair ganhando a disputa.
III.O processo de negociação permite estabelecer oportunidades de relacionamento.
IV. O desenvolvimento de uma negociação é condicionado pelo comportamento dos envolvidos.
É correto o que se afirma em
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
8ª QUESTÃO
Considere o trecho abaixo:
“O conflito é visto como um processo de socialização quando busca solucionar dualismos divergentes; pode
ser também uma competição ou um processo dissociativo, pois pode caracterizar uma suspensão da
comunicação entre as partes oponentes. Mesmo com diversas definições, os autores destacam a seguinte
definição para o conflito: “
. . .
traduz uma situação de divergência com a conotação de tensão, de violência, ou, pelo menos, de iminência
de ruptura de um equilíbrio tornado precário” (ANDRADE; ALYRIO; MACEDO, 2010, p. 24).”
FILIPPIN, Marcelo; SILVA, Patrícia Rodrigues da; KOYAMA, Renata Emy. Administração de Conflitos e
Relacionamentos. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2013. Reimpresso em 2019, p. 83.
Sobre conflitos no ambiente organizacional, analise com atenção as afirmativas a seguir:
I. Conflitos devem ser evitados ou resolvidos o mais rápido possível.
II. É a liderança que tem a responsabilidade principal de atuação nos conflitos, quando eles surgem.
III. Pouco conflito é ruim. Muito conflito também é ruim.
IV. É errado para um líder deixar de atuar para administrar um problema de conflito que esteja acontecendo.
V. A função do líder na administração do conflito é promover mudança de percepção, sentimento e atitude
entre as partes envolvidas.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
II, III e V, apenas.
I, II, III e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
9ª QUESTÃO
Comportamento Organizacional (CO) é um campo de estudo interdisciplinar que se concentra em como as
pessoas se comportam dentro de organizações. Ele inclui aspectos psicológicos, sociológicos e de
administração para analisar como as pessoas interagem em um ambiente de trabalho, como as
organizações operam e como os funcionários se comportam individualmente e em grupo. Entre os tópicos
estudados em CO estão motivação, liderança, comunicação, tomada de decisão, diversidade, trabalho em
equipe, ética, cultura organizacional e mudança organizacional (Vasconcelos, 2023).
Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/comportamento-organizacional-o-que-e-para-que-serve-eobjetivos/. Acesso em: 16 dez. 23.
Considerando o tema tratado no texto e os estudos sobre comportamento organizacional, avalie as
asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O comportamento organizacional é importante para todas as pessoas que precisam lidar com as
organizações para criar um empreendimento, investir, trabalhar e gerir os negócios.
PORQUE
II. O comportamento organizacional se utiliza de métodos para testar hipóteses sobre a dinâmica percebida
nas organizações, por meio de pesquisas realizadas de forma sistemática.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
10ª QUESTÃO
Segundo Moscovici (2005), o feedback pode ser visto como um processo de auxílio a mudanças de
comportamento, pois é a comunicação a uma pessoa ou grupo, no sentido de fornecer-lhe informações
sobre como a sua atuação está afetando outrem. De acordo com a autora, o feedback eficaz auxilia o
indivíduo a melhorar o seu desempenho e consequentemente alcançar os seus objetivos.
FILIPPIN, Marcelo; SILVA, Patrícia Rodrigues da; KOYAMA, Renata Emy. Administração de Conflitos e
Relacionamentos. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2013. Reimpresso em 2019, p. 153-154.
Considerando o que estudamos sobre feedback, avalie as afirmativas a seguir como (V) para verdadeiras e
(F) para falsas:
I. Feedback é um instrumento de controle para a liderança.
II. Por meio do feedback o time pode efetuar melhorias em seus ciclos produtivos.
III. A falta de feedback é um dos maiores erros de liderança.
IV. Feedbacks também são reações emocionais intensas.
V. Dar um feedback é emitir uma opinião pessoal.
As afirmativas I, II, III, IV e V, são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
F, V, F, F, V.
F, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
F, V, V, V, V.
V, V, V, F, F