ATIVIDADE 3 – DI – DESIGN EFÊMERO – 54/2023

1ª QUESTÃO
Se pensarmos historicamente, a arquitetura efêmera tem data antiga e sempre esteve presente por meio do
mundo, porém consolidada de forma independente, por meio de técnicas primitivas herdadas. Os povos
precisavam se locomover em busca de alimento e melhores condições, assim surgiam como exemplo de
efemeridade às habitações nômades: os iglus ou as tendas no deserto. Hoje, as necessidades de
arquiteturas que se desmontam vão além de abrigar o homem, criando, assim, para o profissional, um
amplo campo de trabalho, exigindo interação com outros profissionais, investigadores e até mesmo
conhecimento de novas tecnologias.
Adaptado de: GALLETTE, S. R. R.; OLIVEIRA, B. A. de. Design Efêmero. Maringá: UniCesumar, 2017.
Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir.
I. Podemos citar como exemplo de arquitetura de espetáculo e acontecimentos comemorativos: shows,
casamentos e aniversários.
II. No caso da arquitetura emergencial, o abrigo deve ser acessível, ter uma fonte de água, sistema sanitário,
sistema de alimentação e médico.
III. Uma boa alternativa, na arquitetura emergencial, é o uso de containers metálicos que recebendo
tratamento adequado, pode ser dividido e acomodar mais famílias.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

2ª QUESTÃO
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Os grandes desperdícios refletem nas cidades, mas observados sob o conceito da continuidade e da
renovação, podem ser consequências da aceleração das transformações urbanas, resultando nos vazios
urbanos. Os vazios urbanos podem estar nas periferias, terrenos, ainda, não ocupados ou terrenos,
anteriormente, edificados por construções, as quais foram demolidas também, nas antigas áreas industriais,
nas quais não se encontram, necessariamente, vazias em seu aspecto físico, sendo, por vezes, ocupadas por
estruturas em desuso, como as usinas, armazéns e outros.
GALLETTE, S. R. R.; OLIVEIRA, B. A. de. Design Efêmero. Maringá: UniCesumar, 2020.
Diante do exposto, a respeito dos vazios urbanos, avalie as afirmações a seguir.
I- Um exemplo de como ocupar o espaço de um vazio urbano consiste nos parklets também, denominados
parques temporários, substituem os estacionamentos automobilísticos por equipamentos efêmeros, jardins
verdes e áreas de descanso.
II- Uma solução, que utiliza de equipamentos efêmeros para preencher e reaproveitar os vazios urbanos, são
as hortas urbanas. Estas promovem o coletivismo, a responsabilidade social e alimentos.
III- Uma das alternativas para os vazios urbanos são as moradias temporárias, a partir da arquitetura de
emergência.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

3ª QUESTÃO
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Não é dos tempos atuais as necessidades humanas de se encontrarem em grandes grupos. Na Roma dos
Césares, a política do pão e circo reunia milhares de pessoas para celebrar sacrifícios espetaculares que
aproximavam as massas às divindades, resultando numa coesão social forjada a partir dos sentimentos
compartilhados pelos diversos grupos, porém, em arenas específicas para isso, como era usado o Coliseu, as
estruturas eram fixas, pensadas, apenas, como uso para algumas atividades.
GALLETTE, Simone Reis Roque; OLIVEIRA, Bruno Augusto de. Design Efêmero. Maringá – PR.:UniCesumar,
2020 (adaptado).
Diante do exposto, avalie a afirmações a seguir:
I- Na atualidade, as possibilidades de montagem desses grandes espetáculos são escassas, pouco se pensa
e estuda a respeito dos materiais, sendo comum o descarte irregular de materiais e a geração de lixo.
II- Um estádio de futebol, por exemplo, foi construído com a prioridade de sediar jogos, porém, com
adaptações, usando estrutura e arquitetura efêmera podem receber shows, festivais etc.
III- Atualmente, espaços como megaconstruções (estádios e casas de espetáculos), ou ruas, se convertem
em palco/plateia no carnaval ou réveillon.
IV- Na relação de shows e eventos de grande porte, com o design efêmero, a cenografia é uma carta na
manga de qualquer projetista.
Considere V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
ALTERNATIVAS
V, V, F e F.
F, V, V e F.
F, V, V e V.
V, V, V e V.
V, V, V e F.

4ª QUESTÃO
Christo Javacheff e Jeanne Claude foram artistas contemporâneos que exploraram a arquitetura e o
planejamento urbano. Eles defendem a visão de que tudo é efêmero, até mesmo em espaços urbanos, os
quais são considerados eternos. Além do mais, em suas obras, podemos ver os movimentos na paisagem,
prioritariamente a urbana. Trata-se da retirada das obras das instituições culturais, dos circuitos de exibição
estabelecidos e dos padrões convencionais de classificação, a fim de levá-las a um diálogo mais amplo. Um
exemplo é a obra Surrounded Islands, a qual onze ilhas na baía de Biscayne, na cidade de Miami, foram
cercadas com 603.850 metros quadrados de polipropileno cor-de-rosa, cobrindo a superfície da água e
possibilitando a visão e apreciação do público pela terra, água e pelo ar. Outra obra foi a Le Reichstag
Empaqueté, executada em 1995, em Berlim, Alemanha. A intervenção foi o revestimento do parlamento
alemão em tecido e corda, sendo considerada uma enorme escultura e uma arquitetura monumental.
GALLETTE, S. R. R.; OLIVEIRA, B. A. de. Design Efêmero. Maringá: Unicesumar, 2017. p. 152.
Por meio dos estudos sobre os artistas contemporâneos de Christo Javacheff e Jeanne Claude, assinale a
alternativa que reproduz os três aspectos de suas obras:
ALTERNATIVAS
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Os três aspectos que definem as obras dos artistas são: o estilo de arte do grafite e o uso das cores vibrantes com a
textura lisa em espaços fora do meio urbano, próximo à natureza.
Os três aspectos que definem as obras dos artistas são: o estilo de arte de revestir, utilizando-se de tecidos ou
membranas; o uso das cores coloridas e de textura com muitas pregas; a grande escala das obras, as quais
assumem a condição de território.
Os três aspectos que definem as obras dos artistas são: o estilo de arte do uso de design gráfico em meio aos
prédios, que são amarrados por cordas; o uso das cores mais frias e de texturas com muitas pregas; a escala das
obras, as quais assumem a condição de território.
Os três aspectos que definem as obras dos artistas são: o estilo de arte de com tecidos; o uso somente de textura
com pregas; a grande escala das obras.
Os três aspectos que definem as obras dos artistas são: o estilo de arte de realizar esculturas físicas; o uso de
materiais diversos e naturais, tais como pedras, concreto e outros; a grande escala das obras, as quais assumem a
condição de território.

5ª QUESTÃO
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Na Exposição “Marina Abramovic: O artista está presente”, no ano de 2010 em 14 de março a 31 de maio no
MOMA (Museu de arte moderna), em Nova York, Abramovic permaneceu durante toda a exposição
estabelecendo contato visual com os espectadores, um por vez, com sua total dedicação. Ela esteve sentada
em uma sala aberta, onde o que apenas separava o visitante era uma mesa. Com seu corpo parado, ela dava
total atenção a uma pessoa por vez, aquela que estivesse sentada à sua frente.
Adaptado de: GALLETTE, S. R. R.; OLIVEIRA, B. A. de. Design Efêmero. Maringá: UniCesumar, 2017.
Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir.
I. Podemos dizer que esse contato visual tornou-se uma experiência sensorial apenas para a artista.
II. O encontro entre o efêmero e o público é uma das características da arte contemporânea.
III. A performance contou com a participação de milhares de pessoas, sendo homens, mulheres, crianças,
idosos, que apresentaram reações diversas uns dos outros.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

6ª QUESTÃO
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Contextualizando o surgimento do design e sua relação com o efêmero, é importante voltar no tempo, mais
precisamente na famosa Revolução Industrial (séc. XVIII e XIX). Nesse momento, ocorreram mudanças no
meio de produção, substituindo o trabalho humano pelo trabalho mecânico. Com o surgimento das novas
fontes energéticas de combustíveis fósseis ocorreram transformações importantes no rumo da humanidade,
contribuindo para o aparecimento do design.
Adaptado de: GALLETTE, S. R. R.; OLIVEIRA, B. A. de. Design Efêmero. Maringá: UniCesumar, 2017.
Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir.
I. Como reflexo dessa revolução, houve um crescimento das indústrias, muito rápido, com aumento na
produção e, consequentemente, com a baixa qualidade dos produtos.
II. Nesse sentido, William Morris (1834- 1896) desenvolveu um movimento chamado Artes e ofícios, que
defendia a qualidade artística dos produtos.
III. Devido a essas transformações, o criador de um produto podia acompanhar todas as fases de produção,
garantindo sua qualidade.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

7ª QUESTÃO
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Christo e Jeanne-Claude foram artistas contemporâneos que exploraram a arquitetura e o planejamento
urbano. Expõem a visão que tudo é efêmero, até mesmo espaços urbanos considerados eternos. Em suas
obras, podemos ver os movimentos na paisagem, prioritariamente a urbana. A noção de especificidade do
sítio, própria aos trabalhos escultóricos, ganha, aqui, conotação mais ampla. Trata-se de tirar as obras das
instituições culturais, dos circuitos de exibição estabelecidos, dos padrões convencionais de classificação e
levá-las a um diálogo mais amplo.
Adaptado de: GALLETTE, S. R. R.; OLIVEIRA, B. A. de. Design Efêmero. Maringá: UniCesumar, 2020.
Assim, com base no trabalho dos artistas, analise as asserções a seguir:
I. Os artistas apresentam a arte que se mescla com o urbanismo e a arquitetura, suas obras são resultados
de referências como a pintura, escultura, arquitetura e urbanismo. Fortemente marcada pela referência
pictórica, seus empacotamentos e suas intervenções em espaços urbanos nos lembram de telas e
esculturas.
PORQUE
II. A relação de efêmero com os registros é muito importante nas suas obras, pois elas só se completam
após sua destruição, eternizando-se com arquivos fotográficos, que testemunham sua evolução e fim.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

8ª QUESTÃO
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No período pós-guerra surge uma nova forma de consumir, embasada no aumento das vendas dos
produtos, no qual o consumidor conquista autonomia para comprar. Criando atendimento em autosserviço,
padronização dos produtos e, consequentemente, gerando a crescente importância das marcas. Na década
de 80, a individualidade de consumir cria força, e uma nova abordagem começa a surgir. Com isso, as lojas
passam a compor por âmbitos estéticos e convidativos, aliados às ofertas e prestações de serviços. É nesse
contexto que surgiram as vitrines nas lojas, uma das áreas de atuação do design efêmero.
GALLETTE, S. R. R.; OLIVEIRA, B. A. de. Design Efêmero. Maringá: Unicesumar, 2020.
Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir.
I- A vitrine é estruturada por piso, laterais, teto e o vidro da fachada, sem fundo; por meio dessa estrutura é
possível elaborar o projeto.
II- Em um projeto de vitrinismo, o caminho visual, que é o percurso que o cliente faz para olhar a vitrine;
usualmente, o olhar é da direita para a esquerda e de baixo para cima.
III- O ponto focal na vitrine é a técnica para atrair o olhar do cliente aos produtos, é necessário que os
produtos estejam na altura da visão do consumidor.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

9ª QUESTÃO
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A arte urbana do grafite mesclada com folclore e histórias populares em grandes intervenções urbanas: é
assim que muitos definem o trabalho da dupla mundialmente conhecida como Os Gêmeos. Na parede de
um edifício, pode haver um personagem te convidando a sair da rotina e sonhar. Ao caminhar pelas ruas
não se surpreenda se encontrar nos muros, edifícios e até mesmo vagões de trem, representações humanas
de pele amarelada envolvidas em inusitadas fantasias e situações. Aliás, se surpreenda sim! Esse é o objetivo
dos artistas Gustavo e Otávio, conhecidos mundialmente como Os Gêmeos – ou pela famosa assinatura
“osgemeos”. Os irmãos brasileiros, nascidos em São Paulo, começaram como representantes do hip hop no
final dos anos 80, mas hoje suas obras não têm mais ligação com o movimento, apesar de ainda
participarem de alguns eventos.
Disponível em: <https://goo.gl/yydPJJ>.
Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir.
I- Observando as obras dos irmãos podemos perceber que utilizam como embasamentos críticas sociais
expostas sobre os muros das cidades, característica da arte urbana, nas quais criam relações entre a cidade e
o indivíduo.
II- É possível dizer que a arte de “Os Gêmeos” se utiliza de linguagens múltiplas, definindo sua originalidade
e irreverência de suas obras.
III- Um fato importante a ser destacado é que o grafite é uma técnica igual a pichação que se iniciou na
década de 70, mais precisamente em Nova York, inseridas como arte contemporânea urbana efêmera.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

10ª QUESTÃO
A expografia é algo a ser pensada, conforme as obras, com relação ao lugar que será inserida a exposição e
o público que irá frequentar. Essas são informações necessárias para compor a exposição, principalmente no
que refere à comunicação, trajeto e disposição das obras. Cury (2005) elaborou premissas que auxiliam na
elaboração conceitual da mesma, em que uma delas é a instalação gráfica que precisa ser planejada (préprodução e pós-produção).
CURY, M. X. Exposicao-Concepção, Montagem. São Paulo: Annablume, 2005.
Assinale a alternativa que represente a sequência correta dos momentos de uma instalação gráfica.
ALTERNATIVAS
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Fase design / Fase planejamento / Fase montagem/ Fase elaboração técnica/ Fase Manutenção / Fase desmontagem.
Fase planejamento / Fase Design / Fase montagem / Fase Elaboração / Fase manutenção.
Fase planejamento e ideia / Fase Design / Fase montagem / Fase Elaboração / Fase manutenção / Fase
desmontagem.
Fase planejamento / Fase Design / Fase Elaboração / Fase montagem / Fase manutenção / Fase desmontagem.
Fase planejamento / Fase Design / Fase manutenção / Fase Elaboração / Fase Desmontagem

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