1ª QUESTÃO
A indústria têxtil e da moda desempenha um importante papel na atividade econômica, mas, em
contrapartida, é a que mais impacta negativamente ao planeta e seus recursos naturais. A moda deve, assim,
repensar os seus processos de produção, que engloba desde a cadeia produtiva, até o produto final nos
pontos de venda. A indústria da moda é uma das mais poluentes do planeta. Este é o momento em que é
preciso questionar e rever os padrões que nos levaram a onde estamos em relação à sociedade, consumo e
à moda. Repensar as estratégias para melhorar o processo de produção e consumo de moda. “Agora é hora
de investigar como realizar nosso propósito” (CARVALHAL, 2016, p. 127).
CARVALHAL, A. Moda com propósito: manifesto pela grande virada. 1. ed. São Paulo: Paralela, 2016.
Considerando os estudos sobre os processos de desenvolvimento de produtos com viés sustentável, analise
as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II apenas.
II e III apenas.
I, II e IV apenas.
I – O upcycling surge de uma necessidade de inovação e mudança de comportamento, que pode
reaproveitar peças de brechó para confecção, elevando, assim, o status desses produtos, a partir de criações
mais complexas.
II – Na técnica de upcycling obrigatoriamente devem ser inseridas estampas nas peças, pois é uma forma de
modificar a peça.
III – A técnica de customização está relacionada a personalização, adaptação, adequação e por exemplo,
reaproveitar peças modificar algumas características desses produtos por meio de recortes, aplicações
dentre outros.
IV – A técnica de downcycling é a reciclagem de resíduos em que o material reciclado é de menor qualidade.
III e IV apenas.
I, III e IV apenas.
2ª QUESTÃO
“A sistematização da coleção antes do início das fases mais operacionais do processo visa oferecer um
conjunto de objetivos quantificados que possa servir de guia e vínculo para a atividade criativa, limitando,
assim, o risco de erros e/ou excessos na delicada fase de montagem do mostruário.
…
os
erros
mais frequentes são: coleções grandes demais (número excessivo de modelos apresentados), com
consequentes dificuldades de produção por causa da baixa venda por modelo; coleções mal calculadas
(presença excessiva de uma categoria de produto e, simultaneamente, presença insuficiente ou inexistente
de outras categorias de produto).”
Fonte: BACARO, A. Os processos de uma empresa de moda. In: SORCINELLI, P. Estudar a moda: corpos,
vestuários, estratégias. São Paulo: Senac, 2008. p. 143-146.
Sobre o texto e o mix de produtos e moda, analise as afirmativas a seguir:
I. O mix de produtos corresponde à variedade de produtos que uma empresa disponibilizará por coleção.
II. A extensão do mix de produtos é medida pelo número de artigos dentro de cada linha, ou seja, o número
de modelos compondo cada categoria de produto dentro da coleção. Então, ampliar a extensão do mix de
produtos significa aumentar o número de modelos oferecidos.
III. O mix de moda é composto por três categorias de produtos: básico, fashion e vanguarda. A distribuição
das peças entres eles pode variar conforme o estilo da empresa, porém é preciso se preocupar com a época
em que a coleção chega ao varejo.
IV. A coleção deve distribuir a quantidade de modelos que será produzida de cada artigo listado no mix de
produto entre as três categorias do mix de moda. O cruzamento desses dados pode servir como parâmetro
para o trabalho da equipe de criação.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
3ª QUESTÃO
Ao realizar uma pesquisa para considerar os tipos de produto de moda que serão apresentados em uma
coleção, alguns aspectos são levados em consideração, dentre eles estão a análise socioeconômica e a
análise dos consumidores. Por exemplo, na análise socioeconômica é importante considerar o preço do
produto, o segmento de mercado que ele estará inserido e concorrendo, a própria concorrência em si, o
custo de desenvolvimento entre outros aspectos. Já na análise dos consumidores, é feita a identificação
através das preferências, para sinalizar a qual o clico de vida que o produto fará parte ou terá como
direcionamento: ser um produto de estilo, de moda ou de modismo.
RECH, S. R. Conceitos de produto de moda. Actas de Diseño, v. 13, p. 187-191, 2012. (adaptado).
Analisando o fragmento de texto, ressalta-se que:
ALTERNATIVAS
Um produto de estilo é considerado de um ciclo de vida curto e em um mix de moda está na linha de produtos
vanguarda.
Produtos clássicos são considerados modismo, pois definem estilos de cada época, como a calça jeans na década de
70.
Um produto de modismo acompanha a tendência de moda denominada de fad e tem um ciclo de vida curto, ou seja,
de rápida ascensão e declínio.
Produtos que buscam atender às demandas dos consumidores devem sempre ter um ciclo de vida muito longo,
principalmente se estão atrelados a tendências do tipo fad.
Um produto de estilo é considerado um produto de ciclo de vida longo, normalmente atendendo a tendências de
moda e considerado, em um mix de moda, como sendo da categoria fashion.
4ª QUESTÃO
Para confeccionar uma roupa de alfaiataria é necessário um conhecimento específico sobre medidas e
construção, uma vez que são peças mais estruturadas do que as roupas casuais. A alfaiataria sob medida
masculina equivale a dizer que é uma peça de alta-costura uma vez que utiliza o mesmo processo de ajuste
a exclusivamente seu cliente.
SORGER, R.; UDALE, J. Fundamentos de design de moda. Porto Alegre: Bookman, 2009.
Com base no exposto acima, analise as seguintes asserções e a relação entre elas:
I – A validação de medidas e caimento das peças de uma coleção é feita durante a prova de roupas.
LOGO
II – Os departamentos participantes podem ser o de estilo e modelagem.
A partir da análise das afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II e uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento correto da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é um complemento correto da I.
5ª QUESTÃO
O setor de desenvolvimento de produtos de uma confecção de moda é responsável por criar coleções e
modelos que estejam constantemente alinhados às tendências para cada estação. Todo desenvolvimento
tem como fator obrigatório manter a identidade da marca por meio de produtos focados no público-alvo
que, por sua vez, são categorizados por meio de faixa etária e comportamento. Isto é, uma parcela da
sociedade consumidora para quem sua empresa ou negócio direciona as ações de marketing dos seus
produtos ou serviços.
Fonte: FURLAN, A. P.; LEVINTON, S. G. Design do Produto. Maringá: UniCesumar, 2019.
Sobre as nomenclaturas utilizadas no desenvolvimento de coleção, analise as afirmativas a seguir:
I. Básico são produtos que colaboram para construir uma imagem diferenciada da marca.Geralmente, são
destaques em desfiles e editoriais pelo valor iconográfico.
II. Vanguarda são produtos-chave de uma marca que agradam clientes mais conservadores.
III. Mix de Moda são as categorias de produto de moda que uma empresa adota.
IV. Fashion são produtos com forte relação com a tendência de moda com vida útil curta, já que logo novas
tendências surgirão.
V. Mix de Produto é a variedade de produtos que uma empresa disponibilizará por coleção.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
IV, apenas.
II e III, apenas.
II, IV e V, apenas.
III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
6ª QUESTÃO
Para o designer de moda, o moodboard é uma ferramenta essencial em sua rotina de trabalho pois, dentre
suas diversas funções, oferece referencias visuais que representam um conceito de um projeto ou de uma
coleção. A função do moodboard é representar as características da coleção, em as informações levantadas
podem ser apresentadas de forma física ou virtual. Além de inspirar visualmente, o painel também auxilia no
processo de decisões da coleção.
FURLAN, Ana Paula; LEVINTON, Sabrina Giselle. Design de Produto. Maringá – PR: UniCesumar, 2019.
Conforme a informação apresentada pelo enunciado, assinale a alternativa que melhor apresenta a função
de desenvolver o moodboard de uma coleção:
ALTERNATIVAS
O moodboard apresenta um resumo das modelagens elaboradas para uma estação específica, para que a equipe
tenha acesso à essas informações.
O moodboard apresenta, de forma visual, o planejamento estratégico do negócio e possíveis campanhas que serão
adotadas para a promoção das pelas da coleção.
O moodboard apresenta amostras das matérias-primas utilizadas na coleção que está em desenvolvimento.
O moodboard apresenta uma visualização ampla das inspirações, conceitos e tendências presentes para o
desenvolvimento de uma coleção de moda.
O moodboard apresenta dados de vendas das peças de coleções já encerradas e seu desempenho no mercado, para
que o estilo seja adotado com base nessas informações.
7ª QUESTÃO
O equilíbrio de uma coleção está em oferecer ao consumidor um leque de opções de peças,
preferencialmente coordenáveis, com informação de moda e personalidade. As cores selecionadas para uma
coleção de moda têm participação nesse equilíbrio, assim, o designer tem a opção de selecionar as cores de
fabricantes de tecidos que desenvolvem sua coleção baseadas nas tendências, mas também pode optar pelo
desenvolvimento de uma cor especial, ou seja, uma tonalidade ou cor específica que gostaria de ter na
coleção por meio do tingimento de tecidos. Para que isso aconteça, a empresa deve adquirir um lote
mínimo do tecido e da cor, o que chamamos de barca de tingimento.
FURLAN, Ana Paula; LEVINTON, Sabrina Giselle. Design do Produto. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019.
Assim, com base no fragmento de texto, analise as asserções abaixo:
I – Uma coleção, em média, é composta de 8 a 9 cores podendo chegar a ter entre 6 e 12 opções, depende
da escolha do designer e tamanho da coleção. A cartela de cores de uma coleção deve conter todas as
cores que serão utilizadas, mesmo como variantes e, ainda, contemplar o preto e o branco, normalmente,
considerados como cores neutras.
LOGO,
II – As cores estão associadas à estação e também influenciam fortemente o aspecto emocional de uma
coleção. Pode se tornar um elemento decisivo na venda. Assim, os designers de moda podem utilizar em
seu planejamento de coleção, além das cores apontadas pelas previsões das tendências, suas próprias
escolhas, que têm relação com o tema escolhido para a coleção.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II e uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
8ª QUESTÃO
Os modelos selecionados na reunião de aprovação seguirão para produção e necessitarão de uma ficha
técnica final e completa. A criação dessa ficha toma por base as informações fornecidas na ficha técnica do
protótipo, mas amplia seu detalhamento, incluindo páginas com a listagem de insumos e previsão de
consumo, processos ou elementos decorativos, especificações do molde, tabela de medidas dos tamanhos
previstos e sequência operacional.
Fonte: TREPTOW, D. Inventando moda: planejamento de coleção. 5.ed. São Paulo: Edição da Autora, 2013.
Sobre as informações encontradas na ficha técnica do vestuário, analise as asserções a seguir e a relação
proposta entre elas:
I. O registro dos insumos na ficha técnica diz respeito aos tecidos e aviamentos que serão utilizados para a
produção do modelo. Para isso, é importante informar o nome ou referência do tecido e aviamento,
fornecedor, quantidade consumida, largura ou rendimento em metros por quilo, variantes de cor para
tecidos e lote mínimo para aquisição.
PORQUE
II. A ficha técnica é um documento que oportuniza o fechamento de custo da peça contendo os insumos
necessários para a produção do lote do modelo.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
9ª QUESTÃO
Parte do planejamento de uma coleção está associado à organização e ao bom aproveitamento dos tempos,
dos prazos e das informações pertinentes a cada etapa que permeia a pesquisa, o desenvolvimento, a
produção e a comercialização de uma coleção ou de um produto específico. O lucro de uma empresa
depende das vendas. Sendo assim, o bom resultado para uma coleção é a quantidade de peças que foram
vendidas já que, quando o consumidor se encanta com o produto, efetua a compra. Sendo assim, definir os
materiais, as cores e os efeitos de uma coleção devem seguir uma coerência orçamentária.
FURLAN, Ana Paula; LEVINTON, Sabrina Giselle. Design do Produto. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Assim,
com base no fragmento de texto, analise as asserções abaixo:
I – O orçamento de uma coleção é um item de extrema importância que deve ser consultado no primeiro
momento de estruturação. Normalmente, este orçamento é definido pelo departamento comercial, que
considera qual o custo disponível para o desenvolvimento das peças, qual a margem de lucro que cada peça
pode ter e qual será o ponto de equilíbrio da empresa para determinada coleção.
PORQUE
II – O equilíbrio de uma coleção está em oferecer uma margem de valores por grupos de peças, ou seja,
peças “básicas” são mais baratas que peças de uma linha festa, por exemplo. Assim, esse equilíbrio permite
que se possam adquirir mais peças da coleção, dentro de seu orçamento, escolher um pouco de cada estilo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II e uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
10ª QUESTÃO
A pesquisa é considerada parte essencial do processo criativo quando o assunto é moda, seja ela pesquisa
de tendência, de mercado, materiais, processos e tecnologias, pois acaba por influenciar diretamente no
desenvolvimento de novos produtos. O processo de pesquisa na moda é voltado para a definição de tema
de coleção e tendências, pois a partir de uma pesquisa ampla e detalhada é que o estilista pode começar a
interpretar uma série de roupas ou uma coleção, silhuetas, texturas, cores, detalhes, estampas e adornos,
que terão o seu lugar no processo de criação, e todos farão parte da pesquisa desenvolvida. A definição do
tema pode levar semanas ou meses até que todo o conteúdo da pesquisa seja organizado e processado,
para que então o observador, neste caso o designer, tenha um insight sobre o pensamento, as aspirações,
os interesses e a visão artística/conceitual sobre o conteúdo pesquisado.
Fonte: SEIVEWRIGHT, S. Fundamentos de design de moda: pesquisa e design. Tradução de Edson
Fumankiewicz. Porto Alegre: Bookman, 2009.
Sobre as pesquisas na moda, acerca da pesquisa para definição do tema de coleção, analise as afirmativas a
seguir:
I. Delimitar o tema de coleção envolve uma investigação criativa pautada em pesquisas. Pesquisar é realizar
um registro de informações para usar agora ou no futuro, portanto um designer deve estar em busca
constante de novas ideias, se reinventando. Por meio da pesquisa é que se define o tema, que influenciará
diretamente na finalidade do processo criativo, proporcionando um resultado mais atrativo ao produto.
II. A definição do tema da coleção envolve uma pesquisa que apresente elementos que estimulem a
criatividade, como palavras e imagens que podem ser trabalhadas no processo de brainstorming, etapa
inicial da pesquisa. O tema ou conceito é a essência de uma boa coleção, portanto sua definição deve
explorar aspectos da própria personalidade do designer, como interesses e visão de mundo.
III. Para um designer, o tema de coleção pode ser extraído daquilo que acontece em seu meio, portanto o
designer deve ser observador a ponto de explorar e descobrir tudo aquilo que está a sua volta, pois pode se
transformar em pesquisa, e, posteriormente, em tema de coleção. Dessa forma, ele se deixa influenciar por
referências históricas, culturais, contemporâneas, viagens, museus, cinema, arquitetura, dentre outros
aspectos que estão a sua volta.
IV. O designer de moda deve delimitar o tema de coleção apenas pautado nas suas referências familiares.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III,
I, II, III e IV