ATIVIDADE 3 – ENGENHARIA DO PRODUTO – 51-2024

1ª QUESTÃO
Trabalhar na elaboração do projeto conceitual, seja de forma direta ou indireta, é uma atribuição muito
importante para um Engenheiro de Desenvolvimento de Produto. Ao se deparar com um novo projeto
conceitual a ser elaborado, é fundamental que se entenda corretamente o que se almeja, definindo o
problema do projeto do produto e o segmento de mercado relacionado. A etapa de entendimento dessa
fase pressupõe diversas tarefas, dentre elas:
I. Entender com clareza o problema e se definir, com qual oportunidade e equipe irá trabalhar.
II. Clarificar o nicho de mercado escolhido para aquele produto.
III. Clarificar os usuários principais que são foco do desenvolvimento do produto em questão.
IV. Definir as condições de contorno, os limites e expectativas que serão atendidas com o produto em
questão.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, somente.
I, II e IV, somente.
I, III e IV, somente.
II, III e IV, somente.
I, II, III e IV.

 

 

2ª QUESTÃO
Texto 1
Para estabelecer um processo de distribuição eficiente que atenda às demandas dos clientes são necessárias etapas semelhantes às
do processo de vendas. Isso envolve o mapeamento do processo de distribuição, logística, negociação com distribuidores,
aquisição de recursos, desenvolvimento de um sistema de suporte à distribuição, treinamento da equipe de suporte à distribuição
e, por último, a fase de implementação do processo de distribuição.
Texto 2
Com cerca de 20 mil m², o CD de Campina Grande do Sul, no Paraná, é o primeiro 100% multicanal e multimarcas. Não mais
segmentado por marca ou canal do Grupo Boticário, é o mais moderno em sistemas digitais avançados, ditando tendências para o
mercado. A ampliação da estrutura do local aumentará a capacidade de armazenamento de produtos e garantirá a separação de
até 871 mil produtos por dia.
Essa evolução do CD, que só foi possível com a modernização e expansão da unidade, permitirá a redução do tempo de entrega
dos pedidos realizados pelos revendedores, franqueados e consumidores em um ou dois dias, proporcionando maior agilidade
logística e menor margem de erro.
Fonte:
https://campinagrandedosul.pr.gov.br/noticia/novo_centro_de_distribuicao_do_boticario_e_inaugurado_em_campina_grande_do_sul
. Acesso em: 10.01.2024
Com base nos dois textos apresentado, análise as afirmações a seguir:
I. Um processo eficaz de distribuição de um produto, a empresa precisa verificar qual a melhor maneira de estocar seus produtos, a
localização geográfica que a favoreça na distribuição e definir a melhor maneira de transportar seus produtos.
II. Um processo eficaz de distribuição de um produto, é necessária a aquisição ou melhoria com relação à estrutura de distribuição
do produto, seja ela no transporte, na armazenagem etc.
III. Um processo eficaz de distribuição de um produto, precisa focar na concepção de um produto referente à sua forma
geométrica, ao seu acabamento superficial, à sua vida útil, pois têm ligação direta com as escolhas dos processos de fabricação e
dos materiais constituintes do produto.
IV. Um processo eficaz de distribuição de um produto, precisa focar na segurança, satisfação, bem-estar dos trabalhadores e
demais pessoas que se relacionam com sistemas produtivos e com os produtos, sendo que a eficiência é tratada como o resultado
dessa interação.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

 

 

3ª QUESTÃO
As organizações enfrentam crescentes desafios na criação de novos produtos para se destacarem na
competitividade, buscando aprimorar a diversificação, qualidade, produtividade, e tudo isso em um prazo
reduzido. Segundo Romeiro Filho et al. (2010, p. 298), “aproximadamente 80% dos custos de um produto
estão comprometidos nas etapas iniciais do PDP”. Daí a relevância de assegurar a validação conceitual em
colaboração com a equipe de desenvolvimento, antes de iniciar qualquer ação voltada à produção ou
fabricação, ou seja, que envolva efetivamente a manufatura.
Fonte: ROMEIRO FILHO, E. et al. Projeto do Produto. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2010.
Fonte: https://medium.com/@coletivoacao/prot%C3%B3tipo-%C3%A9-muito-mais-que-tela-6befc27ffc4d.
Acesso em: 26 fev. 2023.
De acordo com a imagem apresentada, assinale a alternativa correta que apresenta o tipo de prototipagem
que está sendo utilizada:
ALTERNATIVAS
A imagem apresenta uma maquete, que é a representação tridimensional não funcional e, na maioria das vezes, em
escala reduzida.
A imagem apresenta um protótipo virtual, pois a empresa consegue validar as informações alimentadas no projeto
nas diferentes etapas
A imagem apresenta um protótipo, pois a modelagem geométrica pode gerar dados para testes de engenharia e até
mesmo para a manufatura.
A imagem apresenta um protótipo virtual, no qual foi gerado em um software CAD 3D, favorecendo a visualização
de design, entre outras funcionalidades.
A imagem apresenta um protótipo, que é um modelo funcional que, embora seja construído por processos de
fabricação artesanais, apresenta quase todas as características de um produto.

 

 

4ª QUESTÃO
Ao se criar um produto cabe à equipe de desenvolvimento conceitual imaginar corretamente a usabilidade
do mesmo com o consumidor final. É ele quem terá a experiência de utilização, que fará os julgamentos e
que por fim fará a troca de determinado montante financeiro pelo produto adquirido. Os aspectos
ergonômicos, funcionais, estéticos e limitantes (de restrição) para esse produto devem ser estudados dentro
da etapa de ‘compreensão’ do projeto conceitual do produto.
Assim, considere a situação hipotética em que uma equipe está desenvolvendo um novo abridor de latas e
assinale a alternativa correta quanto ao projeto conceitual do mesmo.
ALTERNATIVAS
A equipe deve definir o problema que o novo abridor de latas deverá solucionar, porém sem a necessidade de se
fazer uma descrição clara da oportunidade escolhida.
A equipe pode utilizar a ferramenta 5W2H para promover e gerienciar os estudos previstos nas etapas de
‘informação’ e ‘compreensão’ do projeto conceitual.
A equipe deve definir o segmento que será explorado, porém sem levar em consideração aspectos tal como acesso a
canais de distribuição .
A equipe deve definir em detalhes como vai ser realizada a logística reversa do produto.
A equipe deverá estudar a concorrência considerando apenas as empresas nacionais.

 

 

5ª QUESTÃO
A TechVision, renomada empresa de tecnologia, conhecida por sua constante busca pela excelência e
inovação, está pronta para revolucionar o mercado mais uma vez com o lançamento do seu mais recente
produto: o tablet VisionX.
Com uma longa tradição em oferecer soluções tecnológicas avançadas, a TechVision conduziu um longo
processo de desenvolvimento de produto, e utilizou como suporte as seguintes ações:
1. A empresa desenvolve um protótipo virtual do tablet com características específicas, como bateria de
longa duração e conectividade avançada. Realizaram testes com softwares especializados para avaliar o
desempenho real dos produtos, através de simulações computacionais.
2. A empresa realizou pesquisas on-line e presenciais para entender as preferências dos consumidores em
relação a tablets existentes. Descobriram que há uma demanda por dispositivos mais portáteis, com longa
duração de bateria e desempenho rápido.
3. A empresa conduziu uma análise minuciosa para identificar todos os possíveis modos de falha que o
tablet poderia enfrentar ao longo de seu ciclo de vida. Isso incluiu componentes físicos, software, integração
de sistemas e outros aspectos críticos.
Com base nas ações realizadas pela empresa, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A primeira ação utilizou uma ferramenta de projeto de engenharia, pois teve como objetivo agilizar as atividades e
integrar as informações do produto para o processo de desenvolvimento dele.
A segunda ação apresentada utilizou uma ferramenta de projeto de engenharia, pois teve como objetivo agilizar as
atividades e integrar as informações do produto para o processo de desenvolvimento dele.
A terceira ação apresentada utilizou uma ferramenta de pesquisa de mercado, pois foi uma forma de planejar as
ações quando o assunto é saber a opinião do público-alvo relacionado ao produto em desenvolvimento.
A primeira ação apresentada utilizou uma ferramenta de pesquisa de mercado, pois foi uma forma de planejar as
ações quando o assunto é saber a opinião do público-alvo relacionado ao produto em desenvolvimento.
A terceira ação apresentada utilizou ferramentas de desenvolvimento organizacional, pois apresentou um processo
de desenvolvimento de produtos com objetivo melhorar a performance e melhorara as decisões dos gestores em
relação as equipes de trabalho.

 

 

6ª QUESTÃO

A função estética de um produto é muito importante, visto que ela apresenta os aspectos da sua marca e
também faz uma associação com a identidade do próprio consumidor. Considere o desenvolvimento de um
novo modelo de tênis masculino. No que diz respeito às funções desse produto, podemos afirmar que:
I. O desempenho da função para a qual o tênis foi concebido é a sua função prática.
II. Devem ser levados em conta os aspectos fisiológicos amplos, imaginando a relação entre o tênis e o
homem.
III. A percepção sensorial que o consumidor tem do tênis faz parte da definição de suas funções estéticas,
sendo o design de fundamental importância para a satisfação do cliente.
IV. As funções práticas do tênis serão provavelmente as primeiras a estabelecer uma relação com os
consumidores.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, somente.
III e IV, somente.
I, II e III, somente.
II, III e IV, somente.
I, II, III e IV.

 

 

7ª QUESTÃO
Arquitetura do Produto, que estuda a interação dos blocos com a estrutura física deles, sendo que a
arquitetura pode ser classificada em modular ou integrada.
Fonte: CAIRES, Ricardo Tomaz; BARBOSA JÚNIOR, Robson Apdo Barbosa; SOUZA, Germano Fogaça Pavão
de. Engenharia do Produto. Unicesumar: Maringá, 2018, p.95.
Assim, com base nesta informação analise as asserções abaixo:
I – Os arranjos modulares permitem que, se necessário, mudanças sejam feitas em funções do produto sem
afetar outros módulos.
POIS
II – Mudanças nos arranjos integrados podem alterar funções e levar a mudanças de vários outros
componentes, não apenas aquele que deseja modificar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

8ª QUESTÃO
A ergonomia de produtos é um assunto muito estudado no desenvolvimento de produtos e muitas
empresas têm até equipes internas exclusivas e altamente preparadas para atuar na simulação da utilização
do produto pelo consumidor.
Considerando a importância da ergonomia e que os produtos fazem parte do nosso dia a dia, assinale a
alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A Ergonomia está ligada a questões de conforto de uso, unicamente.
A Ergonomia é importante para o cliente, mas a preferência de compra será sempre por produtos com menor custo.
A Ergonomia teve origem há menos de duas décadas atrás, especialmente após os avanços tecnológicos recentes.
A correta ergonomia é facilmente perceptível e os estudos nessa área têm resultados somente a curto prazo para a
empresa.
A Ergonomia é muito importante para o consumidor e deve proporcionar melhorias e benefícios a ele, oferencendo
uma boa relação de custo benefício.

 

 

9ª QUESTÃO
Lúcia, uma estudante de engenharia na Unicesumar, decidiu vender pão de queijo como fonte de renda
extra. Com os seus conhecimentos adquiridos na faculdade, ela entende que na etapa de desenvolvimento
de produtos, é essencial que o projeto contenha a documentação do produto, pois informações importantes
são inseridas para que as demais áreas da organização façam uso em seus processos de tomada de decisão.
Com isso, ela desenvolveu a seguinte tabela:
Referência: 201309 – 10.002 Produto: Pão de Queijo
Matéria – Prima
CódigoDescrição UnidadeQuantidadeValor UnitárioValor Total
1 Leite mL 300 R$ 0,005 R$ 1,50
2 Polvilho doce g 500 R$ 0,040 R$ 20,00
3 Óleo de soja mL 150 R$ 0,012 R$ 1,83
4 Ovo Unid. 2 R$ 0,80 R$ 1,60
5 Queijo parmesão raladoG 400 R$ 0,065 R$ 26,00
Total Matérias – Primas R$ 50,93
Fonte: o autor.
Sobre o tipo de documento apresentado, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Esse registro, denominado de ficha de processos, ou ficha de operações, engloba dados sobre ingredientes e
procedimentos de preparo. Seu propósito é padronizar o método de trabalho, visando maior eficiência, qualidade
elevada e custos reduzidos.
Esse registro, denominado de ficha de encargos, é um documento que descreve detalhadamente os requisitos,
especificações e condições associadas a um determinado projeto, serviço ou produto. Essa ficha serve como um guia
para todas as partes envolvidas no processo.
Esse registro, denominado de ficha de ingredientes, é um documento preparado pelo setor de produtos,
consolidando as informações discutidas durante o projeto todo em um único local. Ela desempenha o papel de um
documento que acompanha o produto ao longo de toda a organização.
Esse registro, denominado ficha de consumo, deve ser elaborado durante a fase de desenvolvimento de produtos,
em conjunto com o protótipo. Nesse documento são incluídos os materiais essenciais para a produção do produto,
bem como as quantidades correspondentes de cada item.
Esse registro, denominado de ficha de medidas é um documento que contém informações específicas relacionadas a
dimensões, proporções, distâncias ou outras grandezas mensuráveis. São frequentemente utilizadas em diversos
contextos em que seja essencial ter detalhes precisos sobre as medidas do produto.

 

 

10ª QUESTÃO
Ao longo do ano, as pessoas consomem diversos produtos. Alguns deles têm maior durabilidade e outros
menor. Em alguns casos, o produto é feito para durar pouco e isso é esperado pelo cliente. Em outros casos,
o produto é feito para durar mais, como o caso dos bens duráveis. Quando falamos então de qualidade de
um produto, podemos considerar vários aspectos. Considere a situação hipotética do desenvolvimento de
uma nova escova de dentes automática.
Sobre as dimensões e parâmetros da qualidade do produto, é correto afirmar:
ALTERNATIVAS
A mantenabilidade da escova não pode ser entendida como um parâmetro de sua qualidade.
O custo do ciclo de vida para o usuário está mais ligado às questões financeiras do produto e não à sua qualidade.
A facilidade de uso da escova de dentes é um parâmetro da qualidade pertencente à dimensão de qualidade de
características subjetivas associadas ao produto.
A principal qualidade da escova de dentes é entendida visualmente e, portanto, a qualidade das características
subjetivas do produto não é uma dimensão da qualidade.
Os parâmetros da qualidade da escova não estão associadas apenas ao bem físico (escova de dentes), mas também
à qualidade da assistência técnica oferecida pela empresa

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