ATIVIDADE 3 – ESPORTES COMPLEMENTARES – 54/2023

1ª QUESTÃO
Rony é um aluno muito dedicado, matriculado no primeiro ano do ensino médio do Colégio Unicesumar. No
contraturno escolar, Rony decidiu começar a participar de um projeto esportivo o qual visa o ensino da
modalidade Rugby. Como ainda era a primeira aula do projeto, o professor decidiu apresentar para os
alunos os fundamentos técnicos do Rugby. Após a explicação, o professor solicitou que cada aluno
escolhesse uma imagem da internet para explicar um determinado fundamento.
Criado pela autora.
Após uma busca na internet, Rony escolheu a imagem abaixo, a qual demonstra que o fundamento que o
aluno deveria explicar.
Fonte: Google Imagens
De acordo com a imagem, assinale a alternativa que apresenta qual era o fundamento que Rony deveria
explicar.
ALTERNATIVAS
Ruck
Offload
Tackle
Dummy
Punt

2ª QUESTÃO
De acordo com Armbrust e Lauro (2010), o professor de educação física deve propiciar momentos, nas suas
aulas de skate, em que os alunos possam refletir sobre o que aprenderam, bem como, que os mesmos
possam expor o que sabem e não apenas repetir o que lhes pedem.
ARMBRUST, I. LAURO, F. A. A. O Skate e suas possibilidades educacionais. Motriz, v. 16, n. 3, p. 799-
807, 2010.
O texto acima traz à tona a discussão sobre uma das maneiras de trabalhar o skate nas aulas de educação
física. Nesse sentindo, tendo como base o aluno iniciante, analise as alternativas sobre as possibilidades de
trabalho com o skate na escola e assinale a correta.
ALTERNATIVAS
São indicadas brincadeiras que buscam auxiliar a assimilação do posicionamento (bases) sob skate, bem como, a
familiarização do aluno com o próprio skate.
Diferente das demais práticas, no ensino do skate, realizar um levantamento do conhecimento prévio dos alunos a
respeito da modalidade, antes de iniciar a prática, não é algo importante.
No ensino do skate, durantes os primeiros encontros, o processo de reconhecimento dos componentes do
skate pode ser desprezado, pois atualmente todas as crianças e os jovens têm acesso ao skate.
Práticas como, andar sentado, deitado e de joelhos sob o shape não são práticas recomendadas para o ensino do
skate, pois a forma correta de andar é de pé.
Jogos para compreensão do que foi ensinado devem ser aplicados quando os alunos deixam de ser iniciantes.

3ª QUESTÃO
O Beisebol possui inúmeras regras que o torna um dos esportes mais interessantes no tocante à estratégia.
O objetivo principal do jogo é rebater a bola o mais longe possível e percorrer todas as bases até completar
a corrida, ao retornar ao ponto de partida, a “Home Plate”.
FLORES, P. P. et al. Esportes complementares. Maringá: UniCesumar, 2019.
Considerando o texto acima e as ações ofensivas no Beisebol, analise as afirmativas abaixo:
I – A “Strike Zone” corresponde a área que deve ser defendida pelo rebatedor, que compreende o ponto
médio entre o topo dos ombros e a parte inferior dos joelhos (patela).
II – Pode-se dizer que ao entrar na partida o rebatedor têm oito chances de acertar a bola, dentro da
combinação de cinco “balls” e três “strikes”.
III – Durante o jogo, o rebatedor deve se posicionar na área denominada de caixa do rebatedor, localizada
nos dois lados da “Home Plate”.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
ALTERNATIVAS
II apenas.
III apenas.
I e II apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.

4ª QUESTÃO
O tênis de mesa é um esporte olímpico desde 1988 (Seul), com edições anuais de seu campeonato mundial,
bem como copas mundiais disputadas ao redor do mundo, cujos títulos são majoritariamente conquistados
por chineses, seguidos por atletas europeus e demais atle-tas do continente asiático. Os mesatenistas
brasileiros destacam-se no continente americano, com um somatório expressivo de títulos em Jogos PanAmericanos. Nos últimos anos, nossos atletas passaram acomportimes da liga europeia e começarama
galgar resultados expressivos no cenário mundial deste esporte.
BELLI, Taisa et al. PEDAGOGIA DO ESPORTE E TÊNIS DE MESA: NOVAS PERSPECTIVAS NO ENSINO-TREINO
DO EFEITO NA INICIAÇÃO ESPORTIVA TARDIA. Pensar a Prática, v. 20, n. 2, 2017.
Considerando os conhecimentos apresentados no livro da disciplina sobre a modalidade tênis de
mesa, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. Umas das principais características do tênis de mesa é ser uma modalidade de curtos tempos para os
pontos, bem como pausas de 8 a 10 segundos para o próximo saque.
II. O termo ping pong surgiu por meio de uma empresa americana, que realizava a construção dos materiais
do tênis de mesa.
III. A empunhadora mais conhecida do tênis de mesa é a que o sujeito segura a raquete como um aperto de
mão.
IV. A variante de rapidez está associada ao equilíbrio de todos os fatores de movimentos corporais.
V. O lado da raquete que não deve ser usado no jogo deve ser coberto com borracha.
As afirmações I, II, III, IV e V são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, V, F, F.
F, V, F, V, F.
V, V, V, V, V.
F, F, V, V, V.
V, F, V, F, F.

5ª QUESTÃO
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) surgiu em 1988 a partir da antiga Confederação
Brasileira de Natação. A CBDA é responsável pela organização da natação, desde a regulamentação dos
estilos de nado até as regras de campeonatos nacionais (COB, 2018).
COB. Comitê Olimpico Brasileiro. Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. Disponível em:
<https://www.cob.org.br/pt/confederacoes/CBDA>. Acesso em: 20 abr. 2019.
Considerando as regras básicas da Natação, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
O juiz de partida fará a saída de cada uma das provas durante todo o evento, com equipamento eletrônico ou apito.
Uma das provas oficiais da natação é o nado livre, em que a minoria de nadadores utiliza o nado crawl para
competir.
Em competições oficiais, as piscinas devem apresentar necessariamente o tamanho olímpico de 50 metros de
comprimento.
É de responsabilidade do juiz de partida garantir o bom andamento do evento, sendo este um campeonato ou
apenas um festival.
Nas provas de medley individual ou revezamento, nado livre significa qualquer nado diferente do nado de costas,
peito ou crawl.

6ª QUESTÃO
Para desenvolver corretamente o ensino de uma modalidade é preciso compreender principalmente como
ela se estrutura e organiza. O beisebol é uma prática ainda pouco recorrente no país, e por isso, é preciso
entender alguns pontos básicos, em relação ao campo de jogo, equipamentos e vestimentas.
FLORES, P. P. et al. Esportes Complementares. Maringá-PR.: UniCesumar, 2019.
Diante do exposto acima, analise as afirmativas abaixo:
I. O formato de “diamante” indica a organização do campo de beisebol, existem limitações diferentes que
indicam se a bola é válida ou não, determinada pelos territórios, denominados “foul” e “fair”.
II. A luva é equipamento obrigatório para a prática da modalidade e todas são padronizadas, mudando
apenas o tamanho, pois isto será de acordo com o aspecto físico do jogador.
III. O capacete é de uso obrigatório ao rebatedor, existem modelos diferentes que podem ser usados, que
incluem proteção para as orelhas e até mesmo grades na face. Além deste equipamento nesta posição o uso
de cotoveleira e caneleira é autorizado.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.

7ª QUESTÃO
Sabe-se que o tênis de campo surgiu há centenas de anos atrás, mas suas raízes fundamentais têm uma
origem um tanto obscura. Das mais aceitas corrente de estudos, uma afirma que tal esporte teria surgido de
um jogo romano que sofreu adaptações primárias no País Basco e recebeu então o nome de “jeu de
paume”, pelo fato de que a bola ser rebatida contra uma parede através da palma da mão. Outra corrente
defende que o esporte teria vindo de um jogo de bola que antigamente era praticado por egípcios, gregos
e romanos.
FLORES, P. P. et al. Esportes Complementares. Maringá-PR.: UniCesumar, 2019.
O tênis de campo possui 6 golpes básicos, os quais são divididos em 2 categorias: golpes de fundo e golpes
de rede. A respeito destes golpes, avalie as afirmações abaixo:
I. Os golpes de fundo geralmente caracterizam jogadas mais agressivas e são exemplos o forehand e o
backhand.
II. O slice é um tipo de golpe de rede muito utilizado pelos tenistas.
III. O serviço é um exemplo de golpe de rede e pode ser utilizado pelo efeito top spin.
IV. O smash e o voleio são semelhantes e a distinção é no contato com a bola, que no smash acontece
acima da cabeça.
Está correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
II e IV, apenas.

8ª QUESTÃO
Esporte desconhecido do público geral no Brasil, o rugby vem ganhando espaço na imprensa brasileira,
sobretudo dentro da televisão por assinatura e da internet, que tornam o esporte de origem inglesa em
espetáculo de consumo, ao mesmo tempo que mostra um crescimento vertiginoso no número de adeptos
ativos. Em 1986, haviam 19 clubes em atividade, espalhados por somente três estados (São Paulo, Rio de
Janeiro e Paraná), de acordo com dados da antiga Associação Brasileira de Rugby (ABR), atualmente existem
pelo menos 300 agremiações, contando com 11 mil atletas federados e mais de 60 mil praticantes, segundo
dados da confederação.
GUTIERREZ, Diego Monteiro et al. Um estudo sobre a introdução e institucionalização do rugby no Brasil
1891-1940. Journal of Physical Education, v. 28, n. 1, 2017.
Acerca dos conteúdos dispostos no livro didático sobre o Rugby, assinale a alternativa correta.
.
ALTERNATIVAS
Os jogadores fowards são divididos em: Hooker que é o jogador de camisa 4 e três pilares, os quais são os
jogadores de camisa 1, 2 e 3.
As roupas térmicas fazem parte das vestimentas dos jogadores, bem como é aceito que se utilize tornozeleiras por
cima da meia.
O jogador abertura deve ser excelente nas tomadas de decisões e também é responsável pelas jogadas de ataque.
No rugby seven são permitidos 7 jogadores dentro da área de jogo e mais 6 reservas nomeados.
Os atletas mais velozes são conhecidos como fowards.

9ª QUESTÃO
Para o ensino de qualquer modalidade esportiva, entende-se que é necessário respeitar a progressão do
processo pedagógico. Neste sentido, algumas variações do Beisebol constituem algumas das estratégias
que podem ser adotadas para a iniciação da modalidade em ambiente escolar, justamente, por uma
atividade adaptada com caráter educativo.
FLORES, P. P. et al. Esportes complementares. Maringá: UniCesumar, 2019.
A partir do excerto acima e considerando o ensino do Beisebol, analise as afirmativas abaixo:
I – O ensino do beisebol no ambiente escolar deve ser oportunizado, também, para que mais crianças
tenham contato com a modalidade e possam ser encaminhadas a instituições que o praticam em nível de
competição.
II – Para estimular o aprendizado da competência de receber a bola, as atividades devem primeiro trabalhar
a recepção com as duas mãos e, posteriormente, com apenas uma das mãos.
III – Nas atividades voltadas para o aprendizado da competência de receber a bola, com uma das mãos, a
mão a qual o aluno deve ser ensinado a recepcionar a bola é a mão dominante.
IV – Antes do ensino do Minibeisebol, devem ser trabalhadas atividades de rebatida, com o intuito de
desenvolver a coordenação óculo-motora.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
ALTERNATIVAS
I, II e IV apenas.
I, III e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, II e III apenas.
I, II, III e IV.

10ª QUESTÃO
O badminton é um esporte de rede, caracterizado como uma modalidade esportiva onde há interação com
o oponente seja o jogo individual ou coletivo, que utiliza uma raquete para rebater uma peteca em setores
da quadra adversária para que o oponente não a alcance ou cometa um erro, a fim de conquistar pontos.
Logo, o objetivo do jogo é conquistar a quadra adversária com a peteca, ou levá-lo ao erro, conquistando
mais pontos que o adversário.
MIRANDA, João Marcelo de Queiroz et al. Possíveis estratégias de avaliação da aprendizagem sobre o
esporte em um projeto de badminton na escola. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 2, p. 1-6.
Sobre esse esporte, analise as asserções abaixo:
I. O Badminton é um esporte de raquete classificado no conjunto das modalidades de Rede Divisória, sendo
praticado por inúmeras pessoas ao redor do mundo.
PORQUE
II. Surgiu na cidade de Poona, na Índia, a qual é considerada como o berço da meditação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas

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