ATIVIDADE 3 – ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE – 51-2024

1ª QUESTÃO
Na teoria da probabilidade, um “experimento” refere-se a um processo ou procedimento que gera um
conjunto de resultados possíveis. É uma representação abstrata de uma situação que pode ser observada,
medida ou analisada para determinar a probabilidade de diferentes resultados. Exemplos: lançamento de
um dado, lançamento de uma moeda, entre outros.
Fonte: Disponível em: https://medium.com/@habbema/probabilidade-4b0cbb1b2535. Acesso em: 20 fev.
2024.
Sobre o lançamento de um dado convencional de seis faces, avalie as afirmações abaixo:
I. A probabilidade de tirar o número 2 é de 1/3.
II. A probabilidade de tirar um número maior que 4 é de 1/2.
III. A probabilidade de tirar um número ímpar é de 1/2.
IV. A probabilidade de tirar um número múltiplo de 2 é de 1/6.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

 

 

2ª QUESTÃO
O ser humano sempre esteve em contato com o acaso. Inicialmente acreditava-se que tudo o que ocorria
era da vontade dos deuses, então criaram-se mecanismos para saber os desejos divinos. Mais tarde, tais
mecanismos viriam a se tornar jogos de azar. Com isso, surgiu o desejo de se saber quando as apostas
seriam vantajosas. Vários entusiastas se envolveram no estudo dessa questão. Dentre eles destacou-se
Girolamo Cardano (1501-1576), com seu livro Liber de Ludo Aleae (Livro dos jogos de azar) que pode ser
considerado como um manual sobre jogos de azar. Não se atribui o desenvolvimento de uma teoria a
Cardano, pois propusera nenhum teorema. A Teoria das Probabilidades surgiu nos meados do século XVII,
sendo atribuída sua autoria a Blaise Pascal (1623-1662), juntamente a Pierre de Fermat (1601-1665), ambos
matemáticos e amigos de longa data. Por meio de sete correspondências, nos quais expuseram suas
reflexões sobre os problemas de distribuição de apostas, eles chegaram a uma solução, o que representou
um grande passo para o surgimento da nova área.
Disponível em: <https://www3.unicentro.br/petfisica/2020/04/02/historia-da-teoria-das-probabilidades/>
Acesso em: agosto. 2022. (adaptado).
Sobre o assunto teoria de probabilidade, observe a seguinte situação.
Numa empresa multinacional, há uma central de reservas onde as linhas telefônicas ficam ocupadas 22% do
tempo. Suponha que as linhas ocupadas em sucessivas chamadas sejam eventos independentes, e considere
que 15 chamadas aconteçam. A distribuição de probabilidade que permite calcular a probabilidade de que
as linhas estejam ocupadas em exatamente cinco chamadas é a distribuição:
ALTERNATIVAS
Distribuição Normal
Distribuição Binomial
Distribuição Bernoulli
Distribuição Uniforme

Distribuição Geométrica

 

 

3ª QUESTÃO
A medida de curtose significa o quanto de uma variável se encontra nas caudas da distribuição, ou seja, a
contribuição do pico ou do intervalo central para a curtose é pequena, além de que a curtose não mede a
forma do pico, mas sim o “peso” das caudas, ou dos extremos da curva, podemos ter três tipos de curvas,
de acordo com o grau de curtose, mesocúrtica, platicúrtica e leptocúrtica.
NETO, P. L. de. O. C. Estatística.
S. l
: Editora Blucher, 2002.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A curva leptocúrtica apresenta os valores mais próximos da moda.
PORQUE
II. A curva leptocúrtica apresenta um grau de achatamento equivalente ao da curva normal.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

 

 

4ª QUESTÃO
Quando um conjunto de dados é formado por um número grande de informações, é indicada a alocação
dessas informações em uma tabela de distribuição de frequência. Os elementos que compõem essa tabela
devem ser entendidos para que seu uso seja maximizado.
Adaptado de: NETO, P. L. de O. C. Estatística. São Paulo: Blucher, 2002.
Dentre esses elementos de distribuição de frequência, a amplitude de classe:
ALTERNATIVAS
É o ponto médio dos intervalos que determinam cada classe.
É a diferença entre o maior e o menor valor da variável em estudo.
É o número de vezes que um determinado elemento aparece em uma classe.
É o número utilizado para separar as classes, mas sem os saltos criados pelos limites de classe.
É a diferença entre dois limites inferiores de classe ou entre dois limites superiores sucessivos de classe.

 

 

5ª QUESTÃO
Os dados a seguir indicam a relação entre a renda familiar e os gastos com alimentação, para uma amostra
de 5 famílias, em reais:
Renda familiar (x)Gastos com alimentação (y)
3500 1100
2500 800
3000 1000
3200 1050
4000 1300
Sobre os dados apresentados, assinale a alternativa que contenha a equação da reta de regressão:
ALTERNATIVAS
y=0,32x+14,85
y=0,41x-12,57
y=0,47x+11,32
y=0,53x+15,74
y=-0,61-13,47

 

 

6ª QUESTÃO
Os testes são destinados a mostrar o que um componente faz, o que ele pretende fazer e, principalmente,
descobrir falhas existente no mesmo antes de ser colocado em uso. Em uma fábrica de computadores, por
exemplo, a probabilidade de um componente falhar durante um teste é de 0,05.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
A partir do exposto acima, se forem testados 20 componentes, qual é a probabilidade, aproximadamente, de
exatamente 2 deles falharem nessa fábrica de computadores? Assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
7%.
11%.
15%.
18,9%.
22,1%.

 

 

7ª QUESTÃO
Em um concurso para engenheiro, a aprovação irá acontecer para aquele candidato que obter média
aritmética na pontuação igual ou superior a 7, e em caso de empate na média, o desempate será a favor
daquele candidato que tiver a pontuação mais regular. Observe os dados apresentados na tabela, referentes
às pontuações dos candidatos nas provas de Matemática, Português e Conhecimentos Gerais, e assinale a
alternativa correta, que indica o candidato que será aprovado:
CandidatoMatemáticaPortuguêsConhecimentos geraisMédiaDesvio padrão
A 10 7 7
B 5 9 10
C 8 6 10
D 7 5 9
E 6 6 6
ALTERNATIVAS
Candidato A
Candidato B
Candidato C
Candidato D
Candidato E

 

 

8ª QUESTÃO
As separatrizes utilizam características de uma série de valores devido a sua posição central, assim como
indicam posições em uma distribuição ordenada acumulada de dados, sendo as principais os quartis, decis e
percentis.
ANUNCIAÇÃO, L. Conceitos e análises estatísticas com R e JASP. Nila Press, 2021. Disponível
em: https://bityli.com/IwcNA. Acesso em: 21 mar. 2022.
Com base no texto apresentado e nas separatrizes, avalie as afirmações a seguir:
I. Os valores do segundo quartil e do quinto decil são os mesmos valores, para os mesmos rol de dados.
II Os valores do primeiro quartil e do segundo decil são os mesmos valores, para os mesmos rol de dados.
III. Os valores do quinquagésimo percentil e da mediana em um mesmo conjunto de dados são os mesmos.
IV. Os valores do quinquagésimo quinto percentil e do terceiro quartil em um mesmo conjunto de dados
são os mesmos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

 

 

9ª QUESTÃO
Um departamento de transportes planeja desenvolver uma nova rodovia interestadual e recebe 12 ofertas
para o projeto. Sabendo que o departamento planeja contratar 3 dessas empresas que fizeram a oferta,
então quantas combinações diferentes de 3 empresas podemos selecionar das 12 empresas que fizeram
oferta no projeto?
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
110
150
180
220
360

 

 

10ª QUESTÃO
Seis estudantes se inscreveram para um campeonato escolar de xadrez: três meninas e três meninos. Na
primeira rodada serão formadas às três duplas de adversários por sorteio, da seguinte forma: o primeiro
jogador é sorteado entre os seis participantes; o segundo é sorteado entre os cinco restantes; o terceiro
entre os quatro restantes; o quarto, entre os três restantes; a primeira dupla é formada pelo primeiro e
segundo sorteados; a segunda dupla é formada pelo terceiro e quarto sorteados; a terceira dupla é formada
pelos dois últimos que não foram sorteados.
Adaptada Enade 2017. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-eexames-educacionais/enade> Acesso em: setembro. 2022. (adaptado).
Sendo assim, qual alternativa a seguir corresponde a probabilidade de a primeira dupla sorteada ser de
meninas?
ALTERNATIVAS
2%
5%
8,5%
15,25%
20%

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