ATIVIDADE 3 – FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA – 54/2023

1ª QUESTÃO
A dança precisa ser entendida ”
. . .
como conhecimento significativo para as nossas ações corpóreas, que podem ser exploradas pelo universo
de repertórios popular, folclórico, clássico, contemporâneo etc., bem como pela improvisação e pela
composição coreográfica”.
Fonte: CARVALHO, T.; COFFANI, M. C. R. da S. A Dança como Conteúdo de Ensino da Educação Física Escolar:
uma investigação sobre a visão dos professores do município de Cáceres MT. Revista da Faculdade de
Educação, v. 17, n. 1, p. 115–132, 2012. p. 117.
A dança pode apresentar vários benefícios enquanto atividade física e pode auxiliar no tratamento de
doenças. Hipócrates foi responsável pelos estudos de uma determinada Medicina que pode ser auxiliada
pela dança. Qual seria essa Medicina?
ALTERNATIVAS
Medicina ortomolecular.
Medicina antroposófica.
Medicina psicossomática.
Medicina alternativa.
Medicina integrativa.

2ª QUESTÃO
21/11/2023, 16:25 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 2/8
Um dos nossos objetivos na aula e de nossa disciplina como um todo foi sair do senso comum e construir
conceitos sobre os elementos que compõem o nosso tema, ou seja, a rítmica e a dança. Muitas vezes,
usamos palavras ou termos, naturalmente, sem sabermos os seus significados. Isso é importante para
eliminarmos alguns “pré-conceitos” que podem se transformar em preconceitos e atrapalhar a
aplicabilidade desses conteúdos em seu trabalho enquanto professor/profissional.
Fonte: LÓDE NUNES, Meire Aparecida. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: UniCesumar, 2018.
Com base nas informações apresentadas e considerando o aprendizado obtido na disciplina, analise as
afirmativas a seguir:
I. Rítmica não é o mesmo que ritmo.
II. Nem todas as atividades que possuem ritmo, são rítmicas.
III. O ritmo está submetido à rítmica; o ritmo é o objeto de estudo da rítmica.
IV. O ritmo é uma grande área que engloba a rítmica e que pode ser sintetizada como ‘ciência do ritmo’.
V. O ritmo aparece relacionado a outros elementos, dos quais destacamos sensibilidade, movimento e
expressão.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e III apenas.
I e IV apenas.
I, II e IV apenas.
I, III e V apenas.
I, II, III, IV e V.

3ª QUESTÃO
É importante compreender que o balé não é sinônimo da dança. Um balé pode ser criado utilizando
qualquer técnica de dança. O balé é um estilo de dança, assim como o jazz, sapateado, frevo, merengue, hip
hop, samba, funk, pau de fitas, entre outros, também são estilos de vida. É necessário que a formação
profissional do futuro profissional/professor de Educação Física esclareça que balé não significa dança e
dança não significa balé.
Fonte: NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.
Sobre a história do balé, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A gênese do balé está relacionada aos interesses aristocratas, que buscavam enaltecer os deuses, ou seja, um ritual
religioso com a realização deste estilo de dança.
Camargo foi a primeira bailarina a desenvolver uma técnica própria do balé, utilizando movimentos na ponta dos
pés.
As posições básicas de pés do balé foram desenvolvidas apenas no século XVIII, por Pierre Beatyou.
Apesar de ter origem italiana, o termo balé provém do francês e significa delicadeza ou sutileza.
A primeira companhia de balé foi constituída por bailarinos italianos.
21/11/2023, 16:25 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 3/8

4ª QUESTÃO
Os documentos norteadores da Educação Física Escolar reconhecem a dança como um dos conteúdos
estruturantes da área e que devem ser ensinadas na escola. Os Paramêtros Curiculares Nacionais, assim
como a Base Nacional Comum Curricular são exemplos de documentos que comprovam quais
conteúdos disciplinares devem ser tratados na escola, incluindo entre eles, a dança. Outros exemplos de
conteúdos são os jogos e brincadeiras, lutas, ginásticas, esportes e práticas corporais de aventura.
Fonte: NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.
Sobre os documentos norteadores e a como a dança é reconhecida nestes, faça a associação:
(1) – PCN’s
(2) – BNCC
( ) I. A primeira versão deste documento apresentava a dança como um conjunto de práticas corporais
caracterizado por movimentos rítmicos com passos e evoluções específicas.
( ) II. Por meio da mudança no documento, foi possível conceber o ensino da dança na escola e também a
Educação Física, para além da cultura corporal do movimento.
( ) III. Nas indicações, apresenta que a dança deve ser compreendida e encaminhada pedagogicamente
enquanto linguagem artística.
( ) IV. A última versão já conta com mudanças e amplia o ensino da dança atrelado também ao lazer e a
saúde.
( ) V. Neste documento, a dança é atrelada as disciplinas de Educação Física e também de Artes.
( ) VI. A dança é inserida no bloco das “Atividades Rítmicas e Expressivas”.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta:
ALTERNATIVAS
2, 2, 1, 2, 1, 1.
2, 1, 1, 2, 1, 2.
1, 2, 2, 2, 1, 1.
2, 2, 1, 1, 2, 1.
1, 2, 1, 2, 1, 2.

5ª QUESTÃO
O gênero feminino, tradicionalmente, manifesta maiores experiências do universo da dança do que o
gênero masculino. Mesmo que apresente progressões nas discussões e diminuição do preconceito, ainda
constatamos esta realidade excludente. Esse preconceito é decorrente de fatores como por exemplo o
__________, que aproxima a dança da __________. Esta confusão é causada pela errônea associação da dança
apenas à __________ e __________, características compreendidas como contrárias à masculinidade.
Fonte: NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.
Assinale as alternativas que contém as respectivas palavras que completam as lacunas:
ALTERNATIVAS
21/11/2023, 16:25 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 4/8
Histórico social, movimentação corporal, delicadeza e graciosidade.
Histórico social, movimentação corporal, graciosidade e delicadeza.
Imaginário social, feminilidade, delicadeza e graciosidade.
Cunho social, infantilidade, feminilidade e delicadeza.
Imaginário social, feminilidade, delicadeza e balé.

6ª QUESTÃO
Assim como o corpo era castigado e considerado impuro na Idade Média, as manifestações do corpo não
eram permitidas, pois não aproximavam o indivíduo de Deus. Neste período, o corpo era compreendido
como perigoso, em especial o feminino, pois era visto como um “lugar de tentações”. O materialismo
corporal tinha que ser visto como algo flagelativo, pesado e que merecesse punições, sendo elas físicas ou
até mesmo psicológicas.
Fonte: NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.
O corpo era o principal obstáculo na busca pela vida eterna. Neste sentido, analise as afirmações abaixo:
I. No medievo também foi observado desenvolvimento da dança no meio aristocrático, por meio de eventos
da nobreza, como por exemplo os bailes ou danças da corte, que abandonaram a espontaneidade das
danças populares.
II. O jogral era um estilo de dança que foi muito praticado durante o período de repressão da Igreja sobre
da dança. Foi marcado por grande participação tanto dos mais pobres quanto dos mais ricos.
III. A dança do flautista apresentava sequências coreográficas e era compreendida pelo refinamento. Esta
dança incluía o ensinamento das boas maneiras e foi inserida como prática educativa.
IV. O movimento da dançomania foi muito importante para manutenção da dança na Idade Média. São
exemplos deste movimento: dança do flautista, tarantela e dança macabra.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I, II, III e IV.

7ª QUESTÃO
21/11/2023, 16:25 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 5/8
A dança apresenta esta possibilidade, pois além de trabalhar aspectos que envolvem a construção do
pensamento, a criatividade e as ideias de tempo-espaço, melhora a manutenção do equilíbrio e da postura
corporal.
Fonte: CAZÉ, C. M. de J. O.; OLIVEIRA, A. da S. Dança Além da Visão: possibilidades do corpo cego. Pensar a
Prática, v. 11, n. 3, p. 293–293, 2008. p. 295.
Para Laban, existem duas maneiras para se trabalhar o movimento. Relembrando essas classificações, avalie
as afirmações a seguir:
I. O movimento de impulsos internos está direcionado para os aspectos ocultos do ser humano.
II. O movimento virtuoso está associado aos fatores externos da vida.
III. O movimento semiótico condiz aos processos interiores humanos.
IV. O movimento tangível diz respeito aos aspectos externos da vida.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.

8ª QUESTÃO
21/11/2023, 16:25 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 6/8
A imagem a seguir representa Rudolf von Laban, o maior teórico da dança moderna, visto que organizou os
preceitos dessa modalidade:
Fonte: Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-GE2UTbxHLhU/Tbip7-
Z7PcI/AAAAAAAAAeI/llyAIjcef30/s1600/Laban+4.jpg. Acesso em: 28 jul. 2023.
Inicialmente, Laban estudou Arquitetura na “Escola de Belas Artes de Paris”, interessando-se pela relação
entre o movimento humano e o espaço que o circunda. Aos 30 anos mudou-se para Munique e, sob a
influência do dançarino/coreógrafo Heidi Dzinkowska, passou a se dedicar à arte do movimento. Em 1915
criou o Instituto Coreográfico de Zurique, que teve ramificações na Itália, França e Europa central. Em 1928
publicou “Kinetographie Laban”, uma de suas grandes contribuições para a dança e a compreensão do
movimento.
Fonte: NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: UniCesumar, 2020.
Laban foi responsável pelo desenvolvimento de um sistema capaz de realizar o registro dos movimentos.
Este sistema foi denominado de Labanotation. Sobre esse movimento, analise as afirmativas a seguir:
I. O autor foi responsável pelo desenvolvimento de um estudo dos movimentos que incluía os diferentes
ritmos musicais.
II. Ele considerava que as manifestações culturais simbolizam a forma que os indivíduos buscam para
reprodução de movimentos.
III. Ao propor que podemos pensar através do movimento, é possível compreender a dança como auxílio
para o mundo interno do ser humano.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

9ª QUESTÃO
21/11/2023, 16:25 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 7/8
A imagem a seguir demonstra um c. Para o público, a experiência é diferente de quem se apresenta.
Compreendemos que existem vários elementos que podem caracterizar a ação de quem assiste ou participa
de um espetáculo de dança, visto que são ações opostas. A interpretação é a ação da bailarina que se
apresenta no palco.
Fonte: NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2020.
Figura 1
Fonte: Disponível em: https://bhaz.com.br/guia-bhaz/bale-russo-palacio-das-artes/. Acesso em: outubro de
2023.
Acerca desse conceito, avalie as asserções a seguir:
I. A interpretação postula a reprodução de uma mensagem, geralmente, teatral.
PORQUE
II. Os movimentos devem ser direcionados para que a mensagem seja comunicada aos que assistem à
apresentação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

10ª QUESTÃO
21/11/2023, 16:25 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 8/8
Refletir sobre o gosto que aprova e reprova as linguagens de dança existentes em nossa sociedade nos
direciona a outro olhar para o componente curricular de dança, o da investigação. Geralmente, quando
vamos a algum evento em que há a modalidade “dança”, as pessoas nos perguntam se gostamos ou não.
Independentemente, se a resposta for positiva ou negativa, sempre haverá o questionamento do “por que”
logo na sequência.
Fonte: NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.
Assim, com base nessa informação, analise as asserções a seguir:
I. Os julgamentos que praticamos podem ser aproveitados como uma possibilidade pedagógica para o
estudo teórico da dança.
Porque
II. É evidente que professores e profissionais de Educação Física necessitam de uma formação ampla e não
restrita acerca da dança.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp