ATIVIDADE 3 – GESP – GESTÃO DA COMUNICAÇÃO – 54/2023

1ª QUESTÃO
Todo relacionamento é baseado no respeito, na verdade e na conduta ética. Assim, discute-se o termo ético
numa negociação para tentar dirimir quaisquer chances de trapaça por parte dos integrantes envolvidos.
Fonte: Disponível em: SILVA, V. A. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá-Pr: Unicesumar, 2018.
Reimpresso em 2019.
Com relação ao conceito de ética, avalie as afirmações a seguir:
I. Campo do conhecimento ou disciplina que trata da definição e avaliação de pessoas e organizações,
apresentando o comportamento apropriado e as formas de implementá-lo.
II. Oportunidade, problema ou situação que exige que um indivíduo decida entre diversas ações que
precisam ser analisadas como certas ou erradas, éticas ou antiéticas.
III. Código de valores e princípios morais que comandam o comportamento de uma pessoa ou grupo, no
quesito ao que é certo ou errado.
IV. Teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
Il, lll e IV, apenas.
I, II, III e IV.

2ª QUESTÃO
Geralmente, bons negociadores são cheios de emoções. Não que a emoção seja algo obrigatório em uma
negociação, mas a utilização de aspectos emocionais em uma negociação pode fazer parte da estratégia de
muitos negociadores. Porém, as emoções são estratégias, e não forma de comportamento, como por
exemplo entusiasmo em excesso ou indiferença total. A linguagem corporal também pode ser entendida
como um fator emocional. Por esse aspecto, a questão cultural precisa ser avaliada. Vejamos, por exemplo,
os países orientais, onde normalmente o sorriso pode ser interpretado de maneira desrespeitosa. Quando a
emoção, se bem utilizada, for aplicada, ela poderá ajudar na indução e consequente busca por um acordo
(STEELE; MURPHY; RUSSIL, 1991).
Portanto, a emoção é um dos quatro movimentos da negociação e, para que um negociador possa fazer
bom uso dela, um planejamento se faz necessário para obter os resultados esperados no processo.
SILVA, Victor Andrei da. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando as informações acima e os estudos da disciplina, avalie as asserções a seguir e a relação
proposta entre elas.
I. De maneira geral, para o sucesso da negociação, é necessário que haja planejamento. Planejar é prepararse para o sucesso. Nesse sentido, são destacados quatro aspectos importantes para o planejamento e a
execução de uma negociação baseados em alguns princípios.
PORQUE
II. Um desses princípios refere-se à necessidade de permitir que questões pessoais façam parte do processo,
uma vez que as emoções geradas ajudarão na avaliação do mérito do problema e, consequentemente,
ajudarão no alcance dos objetivos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.

3ª QUESTÃO
A comunicação está presente em todo o processo de marketing. Não há marketing sem comunicação e
também não há comunicação sem o marketing. Ressaltamos aqui que o marketing não é uma função
isolada dentro da empresa, mas sim um princípio norteador de trabalho e a cultura de uma consciência que
deve impregnar todos e cada um de seus sustentadores (stakeholders) e colaboradores, do presidente ao
mais humilde funcionário (YANAZE et al., 2011 apud SILVA, 2018). Nesse sentido, são apresentadas algumas
ferramentas que compõem a comunicação integrada de marketing.
SILVA, Victor Andrei da. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando os estudos da disciplina sobre as ferramentas que compõem a comunicação integrada de
marketing, avalie as afirmativas a seguir.
I. Relações públicas é a variedade de esforços utilizados para criar e manter uma imagem positiva da
organização com seus diversos públicos.
II. Promoção de vendas são estratégias de marketing, efetivadas dentro e fora da mídia, em um período
limitado, oferecendo suporte e incentivo a ações de venda pessoal.
III. Propaganda é a forma paga de divulgação que tem como objetivo apresentar e promover ideias,
produtos ou serviços, de caráter não pessoal, subsidiada por um patrocinador.
IV. Marketing direto é um sistema interativo de comunicação que usa um ou mais meios de propaganda
para obter uma resposta ou transação mensurável sem o uso de intermediários.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

4ª QUESTÃO

O aspecto da tomada de decisão na negociação requer que todos os participantes colecionem e processem
informações para determinar as alternativas viáveis e formular suas ofertas e argumentações. Por outro lado,
o aspecto de comunicação envolve a troca de informações, como as ofertas e contra-ofertas enviadas,
podendo incluir a argumentação dessas propostas, que podem ser usadas para influenciar e motivar as
contrapartes envolvidas.
Fonte: PAULA, M. M. V. de.; SOUZA, J. M. de. Uma Análise da Negociação de uma Perspectiva Tecnológica.
Revista Eletrônica, v. 6 n. 1, p. 1–25. 2007.
Muitos equívocos são cometidos ao longo de uma negociação. Do negociador mais experiente àquele que
está iniciando, os erros são frequentes e, por que não dizer, amadores. Erros em negociações geram
desconfiança, perda de tempo, má impressão, insegurança, confusão e uma série de outros sentimentos.
Fonte: SILVA, V. A. da. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá: UniCesumar, 2020.
Com base no exposto, sobre os estágios ou etapas de negociação, analise as afirmativas a seguir:
I. O feeling do negociador pode permitir que uma das etapas seja “pulada”.
II. As etapas de negociação podem ser divididas em seis, sendo caracterizadas por preparação, abertura,
teste, convicção, fechamento e implementação do acordo.
III. Após compreender quais são os estágios de uma negociação e como eles são importantes, todo
negociador precisa ter em mente que uma negociação é dividida em etapas, com início, meio e fim. Essas
etapas precisam ser analisadas, estudadas e planejadas para que haja o desfecho positivo que uma
negociação precisa.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

5ª QUESTÃO
Se decidirmos buscar o sentido da palavra “talento”, encontraremos sua relação com aptidão, capacidade,
competência e inteligência. Pessoas mais habilidosas certamente são bem mais preparadas para desenvolver
tarefas específicas. Imagine o atleta Usain Bolt, já considerado o homem mais rápido do mundo, jogando
futebol! Certamente, ele não teria a mesma eficiência, correndo com a bola nos pés em um campo. No
processo de negociação é a mesma coisa. Em cada situação, é necessário que uma habilidade seja testada e
colocada em prática para se alcançar o objetivo.
SILVA, Victor Andrei da. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá: Unicesumar, 2018 (adaptado).
Em posse da leitura do texto acima e, considerando os estudos da disciplina sobre as habilidades essenciais
dos negociadores, avalie as afirmações a seguir.
I. Os negociadores considerados não convencionais fazem uso do silêncio para forçar a outra parte a
compartilhar informações.
II. Os negociadores considerados convencionais costumam fazer uso do sarcasmo, utilizando-se de
zombarias para provocar reações emocionais na outra parte.
III. Os negociadores considerados convencionais, para obter informações, se utilizam de questões que
terminam abertamente, evitando respostas com “sim” ou “não”.
IV. Os negociadores considerados não convencionais gostam de aplicar uma mudança inesperada durante
um processo de negociação, dizendo ou fazendo algo, repentinamente, para criar um efeito de surpresa.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

6ª QUESTÃO
De acordo com Matos (2009), a comunicação empresarial é a relação da empresa com seu público interno e
externo, ela envolve um conjunto de procedimento e técnicas destinados ao processo de comunicação e de
transmissão de informações sobre os seus desempenhos, resultados, missão, objetivos, metas, projetos,
processos, normas, procedimentos, instruções de serviços etc. É uma solução estratégica de gestão, que, se
for bem aproveitada, pode garantir um funcionamento com integração, coesão e produtividade na empresa.
Ou seja, a comunicação tem todo potencial pra ser uma vantagem competitiva ou um enorme problema.
Fonte: DIAS, J. A.; NASCIMENTO, M. do S. A. Comunicação Empresarial: a importância da comunicação nas
organizações e o advento de novas tecnologias. RIOS – Revista Científica da Faculdade Sete de Setembro,
v. 10, n. 11, 2016.
Diante disso, cabe complementar que a política de comunicação se distingue do plano de comunicação
porque este assume sempre uma característica prática, operacional, explicitando objetivos e metas a serem
cumpridos em um determinado período (BUENO, 2009). Em suma, o plano de comunicação é norteado pela
política de comunicação, que se preocupa com ações que visem ao cumprimento de determinados
objetivos, como, por exemplo, aumentar a visibilidade da empresa na mídia.
Fonte: SILVA, V. A. da. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá: UniCesumar, 2020.
A partir do exposto, é correto afirmar que a política de comunicação está vinculada ao(à):
ALTERNATIVAS
Tempo.
Gestão.
Tarefas.
Atualizações.
Implementações tecnológicas.

7ª QUESTÃO
O feedback é uma ferramenta simples e poderosa, amplamente utilizada no ambiente organizacional para
promover o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Trata-se do ato de dar informações relacionadas
aos pontos positivos que podem ser potencializados e apontar oportunidades de melhoria. Em uma
negociação o feedback propicia um ambiente bastante positivo, onde as partes podem se comunicar
efetivamente e trabalham juntas na direção de um objetivo comum reciprocamente acordado.
Fonte: Disponível em: https://goo.gl/GG2SSA. Acesso em: 26 fev. 2018.
(adaptado).
Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir:
I. Feedback auxilia na mudança de comportamentos inadequados e na orientação para novos
comportamentos.
II. Feedback oferece uma perspectiva de revisão do que ocorreu no passado, no sentido de melhorar o
desempenho futuro.
III. Feedback é a comunicação que fornece a quem está ouvindo informações sobre como é percebida a sua
atuação nas interações estabelecidas.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

8ª QUESTÃO
No ambiente das organizações a comunicação é um fator fundamental para que ocorra uma melhor fluidez
dos processos, de forma que os diversos departamentos tenham condições de externar as suas
necessidades. Nesse cenário, pode-se observar que os setores precisam de ferramentas eficientes e de um
canal mais direto para sinalizar a necessidade de mudanças, adaptações, sendo fundamental que ocorra um
processo de gestão de comunicação interna eficiente.
Elaborado pelo professor, 2022.
Considerando o texto e os estudos sobre a comunicação interna, analise as afirmativas a seguir.
I. A comunicação interna será fundamental na formação de equipes de alta performance, tendo em vista que
esse tipo específico de comunicação abrange a comunicação da empresa com os seus colaboradores.
II. A comunicação interna pode ser utilizada para aproximar e integrar os diretores e os colaboradores nas
estratégias propostas pela empresa, sendo vista como uma prática de endomarketing.
III. Um dos fatores negativos da comunicação interna é que a direção da empresa está restrita a ter
comunicação exclusivamente com as chefias dos demais departamentos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II, e III.

9ª QUESTÃO
O compartilhamento de informações, textos, dados etc. é crescente no mundo todo, e o impacto que isso
tem na sociedade da informação ainda é imensurável. O que sabemos e que os impactos existem. O cuidado
com as informações pessoais e como elas são manuseadas nunca foi uma preocupação como nos dias de
hoje. Certos de que vivemos em um mundo globalizado, gerando um enorme fluxo de dados, e estes cada
vez mais relevantes na movimentação da economia e do mercado, entendemos que os esforços pelo
respeito à privacidade passaram a valer efetivamente com a sanção da Lei Geral de Proteção de Dados
– LGPD, uma etapa na regularização das atividades comerciais que utilizam dados pessoais, inclusive nos
meios digitais.
Disponível em: <https://bit.ly/3Gjsmyp>. Acesso em: 06 jan. 2022.
Neste contexto e considerando os estudos sobre a comunicação na sociedade da informação, analise as
afirmativas seguintes.
I. Com os vazamentos de dados e outros casos com utilização de informações pessoais e fraudes, foram
necessárias criar políticas públicas para regularizar e responsabilizar empresas quanto às informações
pessoais dos seus clientes.
II. O mundo está em processo acelerado de transformação, e a era digital chegou para ficar, e com ela
vieram os aparelhos eletroeletrônicos que permitem o compartilhamento de informações de maneira rápida
e instantânea.
III. Depois da chegada da internet a sociedade não conseguiu prever quais seriam todos os impactos
gerados por uma sociedade mais conectada.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

10ª QUESTÃO
Existem vários tipos de negociações que podem ocorrer durante os trabalhos que visam o comum acordo
entre partes que buscam a satisfação de seus interesses. Nesse sentido temos que as negociações, por
exemplo, podem ser pacíficas ou conturbadas, espontâneas ou obrigatórias, curtas ou longas, sérias ou
descontraídas, entre outras.
Fonte: Disponível em: https://goo.gl/bECTwE. Acesso em: 26 fev. 2018.
Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir que correspondem aos elementos mais
comuns de uma negociação ganha-perde disfarçada.
I. O elemento mais comum em uma negociação ganha e perde disfarçada é o estabelecimento de normas
de trabalho.
II. O elemento mais comum em uma negociação ganha e perde disfarçada é sentir culpa após o fechamento
de um negócio.
III. O elemento mais comum em uma negociação ganha e perde disfarçada é o posicionamento do
negociador de fácil identificação.
IV. O elemento mais comum em uma negociação ganha e perde disfarçada é descobrir a fraqueza da outra
parte e assim manter o domínio.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV

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