ATIVIDADE 3 – GIMOB – PESQUISA IMOBILIÁRIA E MÉTODOS ESTATÍSTICOS – 54/2023 – Cavalini Assessoria

ATIVIDADE 3 – GIMOB – PESQUISA IMOBILIÁRIA E MÉTODOS ESTATÍSTICOS – 54/2023

1ª QUESTÃO
O gráfico, a seguir, mostra a evolução dos fundos imobiliários no Brasil.
INFOMONEY. Índice Imobiliário IMOB. Infomoney, 13 jan. 2022. Disponível
em: https://www.infomoney.com.br/cotacoes/imob/grafico/. Acesso em: 13 jan. 2022.
Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos sobre gráficos, examine as afirmações a seguir:
I. O gráfico utilizado é do tipo o Gráfico de linhas.
II. O gráfico utilizado mostra uma queda durante o mês de outubro.
III. O uso de gráficos busca representar fenômenos para uma melhor visualização.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

2ª QUESTÃO
Há um padrão nos países com mais casos de covid-19 e dados confiáveis à disposição: a maior parte das
mortes causadas pela doença é de pessoas acima de 60 anos. Nas internações, porém, é alta a proporção
dos mais jovens. A Itália, que tem quase ⅓ da população idosa, é a 3ª com mais mortes computadas até
aqui. A taxa de mortalidade de 13,4% dos infectados, no entanto, é considerada irreal. O consenso é que há
muito mais casos de covid-19 do que as autoridades italianas conseguiram medir.
Tabela 1: Tabela de distribuição de frequência das mortes por COVID-19, na Itália (Até 8/05/2020), separados
por idade
Fonte: https://www.poder360.com.br/coronavirus/conheca-a-faixa-etaria-dos-mortos-por-covid-19-nobrasil-e-em-mais-5-paises/
Considerando as informações do texto e da tabela disponibilizadas, analise as asserções a seguir e a relação
entre elas:
I. De acordo com as informações obtidas e disponibilizadas na tabela, mais de 80% dos casos de morte
devido à COVID-19 na Itália, até o momento da atualização, se deram em pessoas com idade iguais ou
superiores a 70 anos.
PORQUE
II. Somando as porcentagens das classes: idades maiores do que 70 anos e menores do que 79 anos=
27,8%; idades maiores ou iguais a 80 anos e menores ou iguais do que 89 anos= 40,8%; idades maiores ou
iguais a 90 anos= 16,2%, representam uma porcentagem maior do que 80% do total de vítimas.
A respeito das asserções assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições corretas e a II é uma justificativa correta para I.
As asserções I e II são proposições, mas a II não é uma justificativa correta para a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

3ª QUESTÃO
A pesquisa qualitativa não tem foco estatístico, e o seu resultado proporciona um entendimento inicial a
respeito do problema de pesquisa. As informações são obtidas por meio de uma análise do discurso do
entrevistado, e sua postura global diante das perguntas apresentadas pelo pesquisador. O resultado não é
conclusivo e não pode ser utilizado para fazer generalizações. Já pesquisa quantitativa está presente na
coleta de dados secundários e, também, primários. No caso dos levantamentos de dados primário, seu
objetivo é, a partir de uma quantidade elevada de casos, quantificar e analisar estatisticamente os dados, de
maneira a generalizar os resultados da amostra como sendo do todo do público-alvo. Nesse caso, a coleta
de dados é estruturada e estatística.
PONCIO , R. J. Métodos de pesquisa. Administradores.com, 17 abr. 2019. Disponível
em: https://administradores.com.br/artigos/metodos-de-pesquisa. Acesso em: 13 jan. 2022.
Considerando o excerto anterior, podemos afirmar que a principal diferença entre pesquisa quantitativa e
qualitativa.
ALTERNATIVAS
é que a qualitativa busca utilizar um rigor mais estatístico que a quantitativa.
é que a quantitativa utiliza modelos matemáticos, e a qualitativa utiliza métodos estáticos.
é que a quantitativa, utiliza métodos estatísticos, e a qualitativa envolve conversas, relatos ou depoimentos.
é que a qualitativa utiliza conceitos abstratos como depoimentos, já a quantitativa utiliza momentos históricos.
é que a quantitativa emprega a coleta de dados, já a qualitativa utiliza o banco de dados gerado pela coleta da
quantitativa.

4ª QUESTÃO
A pesquisa de mercado está focada na investigação de um determinado mercado consumidor, enquanto a
Pesquisa de Marketing diz respeito a todas as possíveis investigações relacionadas à área de Marketing.
Adaptado de: SUGUIURA, T. P. S. Pesquisa Imobiliária e Métodos Estatísticos. Maringá: UniCesumar, 2021.
Com base no texto de apoio, assinale a alternativa que apresenta os quatro subtópicos da Pesquisa de
Marketing apresentados por Malhotra.
ALTERNATIVAS
Pesquisa de identificação de problemas, pesquisa-ação, pesquisa aplicada e pesquisa básica.
Pesquisa de identificação de problemas, pesquisa de produto, pesquisa aplicada e pesquisa básica.
Pesquisa de identificação de problemas, pesquisa para solução de problemas e formulação de enquete.
Pesquisa de identificação de vantagens, pesquisa para solução de problemas, pesquisa aplicada e pesquisa básica.
Pesquisa de identificação de problemas, pesquisa para solução de problemas, pesquisa aplicada e pesquisa básica.
5ª QUESTÃO
Quando pensamos no cálculo de uma probabilidade, estamos interessados em descobrir a probabilidade de
um certo evento ocorrer. Um evento é dito como um subconjunto do espaço amostral e é, apenas, o que
queremos descobrir. Com isso em mente, analise as afirmações a seguir.
Elaborado pelo professor
I. Escolher, em um pote com 25 bolas brancas, uma bola verde, é um evento impossível.
II. A probabilidade de todo um espaço amostral deve ser igual a 1.
III. Em uma sala de aula existem 4 pais, 3 alunos e 6 professores. Se uma pessoa é selecionada
aleatoriamente, a probabilidade de ela ser um aluno ou um professor é de aproximadamente 69%.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

6ª QUESTÃO
O ponto de partida para uma pesquisa de mercado deve sempre possuir um objetivo claro. Definir o tipo de
mercado, cuja pesquisa é o foco, é essencial, seja ele para produtos ou serviços oferecidos, mercados
individuais ou empresariais (SUGUIURA, 2021).
Adaptado de: SUGUIURA, T. P. S. Pesquisa Imobiliária e Métodos Estatísticos. Maringá: UniCesumar, 2021.
Em vista do excerto apresentado, avalie quais dos itens seguintes faz-se presente nas etapas de uma
pesquisa imobiliária:
I. Analisar os dados.
II. Formular conclusões e elaborar o relatório.
III. Criar dados.
IV. Planejar uma amostra.
V. Ter ideias dos objetivos da pesquisa.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III, IV e V, apenas.

7ª QUESTÃO
Em relação a classificação dos dados, eles se diferenciam entre dados primários e dados secundários. Os
dados primários são coletados em primeira mão por quem está fazendo ou auxiliando na pesquisa/estudo
de mercado. Por outro lado, os dados secundários são dados que já foram coletados anteriormente em
outras pesquisas e que podem ser utilizados para auxiliarem em novos estudos ou pesquisas.
ECONSULT. Dados primários e secundários e como incorporá-los. Econsult, 14 out. 2019. Disponível
em: https://econsult.org.br/blog/dados-primarios-e-secundarios-e-como-incorpora-los/. Acesso em: 13 jan.
2022.
Considerando o excerto anterior, interprete as afirmações a seguir:
I. O uso de dados do IPEA é um exemplo de dados primários.
II. Os dados que o IBGE oferece são exemplos de dados secundários.
III. O início de uma pesquisa, utilizando questionários, é um exemplo de dados primários.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

8ª QUESTÃO
População ou Universo é o conjunto U de todas as unidades elementares de interesse. É indicado por:
U = {1, 2, . . . , N},
onde N é o tamanho total e algumas vezes, desconhecido da população. Ao considerar uma população fixa,
podemos afirmar que a amostra é uma sequência qualquer de n unidades de U, é denominada uma amostra
ordenada de U, isto é,
s = (k1, . . . , kn)
tal que, ki pertença ao conjunto U mas não represente toda a população.
Adaptado de: BOLFARINE, H.; BUSSAB, W. O. Elementos de Amostragem. São Paulo: ABE – Projeto Fisher,
Edgard Blücher, 2005.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções, a seguir, e a relação proposta entre elas:
I. O estudo de uma população de ratos pode ser inviável, uma vez que, a quantidade destes indivíduos é
alta, dessa forma, o estudo poderia prosseguir utilizando uma amostra dessa população.
PORQUE
II. Certos estudos geralmente apresentam dificuldade quanto a mensurar toda a sua população, um
caminho alternativo seria pegar uma pequena parcela desta população de forma aleatória, representando o
grupo analisado, esta parcela é conhecida como amostra.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

9ª QUESTÃO
Uma empresa está interessada em entender mais sobre sua clientela e resolveu realizar uma pesquisa de
mercado para obter tais informações. Para isso, realizou uma entrevista com 50 clientes no momento de sua
compra. Um dos aspectos que mais surpreendeu os gerentes da empresa dentro dos resultados
encontrados está exposto no histograma a seguir.
Elaborado pelo professor, 2021.
Fonte: dados fictícios – elaborado pelo autor
Com as informações disponíveis no gráfico, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. De acordo com as informações coletadas, a empresa é predominantemente frequentada por jovens e
adultos.
PORQUE
II. De acordo com o gráfico, os clientes com até 54 anos representam 80% de total de entrevistados.
A respeito das asserções assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições corretas e a II é uma justificativa correta para I.
As asserções I e II são proposições, mas a II não é uma justificativa correta para a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

10ª QUESTÃO
Sabemos que uma VARIÁVEL é uma característica que pode ser avaliada (ou medida) em cada elemento da
população, sob as mesmas condições. Uma variável observada (ou medida) em um elemento da população
deve gerar um e apenas um resultado.
SUGUIURA, T. P. S. Pesquisa Imobiliária e Métodos Estatísticos. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021.
As variáveis podem ser diferenciadas entre duas categorias, sendo que cada categoria também possui duas
“classes”. Se estudarmos a variável “grau de escolaridade”, chamamos de variável:
ALTERNATIVAS
Qualitativa nominal.
Qualitativa ordinal.
Quantitativa discreta.
Quantitativa contínua.
Probabilidades.

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