ATIVIDADE 3 – GQ – GESTÃO DA QUALIDADE – 54/2023 – Cavalini Assessoria

ATIVIDADE 3 – GQ – GESTÃO DA QUALIDADE – 54/2023

1ª QUESTÃO
A NBR ISO 9001:2015 especifica os requisitos para um sistema de gestão da qualidade, quando a
organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos crescentes
requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares (legislações) aplicáveis, e tem como meta aumentar a
satisfação do cliente por meio da aplicação eficaz do sistema, incluindo processos para a melhoria do
sistema e para a garantia da conformidade com os requisitos do cliente e com os requisitos organizacionais
e legais aplicáveis.
BALLESTERO-ALVAREZ, Maria Esmeralda. Gestão de Qualidade, Produção e Operações. Grupo GEN, 2019.
Sobre o contexto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Em 2015, a ISO promoveu a unificação e padronização de suas normas, no que ficou conhecido como Anexo
SL, uma estrutura padrão de alto nível, que todas as normas de sistema de gestão editadas e publicadas
devem seguir.
PORQUE
Foi necessário criar uma abordagem integrada com as demais normas que tratam da gestão da qualidade
dentro das organizações e levar a questão da qualidade para o centro das preocupações organizacionais,
promovendo o envolvimento cada vez maior e mais intenso das equipes de gestão e lideranças, garantindo
atendimento às exigências, com o menor risco possível.
Com base no contexto apresentado acima, entende-se que:
ALTERNATIVAS
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.

2ª QUESTÃO
A gestão da qualidade busca acompanhar se o resultado do trabalho (seja a produção de um bem ou a
prestação de um serviço) está atingindo os níveis desejados, atendendo às expectativas dos clientes.
LOZADA, Gisele. Controle Estatístico de Processos. Porto Alegre: Grupo A, 2017. E-book. ISBN
9788595021174. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595021174/. Acesso
em: 19 out. 2022.
Com base no contexto acima apresentado, analise as afirmativas abaixo:
I. Um produto ou serviço de qualidade é aquele que satisfaz o cliente.
II. Um produto ou serviço de qualidade é aquele que causa encantamento no cliente.
III. Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende as especificações planejadas.
IV. Um produto ou serviço de qualidade é aquele que só está disponível internacionalmente.
V. Um produto ou serviço de qualidade é aquele que leva muito tempo para ficar pronto.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II, e III, apenas.
II, IV e V, apenas.
III, IV, e V, apenas.
I, II e V, apenas.
I, II, III, IV e V.

3ª QUESTÃO
Ao se analisar um processo de fabricação para realizar um mapeamento, uma das tarefas consiste em definir
a sequência das operações a serem executadas nesse processo, incluindo as tomadas de decisão e o fluxo
da operação.
Elaborado pela professora.
Considerando essa informação assinale a alternativa que apresenta a ferramenta gráfica que pode ser
utilizada para se executar essa definição.
ALTERNATIVAS
5 Porquês.
Ishikawa.
Fluxograma.
Carta de controle.
Kaizen.

4ª QUESTÃO
Supomos que você tem uma empresa de consultoria e está prestando serviço para uma confecção que está
passando por um momento difícil, com muita competitividade no mercado e decidem que neste momento é
necessário transpor barreiras comerciais e conquistar novos mercados. O mais indicado seria partir para
mercados internacionais, já que a empresa tem um sistema de gestão maduro.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa que seria sua indicação, como consultor, para
que a empresa possa acessar novos mercados internacionais.
ALTERNATIVAS
Implantar reengenharia de processos.
Certificar norma de gestão da qualidade ISO 9001.
Fazer um brainstorming com a equipe.
Implementar cartas de controle nas atividades que agregam valor.
Determinar o aumento dos custos da qualidade.

5ª QUESTÃO
Observe a figura abaixo sobre uma carta de controle.
Após sua observação, analise as alternativas abaixo:
I. As Cartas de controle são ferramentas para o monitoramento da variabilidade e para avaliação da
estabilidade de um processo.
II. Embora não possa ser possível eliminar completamente a variabilidade, esta ferramenta melhora a
visualização das informações para tomada de decisão.
III. Uma carta de controle representa e registra tendências de desempenho de processo do longo do tempo,
detectando as causas de variação do mesmo.
IV. As cartas de controle fazem a verificação do controle do processo dentro de um determinado período de
tempo.
V. As causas comuns estão relacionadas ao funcionamento do próprio sistema, enquanto as causas
aleatórias refletem ocorrências fora dos limites de controle.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II, apenas.
II, IV e V, apenas.
III, IV, e V, apenas.
I, II e V, apenas.
I, II, III, IV e V.

6ª QUESTÃO
Observe o gráfico abaixo.
WERKEMA, C. Métodos PDCA e DMAIC e suas ferramentas analíticas. – 1. ed.
9aReimp.
. – Rio de Janeiro: GEN | Grupo Editorial Nacional. Publicado pelo selo Editora Atlas, 2021. (Werkema de
excelência empresarial)
Com base no histograma acima, assinale a alternativa que mostra o significado da coluna central do gráfico.
ALTERNATIVAS
Região onde estão os valores de requisito do cliente.
Dados com comportamento anormal.
Limite superior da especificação.
Valores que indicam necessidade de melhoria.
Classe onde estão a maior parte dos dados.

7ª QUESTÃO
Existe uma ferramenta da qualidade que demonstra o que acontece com uma variável quando a outra é
alterada, sendo essa ferramenta uma representação de duas ou mais variáveis que podem ser organizadas
em um gráfico, uma em função da outra.
Elaborado pela professora.
Considerando essa informação assinale a alternativa que apresenta a ferramenta gráfica que pode ser
utilizada para se executar essa definição.
ALTERNATIVAS
Diagrama de dispersão.
Diagrama de Pareto.
Diagrama de Ishikawa.
Diagrama de afinidades.
Diagrama de setas.

8ª QUESTÃO
Seis Sigma é uma rigorosa e disciplinada metodologia com foco no negócio, que usa ferramentas, técnicas e
análise estatística para medir e melhorar o desempenho operacional de uma organização por meio da
identificação e da eliminação dos defeitos e desperdícios, e, da agregação de valores ao processo ou
produto, com o objetivo de aumentar a satisfação do cliente e reduzir os custos do processo.
RODRIGUES, M V. Ações para a qualidade: gestão estratégica e integrada para a melhoria dos processos na
busca da qualidade e produtividade. (G E I Q) /. – 6. ed. – São Paulo: Atlas, 2020.
Sobre o contexto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
É um método que tem o objetivo de melhorar os produtos e processos até reduzir os defeitos a 3,4 por
milhão. Em outras palavras se inspecionássemos 1 milhão de peças, uma a uma, só encontraríamos 3,4
peças defeituosas.
PORQUE
Assim como ocorreu na era da inspeção, na metodologia Seis Sigma ocorre a inspeção de cada peça
produzida para garantir que o produto esteja de acordo com os requisitos desejados pelo cliente. Dessa
forma, a qualidade total é atingida na maioria dos casos.
Com base no contexto apresentado acima, entende-se que:
ALTERNATIVAS
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.

9ª QUESTÃO
A FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) é uma organização não governamental sem fins lucrativos,
fundada por 39 organizações, privadas e públicas, em 11 de outubro 1991 para administrar o Prêmio
Nacional da Qualidade® (PNQ) e já em 1992 fazia a primeira premiação nacional de qualidade. A primeira
empresa a conquistar e receber o prêmio foi a IBM (unidade Sumaré) na categoria “Manufaturas”.
BALLESTERO-ALVAREZ, María E. Gestão de Qualidade, Produção e Operações. São Paulo: Grupo GEN,
2019. E-book. ISBN 9788597021523. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597021523/. Acesso em: 19 out. 2022.
Com base nas informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os prêmios de excelência em qualidade e negócios, que reconhecem o desempenho organizacional de
excelência, emergiram como um componente importante de produtividade e de qualidade, fornecendo
modelos a partir de conceitos fundamentais da Gestão da Qualidade Total, para alcançar o desenvolvimento
organizacional e o sucesso do negócio para longo prazo.
PORQUE
II. O PNQ utiliza o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), que se torna a grande ferramenta para a
concretização da missão proposta pela FNQ. O MEG é um modelo a ser usado como referência para auxiliar
as organizações a alcançarem o patamar de excelência.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

10ª QUESTÃO
Existe uma forte relação entre escopo e qualidade, bem como entre tempo e custo. Um projeto pode ser
concluído mais rapidamente por um custo adicional. Há também uma forte relação entre qualidade e custo.
A má qualidade aumenta o custo total do projeto devido ao retrabalho e a outros custos de falha.
Lobo, R. N. GESTÃO DA QUALIDADE.
DigiteoLocaldaEditora
: Editora Saraiva, 2019.
Com base no contexto apresentado acima, analise as afirmações abaixo.
I. Os custos de falhas são aqueles relativos às inspeções e ensaios requeridos para garantir a conformidade
com as especificações.
II. Os custos de avaliação são referentes à ocorrência de unidades ou componentes defeituosos
identificados na organização ou fora dela.
III. Os custos de prevenção são aqueles associados às medidas tomadas para planejar a qualidade, com o
objetivo de garantir a não ocorrência de falhas.
IV. Entre os custos de falhas internas estão a produção de refugos e retrabalho gerados quando a produção
não atendente os padrões de especificação.
V. As falhas externas são geradas quando o produto já foi expedido pela empresa produtora e definido
como defeituoso pelos clientes finais.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
Apenas I e II.
Apenas III.
Apenas III e IV.
Apenas III, IV e V.
I, II, III, IV e V

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