ATIVIDADE 3 – GQ – MAPEAMENTO DE PROCESSOS – 51-2024

1ª QUESTÃO
O mapeamento de fluxo de valor é um método poderoso para identificar desperdícios em qualquer processo, não apenas na manufatura. Essa é a sua função
principal. Você detalha cada etapa significativa do processo e avalia como está agregando valor – ou não agregando valor – do ponto de vista do cliente.
Fonte: https://www.lucidchart.com/pages/pt/o-que-e-mapeamento-de-fluxo-devalor#:~:text=O%20mapeamento%20de%20fluxo%20de%20valor%20%C3%A9%20um%20m%C3%A9todo%20poderoso,ponto%20de%20vista%20do%20cliente.
Nesse sentido, imagine que você é o novo gerente da VR Usinados e é responsável direto do gestor da qualidade. Você iniciou o mapeando do fluxo de valor
do processo produtivo que tem como objetivo propor melhorias para o processo, de maneira a reduzir atividades que não agregam valor. Após conhecer todas
as etapas do processo produtivo de fabricação do parafuso você criou uma tabela com os tempos de ciclo das etapas de processo para posterior análise:
Etapa Tempo de ciclo
Liberação de compra de matéria-prima89 horas
Estampagem 1,5 horas
Lavagem do parafuso 2 horas
Aquecimento 2 horas
Têmpera do óleo 0,5 hora
Revenimento 2 horas
Movimentação para estoque 6 horas
Estocagem 720 horas
Inspeção 230 horas
Fonte: a autora (2024).
Com base na tabela anterior, assinale a alternativa que demonstra o tempo gasto apenas com as atividades que agregam valor para o cliente.
ALTERNATIVAS
8 horas
7,5 horas
14 horas
950 horas
1.045 horas

 

 

2ª QUESTÃO
Imagine que em uma indústria de produção de massas de lasanha, o mapeamento de processos foi
elaborado de maneira a permitir melhorias a serem realizadas no processo produtivo, visando o aumento da
eficiência e a eliminação de atividades que não agregam valor ao processo produtivo.
Elaborado pela professor, 2024.
Sendo assim, com base no fragmento apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre
elas.
I. O fluxo de informações deve ser definido considerando as estratégias adotadas pela organização de
maneira a alcançar os melhores resultados para a organização.
PORQUE
II. Por meio desta definição, a organização determina o fluxo mais eficiente, permitindo eliminar
desperdícios de forma a permanecer atividades que agregam valor ao produto final.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

3ª QUESTÃO
A gestão de processos de negócios (BPM) consiste na gestão e transformação das operações de forma
sistêmica, para atender da melhor forma o cliente. Foi concebida para um uso generalizado, como uma
estratégia empresarial dentro da busca por uma melhora nos serviços prestados, uma padronização e
documentação de normas e procedimentos. Entender a dinâmica das operações e documentá-la, facilita a
visualização de possíveis falhas e gargalos no processo, eliminando atividades que não agregam valor e
manter a melhoria contínua. A BPM tem por caracteristica que a comunicação dos componentes de um
negócio é feita pelo BPMN (Business Process Management Notation) descrevendo as etapas e o fluxo ponta a
ponta de um processo, como o uso de uma série de ícones padronizados, trazendo uma visão única para
todos os envolvidos. Para fazer esta representação, o professional responsável precisa obter dados
confiáveis do processo de diferentes fontes, analisá-los e representá-los.
PIZZA, W. R. A metodologia Business Process Management (BPM) e sua importância para as
organizações. São Paulo: Faculdade de Tecnologia de São Paulo, p. 16, 2012. Adaptado.
Considerando o texto anterior e as fontes de coleta de dados para a modelagem do BPMN, avalie as
afirmações a seguir:
I. De entrevistas aos envolvidos indiretamente na execução do processo.
II. Das observações diretas aos locais ou setores onde o processo é executado.
III. Dos feedbacks escritos por meio de formulários que são respondidos pelos executores do processo.
IV. De reuniões dirigidas e estruturadas com os executores envolvidos, e o processo vai sendo modelado de
forma participativa.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.

 

 

4ª QUESTÃO
Uma vez identificado os diversos problemas no fluxo de produção pelo Mapa do Estado Atual, o desenho
do Mapa do Estado Futuro responde à pergunta sobre o que deve ser melhorado no processo. Para isso, o
professional responsável pela elaboração do Mapa do Fluxo de Valor (MFV) deve identificar quais mudanças
podem ser feitas no fluxo para torná-lo um fluxo de valor enxuto, com menos desperdícios (ROTHER e
SHOOK, 2003). Para isso, os autores indicam que é preciso regular o fluxo de produção em todo o sistema
produtivo, seguindo um ritmo que vá de acordo com a demanda do cliente. Da mesma forma, o volume de
estoque deve ser reduzido, atendendo às necessidades dos clientes de forma econômica e rápida.
ROTHER, M.; SHOOK, J. Aprendendo a enxergar: mapeando o fluxo de valor para agregar valor e
eliminar o desperdício. 1.3. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2003. Adaptado.
Considerando o texto anterior e as medidas para tornar o fluxo de valor enxuto, avalie as afirmações a
seguir:
I. Uma produção a ritmo maior que o ritmo do consumo real das peças.
II. Uma produção de uma quantidade superior à quantidade real dos pedidos, visando entregar os produtos
em uma data anterior à data necessária.
III. Uma produção enxuta para que não haja a formação de grandes estoques entre os processos produtivos
e não seja necessário realocar recursos para fazer o manuseio.
IV. Um processo produtivo que produza, apenas e exatamente, o que o processo posterior necessita no
momento, ou seja, todos os processos estão ligados, desde o consumidor final até o fornecimento da
matéria-prima.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.

 

 

5ª QUESTÃO
O mapa de estado futuro, visa através da evidência, eliminar as fontes de desperdícios por meio da
implementação de um fluxo de valor “futuro” que pode tornar-se uma realidade em um curto período de
tempo. Portanto, o objetivo principal é construir um fluxo entre processos onde se possa aproximar ao
máximo de se produzir apenas na necessidade do cliente, ou seja, fluxo contínuo ou puxado.
ROTHER, M.; SHOOK, J. Aprendendo a enxergar: mapeando o fluxo de valor para agregar valor e
eliminar o desperdício. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2003.
Considerando o fragmento apresentado sobre o Mapa do Estado Futuro, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
A criação de um Mapa do Estado Futuro é uma tarefa realizada exclusivamente pelos analistas de processos.
O Mapa do Estado Futuro é uma ferramenta estática e não requer atualizações à medida que o processo evolui.
Uma das principais finalidades do Mapa do Estado Futuro é identificar e eliminar desperdícios no processo produtivo.
Ao criar um Mapa do Estado Futuro, é essencial focar apenas em aspectos de curto prazo, evitando considerações a
longo prazo.
O Mapa do Estado Futuro é exclusivamente utilizado para documentar as condições atuais de um processo, não
sendo aplicável a futuras melhorias.

 

 

6ª QUESTÃO
O Mapeamento do Fluxo de Valor (Value Stream Mapping, VSM) é um método poderoso para identificar
desperdícios em qualquer processo, não apenas na manufatura, para isso, esta ferramenta utiliza-se de
símbolos gráficos para mapear e documentar de forma visual a ordem de movimentos de materiais e
informações que ocorrem dentro de uma empresa.
Nesse contexto, a seguir é apresentado um exemplo de Mapeamento do Fluxo de Valor:
ROTHER, M.;HARRIS R. Criando Fluxo Contínuo. Lean Institute Brasil. São Paulo.105p, 2002.
Após observar o mapa de fluxo de valor apresentado na figura anterior, analise as afirmativas a seguir.
I. A demanda unitária/dia da Montadora São Jorge é de 920 unidade por dia.
II. A etapa “Montagem 1” possui um tempo de ciclo de 62 segundos.
III. O tempo de processamento é de 24,2 dias.
IV. A disponibilidade do setor de solda 1 é 100%.
V. O estoque observado no setor de montagem II é 2.700 peças tipo E e 640 peças do tipo D.
É correto o que se afirma em
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I, II e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.

 

 

7ª QUESTÃO
Uma vez que os problemas são diagnosticados, e as mudanças, sugeridas, fazendo um mapa da “situação
futura” que representa o processo, a operação ou a cadeia de suprimento são melhorados. Finalmente, as
mudanças são colocadas em prática seguindo um plano de implementação do fluxo em um sistema de
tentativa e erro, voltadas para a melhoria dos processos e das pessoas. O plano apresentado pelos
responsáveis que lideram as mudanças na organização é representado em um documento compacto, que
contém o Mapa do Estado Futuro, mapas detalhados dos processos e gráficos, e um plano do fluxo de valor.
ROTHER, M.; SHOOK, J. Aprendendo a enxergar: mapeando o fluxo de valor para agregar valor e
eliminar o desperdício. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2003. Adaptado.
Considerando o texto anterior e o conteúdo do documento da implementação do plano de fluxo de valor,
analise as afirmações a seguir:
I. Deve conter um prazo definido para o alcance de cada meta.
II. Deve conter um seguimento ou monitoramento dos objetivos de melhoria quanto ao seu sucesso.
III. Deve conter a melhoria a ser alcançada, assim como o objetivo de fluxo de valor e uma meta mensurável
para cada melhoria.
IV. Deve conter quais serão os responsáveis pelo alcance das metas, bem como os departamentos e
indivíduos relacionados a elas.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

 

 

8ª QUESTÃO
O aperfeiçoamento de um processo empresarial significa deixá-lo mais eficaz, eficiente e adaptável.
Segundo Harrington (1993), para conseguir o anterior, o primeiro passo que a organização deve tomar é
focar seus esforços em aplicar a agilização nos processos. Um dos ganhos da agilização consiste em evitar
tarefas e regulamentos desnecessários, geração de vários documentos e verificações do que já foi feito e a
necessidade de mais de uma pessoa para aprovar documentos para que o processo continue fluindo, no
final, o objetivo é trazer segurança jurídica para o processo.
HARRINGTON, H. J. Aperfeiçoando processos empresariais: estratégia revolucionária para o
aperfeiçoamento da qualidade, da produtividade e da competitividade. São Paulo: Makron Books, 1993.
Adaptado.
Considerando o texto anterior e com base nos seus conhecimentos, o que busca a organização com a
aplicação da agilização de processos consiste em
ALTERNATIVAS
eliminar a burocracia.
eliminar a duplicidade.
diminuir o tempo de ciclo.
manter e fortalecer parcerias com fornecedores.
aumentar a padronização e simplificação dos processos.

 

 

9ª QUESTÃO
Tornar o fluxo de informação mais enxuto tem resultados positivos em termos de produtividade e eficiência.
Como consequência, o fluxo de informação se torna mais ágil e confiável, eliminando a necessidade dos
colaboradores gastarem tempo “procurando” informações e consertando erros que poderiam ser evitados.
Hominiss. Lean Office- Redução de desperdícios no fluxo de informações. Online, 2018.
Disponível em: <https://hominiss.com.br/solucao-consultoria/fluxo-de-informacao-lean-office/>. Acesso
em: 26 out. 2018.
Com relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O fluxo de informação tem uma relevância menor do que o fluxo de materiais sob a visão lean.
( ) O fluxo de informação tem como objetivo principal suprir e auxiliar as demandas do processo.
( ) A previsão de vendas é um dos itens que deve ser analisado para se desenhar o fluxo de valor.
As afirmativas são respectivamente:
ALTERNATIVAS
F; V; F.
F; V; V.
V; V; F.
V; F; V.
F; F; V.

 

 

10ª QUESTÃO
Modelagem de processos tem a finalidade de elaborar documentos ou diagramas que contenham as
informações pertinentes à organização contribuindo no monitoramento de variáveis, permitindo revisão
constante, facilitando o aprimoramento, por meio da descrição de atividades e mensuração dos resultados
desses processos.
PEREIRA, M. F. et al. Modelo de produção de material didático: o uso da notação BPMN em curso a
distância. Revista de Administração e Inovação, v. 8, n. 4, p. 45-66, 2011.
Considerando o fragmento apresentado e o conhecimento sobre a modelagem de processos como sendo
uma prática fundamental para compreender, analisar e melhorar operações de um processo, assinale a
alternativa correta.
ALTERNATIVAS
Modelagem de processos não é aplicável a ambientes de produção, sendo mais útil em setores de serviços.
A principal desvantagem da modelagem de processos é a sua rigidez, tornando difícil a adaptação a mudanças nas
operações.
A modelagem de processos geralmente se concentra apenas na eficiência, não considerando aspectos de qualidade e
satisfação do cliente.
Diagramas de Ishikawa são uma ferramenta comum na modelagem de processos, especialmente para representar a
sequência de atividades.
A notação BPMN (Business Process Management Notation) é amplamente utilizada na modelagem de processos,
proporcionando uma linguagem visual padronizada, que descreve etapas e o fluxo de ponta a ponta de um process

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