ATIVIDADE 3 – LET – LÍNGUA PORTUGUESA II – 51-2024

1ª QUESTÃO
De acordo com Evanildo Bechara (2009), o sujeito pode praticar uma ação descrita no predicado, como
agente da ação verbal, ou recebê-la, havendo a sua passividade. Neste último caso, tem-se um termo que
desempenha a ação sobre o sujeito paciente, ou seja, o agente da passiva.
Fonte: BECHARA, E. Lições de Português pela análise sintática. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009, p. 94-
95.
Com base em tais características, analise os termos que formam as orações a seguir:
I. A Comissão de Educação aprovou diretrizes para a educação integral no Brasil.
II. As diretrizes para a educação integral no Brasil foram aprovadas pela Comissão de Educação.
Ao que apresenta a função sintática correta dos termos, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Nas duas orações (I e II), o termo “A Comissão de Educação” desempenha a função de agente da passiva, pois é
responsável pela ação de aprovar as diretrizes em ambos enunciados.
As classificações de “diretrizes para a educação integral no Brasil” mantêm-se as mesmas nos dois períodos, embora
o posicionamento dos dois sujeitos nas orações seja diferente.
Em I, “Comissão de Educação” classifica-se como sujeito simples, o qual pratica a ação descrita no predicado.
Os termos “A Comissão de Educação”, nos dois casos, classificam-se como sujeito composto, visto que apresenta
dois núcleos (comissão e educação).
Nas duas orações (I e II), os sujeitos são simples e pacientes, pois não praticam uma ação, a qual é desempenhada
pelo agente da passiva de cada enunciado.

 

 

2ª QUESTÃO
Leia os conceitos acerca do vocábulo “gramática” apresentados a seguir:
Conceito 1:
Gramática é um “conjunto de regras que determinam o uso correto de uma língua” (Houaiss; Villar, 2009, p.
381).
Fonte: HOUAISS, A.; VILLAR, M. de S. Minidicionário Houaiss. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
Conceito 2:
Gramática são “orientações e regras que estabelecem seus critérios de ‘certo’ e ‘errado’, baseando-se na
maneira como o idioma vem sendo empregado, ao longo do tempo, por usuários que ela considera
‘exemplares'” (Ferreira, 2011, p. 13).
Fonte: FERREIRA, M. Aprender e praticar gramática. São Paulo: FTD, 2011, p. 13.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Tanto o conceito apresentado por Houaiss e Villar quanto o de Ferreira acerca do termo “gramática”
referem-se a um tipo de gramática específico, ou seja, a normativa, destacando-a como o sistema mais
adequado de organização da língua que visa à normatização e estabelecimento de regras de uso, com
pontos de vista preconceituosos,
PORQUE
II. Eles resumem o fenômeno linguístico a uma estrutura que não necessariamente condiz à realidade da
maioria dos falantes.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 

 

3ª QUESTÃO
O aposto é um termo da oração que explica, especifica, resume ou cumpre demais funções em relação a
outro termo da oração. Embora seja considerado acessório, ele cumpre uma função importante, pois
colabora para o entendimento do texto.
Com base nos estudos acerca desse elemento, analise o texto a seguir e assinale a alternativa correta
quanto à classificação/tipo de aposto (Centro de Valorização da Vida).
Disponível em: <https://bit.ly/2RzV3h4>. Acesso em: 04 dez. 2018.
ALTERNATIVAS
Aposto explicativo, pois esclarece o significado da sigla (CVV).
Aposto distributivo, pois marca, a fim de evitar dúvidas, o significado da sigla (CVV).
Aposto especificador, pois restringe o conteúdo semântico genérico do fundamental (CVV).
Aposto enumerativo, pois desdobra o elemento fundamental (CVV) em outros elementos.
Aposto circunstancial, pois acrescenta uma informação a mais ao elemento fundamental (CVV).

 

 

4ª QUESTÃO
Os adjuntos adverbiais são termos da oração que indicam uma circunstância de um adjetivo, de outro
advérbio, de um verbo e/ou intensificam o sentido deste.
Acerca desses termos, analise a notícia a seguir e assinale a alternativa correta.
Palestra chama atenção para a prevenção do câncer de mama
Na manhã desta terça-feira, 9, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA)
. . .
promoveu a palestra “Outubro Rosa: uma causa pela qual devemos lutar?”, proferida pelo médico
mastologista, José Pereira Guará. O evento marca a abertura oficial da campanha de prevenção ao câncer de
mama
. . .
.
Pacientes e colaboradores foram recebidos no auditório central da Unidade Materno Infantil com uma
decoração especial toda cor de rosa ao som da cantora Ana Flávia.
. . .
lotaram o auditório para ouvir a palestra, que abordou a importância da prevenção, enfatizando a
necessidade de visitas periódicas ao médico e do autoexame das mamas.
. . .
No dia 20, médicos e residentes
. . .
farão atendimentos e solicitações de mamografia em conjunto, no Hospital Aldenora Bello. No dia 25, o
Hospital receberá os médicos e enfermeiros que atuam no São Francisco para uma capacitação e no dia 31
será realizado o encerramento das atividades com a avaliação da campanha e apresentação dos avanços do
Serviço de Mastologia do HU-UFMA.
Disponível em: <https://bit.ly/2INA2M9>. Acesso em: 04 dez. 2018.
ALTERNATIVAS
Os adjuntos adverbiais, por serem termos acessórios, são dispensáveis em notícias, pois não fazem tanta falta à
interpretação.
Na primeira oração do último parágrafo, o termo “mamografia em conjunto” se classifica como adjunto adverbial de
instrumento.
O trecho “para ouvir a palestra” (segundo parágrafo) se configura como um adjunto adverbial de assunto, pois
explica o tema do evento.
Os adjuntos adverbiais de tempo e lugar são comuns nas notícias, pois situam o leitor quanto ao local e data de
eventos, o que pode ser constatado no texto.
No trecho “enfatizando a necessidade de visitas periódicas ao médico e do autoexame das mamas”, os termos
sublinhados se classificam como adjuntos adverbiais de lugar.

 

 

5ª QUESTÃO
Analise sintaticamente os dois trechos a seguir do livro “Vidas secas”, de Graciliano Ramos (1953):
Texto 1:
. . .
Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco,
mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia
horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados
da catinga rala. Arrastaram-se para lá, devagar, sinhá Vitória com o filho mais novo escanchado no quarto e
o baú de folha na cabeça, Fabiano sombrio, cambaio, o aió a tiracolo, a cuia pendurada numa correia presa
ao cinturão, a espingarda de pederneira no ombro. O menino mais velho e a cachorra Baleia iam atrás. Os
juazeiros aproximaram-se, recuaram, sumiram-se. O menino mais velho pôs-se a chorar, sentou-se no chão.
Texto 2:
A cachorra Baleia estava para morrer. Tinha emagrecido, o pelo caíra-lhe em vários pontos, as costelas
avultavam num fundo róseo, onde manchas escuras supuravam e sangravam, cobertas de moscas. As chagas
da boca e a inchação dos beiços dificultavam-lhe a comida e a bebida.
Fonte: RAMOS, G. Vidas secas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1953.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Graciliano Ramos recorreu, predominantemente, a dois tipos diferentes de predicado em cada um dos
textos, de acordo com sua intenção na construção de cada uma das partes da obra. Nesse sentido, constatase que, no trecho 01, o autor utiliza, sobretudo, os predicados verbais, enquanto, no texto 02, os nominais,
PORQUE
II. Naquele trecho (Texto 01), pretende descrever as ações da família em seu trajeto por meio de verbos
significativos, por exemplo, “andavam” e “haviam repousado”, enquanto neste (Texto 02), opta pelos
nominais, a fim de destacar o estado e as características da cachorra Baleia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

6ª QUESTÃO
Observe a construção textual dos balões que formam o segundo e quarto quadrados da tirinha,
considerando todos os termos.
Disponível em:
<https://www.facebook.com/ProjetoTamar/photos/a.158534584216113/1960788127324074/?
type=3&theater>. Acesso em: 8 jan. 2020.
Analise as asserções a seguir quanto ao estudo sintático:
I. Os termos “meu filho”, “mamãe” e “querido” são vocativos, pois são utilizados, por cada personagem,
como uma forma de invocar o outro.
II. Os termos “meu filho” e “mamãe” funcionam como sujeito simples, tendo em vista que se relacionam
diretamente com os verbos.
III. Os termos “os filhotinhos” e “mais respeito e educação” funcionam como complementos verbais, mais
especificamente, objetos diretos.
IV. Os termos “os filhotinhos” e “mais respeito e educação” funcionam como complementos verbais, mais
especificamente, objetos indiretos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e IV, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.

 

 

7ª QUESTÃO
Considere os termos sintáticos essenciais que formam a oração e, com base neles, compare os dois textos.
Texto 1 disponível em:
<https://www.facebook.com/SOSMataAtlantica/photos/a.161872207209452/2038196199577034/?type=3>.
Acesso em: 06 mar. de 2020.
Texto 2 disponível em:
<https://www.facebook.com/SOSMataAtlantica/photos/a.161872207209452/2467414473321869/?type=3>.
Acesso em: 06 mar. de 2020.
Com base no exposto, analise as asserções a seguir
I. A primeira oração de cada um dos textos apresenta o mesmo tipo de predicado, ou seja, nominais, uma
vez que as orações têm, como base, verbos de ligação.
II. O verbo “estar”, embora, normalmente, se classifique como de ligação, no segundo texto, junto
a “sobrevoar”, funciona como significativo, o que leva à classificação do predicado verbal.
III. No segundo texto, há duas orações, tendo em vista o número de verbos. Nas duas, o sujeito está oculto,
pois o identificamos, mas ele não aparece explicitamente.
IV. O termo “senhores passageiros” não funciona como sujeito da oração do texto 2, uma vez que esse
termo sintático está oculto.
É correto o que se afirma em
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e IV, apenas.
II e III, apenas.

 

 

8ª QUESTÃO
A gramática normativa reconhece alguns termos, denominados complementos, que têm a função de
completarem os sentidos de outros elementos os quais não são suficientes em si, agregando informações
aos nomes e aos verbos, como complementos nominais ou verbais.
Nesse sentido, analise sintaticamente os termos da oração que compõe a propaganda:
Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?
fbid=639366364888615&set=pb.100064457721454.-2207520000&type=3. Acesso em: 13 nov. 2023.
Com base na análise sintática da oração, avalie as assertivas a seguir:
I. O verbo “trocar”, por ser bitransitivo (transitivo direto e indireto), precisa um objeto direto e outro
indireto, para ter sentido completo.
II. Na oração, há dois complementos verbais que agregam informações essenciais ao verbo bitransitivo,
sendo um objeto direto (meu oxente) e outro indireto (pelo ok de ninguém).
III. Neste caso, há dois complementos verbais com a mesma classificação, isto é dois objetos indiretos, pois
ambos os termos são introduzidos por preposições.
IV. O termo “de ninguém” desempenha função de complemento nominal, ampliando o sentido incompleto
do objeto direto “pelo ok”.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
IV, apenas.
I e II, apenas.

 

 

9ª QUESTÃO
A gramática considera o sujeito e o predicado termos essenciais da oração, tendo em vista a importância
desses elementos na construção do enunciado. Além desses, no entanto, há outros que, embora não sejam
chamados de essenciais, também contribuem, de modo significativo à construção de sentidos. Assim,
amparado(a) nos estudos dos chamados termos integrantes e acessórios, leia com atenção o texto a seguir.
Disponível em: <https://www.facebook.com/minsaude/photos/a.205936522758305/3024103897608206/?
type=3&theater>. Acesso em: 06 mar. 2020.
Diante do exposto, analise as seguintes afirmações:
I. Os termos “saudável”, “leves” e “prazerosas” funcionam como adjuntos adnominais, uma vez que
acompanham e caracterizam outros nomes da oração.
II. Tendo em vista que o verbo “manter” é transitivo direto, o termo “peso saudável”, no título, funciona
como um complemento verbal, ou seja, um objeto direto.
III. O termo “fisicamente” funciona como adjunto adverbial de modo, modificando o verbo manter e
marcando essa circunstância.
IV. O termo “físico”, em “condicionamento físico”, funciona como complemento nominal, tendo em vista
que, neste caso, é crucial, para a construção e sentidos, que seja especificado o tipo de condicionamento.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.

 

 

10ª QUESTÃO
A concordância é um processo morfossintático em que, tendo em vista as relações sintáticas, as formas se
flexionam, para se adaptarem aos termos regentes.
Esse uso, conforme a NGB, segue algumas regras relativas à concordância nominal e verbal. Com base
nessas normas, analise o texto que segue:
Disponível em: <https://bit.ly/2QaoY2G>. Acesso em: 04 dez. 2018.
Com base no exposto, avalie as afimativas a seguir.
I. O verbo “ter”, por se referir a “pessoas” aparece no plural, marcado pelo acento circunflexo, concordando,
assim, em número.
II. O verbo “ter”, em sua segunda aparição, aparece no plural, marcado pelo uso do acento circunflexo, por
se referir a um sujeito composto (fumar e beber) em sua forma infinitiva.
III. O adjetivo “maiores” concorda com o elemento a que se refere (chances) em gênero e número, conforme
a regra da NGB.
IV. No trecho “um ou mais desses sinais”, no qual aparecem elementos ligados pela conjunção alternativa
“ou”, poderíamos fazer a concordância tanto no singular quanto no plural, ficando “um ou mais desse sinal”.
É correto o que se afirma em
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
IV, apenas.
I e III, apenas

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp