1ª QUESTÃO
Charles-Michel de l’Épée foi um dos principais pioneiros na educação de surdos, responsável pela criação da
primeira escola pública gratuita para surdos na França. Ele é amplamente reconhecido por promover o uso
da língua de sinais como uma ferramenta fundamental no processo educacional (Novais, 2024; Perlin;
Strobel, 2008; Lacerda, 1998).
Fonte: NOVAIS, I. A. M. N. Aspectos Históricos da Educação do Surdo: um panorama mundial – Libras.
Indaial, SC: Arqué, 2024.
PERLIN, G.; STROBEL, K. Disciplina: Fundamentos da Educação de Surdos. Florianópolis: UFSC, 2008.
Fonte: LACERDA, C. B. F. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos
surdos. Cadernos Cedes, Campinas, v. 19, n. 46, p. 68-80, 1998.
Sobre a língua de sinais, bem como nas análises de autores contemporâneos, analise as sentenças a seguir:
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
I. L’Épée via a língua de sinais como a língua natural dos surdos e acreditava que ela era o meio adequado
para desenvolver o pensamento e a comunicação dos surdos.
II. Perlin e Strobel (2008) apontam que a história da educação dos surdos é fácil de analisar e compreender,
pois não sofreu mudanças significativas ao longo do tempo.
III. Segundo Lacerda (1998), a primeira caracterização de uma língua de sinais usada entre pessoas surdas
encontra-se nos escritos do abade l’Épée.
IV. L’Épée defendia que o uso exclusivo da língua oral era o mais eficaz para o desenvolvimento intelectual
dos surdos, e a língua de sinais deveria ser secundária.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
2ª QUESTÃO
No início do século XVI, surgiram as primeiras tentativas concretas de evolução na educação de pessoas
surdas, com o desenvolvimento de metodologias pedagógicas que se baseavam em evidências mais
estruturadas. Essas práticas romperam com as antigas explicações sobrenaturais, focando em abordagens
mais racionais para o aprendizado e desenvolvimento dos surdos (Novais, 2024).
Fonte: NOVAIS, I. A. M. N. Aspectos Históricos da Educação do Surdo: um panorama mundial – Libras.
Indaial, SC: Arqué, 2024.
Sobre o início do século XVI e as primeiras tentativas de avanço na educação de pessoas surdas, analise as
afirmativas a seguir:
I. No início do século II, surgiram as primeiras tentativas estruturadas de educar pessoas surdas, deixando de
lado explicações sobrenaturais para o desenvolvimento delas.
II. A troca de experiências sobre metodologias educacionais para surdos era incentivada, o que ajudou a
criar uma pedagogia mais inclusiva e eficiente.
III. A fala era apenas uma das várias estratégias utilizadas para os surdos poderem desenvolver o
pensamento, adquirir conhecimento e se comunicar com ouvintes.
IV. Segundo os relatos da época, os pedagogos que se dedicaram à educação dos surdos tinham resultados
homogêneos, o que mostrava a eficiência das práticas aplicadas.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
3ª QUESTÃO
Pela estimativa do último IBGE (2010) temos uma estimativa de aproximadamente 10 milhões de surdos em
nosso país, os professores precisam estar preparados para o atendimento imediato desse alunos, porque
sabemos que a comunidade está sim inserida junto aos ouvintes. Sobre essa comunidade, Labov (2008, p.
251) diz:
“Em toda comunidade existem falantes que têm mais consciência do que outros das formas prestigiosas de
falar e cujo comportamento é mais influenciado pelos padrões externos de excelência. Eles exibirão uma
alternância estilística maior do que aqueles que não reconhecem tais padrões”.
Fonte: LABOV, W. Padrões sociolinguísticos.
traduçãoMarcosBagno,MariaMartaPereiraScherre,CarolineRodriguesCardoso
. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
Sabemos que leva um tempo até compreender a forma em que a comunidade estará inserida em uma sala
de aula regular. Entretanto, sobre o que já estudamos, é correto dizermos que:
ALTERNATIVAS
Somente há um aproveitamento melhor da comunidade surda, quando esta se apresenta distante da comunidade
ouvinte.
Os surdos não aceitam fazer parte de uma comunidade para que não haja rejeição da sociedade.
Os ouvintes não conseguem participar da comunidade surda porque não são usuários da língua de sinais.
Os surdos passaram a serem vistos depois que a libras foi legalizada como segunda língua do nosso país.
Com o advento da inclusão, o surdo passou a ser visto como ser integrante de uma comunidade escolar.
4ª QUESTÃO
No início do século XVI, surgiram os primeiros estudiosos a desenvolver metodologias voltadas para a
educação de pessoas surdas, rompendo com as práticas preconceituosas. Pesquisadores como Juan Pablo
Bonet e Pedro Ponce de León foram um dos pioneiros nesse processo (Novais, 2024).
Fonte: NOVAIS, I. A. M. N. Aspectos Históricos da Educação do Surdo: um panorama mundial – Libras.
Indaial, SC: Arqué, 2024.
Com base nas contribuições de Juan Pablo Bonet e no debate sobre o uso de gestos na educação de surdos,
analise as sentenças a seguir:
I. Juan Pablo Bonet foi o primeiro a lançar um livro sobre a educação de surdos, em 1620, no qual valorizava
apenas o treino oral.
II. Alguns estudiosos contestam a atribuição do sucesso no ensino de surdos a Bonet, sugerindo que
Ramires de Carrion, também educador, foi o verdadeiro responsável por essa inovação.
III. Bonet rejeitava o uso de gestos, focando exclusivamente no desenvolvimento da fala como principal
metodologia de ensino para surdos.
IV. A metodologia de Bonet, ao combinar o uso de gestos com o ensino da fala, pode ser considerada
precursora da Comunicação Total, amplamente adotada por professores posteriormente.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
IV, apenas.
II e IV, apenas.
5ª QUESTÃO
O estudo sobre a língua de sinais brasileira teve inicio há muitas décadas mas, como sabemos, somente
reconhecida em 2002 pela Lei federal 10436. Muitos aspectos tornaram esse movimento importante, como
Ferreira (2010, p. 13) relata:
Com a Sociologia e a Antropologia – o papel que desempenham as línguas de sinais nas sociedades
ocidentais tem sido secundário, limitando-se o seu uso a pessoas e lugares restritos e sendo elas alvo de
preconceitos e desprestígio. As pesquisas linguísticas sobre uma Língua de Sinais revalidam seu status de
língua, conferindo-lhe mais prestígio e, portanto, respeito. Isso implica numa reestruturação social no que
diz respeito ao espaço que os surdos ocupam na sociedade em que vivem. Revalidando-se a língua,
revalida-se também a cultura surda e isto permite ao surdo melhor desempenho da sua função enquanto
cidadão.
Fonte: FERREIRA, L. Por uma gramática de línguas de sinais.
reimpr.
Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2010. p. 13.
A Libras é uma língua e se faz necessário compreender características que comprovem essa afirmação.
Sobre o que foi apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. A Libras, mesmo tendo uma gramática própria, pode ser usada em qualquer país e por qualquer surdo.
II. A Libras possui uma estrutura completamente visual.
III. A língua de sinais atendia todos os critérios linguísticos de uma língua genuína.
IV. A ordem das sentenças na Libras ocorre de forma diferente da Língua Portuguesa.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
6ª QUESTÃO
É fundamental conhecer os marcos históricos para compreender os avanços alcançados em relação aos
direitos das pessoas surdas, bem como os desafios enfrentados por indivíduos com deficiência auditiva em
diversos contextos históricos. Ao examinar a vida dos surdos na Idade Média, é necessário considerar as
relações sociais da época, assim como os níveis de aceitação e tratamento dispensados aos indivíduos com
suas particularidades, incluindo como a deficiência auditiva era compreendida e tratada nas esferas sociais e
culturais.
Foi no fim da Idade Média que surgiram os primeiros filósofos e pesquisadores, defendendo uma educação
mais eficaz para os surdos.
Fonte: NOVAIS, I. A. M. N. Aspectos Históricos da Educação do Surdo: um panorama mundial – Libras.
Indaial, SC: Arqué, 2024.
Sobre quais foram os principais fatores que contribuíram para essa mudança de visão sobre a educação dos
surdos, analise as sentenças a seguir:
I. O interesse das famílias nobres com herdeiros surdos em integrá-los à sociedade para preservar suas
riquezas.
II. A quebra da visão mística sobre a surdez, que anteriormente era associada a maldições e feitiçarias.
III. A influência da igreja, que passou a ver os surdos como portadores de dons divinos.
IV. O reconhecimento de que os surdos podiam aprender e se desenvolver tanto pedagogicamente quanto
linguisticamente.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
IV, apenas.
II e IV, apenas.
7ª QUESTÃO
Leia o texto a seguir de Battison (1978 apud Quadros e Karnopp, 2004, p. 35):
A alegação do empobrecimento lexical nas línguas de sinais surgiu a partir de uma situação sociolinguística
marcada pela proibição e intolerância em relação aos sinais na sociedade e, em especial, na educação.
Entretanto, sabe-se que tais línguas desenvolvem itens lexicais apropriados a situações em que são usados.
Na medida em que as línguas de sinais garantem maior aceitação, especialmente em círculos escolares,
registra-se o aumento no vocabulário, denotando referentes técnicos. É interessante observar que em áreas
consideradas atividades tradicionais para surdos nos Estados Unidos e no Canadá, tais como esportes,
tipografia e impressão, há um extenso desenvolvimento lexical.
Fonte: QUADROS, R. M; KARNOPP, L. B. Língua de Sinais Brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre: Artes
Médicas, 2010.
Sobre o exposto, assinale a alternativa que apresenta um campo gramatical da língua de sinais:
ALTERNATIVAS
Os classificadores fazem parte de um sistema informal da língua de sinais.
O que conhecemos de sistema lexical, na Libras, chamamos de sinal.
O sinal é correto quando feito com a mão direita.
Para ser profissional da língua de sinais, primeiro é necessário ser formado em Letras-Português.
A Libras tem como base a Língua Portuguesa, já que as gramáticas das duas línguas são iguais.
8ª QUESTÃO
Durante muito tempo, as línguas de sinais eram consideradas línguas ágrafas, isto é, eram línguas apenas
faladas, sem a possibilidade de serem representadas graficamente de maneira direta. Atualmente, isso
mudou, com a criação de um sistema de escrita de sinais, conhecido por SignWriting.
Fonte: NOVAIS, Ivanilda Almeida Meira. A gramática da língua de sinais: morfologia – Libras. Indaial, SC :
Arqué, 2024.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I. A ideia de representar graficamente as línguas de sinais teve origem num sistema para escrever passos de
dança.
II. No ano de 1977, aconteceu o primeiro workshop sobre SignWriting para a Sociedade de Linguística de
New England, no Estados Unidos.
III. O SignWriting pode registrar qualquer língua de sinais do mundo sem passar pela tradução da língua
falada.
IV. Não existe, ainda, um aplicativo para essa escrita para ser utilizado em computadores.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
9ª QUESTÃO
Lacerda (2006, p. 9) afirma que: “ A inclusão escolar é vista como um processo dinâmico e gradual, que
pode tomar formas diversas a depender das necessidades dos alunos, já que se pressupõe que essa
integração/inclusão possibilite, por exemplo, a construção de processos linguísticos adequados, de
aprendizado de conteúdos acadêmicos e de uso social da leitura e da escrita, sendo o professor responsável
por mediar e incentivar a construção do conhecimento através da interação com ele e com os colegas.”
Fonte: LACERDA, C. B. F. de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e
intérpretes sobre estas experiências. Cad. CEDES, Campinas, v. 26, n. 69, 2006, p. 163-184.
Considerando a importância da educação inclusiva para alunos surdos nos anos iniciais do Ensino
Fundamental, analise as afirmativas a seguir:
I. Os documentos e legislações respaldam a educação inclusiva para surdos, orientando as escolas quanto às
principais adaptações que devem ser realizadas.
II. São necessários ajustes organizacionais para garantir o acesso e a permanência do aluno surdo nas
escolas.
III. Não é necessário formações específicas para os professores, para aprimorar os conhecimento e
habilidades para atender às necessidades dos alunos surdos de forma eficaz.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II e III.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
10ª QUESTÃO
Na Grécia Antiga e na China, predominava a ideia de que a surdez era um castigo divino, levando a atitudes
extremamente cruéis, como a execução de pessoas surdas, que eram jogadas de penhascos ou eliminadas
de outras formas violentas. Já na Europa medieval, essa visão persistiu, e muitos surdos foram condenados à
fogueira por serem considerados inúteis ou até ligados as superstições (Novais, 2024).
Fonte: NOVAIS, I. A. M. N. Aspectos Históricos da Educação do Surdo: um panorama mundial – Libras.
Indaial, SC: Arqué, 2024.
Sobre como os surdos eram percebidos na civilização grega, analise as sentenças a seguir:
I. A sociedade italiana eliminava crianças com deficiência, incluindo os surdos, porque elas não eram vistas
como aptas para as necessidades militares.
II. A sociedade ateniense, focada no intelecto, permitia que os surdos fossem educados, desde que
demonstrassem capacidades cognitivas excepcionais.
III. Tanto Esparta quanto Atenas tinham a mesma postura em relação aos surdos, eliminando-os somente da
sociedade intelectual, mas eram considerados pessoas fortes.
IV. Em Esparta, os surdos eram eliminados devido à sua incapacidade de servir ao exército, enquanto em
Atenas eram vistos como incapazes de receber instruções intelectuais.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
IV, apenas