ATIVIDADE 3 – MKT – ANALYTICS MARKETING – 54/2023

1ª QUESTÃO
“Big data é um conjunto de dados maior e mais complexo, especialmente de novas fontes de dados. Esses
conjuntos de dados são tão volumosos que o software tradicional de processamento de dados
simplesmente não consegue gerenciá-los. No entanto, esses grandes volumes de dados podem ser usados
para resolver problemas de negócios que você não conseguiria resolver antes.”
Fonte: https://www.oracle.com/br/big-data/what-is-bigdata/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20exatamente%20big,de%20novas%20fontes%20de%20dados.
Acesso em: 28 ago. 2023.
Sobre os Vs do Big Data, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
O valor trata do valor financeiro que uma quantidade específica de dados é capaz de entregar.
Doug Laney reorganizou, a partir do ano 2000, os processos de Big Data dentro dos 2 Vs: volume e velocidade.
A velocidade de obteção de dados nos sistemas modernos é um problema, pois o hardware dos computadores e
redes não evoluiu para permitir análises em tempo real.
O volume, nas definições de Doug Laney, tem a ver somente com a capacidade de processamento dos computadores
responsáveis pelas tarefas de análises de dados.
A variedade corresponde à necessidade de entender os diferentes tipos de dados que são deixados pelos
usuários que trafegam e à importância de analisá-los e armazená-los corretamente.

2ª QUESTÃO
Considere a situação hipotética a seguir:
Uma empresa especializada em vendas online de produtos do segmento pet gastou R$15.000,00 em uma
campanha do Google Ads que gerou R$ 85.000,00 em vendas de produtos em seu site, diretamente desses
anúncios. Para verificar o retorno dessa campanha é necessário calcular o retorno sobre o gasto com a
publicidade em mídia paga, o chamado ROAS (Return On Advertising Spend). Para isso basta dividir a receita
obtida pelo valor que foi investido nos anúncios, conforme a fórmula a seguir:
A partir do resultado e análise do ROAS da ação, podemos afirmar que o retorno obtido
ALTERNATIVAS
em receita foi 8,5 vezes maior que o investimento, podendo concluir que a campanha foi bem sucedida.
em receita foi 5,6 vezes menor que o investimento, podendo concluir que a campanha foi mal sucedida.
em receita foi 5,6 vezes maior que o investimento, podendo concluir que a campanha foi bem sucedida.
em receita foi 0,17 vezes menor que o investimento, podendo concluir que a campanha foi mal sucedida.
em receita foi 0,17 vezes maior que o investimento, podendo concluir que a campanha foi bem sucedida.

3ª QUESTÃO
Growth Hacking tem a finalidade de fomentar agilidade no crescimento de negócios a partir da
exploração dos dados. Para Sean Ellis, o mercado exige que um negócio seja mais ágil,
para aproveitar melhor novas oportunidades e corrigir problemas rapidamente, o que gera vantagem
competitiva.
Fonte: ORSOL, F.; OTOMURA, A. M. Analytics Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre Growth Hacking, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
A análise de dados não faz parte da filosofia de Growth Hacking, sendo relacionada apenas com o conceito de Big
Data.
O produto must-have está no estágio mais baixo de aceitação da clientela, o que faz com que a equipe de
crescimento inicie a etapa de aceleração de vendas deste produto.
O Growth Hacking analisa o público que interage com a marca em suas plataformas digitais, mas o processo de
análise da satisfação dos clientes e usuários dos produtos não diz respeito a essa metodologia.
O Growth Hacking tem uma relação única com as etapas para construção de um modelo de negócios, de modo que
as métricas são apenas um complemento para entender o mercado para criação de negócios.
O Growth Hacking pode ser definido como um método que se baseia na análise e exploração dos dados, para
aceleração de resultados dentro de uma empresa, contemplando tanto as áreas de pesquisa e
desenvolvimento como também as áreas de marketing e vendas.

4ª QUESTÃO
Considere a situação hipotética a seguir:
Uma empresa especializada em vendas online de artigos esportivo solicitou que você realizasse uma
campanha de e-mail marketing, informando a ação de Black Friday que aconteceria na semana seguinte.
Nesse e-mail era necessário inserir um link que levasse os usuários ao e-commerce da marca. Após a
semana da promoção de vendas, a empresa solicitou um relatório sobre a efetividade das ações. Nesse
relatório foi solicitado a apresentação dos resultados da taxa de abertura, que é calculada pela divisão entre
o número de contatos que receberam o e-mail e o número dos que abriram o e-mail. Também foi solicitada
a métrica da taxa de cliques, que é calculada pela divisão entre o número de usuários que abriram o email e a quantidade de usuários que clicaram no CTA (call to action) da mensagem. Para realizar esses
cálculos considere os seguintes dados: a lista de e-mail contava com 17.000 contatos; o número de e-mails
entregues foi de 16.000; número de e-mails abertos foi de 13.000; e o total de cliques em links nos emails foi de 8.000.
A partir do cálculo e análise das métricas da campanha de Black Friday, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
A taxa de abertura foi de 61,53%, o que representa que menos da metade dos leads receberam o e-mail da
campanha.
A taxa de cliques foi de 61,53%, o que representa que mais da metade dos contatos que abriram o email clicaram no CTA contido na mensagem.
A taxa de cliques foi de 81,25%, o que representa que mais de 80% dos 17.000 contatos clicaram no CTA contido
na mensagem do e-mail.
A taxa de abertura foi de 81,25%, o que representa que mais da metade dos leads que receberam o e-mail o
abriram e realizaram a leitura de todo conteúdo.
A taxa de abertura foi de 61,53%, o que representa que mais da metade dos leads receberam o e-mail da
campanha e clicaram no link que direcionava o lead para o site de vendas.

5ª QUESTÃO
O e-mail é um meio de comunicação familiar e ativo para a grande maioria dos consumidores conectados e,
quando há uma base de contatos em crescimento, é possível segmentá-los por grupos de interesse e
customizar mensagens, de acordo com a interação com materiais anteriores ou com o perfil do cliente.
ORSOL, Felipe; OTOMURA, André Martins. Analytics Marketing. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021.
Sobre os tipos de conteúdo do e-mail marketing, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre
elas:
I. Os e-mails com promoções buscam apresentar cupos e descontos para os destinatários, aliados a gatilhos
mentais e promoções temporárias.
II. Os e-mails com conteúdo sobre a marca buscarão contar a história do negócio ou educar clientes sobre
valores e processos, por exemplo.
III. Nos e-mails com inbound marketing, o destinatário será conduzido pelas etapas do funil de vendas, de
acordo com o objetivo de cada e-mail ou da estratégia vigente.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

6ª QUESTÃO
Os canais de tráfego representam caminhos pelos quais as pessoas podem chegar até uma empresa, sendo
que cada plataforma terá um perfil de dados coletados, cabendo ao analista observar e entender o que vale
mais a pena ser estudado, de acordo com o segmento do negócio.
Fonte: ORSOL, F.; OTOMURA, A. M. Analytics Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre canais de tráfego, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Outdoors e revistas não podem ser considerados como canais de tráfego.
PORQUE
II. Canais de tráfego são apenas meios digitais pelos quais é possível coletar dados dos usuários.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

7ª QUESTÃO
A abordagem que aposta na atração de consumidores por meio de tráfego orgânico, que acontece quando
a própria pessoa busca pela marca ou a encontra enquanto navega pela internet à procura de alguma
resposta ou solução de problema relacionado, se chama inbound marketing.
Fonte: ORSOL, F.; OTOMURA, A. M. Analytics Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre inbound marketing, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Utiliza os conceitos de funil de vendas e jornada de compra para guiar a criação de conteúdos que gerem
valor para os clientes potenciais.
PORQUE
II. Um dos grandes desafios dessa estratégia é produzir materiais que prendam a atenção do usuário.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

8ª QUESTÃO
Assim como trabalham os textos de blog e os posts nas redes sociais de uma marca, oferecendo
diferentes conteúdos, de acordo com os estágios do funil, fazendo com que os usuários sejam conduzidos
desde a descoberta de um problema até a indicação da solução que ela oferece, os e-mails também podem
trabalhar dessa forma, oferecendo mensagens que vão desde um apanhado de notícias sobre
acontecimentos do mundo, até promoções exclusivas para assinantes de uma newsletter, com cupons de
desconto em produtos selecionados. O profissional de Analytics Marketing procura entender como a
mecânica de análise dos leads funciona, para observar os dados e sugerir melhorias estratégicas.
Fonte: ORSOL, F.; OTOMURA, A. M. Analytics Marketing. Maringá: UniCesumar, 2021.
Assim, analise os seguintes números de uma campanha de e-mail marketing de uma empresa que está no
cenário digital e trabalha com a venda de produtos no atacado.
• Tamanho da base de leads: 15.500
• Número de e-mails entregues: 14.000
• Número de e-mails abertos: 10.000
• Total de cliques em links nos e-mails: 1.429
Com base nos cálculos de métricas que são apresentados no livro da disciplina, assinale a alternativa
correta:
ALTERNATIVAS
A taxa de abertura foi de 66,67%.
A taxa de abertura foi de 93,33%.
A taxa de abertura foi de 71,43%, e a taxa de cliques foi de 14,29%.
A taxa de abertura foi de 71,43%, e a taxa de cliques foi de 20,00%.
A taxa de cliques para essa campanha atingiu um resultado de 13,33%.

9ª QUESTÃO
A classificação de um lead qualificado é feita com base no estágio em que esse lead se encontra, podendo
ser do tipo MQL (Marketing Qualified Leads), que são os leads qualificados para o marketing e
SQL (Sales Qualified Leads), que são os leads qualificados para as vendas. No MQL o lead ainda está em
busca de conteúdo que o ajude a decidir a melhor solução para o seu problema. Embora os esforços de
marketing possam trazer leads, o comportamento do lead é o que leva os profissionais de marketing a
considerá-lo um MQL. Eles fazem algum tipo de ação de contato ativa para examinar o que a empresa tem a
oferecer, como o download de software de teste ou e-book gratuito. O segundo tipo de classificação, o SQL,
compreende o lead qualificado para vendas, que compreende o estágio em que o cliente em potencial foi
nutrido e avançou pelo funil de vendas. Esse entendimento é importante pois a conversão dos leads em
clientes depende diretamente da qualificação que eles recebem no decorrer do relacionamento com a
empresa.
DIAMOND, S. Digital marketing all-in-one for dummies. John Wiley & Sons, 2019 (adaptado).
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O lead qualificado de marketing (MQL) compreende o cliente potencial que está em uma posição de
conversão para as vendas, estágio esse onde a equipe de vendas atua para convertê-lo em um cliente
ativo.
PORQUE
II. O MQL representa o estágio em que os leads que apresentaram interesse no produto serão nutridos com
os esforços de marketing, para que avançem no funil de vendas, e então se torne um SQL.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

10ª QUESTÃO
Usar variáveis de atitude como o Net Promoter Score (NPS) é muito útil para a gestão, pois é uma forma de
gerar dados de fácil análise que auxiliam no planejamento estratégico e na tomada de decisão. O NPS, em
termos gerais, é uma indicação da probabilidade de os clientes recomendarem seu produto ou serviço a um
amigo, familiar ou colega. A escala varia de 0 (provavelmente não recomendaria) a 10 (provavelmente
recomendaria). Se o NPS de um cliente for: 9 ou 10: O cliente é chamado de promotor e provavelmente
falará positivamente sobre seu produto. 7 ou 8: O cliente é chamado de passivo ou neutro em
relação ao seu comportamento de recomendação. Abaixo de 7: O cliente é chamado de detrator e
provavelmente falará negativamente sobre o seu produto ou marca.
SAURO, J. Customer analytics for dummies. John Wiley & Sons, New Jersey, 2015 (adaptado).
Considerando o texto apresentado a respeito do NPS, avalie as afirmações a seguir:
I. Os clientes classificados como neutros compreendem os advogados da marca que defendem e
propagam a marca organicamente.
II. Os feedbacks dos detratores, ainda que negativos, fornecem dados valiosos a respeito do que deve ser
revisto para corrigir possíveis falhas.
III. As pesquisas de NPS compreendem indicadores-chave de desempenho que permitem avaliar o nível de
lealdade, satisfação e recomendação dos clientes.
IV. Os feedbacks dos detratores podem ser complementados com novas perguntas por e-mail marketing ou
NPS a respeito do que a empresa pode fazer para que a satisfação desse perfil aumente.
V. As pesquisas de NPS permitem identificar quais são os clientes detratores, neutros e promotores, o que
auxilia no direcionamento de ações de marketing mais assertivas de acordo com o perfil de cada cliente.
É correto apenas o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV.
I, II e III.
I, II e V.
III, IV e V.
II, III, IV e V

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