ATIVIDADE 3 – MKT – DESIGN GRÁFICO APLICADO AO MARKETING – 54/2023

1ª QUESTÃO
“Qualquer acontecimento visual é uma forma com conteúdo, mas o conteúdo é extremamente influenciado
pela importância das partes constitutivas”. A partir dessa citação, quando pensamos em forma, existem
alguns elementos que devemos levar em consideração para compor o nosso produto visual gráfico.
DONDIS, A. D. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Analisando fragmento de texto exposto anteriormente, ressalta-se que:
ALTERNATIVAS
Os componentes que compõem a forma são: ponto, linha, plano e volume.
Os componentes que compõem a forma são: ponto, linha, plano e enquadramento.
Os componentes que compõem a forma são: plano e enquadramento.
Os componentes que compõem a forma são: plano, enquadramento, continuidade e tipografia.
Os componentes que compõem a forma são: ponto, linha e enquadramento.
2ª QUESTÃO
A ideia de organizar tipos em famílias combinadas data do século XVI, quando os impressores começaram a
combinar os chamados tipos romanos e itálicos. Assim, os tipos formam um dos elementos mais
importantes de trabalhar quando estamos concebendo um produto gráfico, seja ele digital ou impresso. A
escolha do tipo correto será determinante para o sucesso ou não do produto final.
SALVADEGO, A. C.; GARCIA, D. R. Design Gráfico Aplicado ao Marketing. Maringá: Unicesumar, 2020.
Partindo dessa premissa, sobre famílias tipográficas, leia as alternativas, a seguir, e assinale a correta.
ALTERNATIVAS
O termo família tipográfica designa se uma fonte é serifada ou não serifada.
O termo família tipográfica designa se a fonte é de orígem Helvetica, Times New ou Comics.
O termo família tipográfica designa o estilo de fonte no corpo do texto, ou seja, se ela é em negrito, itálico ou
condensada.
O termo família tipográfica, que designa grande parte dos tipos, são da família: Helvetica, Times New, Brush Script,
Ancient e Papyrus.
O termo família tipográfica designa o conjunto de caracteres que possuem as mesmas características essenciais de
desenho, independentemente do peso, tamanho do corpo e inclinação.
3ª QUESTÃO
21/11/2023, 14:37 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 2/10
Fotografia é luz e movimento. Com experiência, o fotógrafo irá saber cada movimento, cada tipo de luz e a
melhor forma de captá-la. Quanto mais se trabalha no mesmo segmento, melhor se desenvolverá o estilo e
o olhar fotográfico. Cada fotógrafo se desenvolve ou tem aptidão para determinado segmento e consegue
expressar suas particularidades através de um click.
Disponível em: https://fotografiadicas.com.br/tipos-de-fotografia/. Acesso em 17/09/2020 (Adaptado)
Com base no texto referente ao estilo de fotografia, avalie as afirmações:
I. No fotojornalismo, uma característica importante deste tipo de fotografia é a espontaneidade para a foto.
II. A fotografia de natureza pode ser utilizada para inúmeros objetivos, como científicos, ecológicos,
geográficos, entre outros.
III. A foto esportiva representa algum momento importante ou de muita adrenalina em um esporte. É
necessário um equipamento específico e o olhar concentrado do fotógrafo.
IV. Na fotografia still, temos como principal modelo, o produto. O desafio é demonstrá-lo de uma maneira
atrativa para o consumidor, sendo que o local adequado para fotografar é em cenários externos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
4ª QUESTÃO
21/11/2023, 14:37 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 3/10
Para poder atribuir valor a diferentes tipos de produtos, marcas e postagens, é necessário ter conhecimento
dos softwares mais utilizados para cada objetivo. Existem inúmeras opções de softwares pagos e gratuitos
no mercado editorial, que possibilitam trabalhar com manipulação de imagens, desenvolvimento de
postagens para redes sociais, criação de logomarcas, como também as principais ferramentas de edição,
possibilitando a execução de um trabalho com qualidade. Para cada finalidade, há um software mais bem
qualificado para manter a qualidade de cada design.
SALVADEGO, Ana Claudia; GARCIA, Diogo Ribeiro. Design Gráfico Aplicado ao Marketing. Maringá –
PR.: UniCesumar, 2020. (Adaptado).
Com base no texto acima, quanto aos softwares e suas funcionalidades, analise as afirmações:
I. CorelDraw é um programa de layout e ilustração vetorial, com utilização de cores.
II. Pixlr é um popular software de edição de fotografia avançada, sendo uma alternativa próxima ao Adobe
Photoshop.
III. GIMP (GNU Image Manipulation System), é um software de edição de imagens JPG e o mais próximo de
um concorrente pago do Photo-Paint.
IV. Autodesk Maya é um software de edição, que permite criar imagens HDR e melhorias em fotos. Auxilia
os designers gráficos, oferecendo-lhes um conjunto de ferramentas criativas.
V. Color Schene Designer é uma ferramenta online que oferece diversos instrumentos, que ajudam a chegar
à paleta de cores desejada. A melhor característica, é que ele permite exportar a sua paleta de cores para
diversos formatos.
É correto apenas o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV.
I, II e III.
I, II e V.
III, IV e V.
II, III, IV e V.
5ª QUESTÃO
Conforme foi possível verificar e entender, a luz exerce um papel fundamental na criação e no
desenvolvimento de projetos gráficos de comunicação. Assim, é necessário entender suas características e
especificações para que possamos desenvolver projetos cada vez melhores.
SALVADEGO, A. C.; GARCIA, D. R. Design Gráfico Aplicado ao Marketing. Maringá: UniCesumar, 2020.
Considerando os efeitos da luz, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Em situações em que um corpo reflete toda a luz recebida, enxergamos a cor branca.
PORQUE
II. Nas situações em que ele absorve todas as cores, enxergamos a cor preta.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
21/11/2023, 14:37 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 4/10
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
6ª QUESTÃO
Ao compor diagramas e um produto gráfico, é muito comum utilizarmos grids. Um grid é uma construção,
um conjunto de módulos regulares, que facilitam a distribuição dos elementos na página ou na tela.
Também chamado de diagrama, o principal objetivo do grid é controlar os objetivos gráficos distribuídos no
layout, isto é, criar um sistema de organização dos conteúdos.
SALVADEGO, A. C.; GARCIA, D. R. Design Gráfico Aplicado ao Marketing. Maringá: Unicesumar, 2020.
Dentro desses grids, temos alguns tipos que são mais comuns. A partir desse pressuposto, observe a figura
e assinale a alternativa correta.
Fonte: Salvadego e Garcia (2020)
SALVADEGO, A. C.; GARCIA, D. R. Design Gráfico Aplicado ao Marketing. Maringá: Unicesumar, 2020.
INÍCIO DESCRIÇÃO – A imagem refere-se a quatro tipos de grids mais comuns. O primeiro grid é
representado por um retângulo vertical maior com outro retângulo um pouco menor dentro. O segundo
grid é representado um retângulo vertical maior com três colunas dentro. O terceiro grid é representado por
um retângulo vertical maior com dezesseis retângulos menores dentro, de mesmo tamanho, dispostos um
próximo ao outro, de três em três. Por fim, o quarto grid é representado por um retângulo horizontal maior
com formas e tamanhos variados de retângulos dentro. Fim descrição.
ALTERNATIVAS
A figura representa os tipos de grids para layout conhecidos como: retangular, livreto, modular e web.
A figura representa os tipos de grids para layout conhecidos como: livro, jornal, molduras e web.
A figura representa os tipos de grids para layout conhecidos como: livro, jornal, modular e hierárquico.
A figura representa os tipos de grids para layout conhecidos como: retangular, colunas, modular e hierárquico.
A figura representa os tipos de grids para layout conhecidos como: digital, colunas, framework e web.
21/11/2023, 14:37 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 5/10
7ª QUESTÃO
A ferramenta Canva é uma plataforma dinâmica em formato de um quadro que permite aos usuários criar
gráficos de mídia social, apresentações e outros conteúdos visuais. Está disponível online e em
smartphones; integra milhões de imagens, fontes, modelos e ilustrações. Esse
modelo contém diversas conceitualizações, ou seja, são diversas opções de layout, para atender a todas as
necessidades de diferentes projetos.
SALVADEGO, Ana Claudia; GARCIA, Diogo Ribeiro. Design Gráfico Aplicado ao Marketing. Maringá –
PR.: UniCesumar, 2020. (Adaptado).
Referente as opções oferecidas pela ferramenta do canva, analise as afirmações:
I. O Canva tem a possibilidade de adicionar uma tipografia, realizando o upload de uma fonte externa
retirada de sites da internet.
II. A ferramenta permite convidar membros para colaborar com o desenvolvimento de projetos,
possibilitando, assim, diferentes visões para o sucesso de uma campanha.
III. Ao escolher a opção aplicativo, permite aplicar diferentes recursos como fotos, elementos, texto, músicas,
vídeos, fundos, possibilitando a utilização de algumas opções do computador.
IV. Os conteúdos desenvolvidos no Canva podem ser direcionados para publicação e
postagem. O usuário realiza a postagem, diretamente, na rede social, baixando o arquivo e gerando um link
compartilhável.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
8ª QUESTÃO
21/11/2023, 14:37 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 6/10
Sabemos que hoje, com a evolução crescente das tecnologias, as extensões de arquivos digitais estão cada
vez mais frequentes no dia a dia. Por tal fator, temos várias possibilidades de trabalhar o layout e suas
extenções. Por exemplo, em proporções 4:3, 16:9, entre outras. E as extensões TIFF, JPEG, PSD, PDF, EPS
entre outras.
SALVADEGO, A. Cl.; GARCIA, D. R. Design Gráfico Aplicado ao Marketing. Maringá: Unicesumar, 2020.
Considerando o texto anterior sobre formatos de arquivos digitais e suas características, avalie as afirmativas
a seguir.
I. Para as apresentações de slides, temos dois formatos muito utilizados como padrão, são eles: 16.9 e 4:3.
Sendo que o 16:9 é o formato quadrado e o 4:3, o formato retangular.
II. O formato 4:3 é o formato quadrado, antigo formato para TV. Hoje é mais usual utilizar o 16:9, chamado
popularmente de “widescreen”.
III. O formato conhecido como BITMAP é um formato mais utilizado para páginas web, pois nele é possível
fazer o mapeamento do bits da tela, tornando um formato responsivo, compatível com qualquer dispositivo.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
9ª QUESTÃO
21/11/2023, 14:37 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 7/10
Para a criação de uma produção gráfica que mostre com clareza a informação e atinja o seu público-alvo, é
necessário obter algumas informações que serão essenciais para auxiliar nesse processo, sendo o principal
conhecer esse público-alvo, pois todo projeto se volta para quem o observará, comprará ou consumirá. Para
obter as principais informações necessárias e para ter sucesso na criação, é necessário realizar
um mapeamento das informações do projeto.
SALVADEGO, Ana Claudia; GARCIA, Diogo Ribeiro. Design Gráfico Aplicado ao Marketing. Maringá –
PR.: UniCesumar, 2020. (Adaptado).
Referente ao mapeamento das informações do projeto, analise as afirmações:
I. Ao iniciar um projeto, deve ser apresentado antes um briefing, com as informações necessárias para
nortear todas as ideias para o design.
II. Ao dispor o briefing como norte, é possível transmitir a mensagem de maneira correta, pensando,
principalmente, no público-alvo que o seu cliente pretende atingir.
III. Ao iniciar os projetos gráficos, no dia-a-dia, basta selecionar uma imagem dentro do tema, colocar as
informações que foram solicitadas, ajustar alguns detalhes e está pronto.
IV. Ao realizar o mapeamento, é possível encontrar algumas informações básicas sobre o cliente, como sua
posição dentro do mercado, quais consumidores espera atingir, além de informações sobre clientes
concorrentes.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
10ª QUESTÃO
21/11/2023, 14:37 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 8/10
A Segregação é uma das Leis da Gestalt, que é utilizada de forma ampla para a construção de mensagens
visuais e conceituais para os mais diversos fins. Podemos entender segregação como a capacidade de
separar cores ou elementos, identificar ou colocar em evidência algo. Nosso campo visual consegue separar
uma ou mais unidades, dependendo do estímulo, e pode destacar, apenas, a unidade principal ou mais de
um todo complexo.
SALVADEGO, A. C.; GARCIA, D. R. Design Gráfico Aplicado ao Marketing. Maringá: Unicesumar, 2020.
Dessa forma, observe a imagem a seguir e, depois, analise as afirmações:
21/11/2023, 14:37 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 9/10
Fonte: https://unsplash.com/photos/NxuI26bZ0xM. Acesso em: 31 out. 2022.
I. A imagem representa segregação, uma vez que é possível observar o destaque para o homem em
comparação ao mar.
II. Apesar de o homem estar em primeiro plano, nosso olhar sempre se volta para a sombra na parte inferior
da imagem.
III. É possível percebermos três unidades dentro da imagem: o homem, a areia e o mar.
21/11/2023, 14:37 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 10/10
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III

Olá, somos a Cavalini Assessoria Acadêmica.

Fazemos esse trabalho por um preço justo, sem cópia.

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.

Entre em contato conosco para solicitar o seu.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp