ATIVIDADE 3 – MKT – INTELIGÊNCIA DE MERCADO – 54/2023

1ª QUESTÃO
CRM significa Customer Relationship Management, em tradução literal significa Gestão do Relacionamento
com os Clientes. De forma geral, o CRM pode ser interpretado sob duas perspectivas. Primeiro, o CRM pode
ser um conceito que dá suporte a um modelo de gestão que foca na captação, satisfação, fidelização e
manutenção dos clientes. Segundo, o CRM pode ser um programa de computador (software) que faz o
controle do histórico dos clientes de um determinada empresa, armazenado e analisados os dados a fim de
buscar a satisfação e manutenção deles.
RODRIGUES, F. da. S.; NOGAMI, V. K. da. C.; VAN DAL, J. Inteligência de Mercado. Maringá: Unicesumar,
2019.
De acordo com o presente texto, analise as afirmativas e assinale (V) para as Verdadeiras e (F) para as falsas.
I. O CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades dos clientes
atuais e potenciais de uma empresa.
II. O CRM também busca o gerenciamento de matéria-prima que contribui para o setor de produção das
empresas, até chegar no cliente final.
III. Apenas o CRM pode ser considerado como único modelo de gestão adequado para todas as
necessidades gerenciais da empresa (do estoque de matéria-prima a venda final).
IV. O CRM auxilia as empresas a coletar os dados dos clientes, entrar em contato com esses clientes (atuais
ou potenciais) para que possa apresentar e vender ativamente produtos a esses clientes.
As afirmações I, II, III e IV, são respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, V, V.
V, V, F, V.
V, V, F, F.
V, F, F, V.
F, V, F, V.

2ª QUESTÃO
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Com a evolução do conhecimento em Administração, a área de Marketing passou a incorporar o conceito
de Sistemas, com o intuito de contribuir para a tomada de decisões nas empresas. Esta evolução tem como
base os avanços tecnológicos que consequentemente têm contribuição da área de TI (Tecnologia da
Informação). Desta forma, a evolução do SIM tem estreita relação com a evolução dos sistemas
computacionais de gestão. Por isso, é fundamental que você, profissional de Marketing, tenha familiaridade
com o conhecimento acerca de Tecnologia da Informação, Informática, Internet, Softwares e Hardwares,
para que domine bem os sistemas de apoio à decisão. Também, é fundamental que o profissional de
Tecnologia da Informação tenha familiaridade com os conceitos de Marketing para poder auxiliar na tomada
de decisões estratégicas, táticas e operacionais dentro das empresas tanto nas multinacionais quanto nas
regionais. A base para esta interação é a comunicação intraorganizacional.
Fonte: RODRIGUES, F. da S.; NOGAMI, V. K. C.; VAN DAL, J. Inteligência de Mercado. Maringá: UniCesumar,
2019.
Sobre os sistemas de informação em marketing, analise as afirmativas a seguir.
I. Usuários são dispensáveis na formulação de um sistema de informação em marketing.
II. Quando os dados internos são insuficientes, o ideal é recorrer aos dados externos, que, geralmente, são
mais caros e menos acessíveis.
III. Existe um roteiro para construir um SIM, que direciona de forma sistemática e objetiva o processo de
coleta, armazenamento e processamento das informações.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

3ª QUESTÃO
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O CRM pode auxiliar a manter um acompanhamento de quando um cliente entra em contato com a
empresa, independentemente do momento em que isso ocorra. O CRM possibilita, ainda, que uma empresa
desenvolva uma relação consistente com o cliente, além de serviço e suporte superiores em todos os
contatos que o cliente tenha com ela. Todos esses benefícios propiciam um valor estratégico para a
companhia e um valor significativo para seus clientes (O’BRIEN, 2006). O CRM pode ser analisado sob duas
perspectivas: como estratégia de negócio e como tecnologia. Do ponto de vista estratégico, de acordo com
Handen (2001), o CRM pode ser dividido em quatro tipos de programas: conquista de clientes em potencial
(prospecting), reconquista de clientes, fidelização de clientes e vendas por cross-sell e up-sell. Enquanto
cross-sell busca o aumento da participação no cliente por meio da venda de produtos ou serviços
complementares a um produto inicial, up-sell é a venda de produtos ou serviços mais sofisticados, mas na
mesma categoria do produto ou serviço inicial.
Fonte: RODRIGUES, F. da S.; NOGAMI, V. K. C.; VAN DAL, J. Inteligência de Mercado. Maringá: UniCesumar,
2019.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para a obtenção de novos clientes, utilizar das ferramentas de software e de gestão dos bancos de dados
como o CRM é pouco efetivo.
PORQUE
II. Os softwares apresentam um baixo controle dos contatos, busca de clientes, marketing direto e
atendimento dos pedidos do cliente.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

4ª QUESTÃO
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O Sistema de Informação de Marketing (SIM) tem como objetivo principal fornecer dados relevantes e gerar
informação de qualidade para os gestores da empresa. É importante conhecer o passado e o presente, para
então definir estratégias para o futuro. O SIM pode ser dividido em três etapas, coleta, processamento e
saída. O sistema filtra e categoriza a compreensão as informações para o gestor. Em um ambiente com
excesso de informações, elas estarem sistemicamente organizadas, faz com que a decisão seja mais fácil e
assertiva.
Adaptado de: NOGAMI, V. K. da. C.; RODRIGUES, F. da. S.; DAL, J. V. Inteligência de Mercado.
Maringá: Unicesumar, 2019.
Considerando o texto anterior e todas as vantagens do SIM, avalie as afirmações a seguir.
I. A maioria das decisões passam a ser baseadas em informações válidas.
II. Faz com que as informações cheguem à mão dos gestores, de forma mais organizada.
III. Ajuda empresas com hierarquia verticalizada, a controlar as informações e centralizar a tomada de
decisão, de forma mais confiável.
IV. O SIM seleciona as informações mais adequadas e evita que dados importantes passem despercebido,
facilitando assim a tomada de decisão dos gestores.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.

5ª QUESTÃO
O objetivo de um Sistema de Informação de Marketing (SIM) é auxiliar os gestores a tomarem decisões
assertivas. Como observamos nos estudos durante a disciplina, as vantagens obtidas pelas empresas que
utilizam o SIM são consideráveis, sobretudo, aquelas relacionadas à redução de decisões tomadas de forma
intuitiva bem como o enxugamento de informações que chegam ao executivo.
Adaptado de: NOGAMI, V. K. da. C.; RODRIGUES, F. da. S.; DAL, J. V. Inteligência de Mercado. Maringá:
Unicesumar, 2019.
Com base neste contexto, avalie as afirmativas a seguir.
I. O SIM é constituído por pessoas, equipamentos e procedimentos.
II. O SIM realiza a coleta, análise e distribuição das informações.
III. O SIM melhora a organização das informações de marketing.
IV. O SIM integra todo o processo produtivo com o orçamento empresarial.
É correto o que se afirma em:
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ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

6ª QUESTÃO
Não temos dúvidas que na realidade do comércio atual, quem não está na internet está perdendo
de vender. Uma grande fatia do mercado está no público virtual. O número de pessoas que esta aderindo à
nova forma de fazer compras, só aumenta.
Esta modalidade de comércio eletrônico, o e-commerce, tem feito muitas empresas repensarem a forma de
fazer marketing. Estratégias para conquistar aquele cliente que tem todas as ferramentas de busca e
pesquisa de preço na palma da mão. O concorrente agora está a um clique de distância.
O e-commerce ganhou espaço, com o rápido avanço da tecnologia, e as facilidades de acesso á internet por
grande parte da população. Para as empresas que operam exclusivamente online, significou uma redução
nos investimentos em estoques e estrutura física, podendo investir mais em marketing digital.
NOGAMI, Vitor; RODRIGUES, Fábio; VAN DAL, Jorge. Inteligência de Mercado. Maringá-Pr.: UniCesumar,
2019.
As empresas participam de quatro categorias básicas de aplicação do comércio eletrônico: B2C (businessto-consumer),C2C (Consumer-to-Consumer), B2G (Business-to-Government), e B2B (Business-to-Business).
Considerando o texto acima, e as categorias de aplicação do comêrcio eletrônico, avalie as afirmativas a
seguir.
I. Vanessa produz máscaras de tecido para uso da população em geral. Ela não tem um site próprio, por isso
anuncia seus produtos no site Mercado livre, e através da plataforma tem vendido para todas as regiões do
país. Seu comércio se enquadra no modelo B2C.
II. João possui uma loja de materiais de escritório, ele trabalha também com aluguel e suprimentos para
impressoras. Através do site da empresa, seus clientes podem fazer seus pedidos, sempre em grande
quantidade, com preço diferenciado pelo volume negociado. Seu comércio se enquadra na categoria B2B.
III. Camila abriu uma loja de produtos para limpeza hospitalar e álcool Gel 70%. Ela fornece esses materiais
para os grandes hospitais públicos da sua região. Ela entra disputa com outros fornecedores, através de um
processo eletrônico, para que o hospital compre com o melhor preço possível. Seu comércio se enquadra na
categoria B2G.
IV. André administra uma loja de auto peças, seu site tem uma linguagem bem acessível, onde o cliente
pode buscar pelo modelo e ano do seu carro, e facilmente encontrar a peça ou acessório que ele precisa.
Seus clientes são em grande maioria, os proprietários dos veículos. Seu modelo de comércio eletrônico, se
enquadra no modelo C2C.
É correto o que se afirma em:
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ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.

7ª QUESTÃO
Considerando a revolução na forma de se fazer negócios, nas últimas três décadas, sobretudo, pode-se
observar que formas retrógradas de administrar organizações tendem a ser descartadas. As empresas que
insistem em basear suas estratégias mercadológicas apenas em estimativas centradas em índices financeiros
passados ou nas vendas históricas, considerando que o passado vai se repetir, podem estar cometendo
erros estratégicos consideráveis. O ideal é que novos cenários competitivos façam uso de novas ferramentas
de gestão. Novas variáveis passam a ser importantes no processo de gestão dos negócios e definição de
estratégias de marketing, e estas devem considerar seus clientes e o aumento desta base de clientes como
fator essencial.
Fonte: RODRIGUES, F. da S.; NOGAMI, V. K. C.; VAN DAL, J. Inteligência de Mercado. Maringá: UniCesumar,
2019.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A inovação tem sido empregada como fator de competitividade de vendas, sempre que o concorrente
imita procedimentos e copia produtos.
PORQUE
II. O administrador deve ir para o front dos negócios, contatando pessoas, ouvindo de forma atenta o
mercado e observando a concorrência.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

8ª QUESTÃO
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Big Data é um processo de análise e interpretação de um grande volume de dados armazenados
remotamente. Tudo que está disponível de forma on-line, de modo não sigiloso, por maior que seja a
quantidade de informações, está ao seu alcance, podendo ser agrupado conforme o interesse. E isso inclui
não apenas os bancos de dados públicos, como o YouTube é para os vídeos ou a Wikipedia, que funciona
como a maior enciclopédia da internet. Big Data pode integrar qualquer dado coletado sobre um
assunto ou uma empresa, como os registros de compra e venda e mesmo os canais de interação não digital
(telemarketing e call center). Onde há um registro feito, a tecnologia o alcança. Só ficam de fora as
informações realmente inacessíveis, como as suas movimentações financeiras e informações privadas de
algumas organizações, por exemplo. Tudo que vaga pela internet pode ser acessado, coletado e agrupado.
O mais incrível é que isso é realizado em grande velocidade, com uso de ferramentas específicas de
Tecnologia da Informação (TI). É necessário que seja assim, dada a gigantesca quantidade de
informações geradas a cada dia por dispositivos diversos. De acordo com o conceito de Big Data, portanto,
é possível fazer a interpretação e a análise desses dados para variados usos. Entre eles, definir as estratégias
de marketing de uma empresa, reduzir custos, aumentar a produtividade e dar um rumo mais inteligente ao
próprio negócio.
Disponivel em: https://fia.com.br/blog/big-data. Acesso em: 17 de agosto de 2023.
Sobre o Big data Analytics, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os sistemas de Big Data Analytics facilitam e permitem a análise em tempo real de quantidades
gigantescas de dados, que seriam impossíveis de serem percebidas e interpretadas por olhos e mentes
humanas.
PORQUE
II. As soluções de Big Data Analytics processam o grande volume de dados brutos até transformá-los em
informações valiosas para as tomadas de decisão.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

9ª QUESTÃO
21/11/2023, 14:48 Unicesumar – Ensino a Distância
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A Teoria Geral dos Sistemas visa a criação de princípios válidos para todos os tipos de sistemas. Desta forma,
suas principais características são: a integração entre as várias ciências, tanto sociais quanto naturais; a
centralização dessa interação em apenas uma teoria; o desenvolvimento de uma teoria exata, nos campos
não físicos da ciência; e a união com a educação científica.
NOGAMI, V. K. da. C.; RODRIGUES, F. da. S.; DAL, J. V. Inteligência de Mercado. Maringá: Unicesumar, 2019.
Em relação aos componentes de um sistema, analise as asserções abaixo.
I. Um sistema visa atingir tanto os objetivos dos usuários do sistema, quanto os do próprio sistema, isto é, a
finalidade para o qual foi criado.
PORQUE
II. Os objetivos do sistema influenciam na etapa de saídas, pois é a partir dos objetivos que serão
encontrados os resultados do processo de transformação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

10ª QUESTÃO
Podemos afirmar que BI ou Business Intelligence é um conjunto de estratégias e técnicas empregadas pelas
empresas com o propósito de analisar dados e melhorar a tomada de decisão baseada em informações
concretas. Como indica a sua tradução, é uma forma de proporcionar a inteligência para os negócios.
Segundo a definição do Gartner, “é um termo abrangente que inclui os aplicativos, infraestrutura,
ferramentas e as melhores práticas que permitem o acesso e a análise de informações para melhorar e
otimizar decisões e desempenho”. Com essa descrição, já fica claro que essa estratégia resolve um desafio e
dúvida comum: como as empresas podem analisar dados de forma rápida para descobrir ações e ajustes
que proporcionem uma vantagem competitiva?
Disponivel em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/business-intelligence-bi/. Acesso em: 17 de
agosto de 2023.
Sobre o BI, analise as afirmativas a seguir.
I. Um dos objetivos do BI é proporcionar a manipulação desses dados e fornecer aos gestores e analistas de
negócio a capacidade de realizar a análise adequada.
II. As ferramentas de BI são utilizadas na geração, no tratamento e na comunicação da informação, e podem
fornecer uma visão estratégica do negócio com o objetivo de transformar grandes quantidades de dados
em informações de qualidade.
III. As organizações inteligentes usam a tecnologia da informação para otimizar a performance e integração
de seus sistemas de banco de dados, podendo inovar com o uso de processamento on-line, mineração de
dados, Big Data e inteligência artificial.
É correto o que se afirma em:
21/11/2023, 14:48 Unicesumar – Ensino a Distância
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ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III

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