1ª QUESTÃO
Há muitas novidades nas tendências para 2021 quando falamos em conteúdo. Segundo um mapeamento
proposto pela Rock Content, o uso do conteúdo gerado pelo próprio usuário (user generated content) nas
estratégias de marketing, as experiências em tempo real e o aumento de conteúdos criativos vão
transformar a relação com os clientes nas mídias sociais. Para conseguir aplicar todas essas tendências nas
suas ações de marketing digital é preciso planejar e organizar um calendário de conteúdo que seja original,
engaje o consumidor e esteja adaptado com diferentes mídias sociais, ou seja, multiformato.
CASSAROTO, Camila. Marketing Digital em 2021: 10 maiores tendências que realmente vale a pena
apostar. Disponível em:<https://rockcontent.com/br/blog/tendencias-de-marketing-digital/>. Acesso em:
03 set 2021.
Sobre a definição de objetivos e plataformas para a criação de conteúdos para as mídias sociais, analise as
asserções abaixo e relação proposta entre elas:
I. Antes de produzir conteúdo acompanhando as tendências de mercado é preciso analisar os objetivos de
negócio, do conteúdo e das plataformas utilizadas. Podemos dividir este processo em quatro partes: 1)
Quando o objetivo do negócio é atrair, a estratégia é utilizar o conteúdo para aumentar a base de
seguidores e alcance de conteúdo. 2) Quando o objetivo do negócio é fazer o cliente considerar comprar o
seu produto, a estratégia é utilizar o conteúdo para engajar inscrições, cadastros e downloads de
informações. 3) Quando o objetivo do negócio é nutrir e fortalecer relacionamentos, a estratégia é produzir
conteúdo com técnicas de SEO que resultem em melhores posições nos mecanismos de busca. 4) Quando o
objetivo do negócio é aumentar a conversão, a estratégia de conteúdo é aumentar a taxa de cliques em
anúncios ou em conteúdos que despertem a atenção do cliente.
PORQUE
II. Somente a partir de uma estratégia bem construída é possível criar um calendário e editorial de conteúdo
relevante e alinhado com os objetivos propostos. Quando isso não está bem elaborado, os principais
objetivos podem se confundir durante a execução, além de dificultar as análises de resultados e perder
grandes oportunidades, como datas comemorativas e sazonalidades com grande apelo de vendas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
2ª QUESTÃO
Segundo levantamento da DDigitals, o marketing de podcasts está entre as principais tendências do
marketing digital para 2023. O formato segue um crescimento expoente e possui uma grande versatilidade
de consumo, já que o usuário pode ouvir durante o trabalho, enquanto dirige ou realiza exercícios físicos.
Trata-se um formato muito nichado, que também se utiliza do marketing de influência. Cenários como estes
reforçam uma demanda do mercado por criadores de conteúdo cada vez mais profissionais, que conseguem
monetizar, gerar renda e parcerias lucrativas com marcas e empresas.
DDIGITALS. Tendências de marketing digital para 2023. Disponível em:
https://ddigitals.net/blog/marketing-digital/tendencias-marketing-digital/. Acesso em: 22. ago. 2022.
Sobre as características do criador de conteúdo, ressalta-se que:
ALTERNATIVAS
Conteúdos autorais não precisam de estrutura prévia, roteiro ou técnica para sua criação.
O conteúdo apresentado é mais importante que a frequência, quando pensamos na criação de conteúdo.
O criador de conteúdo deve primeiro construir uma comunidade, para depois começar a estruturar o seu negócio.
O criador de conteúdo deve olhar seu projeto como um negócio, desenhando sua persona, objetivos, valores, público
alvo e canais de divulgação.
O criador de conteúdo deve buscar uma área de conhecimento ou atuação que ainda tenha baixa concorrência,
mesmo sem experiência no tema.
3ª QUESTÃO
“Conteúdo é rei”, provavelmente você já ouviu essa expressão mais de uma vez quando falamos de
Marketing Digital. É da natureza humana contar histórias e fazemos isso em todos os lugares, então quando
pensamos em nossas estratégias e como comunicamos nossa marca ou empresa nas mídias sociais, também
estamos produzindo conteúdo. Como profissionais, devemos entender de formatos e plataformas para que
o nosso conteúdo chegue até o público com qualidade e eficiência.
ZONETTI, A. M. F. Marketing Digital e Social Media. Unicesumar: Maringá-PR, 2020.
Analisando fragmento de texto exposto acima, ressalta-se que:
ALTERNATIVAS
Gifs e figuras não são conteúdo.
Fotografia não é um tipo de conteúdo.
Conteúdos apenas com texto não são mais utilizados em mídias sociais.
Infográficos, e-books e webinars também são formas relevantes de conteúdo.
Conteúdos de vídeo só tem relevância em plataformas como o Youtube.
4ª QUESTÃO
Para Kotler (2017), as dinâmicas de serviço ao cliente se transformaram em um atendimento colaborativo,
em uma perspectiva 4.0. No modelo tradicional, o cliente era um público-alvo e, ao decidir comprar um
produto da empresa, se tornava um rei, como aquele ditado que diz que “cliente sempre tem razão”. Em
uma nova abordagem, há uma horizontalidade na relação em que a empresa demonstra uma preocupação
genuína em ouvir, responder e acompanhar o atendimento, fortalecendo a relação e não apenas resolvendo
um problema ou questão.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Editora Sextante, 2017
Assim como o Marketing, o Atendimento ao Consumidor também passou por um processo de evolução que
começou no SAC 1.0 até o SAC 4.0. Sobre os processos de mudanças de conceitos e aplicação do Serviço de
Atendimento ao Consumidor, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Até o início do SAC 3.0 toda a comunicação com o cliente era realizada por telefone.
PORQUE
II. No SAC 3.0 é utilizado apenas recursos digitais como bots, robôs, inteligência artificial e formulários
automatizados de atendimento.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
5ª QUESTÃO
Um estudo realizado pela Juniper Research aponta que as smart speakers, dispositivos inteligentes que
funcionam como assistentes virtuais, tiveram um crescimento potencial e a estimativa é um aumento nas
vendas de 50% até o fim de 2023. A Alexa, da Amazon, e a Siri, da Apple, são exemplos de sucesso de como
este tipo de dispositivo está cada vez mais presente no dia a dia do consumidor como uma ferramenta de
organização, entretenimento, comunicação e consumo. A partir da perspectiva apresentada no estudo,
podemos pensar em inúmeras possibilidades de utilização da experiência de voz dos assistentes virtuais em
nossas estratégias digitais quando pensamos em marketing.
GAUD. 3 tendências de marketing digital em 2022. Disponível em: https://gaud.com.br/blog/3-
tendencias-de-marketing-digital-em-2022/. Acesso em: 19. ago. 2022.
Sobre a utilização da experiência de voz a seguir, avalie as situações propostas e assinale (V) para verdadeiro
e (F) para falso:
I) Já é possível veicular anúncios e sugestões de compra por meio de assistentes virtuais.
II) A produção de conteúdos, por meio do recurso da voz, utiliza as mesmas regras de SEO de navegadores
de busca.
III) As experiências de voz são utilizadas apenas para rotinas do dia a dia, como agenda, lembretes e
automatização de ambientes.
IV) Os recursos de voz utilizam a tecnologia da inteligência artificial, conseguindo proporcionar uma
experiência única e personalizada para cada usuário.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, F, F.
F, V, F, F.
V, F, F, V.
F, F, V, V.
F, V, F, V.
6ª QUESTÃO
Segundo um relatório divulgado pela Gartner, em 2015, 33% dos orçamentos dos departamentos de
marketing de empresas nos Estados Unidos e Inglaterra são dedicados a investimentos em tecnologia. O
conhecimento avançado nas duas áreas permite que as empresas realizem campanhas com alto índice de
assertividade, performance e menor custo de investimento.
NEGÓCIO E GESTÃO EMPREENDEDOR. Como a tecnologia vai impulsuionar a (r)evolução do marketing.
Disponível em: https://empreendedor.com.br/artigo/como-a-tecnologia-vai-impulsionar-a-revolucao-domarketing/. Acesso em: 03 set 2021.
Esses dados nos mostram como o Marketing Digital avança junto com a tecnologia e suas estratégias e
formas de aplicação são atualizadas a todo momento, a partir da transformação digital e mudanças no
comportamento do consumidor. Kotler (2017), propõe pensar o marketing em fases e a primeira começa
junto com a revolução industrial, assim avalie as informações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para
falsas:
I. No Marketing 3.0, o foco está no consumidor, mas em uma experiência que vai além do consumo, com
foco nas relações humanas e ações coletivas.
II. O cenário de consumo acelerado e grande capacidade produtiva reflete a fase do Marketing 1.0,
totalmente voltada para o produto.
III. O Marketing 4.0 reflete nosso cenário atual com uma experiência completamente digital, onde as mídias
tradicionais são substituídas pelas redes sociais e plataformas online.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V; V; F.
V; F; V.
V; F; F.
F; V; F.
F; F; V.
7ª QUESTÃO
A importância de medir as atividades, nas mídias sociais, é para as empresas entenderem se há necessidade
de ajustar as estratégias montadas ou se estão seguindo o caminho correto. E as métricas e os KPIs (Key
Performance Indicator) são indicadores de gestão, usados para mensurar os desempenhos e resultados.
ZONETTI, Aryadne Marina Figueiredo. Marketing Digital e Social Media. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020
(adaptado).
Com base nas informações acima,a seguir, analise as afirmações:
I. KPI é a medida de mensuração do objeto de estudo, ou seja, medem-se pontos que o objeto gera de
resultados e entrega.
II. A Métrica é a combinação que sinaliza determinado resultado específico, orientado a resultados que
medem performance, portanto, resultados de sucesso e insucesso.
III. Um post do Facebook possui informações de volume de
curtidas, compartilhamentos, comentários e alcance da publicação, e cada uma delas é uma métrica a ser
avaliada.
IV. Existem inúmeras métricas e KPIs que podemos utilizar em um negócio, e cada indicador funciona
melhor para cada situação, e escolher a métrica correta ajudará a direcionar os esforços de crescimento para
melhores resultados.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
8ª QUESTÃO
A evolução do Marketing caminha junto com as mudanças no comportamento do consumidor e a revolução
tecnológica. Se no Marketing 1.0 toda a nossa estratégia é focada no produto oferecido, no Marketing 2.0
começamos a entender que do outro lado existe um consumidor com características e desejos, mas é só no
Marketing 3.0 que ele definitivamente se torna o foco de todas as nossas ações. Já o Marketing 4.0
revoluciona ao manter a proposta do 3.0, mas propor novas formas de ações em que o universo online e
offline caminham juntos, como um único marketing e o resultado disso são propostas de comunicação mais
horizontais e inclusivas na qual o foco está muito mais na jornada de compra do cliente do que na venda
direta de produtos e serviços. A análise da jornada do cliente é feita a partir de um funil de marketing que
organiza, define e propõe ações específicas para o público em cada uma das três etapas do funil.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Editora Sextante, 2017
Assim, com base nesta informação, analise as assertivas a seguir e relação proposta entre elas:
I. O futuro cliente que entra no topo do funil é identificado como lead. É alguém que está identificando que
tem um problema para resolver, mas ainda não sabe se existe uma marca ou serviço que possa ajudá-lo. A
forma mais comum de chegar a esta fase do funil é por meio de pesquisas em mídias sociais ou mecanismos
de busca e assim ele tem o primeiro contato com a marca. Esta fase é abrangente e seletiva, o lead pode
reconhecer uma oportunidade e seguir para o meio do funil ou não se reconhecer naquele conteúdo e
abandonar a jornada.
PORQUE
II. O funil de marketing tem como objetivo transformar possíveis clientes, os leads, em clientes, e não são
todos que chegam até o fundo do funil. Cada uma das etapas promove uma filtragem e ao fim desta
jornada você terá um público com grande interesse e potencial de compra. Assim, é só na última etapa do
funil que falamos efetivamente do produto ou serviço e como um incentivo para venda também podemos
oferecer uma condição especial ou desconto exclusivo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
9ª QUESTÃO
Nos tempos atuais é muito comum a realização de ações com influenciadores, pois seu alcance nacional
e sua audiência que, dependendo do tamanho do influenciador, muitas vezes é maior que
muitos programas de televisão, no entanto, alguns profissionais do marketing ainda não reconhecem alguns
pontos importantes que o criador de conteúdo pode entregar/oferecer, se comparado com a TV ou outro
veículo, ainda que digital.
ZONETTI, Aryadne Marina Figueiredo. Marketing Digital e Social Media. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020
(adaptado).
Considerando os influenciadores e seus diferenciais nas ações, a seguir, analise as afirmações:
I. A audiência segue o influenciador por gostar de consumir o conteúdo, e a atenção da audiência em cima
do anúncio se deve por chamar mais atenção do que o próprio conteúdo.
II. Conteúdos digitais podem conter botões e link com parametrizações que indicam acesso ao site, no
entanto, a taxa de clique não é a métrica mais importante, pois há também a taxa de retenção, visualizações,
alcance, engajamento, etc.
III. Quando se usa influenciadores da maneira correta, ou seja, dando a ele a liberdade de criação e
promoção em suas próprias palavras e estilo, a marca ou o produto passam a ser o próprio conteúdo e
não, apenas, uma interferência nele.
IV. Ao postar um vídeo no YouTube ele cria um “ativo social”, ou seja, aquele conteúdo terá um tempo
disponível determinado para audiência acessar e aumentando a procura pelo produto/serviço naquele
período, criando o que chamamos de Buzz Marketing.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
10ª QUESTÃO
Além das ferramentas de dados nativos, existem também as ferramentas de monitoramento que oferecem
muito mais dados e profundidades de análises, no entanto, para se ter acesso a esse tipo de recursos que
envolvem tecnologias e análises, é necessário pagar.
ZONETTI, Aryadne Marina Figueiredo. Marketing Digital e Social Media. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020
(adaptado).
Considerando as informações sobre ferramentas de monitoramento, a seguir, analise as afirmações:
I. Conforme o grande volume de dados de uma empresa, maior a necessidade de integrar ferramentas de
automatização em dados para que as análises sejam confirmadas.
II. As ferramentas de monitoramento possibilitam que mesmo que o usuário poste com bloqueio de
visualização, como “somente para amigos”, ainda assim seja possível acessar esses dados.
III. Existem várias opções de plataformas mais simples e acessíveis, que entregam um compilado de
relatórios e análises, e mesmo sendo ferramentas mais simples, elas são capazes de apresentar os dados de
forma complexa.
IV. Ferramentas que utilizam inteligência artificial estão aptas a analisar as menções, temas e capacidade de
influência da mensagem, considerando a base de seguidores do emissor e o volume médio de alcance das
publicações que ele realiza.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas