1ª QUESTÃO
Para uma empresa, é importante ter uma estratégia baseada em relatórios e indicadores. Entender o que os
números transmitem, por exemplo, os acessos a um site, como os consumidores compreendem as ações da
empresa, se estão alinhados ou não ao que o marketing espera. Compreendendo os dados presentes nos
relatórios, a empresa pode apresentar ganhos mais significativos de acordo com o orçamento de que
dispõe.
MOURA, A. de. C.; JORGETO, F. A. Web Analytics. Maringá: Unicesumar, 2021.
Com base nesse conteúdo, avalie as afirmativas, a seguir, sobre o uso de dados em uma empresa:
I. Não basta entender o mercado, é necessário se arriscar, ter uma atitude mais arrojada, todavia com riscos
calculados.
II. Muitas empresas não tem noção de como podem obter vantagem competitiva com o devido uso dos
dados.
III. Quando as empresas utilizam Big Data, um dos benefícios é não precisar minerar esses dados para extrair
informações.
IV. A riqueza de dados é algo muito bom, entretanto, não saber trabalhar com eles é um verdadeiro
problema.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
2ª QUESTÃO
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Email marketing é a utilização do e-mail em campanhas de marketing digital, com o objetivo de criar e
manter o relacionamento com clientes, gerando mais resultados nas vendas e melhorando a retenção.
Diferente do spam, uma estratégia de e-mail marketing visa chegar até os interessados na informação,
serviço ou produto que se deseja oferecer. Assim, você pode enviar mensagens que estejam de acordo com
o estágio de cada pessoa no funil de vendas. Contudo, uma característica da prática do e-mail marketing é
que as campanhas geralmente oferecem uma opção de cancelamento de recebimento, o que claramente
demonstra o respeito por seu público. Este procedimento pode ser atrelado, por exemplo, a uma pesquisa
de opinião, onde é possível avaliar o que está certo ou errado na forma com que se conduz as campanhas.
Fonte: https://www.dinamize.com.br/blog/email-marketing-o-que-e-por-que-fazer-como-fazer/. Acesso em:
19 out. 2023.
Sobre o e-mail marketing, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um dos objetivos do e-mail marketing é a construção do público-alvo.
( ) Para maior eficiência do e-mail marketing, é recomendado que depois do objetivo definido aconteça a
criação de KPIs.
( ) Na verdade, analisando o atual cenário do marketing, utilizar a ferramenta do e-mail marketing se
mostra uma solução obsoleta.
As afirmativas são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, V.
V, V, F.
V, F, F.
F, V, F.
F, F, F.
3ª QUESTÃO
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Quando falamos de Big Data, referimo-nos aos dados de vários tipos, pelo menos, parte dos quais consiste
em dados não estruturados. Pode ser, por exemplo, os leads, o conteúdo de e-mails enviados por clientes ao
departamento de reclamações, conversas telefônicas gravadas, conversas em fóruns, rastros deixados por
conexões a sites etc. Esses dados são armazenados como estão, sem construir um modelo de
armazenamento anterior, em um “lago” de dados.
MOURA, A. de C.; JORGETO, F. A. Web Analytics. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre Big Data, analise as asserções a seguir:
I. Diferentes tipos de atores estão envolvidos: aqueles que desenvolvem e integram bancos de dados,
aqueles que os hospedam e mantêm, aqueles que fornecem o poder de computação e aqueles que os
utilizam.
PORQUE
II. Arquiteturas mais ágeis e poderosas permitem otimizar recursos, limitar investimentos e manutenção e
desenvolver infraestruturas gradativamente.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Ambas as asserções são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Ambas as asserções são verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa.
A asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.
Ambas as asserções são falsas.
4ª QUESTÃO
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O Marketing Preditivo é a forma de prever o comportamento do consumidor por meio da análise de dados
e, a partir daí, traçar estratégias para adequar a comunicação, prever novas formas de publicidade ou, até
mesmo, readequar as ofertas dos seus produtos ou serviços. Com o apoio de soluções de inteligência de
dados, técnicas de Machine Learning e Inteligência Artificial, é possível analisar dados de comportamento e
prever ações futuras, como forma de aumentar o LTV (lifetime value) da sua base de clientes. O principal
objetivo de prever o comportamento do consumidor é criar oportunidades para que as empresas consigam
atender melhor às necessidades dos seus consumidores e, com isso, melhorar os seus resultados.
Fonte: CINNETA. O que é marketing preditivo? 2023. Disponível em:
https://cinnecta.com/conteudos/marketing-preditivo/. Acesso em: 19 out. 2023.
Sobre o Marketing Preditivo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Uma das perspectivas do marketing preditivo é que as empresas procuram otimizar o valor de cada
cliente, estudando seu potencial, a fim de poder criar o máximo de valor possível.
( ) Embora seja um modelo de marketing muito utilizado no digital, a estratégia preditiva também é
possível no mundo offline, pois a internet não é um fator determinante para coleta de dados.
( ) O verdadeiro desafio no marketing preditivo é, em última análise, saber que produto oferecer e a que
preço, isto requer um conhecimento detalhado das necessidades do cliente, consumidores no mercado.
As afirmativas são respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, V, V.
V, V, F.
V, F, V.
F, F, V.
F, F, F.
5ª QUESTÃO
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O surgimento de tecnologias como os smartphones e de novas formas de relacionamento, como as redes
sociais, teve impacto também sobre o Email Marketing. No entanto, independentemente da tecnologia,
sabe-se que hoje é importante focar nas necessidades de cada usuário ao receber o email. Assim, o que
iniciou como comunicação de massa desenvolveu-se para uma estratégia de relacionamento com Leads e
clientes.
RESULTADOS DIGITAIS. O que é Email Marketing. Disponível em:
<https://resultadosdigitais.com.br/especiais/email-marketing/>. Acesso em: out. 2021.
Vimos durante a disciplina algumas vantagens no uso de email marketing. Assim, avalie as afirmativas a
seguir quanto a essas vantagens.
I. Enviar mensagens personalizadas.
II. Entrega imediata.
III. Taxa de resposta rápida.
IV. Baixo retorno sobre o investimento.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
6ª QUESTÃO
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Com Big Data, o marketing analítico traz uma nova dimensão temporal: o marketing preditivo se alimenta
de dados históricos volumosos, mas também permite, cada vez mais, um feedback contínuo e em tempo
real das informações. Isto torna possível propor e ajustar propostas comerciais instantaneamente, por
exemplo, propor produtos ao usuário da Internet de acordo com sua pesquisa, indicando o produto certo.
Estas análises também podem se tornar alavancas poderosas para otimizar a tomada de decisões. Por
exemplo, a empresa costumava ordenar quando os estoques estavam no limiar de reabastecimento; agora,
o fará levando em conta as previsões de compras futuras de seus clientes.
Fonte: MOURA, A. C.; JORGETO, F. A. Web Analytics. Maringá: UniCesumar, 2021. 168 p.
Analise as asserções a seguir.
I. Os dados melhorados pela análise preditiva lançam, portanto, um novo gateway entre marketing e vendas:
mais um motivo para os departamentos de marketing nas empresas para investir em um grande projeto de
dados.
PORQUE
II. A personalização, por outro lado, pode separar cada cliente e tratá-lo como um indivíduo, adaptando o
produto ou serviço às suas necessidades; à medida que a quantidade de dados aumenta, esta
personalização pode se tornar cada vez mais sofisticada.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
7ª QUESTÃO
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O engajamento de clientes pode ser definido de diversas maneiras. O engajamento dos consumidores é
uma forma de entender qual o nível de envolvimento que os consumidores possuem com a sua solução. Ter
uma base que realiza atividades com recorrência pode indicar que a sua solução entrega uma boa
experiência e satisfação. Assim como pode significar que o produto soluciona efetivamente os problemas
dos clientes.
SILVA, Douglas da. Como medir o engajamento de clientes: métricas para monitorar. Disponível em:
<https://www.zendesk.com.br/blog/como-medir-engajamento/> . Acesso em: out. 2021.
Vimos durante a disciplina que uma das formas de conversão consumidor é por meio de assinaturas.
Sabemos que para a correta gestão da vida de um contrato temos três pontos de atritos importantes de
serem mediados. Assim, avalie as afirmativas a seguir que indicam corretamente possíveis pontos de atritos:
I. Abandono do serviço.
II. Cancelamento do serviço.
III. Transição para a concorrência.
IV. Mudança para outra oferta da empresa.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
8ª QUESTÃO
O termo Big Data surgiu em meados dos anos 2000 e, a grosso modo, significa megadados ou dados em
massa. Muitas empresas não compreendem como obter vantagem competitiva com o devido uso dos
dados. As empresas precisam compreender como trabalhar os dados e extrair informações valiosas. As
primeiras tecnologias de Big Data foram criadas por empresas líderes da web, já que foram as primeiras a
terem a necessidade de processarem grande volume de dados em tempo real.
MOURA, A. de. C.; JORGETO, F. A. Web Analytics. Maringá: Unicesumar, 2021.
A tecnologia Big Data é caracterizada por três aspectos principais conhecidos como 3 V’s. Com base no livro
da disciplina, assinale a alternativa que apresenta corretamente esses aspectos.
ALTERNATIVAS
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Volume, Valor e Veracidade.
Variedade, Valor e Viabilidade.
Valor, Veracidade e Viabilidade.
Volume, Variedade e Velocidade.
Velocidade, Veracidade e Viabilidade
9ª QUESTÃO
Embora, para algumas empresas, não haja uma ruptura real na maneira de gerenciar dados, mas
simplesmente melhor desempenho (mais dados gerenciados em menor custo), outros realmente definiram
uma estratégia centrada em dados, que eles são fornecidos internamente ou obtidos externamente de
provedores de dados. O marketing e relações com o cliente estão entre as funções de negócios, altamente
impactadas, que é refinar o conhecimento do cliente, desenvolver a rotatividade por meio de uma melhor
segmentação, diminuir o atrito ou criar ofertas. A implementação, no entanto, de tais projetos deve superar
uma série de obstáculos e envolver restrições e limites legais, apenas em termos de aceitação do cliente,
organização ou recursos humanos.
Fonte: MOURA, A. C.; JORGETO, F. A. Web Analytics. Maringá: UniCesumar, 2021. 168 p.
Sobre o Big Data, analise as asserções a seguir.
I. As consultas podem ser de natureza muito diversa, os algoritmos muito complexos, os dados muito
numerosos, não estruturados e os recursos computacionais mobilizados, em vários locais em que os dados
estão localizados.
PORQUE
II. A tecnologia permite coordenar o processamento e gerenciar inconsistências e redundâncias. Portanto, o
resultado é um sistema cuja eficiência é desproporcional ao que era possível anteriormente em ambientes
de dados.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
10ª QUESTÃO
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O termo KPI é um acrônimo que significa indicador-chave de desempenho. Um KPI permite que uma marca
monitore e meça a eficácia de uma campanha de marketing. Um KPI é um elemento quantificado que deve
ser determinado antes do lançamento de uma ação, a fim de avaliar seu impacto e determinar o ROI
(retorno sobre o investimento). A análise leva em conta vários KPIs para estimar, por exemplo, o número de
cliques para calcular a taxa de abertura de um e-mail no marketing digital ou a taxa de assinatura de um
produto. Dependendo da tendência observada, a estratégia de marketing precisará ser ajustada para atingir
o objetivo estabelecido anteriormente. Os KPIs são monitorados diariamente e compilados em painéis de
controle muito detalhados, chamados relatórios. Muito utilizado em CRM e na análise de mídias digitais.
Fonte: CUNHA, A. M.; JORGETO, F. A. Web Analytics. Maringá: UniCesumar, 2021. 168 p.
Sobre os KPIs, analise as seguintes asserções:
I. As métricas básicas são perfeitas para começar, e então medir sua taxa de sucesso, você precisará somente
delas para análise de performance de campanhas de marketing,
PORQUE
II. Quando se trata de marketing digital, os KPIS são ferramentas de análises pontuais e não análise geral.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas