ATIVIDADE 3 – PED – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA – 54/2023

1ª QUESTÃO
“A sociedade é para o homem uma “necessidade orgânica” que determina o seu desenvolvimento e,
portanto, a sua inteligência. a apropriação do conhecimento é um patrimônio extrabiológico inerente ao
grupo social no qual vai evoluir e coexistir. No ser humano, o desenvolvimento biológico, ou seja, a sua
maturação neurológica, e o desenvolvimento social, ou seja, a incorporação da experiência social e cultural,
melhor dito, a sociogênese, são condições um do outro” ( FONSECA, 2008, p.15)
FONSECA, V. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Considerando o excerto supracitado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Dentro do esperado para o desenvolvimento psicomotor de uma criança que ela seja capaz por exemplo
de identificar diferenças de tamanho nos objetos, identificar algumas formas geométricas, subir e descer
escadas intercalando passos, identificar, classificar e comparar objetos, entre outros. No entanto, Juliana
ainda não identifica as formas geométricas.
PORQUE
II. Devemos considerar que para a o desenvolvimento da autonomia e maturação da criança tanto
intelectual, emocional e social está relacionado as experiências iniciais vivenciadas por ela. Por meio da
experimentação de diferentes situações é que se depara na relação com o outro, com os objetos e com o
espaço, oportunizando trocas entre seu modo de ser e o do outro.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

2ª QUESTÃO
A orientação espaço–tempo possui relação com o meio no qual o ser humano vive. Após a criança ter
aprendido andar ela tem a capacidade de adquirir noções de espaço-tempo, perceber a distância,
direções e forma de se relacionar com o meio através do próprio corpo. A orientação ou percepção
espacial tem relação com aposição, textura, forma, tamanho de objetos e coisas do ambiente.
CAVASSANI, P. M. S.; SILVA, G. A. Educação infantil e a importância da psicomotricidade no processo de
desenvolvimento da criança. RELVA, Juara, v. 5, n. 2, p. 93-105, jul./dez. 2018. Disponível
em: https://bityli.com/zjbhaFE. Acesso em: 30 set. 2022.
Sobre a orientação espaço–tempo e os conceitos da psicomotricidade, avalie as seguintes afirmações:
I. O termo é utilizado para uma ação que envolve dois conceitos o tempo e o espaço.
II. A dificuldade individual pode ser restringida a apenas um termo, ou espaço ou o tempo.
III. A orientação espaço-tempo está relacionado ao ambiente e a realidade do indivíduo e as suas
capacidades perceptivas.
IV. A dificuldade da orientação espaço-tempo pode ser desenvolvida de modo único, por exemplo, a pessoa
odeia ler, mas gosta de ouvir um audiobook.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.

3ª QUESTÃO
Texto 1: O desenvolvimento dos diversos conceitos psicomotores acontece de fato, de modo mais relevante,
na infância, principalmente as habilidades básicas: andar, chutar, correr e rebater. Entretanto, este
desenvolvimento não ocorre de modo linear, sendo fundamental que a escola possibilite a criança um
ambiente variado, que proporcione situações inéditas e desafiadoras, estimulando a resolução de problemas
(HAYWOOD e GETCHELL, 2010).
HAYWOOD K.M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2010.
Texto 2: “No entanto, há momentos no desenvolvimento das crianças em que há necessidade de avaliar seus
aspectos, sobretudo quando o desenvolvimento delas não apresenta uma condição favorável,
demonstrando dificuldades em sua aprendizagem motora e em se desenvolvimento psicomotor (GABALDO
e BEZERRA, 2019, p.37).
GABALDO, D. Y.; BEZERRA, J. P. D. Avaliação dos aspectos de psicomotricidade: uma revisão bibliográfica. In:
PAULA, E. F. et al (org.) Educação: interlocuções, diálogos e reflexões na contemporaneidade. São Paulo:
Pimenta cultural, 2019, p. 33 – 43.
Considerando os excertos acima, analise as afirmativas colocando V para verdadeiro e F para falso:
I. No contexto escolar o desenvolvimento psicomotor pode ser avaliado em atividades de recreação,
dirigidas ou funcionais. Ou seja, depende da capacidade do profissional de observar quais os conceitos
psicomotores estão sendo desenvolvidos por meio delas.
II. No processo de avaliação psicomotora é fundamental que sejam verificados o desempenho da criança
referente a todos os conceitos psicomotores, principalmente a qualidade da realização deles. Pois alguns
dos conceitos psicomotores evidenciam de forma mais efetiva questões de maturação neurológica, como o
equilíbrio e a lateralidade.
III. Na prática psicomotora, no contexto escolar, o profissional deve considerar a relevância da atividade e
seus objetivos, sendo fundamental para isso que esta seja dirigida.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, F, F.
F, F, V.
V, V, F.
F, V, F.
V, F, V.

4ª QUESTÃO

Levin (2003 apud FALCÃO; BARRETO, 2009, p. 86) descreve que ”
. . .
Dupré, neurologista francês que, em 1907,
. . .
rompeu com os pressupostos da correspondência biunívoca entre a localização neurológica e perturbações
motoras da infância e formulou a noção de psicomotricidade através de uma linha filosófica neurológica,
evidenciando o paralelismo psicomotor, ou seja, a associação estreita entre o desenvolvimento da
psicomotricidade, inteligência e afetividade”.
FALCÃO, H. T.; BARRETO, M, A. M. Breve histórico da psicomotricidade. Ensino, Saúde e Ambiente. Rio de
Janeiro: UFF, v. 2, n. 2, p. 84-96, ago. 2009.
Considerando os estudos de Dupré, analise as alternativas e assinale a correta.
ALTERNATIVAS
Dupré elabora um teste para avaliar a idade motora.
Dupré realizou estudos sobre a motricidade e o caráter.
Dupré defendeu a educação psicomotora para todas as faixas etárias.
Dupré verificou que era necessário rever a avaliação psicomotora revendo o objetivo de ser restrita a mensuração.
Dupré diferenciou a debilidade do corpo e a debilidade da mente, descrevendo a Síndrome da debilidade motora.

5ª QUESTÃO
Pedro tem 7 anos e frquenta o segundo ano do ensino fundamental. Desde pequeno, seus pais perceberam
que ele apresentava dificuldade em realizar certas atividades motoras que pareciam naturais para crianças
de sua idade. Ele tinha dificuldade em amarrar os cadarços do sapato, colocava a roupa do avesso ou de trás
para frente e não conseguia andar de bicicleta. Frequentemente, derruba objetos ou esbarra em móveis,
mesmo em espaços conhecidos. Também se desequilibra com facilidade em atividades coordenadas como
correr e subir escadas. Nas atividades acadêmicas sua escrita é rudimentar, descoordenada e com
dificuldade na organização do espaço do caderno. Não tem dificuldade para falar, mas não consegue
elaborar frases complexas ou expressar suas ideias de modo coerente (Elaborado pela professora, 2023).
As características apresentadas neste caso condizem com qual distúrbio psicomotor?
ALTERNATIVAS
Instabilidade Psicomotora.
Debilidade Psicomotora.
Lateralidade cruzada.
Inibição psicomotora.
Dispraxia.

6ª QUESTÃO

. . .
A brincadeira é a atividade mais pura do homem neste estágio e, ao mesmo tempo, típica da vida humana
enquanto um todo – da vida natural interna no homem e de todas as coisas. Ela dá alegria, liberdade,
contentamento, descanso externo e interno, paz com o mundo… A criança que brinca sempre, com
determinação auto ativa, perseverando, esquecendo sua fadiga física, pode certamente tornar-se um
homem determinado, capaz de auto sacrifício para a promoção do seu bem e de outros… Como sempre
indicamos, o brincar em qualquer tempo não é trivial, é altamente sério e de profunda significação”.
(FROEBEL, 1912c, p. 55 apud KISHIMOTO, 1998, p.68).
KISHIMOTO, T. M. (Org). O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 1998.
Enfatizando o que o texto nos traz sobre o brincar, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre
elas:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

7ª QUESTÃO
Nosso corpo é constituído por sentidos, os quais nos possibilitam perceber as relações com o mundo, com
o contexto em que está inserido e com o social. Diante disso, entende-se que suas relações são prédispostas, visto que, antes de poder ouvir ou ver, sente o contato. Assim, compreende-se que o sentido que
nos faz nos reconhecermos como um corpo é o tato, em que o contato com o mundo ocorre por meio do
toque, da nossa pele, construindo não só o corpo, mas também a cognição, as emoções, os sentimentos do
sujeito.
MORAES, M.; MANSO, C. C.; MONTEIRO, L., C. Afetar e ser afetado: corpo e cognição entre deficientes
visuais. Universitas Psychologica, Bogotá, v. 8, n. 3, p. 785-792, 2009.
Considerando o texto anteriormente citado, assinale a afirmativa que apresenta o nível de organização de
expressividade tônica.
ALTERNATIVAS
Tem sua origem nas primeiras trocas realizadas pela criança com o meio em que está inserida, no qual busca a
satisfação de suas necessidades mais arcaicas, cuja origem é psicoafetiva.
Depende de um ambiente que possibilite as trocas motoras, sensoriais e emocionais, no qual o adulto tem um papel
importante de atenção e observação em relação a perigos e, também, dando significados aos gestos.
A estruturação acontece por meio da organização tônica, partindo de registros de prazer e desprazer, a criança
passa a armazenar lembranças generalizadas de suas vivências corporais, em que a movimentação mental e
psíquica é diminuta.
Sentimentos, como o amor, medo, alegria, dentre outros, são evidenciados por meio dos movimentos, possibilitando
à criança descobrir a sensibilidade do corpo, compreendendo que apresenta uma comunicação própria que acontece
por meio dos gestos e a conecta com o mundo.
Nesta, considera-se estabilidade relacionada aos movimentos corporais e psíquicos, em que a criança retira,
espontânea e naturalmente, os subsídios necessários para que sua expressão aconteça, atendendo aos seus desejos
e de acordo com o modo que o meio se apresenta diante de seus desejos.

8ª QUESTÃO
Observe a imagem:
Fonte: https://br.freepik.com/fotos-gratis/o-pai-toca-os-pes-dobebe_1234906.htm#page=2&query=recem%20nascido&position=34&from_view=search&track=ais
Texto: No que se refere ao desenvolvimento humano o interacionismo leva em conta tanto fatores orgânicos
como ambientais e considera a inteligência como o principal meio de adaptação do ser humano ao
ambiente social (RODRIGUES, 2016, p. 109).
RODRIGUES, M. M. As teorias de aprendizagem e suas implicações na Educação a Distância. EDUCAR FCE.
Londrina/PR: FCE, v.2, n.1, p. 103-116, Ago.2016.
Considerando as informações acima e correlacionando as diferentes teorias que discorrem sobre o
desenvolvimento, analise as afirmativas:
I. A teoria desenvolvida por Freud vem contribuir no entendimento do desenvolvimento psicomotor no que
se refere a estruturação psíquica do sujeito, ou seja, na formação da sua personalidade.
II. Uma das teorias de desenvolvimento apresentadas destaca o movimento como sendo o fator essencial
para o desenvolvimento intelectual, onde a integração destes está atrelada a quantidade de exercícios
fornecido a criança. Na imagem podemos observar o reflexo plantar, destacado como fundamental em uma
das fases de desenvolvimento propostos por esta teoria. Podemos denominá-la de Epistemologia Genética.
III. O conteúdo apresentado no texto, refere-se a Teoria Histórico-Cultural, visto que esta destaca que os
atributos intelectuais, natos, são a principal meio pelo qual o sujeito adapta-se ao ambiente e se desenvolve.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III.

9ª QUESTÃO

O artigo 4º das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil apresenta que: “As propostas
pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é
sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua
identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra,
questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura” (BRASIL, 2009).
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Básica. Resolução nº
5, de 17 de dezembro de 2009. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb005_09.pdf.
Acesso em: 16 ago. 2020.
Considerando esta etapa da Educação Básica, analise as afirmativas quanto a prática pedagógica no
contexto da Educação Infantil.
I. O pedagogo deve ter claro que o desenvolvimento acontece de modo contínuo, análogo, onde a
maturação tem um papel fundamental.
II. Neste contexto é muito importante que o pedagogo promova um ambiente que propicie a identificação
da criança, no qual o brincar tenha um papel de destaque,onde os movimentos corporais
evidenciem questões qualitativas e representativas da organização e pensamento infantil.
III. O aproveitamento das diferentes rotinas da vivência da criança possibilitam o desenvolvimento dos
conceitos psicomotores, que podem interferir de maneira significativa na aprendizagem do sujeito.
IV. No que se refere ao trabalho psicomotor nesta etapa da Educação Básica, o pedagogo deve proporcionar
atividades funcionais, que estimulem tanto o psiquismo e a motricidade de uma maneira dinâmica e
envolvente; com objetivos psicomotores.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

10ª QUESTÃO
Uma das abordagens da psicomotricidade “
. . .
é destinada a crianças que possui algum distúrbio ou deficiência em alguma área motora, cognitiva ou
afetiva, que através de atividades lúdicas pode-se haver uma amenização do problema ou até mesmo sanála” (ANTUNES, 2012, p.34).
ANTUNES, M. S. A psicomotricidade e os benefícios da educação e da reeducação psicomotora nos
casos de distúrbios psicomotores em alunos de 2 a 5 anos da educação infantil. 2012. 43 f. Monografia
(Especialização) – Curso de Psicomotricidade, AVM Faculdade Integrada, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em:
https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/T207922.pdf. Acesso em: 21 ago. 2021.
Analise as alternativas a seguir e assinale a que apresenta corretamente a abordagem que o excerto se
refere.
ALTERNATIVAS
Educação psicomotora.
Reeducação psicomotora.
Psicomotricidade relacional.
Terapia psicomotora em transferência.
Terapia psicomotora com abordagem tônico-emocional

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