ATIVIDADE 3 – PSICO – MULTIMEIOS E APRENDIZAGEM – 54/2023

1ª QUESTÃO
A Taxonomia de Bloom, igualmente referida como Taxonomia dos Objetivos Educacionais, estrutura-se
como uma hierarquia que visa categorizar os estágios do processo de aprendizado. Essa classificação
oferece um roteiro para a aquisição de conhecimento, apoiando-se na Teoria da Aprendizagem para
sistematizar etapas que vão desde a interpretação inicial até níveis mais complexos. Na base dessa
taxonomia, encontram-se ações cognitivas simples como recordar, repetir e registrar, que orientam alunos e
professores no início de sua jornada educacional. Conforme o aluno progride, enfrenta desafios mais
sofisticados, como a compreensão e aplicação do conhecimento adquirido. As habilidades de compreender
e interpretar informações significa que os alunos devem ser capazes de:
Resumir informações em suas próprias palavras;
Traduzir informações de uma forma para outra;
Identificar os principais pontos de um texto ou apresentação;
Fazer inferências e deduções a partir de informações;
Comparar informações;
Sintetizar informações de diferentes fontes.
BORGES, Thyago Bohrer. Multimeios e Aprendizagem. Thyago Bohrer Borges. Maringá – PR: UniCesumar,
2022. (Adaptado)
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Segundo a Taxonomia de Bloom, o nível de aprendizagem que envolve a habilidade de compreender e
interpretar informações é denominado “Compreensão”.
PORQUE
II. Este nível é essencial para os alunos conseguirem explicar ideias ou conceitos utilizando suas próprias
palavras.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
2ª QUESTÃO
21/11/2023, 14:28 Unicesumar – Ensino a Distância
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De acordo com Haverson (2014), o movimento maker refere-se à prática de criar objetos, sejam eles digitais,
físicos ou uma combinação de ambos. Uma característica fundamental é a colaboração entre os projetos,
onde a troca de experiências se torna um elemento atrativo nesse processo. Isso implica que os “makers”
não apenas criam, mas também compartilham conhecimento e colaboram para impulsionar a inovação e o
desenvolvimento de novas ideias e soluções.
HALVERSON, E. R.; SHERIDAN K. M. The Maker Movement in Education. Harvard Educational. Review v. 84,
n. 4, Winter 2014
Sobre o movimento maker e sua relação com a Educação 4.0, analise as alternativas e assinale a opção
correta.
ALTERNATIVAS
O movimento maker refere-se apenas à criação de objetos físicos e não envolve colaboração entre os projetos.
Haverson (2014) destaca que os “makers” estão focados apenas na criação de objetos físicos, sem considerar a
colaboração ou troca de experiências.
Segundo Haverson, os “makers” são individualistas e não têm interesse em compartilhar conhecimento com outros.
Uma característica essencial do movimento maker é a colaboração entre os projetos, promovendo a troca de
experiências e impulsionando a inovação.
O movimento maker não possui relevância na Educação 4.0 e está desvinculado do contexto educacional atual.
3ª QUESTÃO
21/11/2023, 14:28 Unicesumar – Ensino a Distância
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Analise a figura a seguir:
Fonte: https://tinyurl.com/bdhe3mkh. Acesso em: 24 fev. 2023.
Infelizmente, ainda nos dias atuais, cenas como a da charge ainda acontecem. A discussão sobre a
acessibilidade não vem de agora e tem um caminho bem importante. Para que situações como as
apresentadas na charge sejam evitadas, nos anos 1990, foi discutido e definido que utensílios, objetos ou
ambientes devem ser projetados para todos, garantindo, assim, a acessibilidade a todas as pessoas, e
permitindo o acesso a áreas físicas, podendo assim termos de fato a inclusão de pessoas com deficiência ou
não.
“Outro aspecto importante que devemos evidenciar na dificuldade da inclusão social é a falta de integração
e respeito por parte das pessoas da sociedade. A luta das pessoas com deficiência gira muito mais em torno
de buscar sua autonomia e independência do que literalmente a inclusão social.”
Fonte: https://tinyurl.com/se9p6b2u. Acesso em: 24 fev. 2023.
Podemos ver que os problemas de inclusão vão muito além das barreiras arquitetônicas, ainda falta muita
empatia e respeito pelos direitos das pessoas com deficiência enquanto cidadãs.
Sobre os direitos das pessoas com deificiência, analise as afirmativas a seguir:
I. Em 2006, a ONU (Organização das Nações Unidas) realizou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas
com Deficiência.
II. Em 2008, o Congresso Nacional Brasileiro ratificou a necessidade de colocar em prática as decisões
tomadas na convenção, através do Decreto Legislativo nº 186/2008.
III. Em 2015 foi instituído a Lei n° 13.146, que fala da Lei Brasileira de Inclusão de Pessoas com Deficiência.
IV. A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência
(Estatuto da Pessoa com Deficiência).
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
21/11/2023, 14:28 Unicesumar – Ensino a Distância
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I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
4ª QUESTÃO
A acessibilidade web consiste que pessoas com necessidades especiais podem usar a web. Especificamente,
significa que pessoas com necessidade especiais podem compreender, entender, navegar, interagir e
contribuir com a web. A acessibilidade web traz outros benefícios, inclusive para pessoas com mais idade
cujas habilidades não diminuíram com o passar do tempo.
CUSIN, C. A. et al. Inclusão digital via acessibilidade web. Liinc em Revista, v. 5, n. 1, 2009. Disponível em:
https://bityli.com/SvgbzDl. Acesso em: 23 set. 2022.
Considerando o texto e o seu conhecimento sobre acessibilidade web, avalie as afirmativas:
I. A acessibilidade web não necessita que os softwares projetados sejam diferentes.
II. A acessibilidade web é uma necessidade atual da sociedade, pois ela promove uma real inclusão.
III. A acessibilidade web além de pessoas com necessidades especiais também auxilía no uso da web para
pessoas idosas.
IV. A acessibilidade web possibilita que pessoas com necessidades especiais tenham mais independência ao
usar a internet.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
5ª QUESTÃO
21/11/2023, 14:28 Unicesumar – Ensino a Distância
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A noção metodológica da tríade ação-contemplação-ação é uma abordagem que propõe um processo
contínuo de aprendizagem e desenvolvimento. De acordo com essa abordagem, toda ação implica
contemplação, e toda contemplação implica ação.
Na prática, isso significa que os educadores devem estar constantemente refletindo sobre suas práticas, a
fim de identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria. A reflexão pode ser realizada a partir da
análise de situações encontradas no dia-a-dia, da leitura de textos teóricos e da troca de experiências com
outros educadores.
A partir da reflexão, os educadores podem redirecionar suas ações e buscar novas formas de ensinar e
aprender. Esse processo contínuo de reflexão e ação é o que permite aos educadores construir
conhecimento e se desenvolver profissionalmente.
A tríade ação-contemplação-ação pode ser resumida nos seguintes passos:
Ação: O educador atua no mundo, colocando em prática seus conhecimentos e habilidades.
Contemplação: O educador reflete sobre sua ação, identificando pontos fortes e oportunidades de
melhoria.
Nova ação: O educador redireciona suas ações, a partir da reflexão realizada.
Esse processo pode ser visto como uma espiral de conhecimento, em que o educador está sempre
aprendendo e se desenvolvendo.
Já no contexto das Metodologias Ativas, temos o aluno sendo responsável pelo seu aprendizado, tornandose um ator ativo, e o professor é um parceiro, orientador, um curador do conhecimento e juntos chegam
aos seus objetivos.
Autor. Adaptado de: FREITAS, Urania. Disponível em:
https://periodicos.se/index.php/comcenso/article/download/265/310#:~:text=A%20concep%C3%A7%C3%A
3o%20metodol%C3%B3gica%20na%20tr%C3%ADade,pr%C3%A1tica%20para%20construir%20o%20conheci
mento. Acesso em: 6 nov. 2023.
Considerando as informações apresentadas e pensadas no contexto das metodologias ativas, avalie as
asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Segundo Freire (2011, p. 39), “o ensinar exige reflexão crítica sobre a prática”. Assim, na formação docente,
o educador que está aprendendo pode descobrir que a reflexão crítica não é dada, apenas, nos livros ou por
meio do pensar dos intelectuais.
PORQUE
II. A abordagem proposta por Freire não promove a participação ativa dos alunos no processo de
aprendizagem, tampouco incentiva a reflexão crítica e a busca por soluções práticas para os desafios do
mundo contemporâneo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
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As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
6ª QUESTÃO
Em 2018 foi realizado um estudo pela Future of Jobs Report, sendo este apresentado no Fórum Mundial de
Economia, onde foi levantado o impacto do avanço digital na sociedade e o mercado de trabalho.
Fonte: BRISOLA, E. M. A; JUNIOR, J. D. R. M. O futuro do emprego e o profissional do futuro. Interação:
Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, Varginha, 2021. Disponivel em: https://tinyurl.com/mrp3ec4k.
Acesso em: 8 fev. 2023.
A Educação tem como principal objetivo preparar o indivíduo para a sociedade e o mercado de trabalho, de
acordo com as necessidades da sua época. Estamos vivendo um momento de grande avanço tecnológico.
Nesse contexto, precisamos também evoluir na forma como ensinamos e aprendemos. Muitas profissões de
um futuro próximo ainda não foram criadas, outras tantas precisarão de habilidades que envolvam a
tecnologia. A Educação 4.0 traz uma abordagem que une o indivíduo e o uso das tecnologias no ensino dos
conteúdos
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O cenário futuro com a inserção das novas tecnologias no mercado de trabalho é um tanto desanimador
para os trabalhadores brasileiros.
PORQUE
II. Os trabalhadores brasileiros possuem um domínio tecnológico muito grande, onde seu estudo é trazido
em todas as escolas do país de uma forma uniforme e altamente disponível.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
7ª QUESTÃO
21/11/2023, 14:28 Unicesumar – Ensino a Distância
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A Internet das Coisas (IoT) descreve a rede de objetos físicos incorporados a sensores, software e outras
tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet.
Esses dispositivos variam de objetos domésticos comuns a ferramentas industriais sofisticadas. Com mais de
7 bilhões de dispositivos IoT conectados hoje, os especialistas esperam que esse número cresça para 10
bilhões em 2020 e 22 bilhões em 2025. A Oracle tem uma rede de parceiros de dispositivo.
O QUE É INTERNET OF THINGS (IOT)? [s. d.]. Oracle.com. Disponível em:
https://www.oracle.com/br/internet-of-things/what-is-iot/. Acesso em: 6 nov. 2023. (Adaptado)
Diante deste fragmento de texto, analise as afirmativas seguintes.
I. A IoT possibilita a comunicação e a troca de informações entre objetos do cotidiano, como
eletrodomésticos, veículos e sensores.
II. A segurança é uma preocupação importante na implementação de soluções de IoT, uma vez que a
interconexão dos dispositivos pode apresentar vulnerabilidades.
III. A IoT é uma tecnologia recente e ainda não possui aplicações práticas em diversos setores, limitando-se
principalmente ao entretenimento.
IV. A coleta e análise de dados na IoT permitem a tomada de decisões mais informadas e a automação de
processos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, corretas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
8ª QUESTÃO
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A sala de aula invertida, também conhecida como flipped classroom, é uma metodologia de ensino na qual
os estudantes aprendem o conteúdo básico da disciplina em casa, antes da aula, e utilizam o tempo em sala
de aula para atividades mais complexas e colaborativas, como resolução de problemas, projetos, debates e
discussões.
Em um modelo de ensino tradicional, o professor explica o conteúdo em sala de aula e os alunos fazem
exercícios e atividades de fixação em casa. Na sala de aula invertida, o processo também é invertido: os
alunos estudam o conteúdo em casa, por meio de vídeos, textos, exercícios online e outros recursos, e usam
o tempo em sala de aula para tirar dúvidas, praticar o que aprenderam e aplicar os conceitos em situações
reais.
A sala de aula invertida tem como objetivo tornar o processo de aprendizagem mais ativo e participativo,
colocando o aluno no centro do processo de ensino. Ao estudar o conteúdo em casa, os alunos têm tempo
para se aprofundar nos conceitos e tirar dúvidas com o professor ou com outros alunos. Em sala de aula,
eles podem trabalhar em projetos colaborativos, resolver problemas e discutir os conceitos aprendidos.
O QUE É SALA DE AULA INVERTIDA? [s. d.]. Fundação Roberto Marinho. Disponível em:
https://futura.frm.org.br/conteudo/educacao-basica/trilha/o-que-e-sala-de-aula-invertida. Acesso em: 6
nov. 2023. 9 adaptado)
Considere o conceito de Sala de Aula Invertida, onde o processo tradicional de aprendizado é invertido, com
os alunos adquirindo conhecimento prévio em casa e aplicando-o em atividades práticas em sala de aula e
analise as seguintes asserções:
I. Na Sala de Aula Invertida, os alunos adquirem conhecimento prévio em casa por meio de materiais como
vídeos, leituras ou podcasts.
II. A Sala de Aula Invertida é uma abordagem que elimina a necessidade de aulas presenciais.
III. O principal objetivo da Sala de Aula Invertida é proporcionar um ambiente de aprendizado ativo, onde os
alunos aplicam e discutem o conhecimento adquirido em atividades práticas em sala de aula.
Está correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
9ª QUESTÃO
21/11/2023, 14:28 Unicesumar – Ensino a Distância
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A Problematização é a capacidade de resolver problemas reais, buscando a melhor solução através da
elaboração, organização, entendimento, e busca de possibilidades para a solução do problema
proposto. Para o uso da problematização, muitas vezes, lança-se mão da utilização do Arco de Maguerez.
BORGES, T. B. Multimeios e Aprendizagem. Maringá-PR: Unicesumar, 2022.
Analise o Arco de Maguerez a seguir.
Após analisar o Arco de Maguerez temos cinco etapas, assinale dentre as alternativas a seguir, a fase que
propõe ao aluno definir uma suposição que posteriormente poderá ser confirmada ou não.
ALTERNATIVAS
Teorização
Pontos-Chave
Hipóteses de Solução
Aplicação à realização
Observação da realidade
10ª QUESTÃO
21/11/2023, 14:28 Unicesumar – Ensino a Distância
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A gamificação é um fenômeno emergente, que deriva diretamente da popularização e popularidade
dos games, e de suas capacidades intrínsecas de motivar a ação, resolver problemas e potencializar
aprendizagens nas mais diversas áreas do conhecimento e da vida dos indivíduos.
FARDO, M L. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Renote, v. 11, n. 1, 2013. Disponível
em: https://bityli.com/QcKxnXB. Acesso em: 22 set. 2022.
Considerando o texto e o seu conhecimento sobre jogo gamificação, avalie as afirmativas a seguir:
I. A gamificação utiliza das mecânicas dos jogos para potencializar aprendizagem.
II. A gamificação torna-se atrativa por se desvencilhar da maneira tradicional de ensino.
III. A gamificação é uma forma mais atraente e motivadora de desenvolver a aprendizagem.
IV. A gamificação ainda possui algumas limitações, principalmente quanto a sua área de atuação, por ser
restrita a educação.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas

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