Olá, estudante! Bem-vindo(a) a nossa atividade da disciplina de Estágio Supervisionado: Serviço Social e
Empreendededorismo!
Para iniciarmos a nossa discussão, convido você a assistir o vídeo abaixo, que apresenta um negócio de
impacto social, e esse será o alvo de análise do nosso estudo de caso:
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=6OnQQtLUxS8
Conforme observado, Jozi Belisiaria, é uma empreendedora social e fundadora da empresa Espera-se que o
estudante localize os artigos 3º e 16º do Estatuto da Criança e do Adolescente e relacione-os com a missão
do negócio social, que é promover a representatividade nas escolas através de histórias, brinquedos e
atividades lúdicas que fomentem a História e Cultura Afro-Brasileira.
A proposta deve justificar a iniciativa, explicando por que falar sobre representatividade nas escolas é tão
importante, justificando a atividade como uma ação concreta para efetivar a Lei Nº 10.639 de 9 de janeiro
de 2003 e a 11.645/2008, que define as diretrizes e fundamentos da educação nacional, incluindo no
currículo oficial das escolas a obrigação de abordar a temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, bem
como traz outras medidas relacionadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
Para essa justificativa, espera-se que o estudante apresente fatos, dados e informações que contribuam para
a compreensão da questão social e explique quais serão os impactos positivos para as crianças e
adolescentes caso a proposta seja aceita pela escola, destacando qual Objetivo de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) a escola estaria cumprindo se aceitasse a proposta de palestras proposta pela empresa
Anessa.
Sua empresa tem a missão de promover representatividade na infância para que todas as crianças possam
se divertir com uma boneca que te representa.
Como empreendedora social, Jozi realizou uma pesquisa e adquiriu profundo conhecimento sobre os
problemas relacionados à representatividade na infância por meio dos brinquedos. Ela descobriu que 54%
da população se identifica como negra no censo, porém outra pesquisa revelou que apenas 7% das bonecas
disponíveis no mercado são negras.
Sua indignação surge diante do fato de que milhares de bonecas são vendidas, mas somente 7% delas
representam mais da metade da população brasileira. Para ela, isso não está certo e, com o intuito de
solucionar essa questão Jozi criou a loja Anessa, um e-commerce especializado em bonecas negras.
Jozi entende o tamanho da lacuna social que o seu negócio pode ajudar a preencher e quer ir além. Diante
desse cenário, a empreendedora teve uma ideia e quer a transformar em estratégia para fortalecer sua
missão, aumentar o engajamento de mais pessoas com sua marca e gerar mais vendas.
A estratégia dela é promover palestras gratuitas nas escolas com profissionais especializados, usando a
abertura da Lei Nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003 e a 11.645/2008 que define as diretrizes e fundamentos
da educação nacional incluindo no currículo oficial das escolas a obrigação de abordar a temática “História
e Cultura Afro-Brasileira”, bem como traz outras medidas relacionadas ao Estatuto da Criança e do
Adolescente.
Além disso, a estratégia precisa se enquadrar e responder ao menos 1 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável da ONU, pois a médio prazo, Jozi planeja adentrar as empresas e buscar patrocínio por meio de
Boas Práticas de Responsabilidade Social Empresarial na esfera de Diversidade e Inclusão.
31/10/2023, 08:54 Unicesumar – Ensino a Distância
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Para concretizar esses objetivos, Jozi está procurando um(a) sócio(a) Assistente Social, profissional
especializado(a) e familiarizado(a) com a questão social e as legislações sociais vigentes. Esse(a) sócio(a) é
você estudante. Ao pesquisar a conformidade do negócio social com base no Estatuto da Criança e do
Adolescente, você identificou dois artigos relevantes: o Artigo 3 e o Artigo 16 do ECA, os quais se alinham
com os objetivos traçados por Jozi e com a missão do negócio social.
Com base nesta observação, vamos ao exercício:
Imagine que você é o(a) Assistente Social sócio(a) de Jozi Belizária em sua empresa ANESSA. E, em reunião
junto a sua sócia, vocês estabeleceram como estratégia de fortalecimento da missão da empresa, a
construção de uma PROPOSTA SOCIAL PARA ESTABELECER PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE UM MUNICÍPIO HIPOTÉTICO (podendo ser o seu município de
residência ou de um criado a sua escolha).
O objetivo desta proposta é desenvolver no ambiente escolar uma série de atividades com crianças e
adolescentes, sendo estas, rodas de conversa, palestras e atividades pedagógicas com ênfase na temática de
letramento racial. O intuito é propiciar um engajamento da instituição de ensino parceira junto a causa, e
ainda, promover um marketing positivo a empresa ANESSA, como sendo uma prática de responsabilidade
social.
A construção de sua proposta deverá ser em formato POWER POINT, conforme formulário padrão da
atividade disponibilizado em seu ambiente Studeo.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
Como sugestão para BUSCA DE IMAGENS, você poderá acessar os seguintes website de repositório de
imagens gratuitas:
https://br.pinterest.com/
https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/banco-de
https://unsplash.com/pt-br
Você terá liberdade e autonomia para explorar recursos gráficos para construção de sua atividade, use sua
imaginação!
ATENÇÃO:
– Atividade deve está de acordo com as Normas da ABNT. – Texto em Arial ou Times New Row; Espaço entre
linhas 1,5; formato PowerPoint.
– Apresentar Referências bibliográficas de acordo com as normas da ABNT.
– No máximo 6 laudas.