ATIVIDADE 3 – SSOC – PRÁTICAS FORMATIVAS EM EXTENSÃO – 54/2023

1ª QUESTÃO
“O elemento popular ‘sente’, mas nem sempre compreende ou sabe; o elemento intelectual ‘sabe’, mas nem
sempre compreende e muito menos ‘sente’. (…) O erro do intelectual consiste em acreditar que se possa
‘saber’ sem compreender e, principalmente, sem sentir e estar apaixonado.” Gramsci, 1966
A citação acima pode ser considerada também uma reflexão sobre
ALTERNATIVAS
extensão universitária a partir da vertente europeia no qual transmite as comunidades o ensino que ela produz.
o papel da universidade com extensão universitária em assumir as responsabilidades do estado.
o caráter interdisciplinar, nas várias dimensões do projeto de formação profissional.
o papel das comunidades em ter iniciativas para gerar renda e emprego.
atuação do assistente social na imposição do seu saber.
2ª QUESTÃO
O estágio é o lócus onde a identidade profissional do aluno é gerada, construída e referida; volta-se para o
desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso, deve ser planejado gradativamente e
sistematicamente.
BURIOLLA, Marta Alice Feiten. Supervisão em serviço social: o supervisor e seus papéis. 5. ed. São Paulo:
Cortez, 2010, p. 13.
Com base nesta informação, analise as asserções abaixo:
I – O ingresso do aluno/estagiário no estágio passa por inquietudes, contradições e possibilita maior
concretude diante não só da prática profissional, mas da realidade apresentada.
SENDO ASSIM,
II – A formação deve limitar-se ao preparo para o mercado de trabalho, seguindo um projeto políticopedagógico que de fato limite o ensino, a pesquisa e a extensão.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
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As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
3ª QUESTÃO
A interdisciplinaridade no ensino superior pode ajudar os estudantes a desenvolver habilidades valiosas,
como pensamento crítico, comunicação eficaz, trabalho em equipe e adaptabilidade. Sua importância
consiste em promover a aprendizagem a partir da integração de informações de várias fontes e abordar
problemas complexos. As relações interdisciplinares são valorizadas por sua capacidade de preparar
estudantes para lidar com um mundo complexo e em constante mudança, onde os desafios frequentemente
transcendem as fronteiras tradicionais das disciplinas. Essa abordagem promove a inovação, a resolução de
problemas e a construção de um corpo de conhecimento mais rico e integrado.
Neste contexto, analise os conceitos a seguir:
I. Multidisciplinaridade: vários profissionais, sem relações entre si, troca de informações e/ou saberes.
II. Pluridisciplinaridade: justaposição de diversas disciplinas no mesmo nível hierárquico e agrupadas para
fazer aparecer as relações existentes entre si.
III. Interdisciplinaridade: ocorre reciprocidade, enriquecimento mútuo. Grupo de disciplinas conexas, no
mesmo nível hierárquico, para criação de um novo saber autônomo.
IV. Transdisciplinaridade: coordenação de todas as disciplinas e integrantes do campo, sobre a base
axiomática geral compartilhada.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
4ª QUESTÃO
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Resolução 125/2010 é um instrumento normativo no contexto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) do
Brasil. Ela estabelece diretrizes e critérios para a realização de conciliação e mediação no âmbito do Poder
Judiciário. Essa resolução tem como principais objetivos promover a solução consensual de conflitos, reduzir
a congestionamento dos tribunais e agilizar a resolução de disputas de forma mais eficiente e menos
litigiosa. No ano de 2015, uma parceria entre a Unicesumar e o Fórum da Comarca de Maringá teve inicio o
atendimento de alguns casos da 2ª Vara de Família junto ao projeto de extensão universitária, onde as
atividades voltadas à comunidade, envolviam atendimentos de mediação interdisciplinar entre as áreas do
Direito, Psicologia e Serviço Social.
Considerando o exposto, analise as assertivas a seguir, e a relação entre elas:
I. A mediação desempenha o importante papel de oferecer respostas e soluções para conflitos, visando
cuidar das relações humanas de maneira genuinamente humana e respeitosa.
PORQUE
II. Os conflitos não se limitam a questões burocráticas, abrangendo também aspectos psicológicos e sociais.
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
5ª QUESTÃO
A pesquisa é uma das pedras angulares das universidades brasileiras. Ela envolve a investigação de questões
relevantes, a produção de conhecimento original e a busca por soluções para problemas complexos. A
pesquisa contribui para o avanço do conhecimento em várias disciplinas e para o desenvolvimento
tecnológico e científico do país. Sobre a Pesquisa, enquanto um dos elementos do tripé Ensino-PesquisaExtensão, analise as afirmativas a seguir:
I. A pesquisa é a atividade que dá sustentação ao ensino universitário, o que significa dizer, literalmente, que
não existe universidade sem pesquisa.
II. O primeiro compromisso da pesquisa universitária é com a geração de conhecimento novo e com a
transmissão desse conhecimento às salas de aula.
III. A pesquisa é produto natural do amadurecimento do ensino, é o aprofundamento do conhecimento já
existente, nascido da busca por soluções e do novo, bem como do gosto pela investigação e descoberta.
IV. Pesquisar significa, participar de um novo universo qualitativo, constantemente transformado e
quantitativamente enriquecido pelos novos conhecimentos que se vão somando ao longo desse processo.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
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I, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
6ª QUESTÃO
A extensão universitária pode ser entendida como uma ponte crucial entre a academia e a sociedade. Essa
atividade não se limita ao ensino e à pesquisa internos, mas se estende à comunidade externa, permitindo
que a universidade contribua para a resolução de problemas reais, ao mesmo tempo em que se enriquece
com o conhecimento prático e as perspectivas externas.
Fonte: SOARES, D. C.; SIKORSKI, D.; COSTA, V. C. da. Práticas Formativas em Extensão. Maringá-Pr:
Unicesumar, 2017. reimpressão em 2021.
A partir do exposto e compreendendo a extensão enquanto um meio vital para promover a interação, a
aprendizagem mútua e a colaboração entre a universidade e o mundo ao seu redor, analise as afirmativas a
seguir e a relação entre elas:
I. A extensão universitária é uma atividade que visa exclusivamente ao desenvolvimento acadêmico dos
estudantes.
PORQUE
II. A extensão universitária envolve a aplicação do conhecimento acadêmico em projetos e ações que
beneficiam a sociedade, indo além do desenvolvimento dos estudantes para contribuir com a comunidade.
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
7ª QUESTÃO
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A pesquisa é uma das pedras angulares das universidades brasileiras. Ela envolve a investigação de questões
relevantes, a produção de conhecimento original e a busca por soluções para problemas complexos. A
pesquisa contribui para o avanço do conhecimento em várias disciplinas e para o desenvolvimento
tecnológico e científico do país.
Sobre a Pesquisa, enquanto um dos elementos do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão, analise as afirmativas a
seguir:
I. A pesquisa é a atividade que dá sustentação ao ensino universitário, o que significa dizer, literalmente, que
não existe universidade sem pesquisa.
II. O primeiro compromisso da pesquisa universitária é com a geração de conhecimento novo e com a
transmissão desse conhecimento às salas de aula.
III. A pesquisa é produto natural do amadurecimento do ensino, é o aprofundamento do conhecimento já
existente, nascido da busca por soluções e do novo, bem como do gosto pela investigação e descoberta.
IV. Pesquisar significa, participar de um novo universo qualitativo, constantemente transformado e
quantitativamente enriquecido pelos novos conhecimentos que se vão somando ao longo desse processo.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I, III e IV.
II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
8ª QUESTÃO
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As universidades sempre representaram apenas uma parte do que poderíamos denominar, de modo amplo,
ensino superior.
. . .
Ao decidirmos partir das universidades propriamente ditas sem por isso limitarmo-nos estritamente a elas,
adotamos uma perspectiva particular. Se aceitarmos atribuir à palavra universidade o sentido preciso de
“comunidade (mais ou menos) autônoma de mestres e alunos reunidos para assegurar o ensino de um
determinado número de disciplinas em um nível superior”, parece claro que tal instituição é uma criação
específica da civilização ocidental, nascida na Itália, na França e na Inglaterra no início do século XIII. Esse
modelo, pelas vicissitudes múltiplas, perdurou até hoje (apesar da persistência, não menos duradoura, de
formas de ensino superior diferentes ou alternativas) e disseminou-se mesmo por toda a Europa e, a partir
do século XVI, sobretudo dos séculos XIX e XX, por todos os continentes. Ele tornou-se o elemento central
dos sistemas de ensino superior e mesmo as instituições não-universitárias situam-se, em certa medida, em
relação a ele, em situação de complementaridade ou de concorrência mais ou menos notória.
CHARLES, Christophe e VERGER, Jacques. História das universidades São Paulo: Editora da Universidade
Estadual Paulista (1996, p.7-8).
Considerando o conceito de universidade e a legislação educacional brasileira, as instituições de educação
superior credenciadas como universidade reúnem algumas características particulares, entre elas destacamse:
I – Promover formação especializada por campo de saber.
II – Não gozar de autonomia didático-acadêmica e de gestão financeira e patrimonial.
III – Elaborar e/ou reformar seus estatutos e regimentos, condicionados à autorização do Ministério da
Educação.
IV – Receber subvenções, doações, heranças, legados e cooperação financeira resultantes de convênios
específicos de entidades públicas.
V – Ser unicamente instituições pluridisciplinares de formação de quadro profissional de nível básico e
superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano.
A partir da análise das afirmações acima, é correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
IV, apenas.
II, III e V, apenas.
III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
9ª QUESTÃO
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. . .
não há projeto de formação profissional, que tenha sustentação, sem enfrentar a questão do fazer
profissional, assim como não é possível um projeto de profissão sem o enfrentamento da relação teoria /
prática.
VASCONCELOS, Ana Maria. Relação Teoria/Prática: o processo de assessoria/consultoria e o Serviço Social.
Serviço Social e Sociedade, São Paulo: Cortez, n. 56, p. 67, 1998.
A partir do exposto, e dos elementos básicos acerca do estágio em Serviço Social em extensão universitária,
avalie as afirmações abaixo:
I – Ao desenvolver estágio em extensão, há um aprimoramento na formação, tornando-o diferenciado ao
mercado de trabalho.
II – A Extensão deve ser realizada por meio de levantamento de necessidades e um planejamento de ações
dirigidas à sociedade, as quais devem estar indissociavelmente vinculadas ao Ensino e à Pesquisa.
III – Ao realizar o estágio em extensão, os alunos terão a possibilidade de maior absorção, disseminação e
produção de conhecimentos, capacitados para o exercício profissional, passando a desenvolver potenciais
para todo processo do trabalho em qualquer âmbito de atuação, desde o planejamento até a produção de
novos conhecimentos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
10ª QUESTÃO
O Plano Nacional de Extensão de 2000, considera a extensão universitária como uma via de mão-dupla,
com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de
elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico e tem como diretrizes
ALTERNATIVAS
a Interação dialógica e Indissociabilidade.
a aplicação do tripé: ensino, pesquisa e extensão.
a Valorização do cenário, Interdisciplinaridade e Indissociabilidade.
o Impacto e transformação, Interação dialógica, Interdisciplinaridade e Indissociabilidade.
a comunicação, cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e trabalho

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